Por: Joaquim Filho
O quadro o
Povo Quer Saber, que foi criado exclusivamente para levar informações do meio
político local e da região, mais uma vez realiza entrevista com um dos
pré-candidatos a prefeito municipal da cidade de Pedreiras.
O
entrevistado dessa vez é José Ivaldo Lima, conhecido por Lima, atual Secretário
Municipal de Saúde do Município de Pedreiras, que na tarde de quarta-feira
(30), às 16h30min. recebeu em sua residência a visita da equipe Blog Pedras
Verdes e, de forma amistosa e simpática concedeu-nos uma entrevista.
José
Ivaldo Lima, que está no cargo de Secretário de Saúde desde a data de 15 de
setembro de 2005, nasceu em 15 de fevereiro de 1965, no povoado Serra do
Aristóteles, Município de Poção de Pedras, Estado do Maranhão.
No
ano de 1970, com cinco anos de idade, veio com a família morar na cidade de
Pedreiras, na mesma casa que ainda hoje pertence à família, na Rua Nova, nº.
96, no Município vizinho de Trizidela do Vale-Ma, que nessa época ainda era um
bairro pertencente ao município de Pedreiras-MA.
Rebento
do casal Maria Oliveira Lima e Edeodato Xavier Lima, que além de Ivaldo Lima,
gerou três filhas: Maria Nailê Oliveira Lima, Maria Nezilda Oliveira Lima e
Maria Neuraci Oliveira Lima de Melo.
Por
não ter tido uma vida muito fácil, pois o menino Ivaldo Lima teve que trabalhar
muito cedo, aos nove anos de idade, para ajudar os pais no sustento da família,
somente no ano de 2010 concluiu o curso Superior, Administração, na Faculdade
de Educação São Francisco – FAESF.
O
período que compreende o término do ensino Médio até a conclusão do ensino
Superior, Ivaldo Lima “ralou” bastante
onde segundo ele já foi até camelô, realizou vendas ambulantes e feiras em
várias cidades da região. Depois foi trabalhar com um tio no Mercado Central de
Pedreiras.
Quando
atingiu a sua maioridade, foi trabalhar na loja Armazém Paraíba e depois na
loja Armazém Alencar.
Segundo
informações do próprio entrevistado, o mesmo passou uma temporada de sua vida
sendo trabalhador autônomo, realizando o trabalho de confecção de cortinas,
tapetes, carpetes etc. Nessa época, quem não se lembra do jovem Ivaldo em cima
de uma bicicleta carregando o seu material de trabalho e os produtos fabricados
por ele?
No
ano de 1988 entrou para o serviço público federal, no órgão ligado à saúde –
Superintendência de Campanhas de Saúde Pública -, a antiga SUCAM, instituição
que até hoje ainda pertence ao seu quadro de servidores.
No
ano de 1991, casou-se com a senhora Vandeilde Silva Lima, com quem dessa união
matrimonial que perdura até hoje, geraram as filhas Bruna Maria Silva Lima e
Brenda Maria Silva Lima.
Segundo
Ivaldo Lima, ele conheceu a sua esposa nos movimentos da Igreja Santo Antonio
de Pádua, na Trizidela do Vale-MA., movimentos esses que não foram poucos que
Ivaldo Lima frequentou: em 1972, com sete anos de idade entrou para o grupo de
coroinhas (acólitos). Na adolescência e juventude participou ativamente dos
grupos Alegria, Amizade, da Paz até fundar o Grupo de Jovens JUDESC (Jovens Unidos Descobrindo
Cristo).
Quando
casou veio morar em Pedreiras, local que mora ainda hoje, na Rua Frederico
Bulhão, nº 2077, bairro Goiabal, Pedreiras-Ma.
Em
Pedreiras, continuou ativamente sua vida religiosa engajando-se com sua esposa
Vandeilde Silva Lima, na Pastoral Familiar Cristã e há oito anos exerce o
Ministério da Palavra.
