COLÉGIO NEWTON BELO: UMA ESCOLA MODELO DA REGIÃO

     

Por: Joaquim Filho

“Não existe registro na história da humanidade, que uma sociedade tenha logrado êxito sem investimento na educação.” Ramilton Mesquita.

O Blog Pedras Verdes visitou nessa manhã de terça-feira (23/10), o Colégio Newton Belo, localizado na Rua Santo Antonio, na cidade de Trizidela do Vale, que tem como Diretores os educadores Ramilton Mesquita e Valterlins, que em três anos, juntamente com todo o corpo docente/discente e comunidade transformaram o espaço físico e a metodologia educacional do colégio Newton Belo, num curto espaço de tempo.

Ramilton Mesquita, de forma humilde, em suas palavras, parabenizou a comunidade de Trizidela do Vale por acreditar no projeto e, deixou bem claro, que, investir em educação é criar na escola um ambiente favorável para que o processo ensino/aprendizagem possa se dá da melhor maneira possível.

Para a escola chegar onde chegou, os seus Diretores partiram da seguinte premissa: mobilizaram a comunidade, trouxeram-na para dentro da escola e juntos descobriram que uma escola de qualidade dependia da união de todos. E, partindo desse entendimento, Ramilton Mesquita falou que todos começaram a trabalhar: fizeram bingo, rifa para poder climatizar a escola e fizeram várias mudanças para que o Newton Belo pudesse oferecer um serviço de qualidade.

Sobre a parte pedagógica da escola, Ramilton Mesquita foi bastante enfático, ao destacar a parte cognitiva, intelectual, de forma que todos da comunidade: professores, alunos, funcionários estão conseguindo dar um novo conceito para a educação em Trizidela do Vale.

O trabalho que esses dois senhores Ramilton Mesquita e Vaterlins estão realizando no Colégio Newton Belo é algo que deve ser mostrado para o mundo; pois, diante de uma educação de péssima qualidade que temos em nossas escolas públicas, o Newton Belo segue na contramão de tudo que é desfavorável à educação e, prova que é possível, basta amar o ofício e ter coragem de fazer um trabalho de luta e de conscientização.

Com a permissão desse excelente e competente Diretor, nós adentramos toda a parte interna do Colégio, fizemos imagens e constatamos “in loco” que só os “loucos” - como disse Frei Willian em seu sermão domingo -, são capazes de fazer a diferença, pois os normais fazem todos os dias o trivial.

Acompanhe agora, na íntegra, uma entrevista que fizemos com o Diretor do Colégio Newton Belo, Ramilton França Mesquita, esse “gênio-maluco” que está revolucionando a educação em Trizidela do Vale.


4 comentários:

  1. Vale ressaltar que além de ser um competente líder sua equipe de trabalho é boa, começando por Dona Sônia organizadíssima dar todo suporte para que trabalho seja bem realizado.

    ResponderExcluir
  2. Esse janio bale fez muito por Trizidela

    ResponderExcluir
  3. não vamos tirar o mérito do governo do estado tbm ne? Venhamos e convenhamos, só cm rifa n se consegue reformular uma escola e manter professores satisfeitos com seus salarios. O diretor tem seus méritos, mas a governadora tbm.

    ResponderExcluir
  4. Nada de Jânio e nada de governo estadual. O blog está certo, foi lá e reconheceu o trabalho desse rapaiz aí que é bom mesmo e acabou, dêxa de babação com esses politicos que não fazem nada. parabéns ramilton.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.