APAGANDO AS VELINHAS PARA JOSÉ FERNANDES RIBEIRO



Por: Joaquim Filho

Se prestássemos esta homenagem utilizando apenas o verdadeiro nome do homenageado, poucas pessoas na cidade saberiam de quem estávamos falando. Mas se dissermos que hoje (17), o blog Pedras Verdes vem de público prestar uma sincera e justa homenagem a um grande homem – Zeca da Sucam -, aí, sim, toda a cidade vai saber quem é. 

Pois bem, é justamente para esse grande amigo e companheiro de longas datas, que queremos fazer chegar até ele, o nosso carinho, a nossa amizade e o nosso reconhecimento por tudo que o Zeca da Sucam, o Zeca de Mirulita, o Zeca da Rádio, o Zeca Professor, o Zeca Pepermite, o Zeca Dominó, o Zeca Menudo, o Zeca da Emília, o Fla-Zeca, o Zeca da Rua do Correio e todos os nomes que esse “camarada” acumulou durante toda a sua vida. 

A citação de vários nomes para a pessoa do amigo Zeca, de forma alguma se trata de ironia, sarcasmos ou no sentido de querer ridicularizar a sua imagem. O tempo de conhecimento e amizade que temos, permite que entremos nessa intimidade, que aos olhos dos que semeiam inveja e fuxico possam ver como algo de negativo. 

E olha que nós nem citamos os novos nomes que Zeca adquiriu depois da sua aventura de viajar em uma moto de Pedreiras ao Rio Grande do Norte (Caicó e Natal). 

Falar da pessoa do Zeca da Sucam é falar de um cidadão pedreirense que marcou o seu nome na história da cidade. Ele marcou uma geração. Quem viveu Pedreiras no seu tempo, sabe do que estamos falando. Embora não seja uma personalidade reconhecida e valorizada por algumas pessoas de memória curta, Zeca de Mirulita foi o que hoje se diz na gíria “ele foi o cara!” 

Sua personalidade forte e polêmica tem-lhe trazido alguns dissabores nesses longos anos de vida; mas nada de tão grave que hoje ele não possa sair na rua e não ser reconhecido por tudo de bom que fizera pela sua cidade. Das vezes que polemizou, estava “brigando” pelos seus direitos, “correndo” atrás do que era seu; coisa de jovem, vivendo no auge e no fragor de um tempo que tudo reprimia. 

Na sua juventude, ele simplesmente movido da sua inteligência e dinamismo, sacudiu os quatro cantos dessa cidade: organizou gincanas, incentivou jovens em modalidades esportivas, foi professor, sonoplasta e locutor da antiga Rádio Cultura, foi produtor cultural, produziu e dirigiu peças de teatro, realizou excussões para fora do Estado, trouxe à Pedreiras vários cantores famosos da época, organizou show de calouro, festas, desfile de garotas etc. 

Depois de ter realizado tudo isso, resolveu dar uma volta no mundo. Foi para o Rio de Janeiro, depois para Manaus, Porto Velho e várias cidades do Brasil, em busca da sua felicidade. 

Ao descobrir que a sua vida, o seu amor e a sua felicidade tinham ficado em sua terra natal, Zeca retorna à Pedreiras e ingressa no serviço público; entra para a Sucam, no ano de 1986 onde está servidor público federal até hoje. 

Na qualidade de servidor público tem sido até hoje um lutador pela sua categoria e também voltado para as questões social, cultural e política da sua região e do Brasil. 

Hoje casado com Dona Emília, tem sido um bom esposo, bom pai para as duas filhas lindas que tem e, com certeza foi um bom filho durante toda essa vida. 

Nessa data tão importante para a sua vida, em que celebramos o seu aniversário, em nome do povo de Pedreiras e de Trizidela do Vale, o blog deseja a esse lutador, todo o sucesso e muitas felicidades nessa trajetória de vida. 

Antes que esqueçamos: se alguém quiser chamá-lo por Zeca Caicó ou Zeca Granges, ele também atende.

PARABÉNS, ZECA, VOCÊ MERECE!

3 comentários:

  1. Sem falar Joaquim. Ele tambem iniciou um trabalho na cidade de escotismo e lobinho, E eu passei pela orientação dele com professor de OSPB no colegio Correia de Araujo e no escotismo que ele tentou emplementar na cidade. Grande Zeca Parabéns.
    Fernando Branco

    ResponderExcluir
  2. Grande Zeca! Pedreiras precisa e se orgulha de você, meu irmão.
    Parabéns!


    Allan Roberto

    ResponderExcluir
  3. Ele também ensaiou uma carreira de Diretor de Teatro e eu ensaiei uma peca de teatro no Auditório do Colégio "São Francisco", por isso ele também é conhecido como ZECA DIRETOR. Eu confesso com toda sinceridade que eu não conheco um ZECA com mais apeilido que ele, além de eclético profissionalmente.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.