A
vida social e cultural de Ivaldo Lima é marcada pelas inúmeras agremiações,
associações e clubes os quais participara desde a sua adolescência; pois há 23
anos é sócio atuante da Associação Atlética Banco do Brasil – AABB; é
sócio-fundador do CRESSUPE; participou de forma dinâmica de agremiações carnavalescas
de Pedreiras, como escola de Samba Corsários e diversas charangas; nas festas
juninas foi integrante da quadrilha de Cabo a Rabo; foi um participante assíduo
e colaborador em diversos movimentos culturais de Pedreiras e atualmente um
grande colaborador da arte e da cultura local. Na juventude, participou de
movimentos teatrais, shows de calouros e diversos movimentos que eram
organizados pelos jovens da igreja, em Trizidela do Vale, que nessa época ainda
era bairro de Pedreiras.
O
esporte também foi e ainda é marcante na vida de Ivaldo Lima. De forma
saudosista, fez questão de lembrar os times que jogou quando morava na
Trizidela do Vale: Royal, Sporting, Atalanta, Santo Antonio e São José de
Campos.
Sobre
sua ideia de se apresentar à população pedreirense, como pré-candidato a
prefeito de Pedreiras, Ivaldo Lima explica agora, numa entrevista que você pode
acompanhar aqui no blog, na íntegra.
JOAQUIM FILHO: Bom, Lima, nós gostaríamos de começar a nossa conversa -
geralmente é a primeira pergunta que a gente faz -, perguntando se você
realmente é pré-candidato a prefeito municipal de Pedreiras?
IVALDO LIMA: Sim, Joaquim
Filho. Realmente, eu estou colocando o meu nome para a apreciação do povo de
Pedreiras como pré-candidato. Nosso grupo hoje, nós temos cinco pré-candidatos
e, cada um se mostra com o seu perfil e o seu motivo o qual quer ser candidato
em Pedreiras. Nós iniciamos esse desafio, assim: nós que conhecemos um pouco da
história de Pedreiras; a história política... Não participamos dela porque não
tínhamos a oportunidade. Mas nos foi dado a oportunidade de estarmos à frente
de uma Secretaria, onde nós estruturamos uma equipe de trabalho que fez um
trabalho de qualidade a Pedreiras. Não o ideal! Porque nós buscamos todos os
dias melhorar. Tem muita coisa a ser feita ainda. Mas a equipe de saúde de
Pedreiras tem feito um trabalho muito grande e, isso, nos leva através do
conhecimento adquirido, não só na gestão da saúde, mas participando de toda
Administração da Prefeitura do Município de Pedreiras, fez com que a gente visse
realmente a possibilidade e engajamento nosso como pré-candidato a prefeito de
Pedreiras.
JOAQUIM FILHO: Lima, você hoje faz parte de um grupo que contém cinco
pré-candidatos, contando com você: Lima, Walber, Klebinho Branco, Jacinto e
Otacílio. Eu gostaria de perguntar para você, se já está decidido pelo Prefeito
Municipal de Pedreiras, Lenoilson Passos, se você realmente é o candidato do
grupo?
IVALDO LIMA: Não. Não está
decidido que eu seja o candidato do grupo. Eu sou um dos pré-candidatos do
grupo. É um grupo onde você acabou de frisar o nome de cinco pretensos
candidatos. Nós sempre colocamos que seria e, foi um acordo na realidade firmado
que iniciou-se por quatro pessoas, que seria o meu nome, (Lima), Klebinho,
Walber e Otacílio. Fizemos um desafio há dois anos que quem estivesse melhor
nas pesquisas seria o provável candidato a prefeito de Pedreiras, pelo grupo do
prefeito Lenoilson. E, nós só levamos ao conhecimento do prefeito Lenoilson um
ano depois. Essa é a história, a de que nós teríamos feito esse acordo; e, ele
abraçou a causa, onde nós colocamos, se mais alguém do grupo queria também
concorrer como pré-candidato, e não se colocou ninguém. Recentemente, há dois
meses, o Jacinto também colocou o seu nome; e, nós realmente buscamos outras
pessoas do grupo que quisessem fazer parte como pré-candidato. Abrimos esse
leque. Está se aproximando o período da decisão. O prefeito Lenoilson - ontem
quando estive com ele -, o mesmo mantém a sua palavra de que o escolhido será
aquele que estiver melhor condição nas pesquisas, não só com a intenção de
voto, mas também de rejeição, ou seja, analisando a pesquisa num todo. Ele
garante que vai cumprir a palavra dele e escolher de fato e de direito o que
estiver melhor nas pesquisas.
