EMPOSSADO O NOVO PÁROCO DE PEDREIRAS


FOTOS: Eduardo DUDU  e Patrício Oliveira

A Igreja Matriz de São Benedito em Pedreiras recebeu com todo carinho o seu 8º pároco, José Geraldo Teófilo, que tomou posse no dia 25 de janeiro em uma grande e calorosa festa, bem "exagerada", com muita alegria e emoção, a comunidade católica abraçou seu novo Pastor.

Zé Geraldo é Paraibano da cidade de Taperóa - PE.  Chegou à Pedreiras enviado pela Congregação de Nossa Senhora de Sion. Com sua volta adiada para sua congregação de origem, o intrépido padre passou a se dedicar e intensificar suas atividades sociais, humanitárias, políticas (apartidárias) e religiosas na cidade. 

O Bispo D. Armando da Diocese de Bacabal, os padres Wagner, Paulo e Nilson da Congregação de Sion, participaram e falaram ao repórter Sandro Wagner:


NOVIDADES NA PARÓQUIA

Zé Geraldo toma posse, vem trazendo novidades e mobilizando os fiéis a contribuir com a obra de Cristo, para tanto, foram criados novos organismos para atua junto com a Paróquia. Dentre tantos, destacamos:

PASTORAL DA PESCA

PASTORAL CARCERÁRIA

CENSO PAROQUIAL

PASTORAL DA SAÚDE

A Pastoral da Saúde é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, vinculada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz.

A Pastoral da Saúde, de acordo com as diretrizes da CNBB, é a ação evangelizadora "de todo o povo de Deus, comprometido a defender, promover, preservar, cuidar e celebrar a vida, tornando presente na sociedade de alguns tempos hoje a missão libertadora de Cristo no mundo da saúde".


A Pastoral da Saúde atua em três dimensões que a configuram como uma pastoral diferente e mais abrangente que àquela anteriormente denominada de Pastoral do Enfermo. Sua abrangência chega a setores importantes da sociedade que têm um papel decisivo na política de saúde da nação. As dimensões são:

Dimensão solidária: vivência e presença samaritana junto aos doentes e sofredores nas instituições de saúde, na família e na comunidade. Ela visa atender a pessoa integralmente nas dimensões física, psíquica, social e espiritual.


Dimensão comunitária: visa a promoção e educação para a saúde. Relaciona-se com a saúde pública, atuando na prevenção das doenças. Procura valorizar o conhecimento, sabedoria e religiosidade popular em relação à saúde.

Dimensão político-institucional: atua junto aos Órgãos e Instituições Públicas e Privadas que prestam serviço e formam profissionais na área da saúde. Zela para que haja reflexão bioética, formação ética e uma política de saúde sadia, para que os seus agentes sejam articuladores e fiscalizadores das decisões no setor saúde, participando ativamente dos Conselhos de Saúde.

Párocos desde 1940
  • 1940-1948 - Pe. Cincinato Ribeiro Rêgo
  • 1948-1969 - Mons. Gerson Nunes Freire
  • 1972-1994 - Pe. Jacinto Furtado de Brito Sobrinho - Atual Arcebispo da Arquidiocese de Teresina
  • 1994-1998 - Pe. Edilson Soares Macêdo
  • 1998-2008 - Pe. José Alberto de Carvalho Saturnino - Atual Pároco da Paróquia de Santo Antônio dos Lopes/MA
  • 2008, de Feveiro a Setembro, Pe. Vander de Sousa Carmo
  • 2008-2009 - Pe. Wagner Ferreira Pereira, NDS - Atualmente em Jundiaí/SP
  • 2009-2012 - Pe. Valdenício Antônio da Silva, NDS - Aualmente em Arujá/SP
  • 2013Pe. José Geraldo Teófilo
PADRE

Teófilo: amigo de Deus; o que Deus ama; o padre amigo. Assume a Paróquia de São Benedito, renova os bons valores, traz novas expressões e uma nova perspectiva para a vida de toda comunidade.

Que seja "EXAGERADO". Que o "EXAGERO" vire um estilo de vida entre os fiéis, um estilo de servir e amar ao próximo.

Deus abençoe o novo Pároco de Pedreiras.

2 comentários:

  1. Deus o abençoe sempre Pe.José, sejas sempre firme e digno no seu sacerdócio, pela graça de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Ele é paraibando ou Pernanbucano (Taperóa - PE) eu acho que é Pedreirense, valeu Pe Zé Geraldo da cidade Pedreiras.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.