O NOVO OLHAR ALÉM DO HORIZONTE


Por: Joaquim Filho

Houve um tempo que a pasta de cultura do município de Pedreiras era intrínseca à Secretaria Municipal de Educação e, mesmo embora o Setor tivesse um Diretor de Cultura, a coisa não funcionava a contento e como deveria ser; pois, um departamento público municipal jamais irá ter a força que tem uma Secretaria, em qualquer que seja o município. 

Para chegarmos aonde chegamos, foi preciso muita luta, intensas discussões, pedidos e a organização da classe artística que sempre sonhou com uma cultura independente, estruturada e que pudesse corresponder com os anseios dos artistas locais.


OUÇA A ENTREVISTA

Segundo informações do poeta, escritor e historiador Filemon Krause, uma fundação para está cem por cento legalizada dentro das normas que exige a Lei, ela tem que ter escritura pública e um imóvel patrimonial, detalhes estes que infelizmente a nossa Fundação Pedreirense de Cultura – FUP ainda não tem. 

Bom, mas não é dessa questão que queremos enfocar nesse momento, o que pretendemos é mostrar a evolução e o grande passo que já fora dado para a nossa cultura local chegar aonde chegou.

No governo Edmilson Filho foi dado o pontapé inicial: o Departamento de Cultura passou a ser Fundação, ter o seu Presidente e controlar as suas ações e iniciar um trabalho juntamente com os artistas locais. 

Com a criação da Fundação Pedreirense de Cultura, não devemos esquecer de forma alguma que anexo, ficou o Setor de Turismo e Patrimônio Histórico e, que ainda continua à mercê de um olhar e de uma atenção mais profissional e com responsabilidade.

Se, em administrações passadas, a cultura ganhou um pouco de liberdade e sobrevoou por ares jamais voados, agora chegou à vez do Turismo e, o prefeito Totonho Chicote terá que compreender que a dissociação (com a criação da Secretaria do Turismo) da Fundação de Cultura será de suma importância para que a cidade possa desenvolver o seu Turismo, já que tem bastante riqueza turística e patrimonial para serem explorados.

Mas não basta sonhar... É preciso que além de sonhar, possamos correr atrás dos nossos sonhos e realizarmos. 
Embora ainda muito jovem, mas com uma vasta experiência de administrações passadas, ou mesmo de forma autônoma e independente, com realizações de eventos culturais voltados para a nossa região, Júnior Bernardo não tem medido esforços junto ao prefeito Totonho Chicote, ao Secretário de Estado do Turismo e outros segmentos no sentido de fazer com que esse governo possa dar asas ao Turismo e aqui fazer da cidade uma terra bastante visitada pelos turistas do mundo inteiro, que virão em busca da nossa história e do que temos de melhor nas artes de um modo geral.

Com isso, o Departamento de Turismo e Patrimônio Histórico do município de Pedreiras, na pessoa de Júnior Bernardo e sua equipe, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado do Maranhão estão oferecendo nos dias 31/01 a 01/02/2013, durante todo o dia, no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Câmara Municipal de Pedreiras, o projeto: “CAPACITAÇÃO – TURISMO EFICIENTE E DE QUALIDADE”, para aperfeiçoar o atendimento e as ofertas dos nossos produtos e serviços aos turistas quem vêm à nossa cidade. 

Percebe-se que cada vez mais o turista está exigente quando o assunto é consumo e, com isso, precisamos estar sempre atualizados e nos reciclando para o mercado. E você não pode ficar de fora!

Duas técnicas: Glória Pinto e Thalyane Mendes, ambas da Secretaria de Estado do Turismo virão para proferir palestras, cujos termas são: 

● Segurança na condução e transporte de turistas e visitantes;

● A arte de bem hospedar;

● Qualidade total no atendimento turístico;

Outros temas também poderão ser abordados de acordo com o andamento das palestras, onde os participantes ficarão à vontade para arguirem com as palestrantes:

Esse Projeto Capacitação é uma iniciativa do Departamento de Turismo e Patrimônio Histórico, em parcerias com o Governo do Estado do Maranhão, Secretaria de Turismo do Estado do Maranhão, Prefeitura Municipal de Pedreiras, Fundação Pedreirense de Cultura e Centro de Atendimento ao Turista – CAT. 

Segundo Júnior Bernardo, Diretor do Departamento de Turismo e Patrimônio Histórico já confirmaram presença ao evento Tambor de Crioula, Escola de Samba Asa Branca e Associações das Artesãs de Pedreiras. 

Informações: CAT, pelo telefone: 9119 2594.
Inscreva-se na FUP, ou no dia do curso, na Câmara Municipal de Pedreiras.
Serão expedidos certificados aos participantes. 
Para encerrar o nosso texto, vamos deixar um questionamento para você refletir:

SERÁ QUE VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA RECEBER O TURISTA?

Aproveite as boas palestras!

2 comentários:

  1. aproveitem o momento de capacitar tambem nosso Prefeito

    ResponderExcluir
  2. O prefeito já tem vários cursos de empreendedorismo e administração pública realizados em são luiz e teresina e irá aprimorar e diversificar seus conhecimentos para oferecer uma melhor visão e bem estar aos cidadãos através de simpósio
    congressos palestras e reuniões de da federação dos prefeitos do maranhão famup este internauta q fez o comentá
    rio anterior
    está equivocado qto a competência do prefeito espere e verá!

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.