JOAQUIM FILHO: Ivaldo, eu gostaria que você, por exemplo, se o seu nome
for apresentado, se o melhor nome for o seu para ser apresentado como
pré-candidato a prefeito de Pedreiras. Gostaria que você justificasse porque
você quer ser prefeito de Pedreiras e se você está preparado para tal função?
IVALDO LIMA: Joaquim, nós,
assim como você que foi criado no bairro Tresidela, hoje cidade de Trizidela do
Vale, sabemos todas as conseqüências que nós passamos em um bairro que na época
era totalmente discriminado pela Administração do município de Pedreiras. Era
um bairro onde praticamente os jovens eram discriminados e, a gente olhando
todo um trabalho nosso, da nossa geração, que buscou seu espaço dentro do campo
de trabalho onde já é difícil; mas nós conseguimos através do nosso esforço estar
à frente de todos os campos de trabalho como eu frisei agora a pouco para você;
que trabalhei, não tenho vergonha de dizer, porque eu acho um desafio um homem
hoje ser um camelô. Hoje você ter um espaço de trabalho, digamos assim: o
comércio de Pedreiras, a concorrência, por ser uma cidade muito urbana. O que
me fez fazer tudo isso foi a minha vivência de grupo. Vendo as necessidades das
pessoas. Como servidor da Funasa (SUCAM), hoje, nós somos servidores da
Fundação Nacional de Saúde, nós passamos a visitar as pessoas mais carentes,
nas comunidades, vendo a necessidade de melhorar todos os dias, em todas as
áreas. Quando eu fui convidado para ser gestor da saúde onde nós implantamos
várias ações que foram implantadas em nosso município, melhorando a saúde. Eu
passei a acompanhar as outras Secretarias, vendo os trabalhos sociais, na Educação,
na Cultura... Isso fez com que a gente criasse assim, um vínculo de
conhecimento maior dentro da Administração Pública. Eu era uma pessoa que
conhecia simplesmente na prática. Isso fez com que eu buscasse na FAESF, um
curso Superior, que foi na Administração que eu adquiri um pouco da experiência
na área de Administração e me fez voltar o meu pensamento para a questão da
gestão pública, sabendo que seria um desafio muito grande. Tem muita coisa para
ser feita. O conhecimento adquirido das equipes que estão estruturadas, de todo
trabalho implantado em Pedreiras, da quantidade de projetos que estão em
andamento, de conhecer hoje, em Brasília, em São Luís, por onde trazer os
convênios, os recursos destinados ao município de Pedreiras fizeram com que eu
realmente pensasse e colocasse o nome da gente para ser apreciado em Pedreiras
como pré-candidato. Trabalhando assim, com uma equipe que possa estar somando e
trazendo o melhor para Pedreiras.
JOAQUIM FILHO: Lima, caso o seu nome seja escolhido e já pudesse a
partir de hoje fazer campanha (coisa que ainda não pode). Isso aqui é só uma
conversa. Quais os partidos políticos e quais as lideranças hoje em Pedreiras,
quais as entidades você poderia contar para a sua campanha?
