A VIDA OU AS DROGAS: A ESCOLHA É SUA!



Por: Joaquim Filho


 
OUÇA A ENTREVISTA COM PASTOR AUGUSTO.

Quando falamos da questão das drogas - um problema crônico que tem afetado a vida de muitas pessoas, em especial aos jovens – vários questionamentos nos vêm à nossa cabeça: quais as causas que levam ao uso das drogas; como as famílias devem agir diante de um caso real dessa infeliz natureza; a quem procurar ajuda; como e qem está apto a resolver essas questões, enfim... 

Aquestão das drogas em nossa cidade (Pedreiras/Trizidela) está numa situação tão crítica e deplorável que se todos nós não nos unirmos e fazer algo, na prática, para evitar, resgatar e salvar os nossos jovens das drogas, a coisa vai ficar bem pior do que possamos imaginar. 

É preciso que as autoridades competentes, as Igrejas, os educadores, as famílias e toda comunidade em geral se unam em um só objetivo e partam para erradicar de vez esse mal que está matando a nossa sociedade. 

Portanto, vamos parar com esses discursos magnânimes, cheios de ortoépias rebuscadas de falácias, engodos e demagogia; esperar que político A ou B que passou na sua porta mentindo, dizendo que tinha projetos e políticas públicas para dar dignidade aos nossos jovens. Esqueça tudo isso. Essas pessoas que vêm há anos falando, falando e falando, não vão resolver o problema da droga em nossa cidade. 

Se o problema não for destruído lá na sua raiz, “effectus et causa”, jamais poderemos obter uma solução para o caso, pois a droga não é um mal que tem atingido somente uma camada da sociedade, visto que, pessoas de diversas culturas e poder econômicos estão sendo atingidas. 

Com isso, não queremos aqui dizer que estamos trazendo a receita, o guia ou o manual que num toque de mágica irão resolver todos os problemas que permeiam a questão da droga. 

Pedreiras, Trizidela do Vale e região precisam tomar conhecimento que já existe a “Casa de Recuperação Vida Nova”, com sede na Rua Cândido Mendes, nº. 01, Bairro Santo Antonio dos Oliveiras, no município de Trizidela do Vale-MA. 

A Casa de Recuperação Vida Nova é uma Associação de direito privado, sem fins lucrativos, sobre a responsabilidade do Pr. José Augusto Pereira Cruz. 
A Casa de Recuperação fora fundada depois que se chegou à conclusão do grande crescimento do consumo de drogas no nosso município e o agravamento de suas consequências sociais ao longo dos últimos anos, pois tem obrigado as Igrejas, o Judiciário, através do Pacto da Sobriedade, a sociedade e demais seguimentos a buscarem alternativas para seu enfrentamento; é uma problemática que vem assolando desde o usuário, a sua família, vizinhos, amigos e toda sociedade. A dependência química tem sido um dos fatores que tem desencadeado a violência, criminalidade. 

Portanto, a dependência química tem provocado à quebra de vínculos afetivos, afastando os indivíduos da convivência salutar da família e amigos, inserindo-os em convívio marginal de maus princípios, pervertidos e corruptor dos conceitos e princípios morais levando a práticas de pequenos delitos até um crime de alta complexidade. 

Destartes, o uso de drogas é um fenômeno sociocultural complexo, o que significa dizer que sua presença em nossa sociedade tem se tornado um agravante. 

O projeto surgiu da necessidade urgente de se fazer algo concreto aos dependentes químicos e seus familiares, buscando estrutura, no sentido de tratar, recuperar e reintegrar, promovendo a restauração pessoal, moral e socio-familiar, deve-se considerar os prejuízos de toda ordem causados pela dependência química, a sociedade e ao individuo que muitas vezes são incalculáveis e irreversíveis. 

Por isso, justifica a política de incentivo e da ajuda material para esse projeto, que muito irá beneficiar a sociedade. 

O método a ser utilizado já está sendo trabalhado desde 1969 com efeitos positivos no processo de recuperação da dependência química. 

As instituições em específico: o Ministério Público, as Igrejas Católica e Evangélica têm sido de fundamental importância nessa empreitada, com vasta experiência e contribuindo de maneira eficaz e efetiva, de forma indiscutível para o bem-estar da sociedade; portanto, elas possuem condições para estar atuando de forma decisiva nesse processo de recuperação e ressocialização através da evangelização, com apoio dos órgãos competentes dos estados, municípios e seus colaboradores. 

A Casa de Recuperação Vida Nova em seu objetivo geral busca contribuir para recuperar e ressocializar o dependente químico afastando do vicio, do convívio criminoso e do acesso às drogas e más companhias, dando lhe oportunidade de retorno à vida social e melhor qualidade de vida. 

Nessa manhã de terça-feira (29), o blog procurou o Pastor Augusto, da 2ª Igreja Batista de Pedreiras que se encontrava com uma reunião com alguns membros da Igreja e voluntários desse lindo projeto, na qual estavam traçando idéias para lançarem uma campanha no período do carnaval, onde a finalidade é alertar os jovens e todos os foliões sobre a questão do uso das drogas nessas festividades carnavalescas. 

Com o tema “A VIDA OU AS DROGAS: A ESCOLHA É SUA”, a Casa de Recuperação Vida Nova vai dar o seu pontapé inicial na prática de um lindo projeto que com a graça de Deus, o apoio de mulheres e homens de boa-vontade com certeza vai dar certo. 

Ouça a entrevista com o Pastor José Augusto Pereira Cruz, na íntegra, aqui no blog Pedras Verdes. 


Fonte: Projeto “Casa de Recuperação Vida Nova”, Pastor José Augusto, Helena Ximenes, Pedrinho e Kely Ximenes.

Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.