IVALDO LIMA: Hoje, nós
estamos fazendo parte desse grupo do Prefeito Lenoilson, tem o PTN, PMDB, PT, PRTB, PV, que apesar dos
momentos de turbulências que estamos passando, momento que se está definindo a
pré-candidatura; mas nós ainda contamos com todos esses parceiros e abrimos
espaço para outros partidos e outros grupos para que possam vir conosco. Nós
estamos buscando nos grupos da juventude, na área de serviço com os colegas da
Sucam, Cressupe, na área de esporte e nos grupos sociais da Igreja. Nós estamos
buscando essa parceria, não só na área política, porque nós entendemos que a
política, ela não é hoje só uma questão partidária, e sim, uma questão pública
onde todos têm que está engajado e pensando realmente no futuro do nosso
município.
JOAQUIM FILHO: Lima, você sabe que qualquer nome que sair desse
município, dentre os cinco, digamos que saia o seu nome, pois qualquer um
desses pré-candidatos será apoiado pelo Prefeito. Gostaria que você respondesse
duas coisas: como você avalia o Governo Municipal Lenoilson Passos? Você
acredita que o Governo Municipal atual vai ter essa moral para apresentar esse
candidato e ter êxito nessas eleições?
IVALDO LIMA: Uma das
principais respostas está na quantidade de pré-candidatos que têm. Se tivesse
um governo que não tivesse uma expectativa boa, se não tivesse uma avaliação
boa da população, não teríamos tantas pessoas querendo sair como pré-candidato,
apoiado por esse governo. Nós acreditamos na avaliação do Prefeito Lenoilson,
da sua Administração, que gera hoje em torno de 55 a 60 por cento de aceitação.
Ele tem sim, a capacidade de indicar o candidato, e que esse candidato que seja
qualquer um dos que estão pretensos, se o grupo realmente vestir a camisa e for
à luta, também tem a chance de sair vitorioso. Mesmo sabendo que cada política
é uma história, é um desafio. Porque tudo que nós estamos vendo até hoje de
pesquisas, são intenções de voto, não é o voto ainda. As intenções, elas mudam
dia-a-dia. Então, eu acredito muito na Administração do Prefeito Lenoilson. As
pessoas que estão hoje, não só o meu nome, mas qualquer um dos outros colegas
que estão pré-candidatos possam realmente dar continuidade no trabalho do
Prefeito Lenoilson.
JOAQUIM FILHO: Lima, como pré-candidato a prefeito municipal de
Pedreiras, eu gostaria de perguntar para você, o que você pensa para Pedreiras?
Se você pretende dar continuidade ao trabalho do atual prefeito, ou se você
pretende dar outra cara para a cidade? E, dentre as Secretarias que existem, o
que você pensa para cada uma, em especial essa que você ora estar secretário?
IVALDO LIMA: Em primeiro
lugar, nós gostaríamos de frisar a todos que Pedreiras teve alguns avanços.
Teve avanço, sim: na saúde, na educação, no social; e, nós não podemos de
maneira alguma dar exclusividade a uma única secretaria. Nós temos que olhar a
necessidade como um todo. Nós precisamos ter realmente um investimento maior:
na cultura, no esporte, na educação... Melhorar realmente a saúde. A
infraestrutura que é tão cobrada, porque realmente é o que é bem-visível.
Então, nós pensamos e pensamos ainda também que o Prefeito Lenoilson tem o seu
grande sonho, que é fazer da nossa região, uma região turística onde nós temos
que fazer uma exploração do nosso representante maior que já se foi, o saudoso
João do Vale. Já existem alguns projetos em cima do ecoturismo no povoado Lago
da Onça, levando o nome de João do Vale que vai ser inaugurado agora
recentemente, o Centro Cultural João do Vale. Temos uma infinita lista com
nomes de pessoas que têm a capacidade de melhorar a cultura de Pedreiras, que
são os poetas, cantores, compositores... Para você ter uma ideia, Joaquim
Filho, você faz parte desse grupo que realmente pensa em melhorar ainda a nossa
cultura, pela quantidade de pessoas que vivem hoje da música em Pedreiras. A
população de Pedreiras não sabe ainda o valor que tem o seu potencial de
pessoas ligadas à cultura de Pedreiras. Outro setor que nós pretendemos
melhorar e buscar recursos seria na área de esporte. Justamente, não só o
futebol, mas no atletismo e em todas as áreas. Nós ainda entendemos que é o
melhor caminho para tirar o nosso jovem de uma doença que vem aumentando em
Pedreiras, que é a doença da droga. O que nós temos de jovens hoje viciados em
crack e em outras drogas! O que têm de jovens se prostituindo! Tudo pela
ausência de um trabalho feito maior no social e também no esporte e no lazer.
Então, o nosso pensamento realmente é de olhar a nossa cidade, o nosso
município como um todo. Tanto na área urbana como na área rural e, pensando que
nós temos um futuro muito grande que é a nossa juventude e, assim termos a
capacidade de melhorar as ações destinadas à população de Pedreiras.
JOAQUIM FILHO: Lima, nós ainda vamos voltar a falar sobre saúde, pois é
a coisa mais importante que deve ter em um município, e você no momento estar
secretário, você é a pessoa responsável por essa pasta. Gostaríamos de deixar
bem claro aqui que embora fazendo parte desse governo, neste momento aqui nós
estamos como blog, como uma pessoa que está representando uma entidade
imparcial, que é o Blog Pedras Verdes. Gostaríamos de saber de você quando é
que sai esse nome? O nome que será o candidato do grupo da atual gestão?
Comenta-se na cidade: nos bares, nos restaurantes, nas praças, no mercado... Essa
insatisfação, esse desejo das pessoas quererem saber logo quem é o candidato.
Você não acha que já era para ter saído esse nome?
IVALDO LIMA: Na realidade a
expectativa é grande! Nós temos que entender que a política, ela não é feita
somente no período da eleição. A política é feita todos os dias. E, com isso,
gera uma expectativa muito grande das pessoas que querem ter logo o nome do
pré-candidato. Nós fizemos várias reuniões dentro desse grupo onde nas últimas
delas tivemos com a presença do Prefeito Lenoilson e outros representantes,
além dos cinco pré-candidatos onde tínhamos definido que seria no dia dez. Mas
eu acredito que não vai chegar até o dia dez. Eu acho que aproximadamente pelo
dia quatro ou cinco já vai estar se tomando essa decisão. Nós esperamos
realmente que a população, se é que através de uma pesquisa. Quem vai escolher
não é o Lima, não é Dr. Walber, não é Otacílio, não é Jacinto, Klebinho ou
Lenoilson. Quem vai escolher é o povo de Pedreiras, o melhor representante para
estar disputando; pois a escolha do pré-candidato do Prefeito não quer dizer que
vá ser o Prefeito de Pedreiras. Será o candidato que irá disputar as eleições
juntamente com os outros grupos que estão sendo formados. Nós ficamos na
expectativa mais uma semana e esperamos que seja definido. A especulação é
grande, Joaquim Filho! Eu sei que o povo está ansioso. Mas nós sabemos que as
eleições - assim como tem o calendário anual -, onde se trabalha cada dia e tem
uma data específica de se tirar o título, a data de se fazer o registro. Então,
tudo se tem uma data. Nós temos até o dia 30 de junho para fazer a convenção
onde se escolhe a definição do candidato. Temos até o dia 05 de julho para
fazer e definir junto ao tribunal o registro da candidatura. Então, a
expectativa de todos era que saísse logo o nome, para se trabalhar e começar logo
a campanha. Mas a campanha não pode começar agora. Eu acho que o Prefeito
Lenoilson está preocupado também com isso, de não se desfazer o grupo e manter
essa unidade. Mas eu acredito Joaquim Filho, que entre os dias cinco e dez
estará se definindo o candidato do grupo do Prefeito Lenoilson.
JOAQUIM FILHO: Lima, vamos voltar a falar de saúde. Nós sabemos que por
mais que por mais que a atual Administração tenha feito, algumas pessoas ainda
reclamam, ou seja, uma parte da população ainda está insatisfeita. A gente
observa que muitas pessoas ainda precisam sair de Pedreiras para irem buscar
tratamento de saúde em outras cidades. Constantemente as pessoas saem em
ambulâncias de Pedreiras para irem para São Luís, Teresina e Presidente Dutra.
Outra coisa: gostaria de saber de você sobre a questão do tratamento dos
profissionais de saúde, dos enfermeiros, dos porteiros, dos vigias e de toda e
qualquer pessoa que trabalha no hospital e postos de saúde. A gente percebe a
reclamação das pessoas pela falta de um bom atendimento. Até a classe médica,
às vezes, aqui e acolá trata mal um paciente. Gostaria de saber o seguinte: o
seu poder como Secretário é um; o seu poder na qualidade de prefeito, uma vez
que você seja eleito, será outro. Você terá um poder bem maior. O que você tem
para resolver esses problemas que você tem em “mãos” e o que você faria para melhorar a saúde de Pedreiras?
IVALDO LIMA: Com certeza, nós
temos conhecimento, Joaquim. Nós
entendemos que precisa ser melhorado. Nós sempre colocamos que a nossa equipe,
ela tem feito todo um trabalho voltado ao bem-estar da comunidade.
Infelizmente, nem todos os profissionais assimilaram o nosso pensamento. Até
porque na nossa Administração, a nossa preocupação maior foi com a
infraestrutura da saúde pública de Pedreiras. Uma infraestrutura que nós
podemos colocar, não só estrutura de prédio, mas de equipamentos, de viaturas,
de recursos humanos. Então, tudo isso nós precisamos trabalhar nesse primeiro
momento. Nós estamos há mais de ano trabalhando a questão humana, a humanização
do serviço. Nós podemos observar a quantidade de pessoas que realmente entraram
e saíram. Sendo demitidas, afastadas e transferidas dos seus cargos e de
setores porque não estavam correspondendo com aquilo que a gente sempre teve
como desejo maior, que era dar um atendimento melhor e de qualidade. Nós temos
várias dificuldades, principalmente com os recursos humanos - a falta de
profissional. Porque hoje nós temos “profissionais” e profissionais. Pessoas
que foram formadas que têm a formação acadêmica, mas não tem a formação humana
de atender a pessoa como ser humano. Por outro lado, nós temos a deficiência de
falta de profissional no mercado. O Maranhão, o Brasil não tem estrutura médica
para tender toda a sua população. Falta médico no mercado, principalmente
especialistas como anestesistas, pediatria, ginecologia e outros segmentos da
saúde, que nós ainda temos deficiências. Muitas vezes as pessoas perguntam por
que o “profissional fulano” ainda está trabalhando no município, se ele é grosseiro
com a população e não atende bem? Muitas vezes é por falta de profissional no
mercado. Muitas vezes é por falta de um toque de Deus no coração desses “profissionais.”
Eu sempre coloco: nós que recebemos um Dom de Deus, quer seja ela como
enfermeiro, como médico, como zelador, como porteiro, como poeta como você é,
como cantor; cada Dom que nós recebemos, nós deveríamos levar ele de uma forma
com Deus no coração. De uma forma humana. Isso como seres humanos ainda nos
deixa a desejar. Muitas vezes nós não estamos vendo no outro, um ser humano.
Nós que montamos essa estrutura queremos, se Deus assim o permitir e o povo de
Pedreiras, chegarmos à Prefeitura, pretendemos melhorar a nossa equipe e
trabalharmos com uma equipe mais humana, voltada realmente ao bem-estar da
nossa população.
JOAQUIM FILHO: Lima, a atual Administração, ela às vezes, na mídia, na
imprensa, nos blogs e nos facebooks da vida e, até nos bate-papos
da rua, a gente observa que a atual Administração recebe muita crítica na
questão do NEPOTISMO. Fala-se que na atual Administração se deu muito emprego
para a família SILVA, quer dizer, é uma Administração de família. Queria que
você falasse sobre isso aí. De que forma você vai administrar esse problema na
sua administração?
IVALDO LIMA: Olha, o
nepotismo deve ser analisado por vários pontos. Fala-se muito em nepotismo. O nepotismo, ele é quando é enquadrado
no primeiro e segundo grau de parentesco. Todas as pessoas que são ligadas, em
partes, da família da atual Administração, são de terceiro e quarto graus. Não
são pessoas de primeiro grau e segundo grau como se diz. No meu caso, eu sou concunhado do Prefeito. Já é um
terceiro grau, não é considerado nepotismo pela Lei. Vários setores da
Administração Pública, que são cargos de confiança, não por ser parentes, mas
por ter uma afinidade de confiança. Eu acho que gestor nenhum poderia estar
trabalhando hoje colocando adversários dentro da Administração, só porque -
digamos assim - o nepotismo possa exigir. O nepotismo exige, no seu primeiro
escalão e no segundo. As pessoas de confiança que a gente tem aproximação maior
já dizem, o cargo é de confiança. Então, eu acredito muito que com o trabalho
que já está sendo feito de uma pre-campanha onde nós temos as questões
partidárias e o trabalho da escolha de uma futura Administração, ela tem que
ser voltada não para uma família, mas sim pensando em grupos e em pessoas que
vão ter a capacidade de desenvolver os trabalhos, dentro da Prefeitura, voltada
realmente à Administração Pública.
JOAQUIM FILHO: Bom, eu sei que está muito cedo para a gente está
falando nisso, porque se não vão pensar que o blog já está elegendo você a
prefeito. E, não é isso! Digamos o seguinte: se hoje você assumisse a
Prefeitura de Pedreiras, no que você mexeria? Mudaria alguns cargos,
secretarias, diretorias? O que faria hoje na questão da parte funcional da
Prefeitura?
IVALDO LIMA: Com certeza já
pensamos nisso. Já dialogamos com a maioria dos companheiros que hoje estão, podemos
dizer assim, mais próximo da gente, com um trabalho mais voltado à
pré-candidatura da gente, que uma Administração não pode ser feita simplesmente
porque eu trabalhei em uma campanha, ou simplesmente porque eu tenho um grau de
parentesco. Uma Administração, ela tem que ser estruturada realmente com responsabilidade
e, acima de tudo através de um trabalho técnico onde todos aqueles que compõem,
digamos assim, os grupos os movimentos, os partidos, as pessoas que estão
envolvidas, elas possam realmente sentar para juntos dialogarmos e montarmos
uma equipe para que possamos estar estruturando uma futura equipe de trabalho.
Não pensando de forma isolada. Pensando na cabeça do Lima ou de uma pessoa que
vai chegar e indicar. Mas sim, pensando num coletivo e pensando num futuro, que
nós precisamos trabalhar mais a parte técnica, a parte administrativa e, acima
de tudo pensando em que está lá na ponta de tudo, necessitando da
Administração.
JOAQUIM FILHO: Lima, o que nós observamos nas Administrações Públicas
e, nenhuma Administração Pública está isenta disso, é que se priorizam os
incompetentes e sacrificam-se outros, as pessoas que têm competências dentro de
um governo. Renumeram-se melhor os que não trabalham e pagam-se mal aos que
trabalham de verdade. Você pretende corrigir isso, na sua Administração?
IVALDO LIMA: Olha, são todos
os parâmetros que têm que ser analisados. Hoje quando se diz que está se
“botando” uma pessoa que não tem a competência, você pode estar pensando em
pessoas que são neutras politicamente. Eu posso colocar para você que o
Prefeito Lenoilson, ele colocou todo o seu secretariado com pessoas humildes,
que a população lá fora não tinha como pessoas competentes para desenvolver o
trabalho. Filho de carpinteiro, filho de pescador, filho de lavrador, “sucanzeiros”,
como se diz por aí, “mata-mosquito”. São pessoas que vieram do meio, são
pessoas humildes e que deram sim, uma resposta positiva à Administração de
Pedreiras. Infelizmente há na Administração um contraste ainda de cargos e
salários de pessoas que estão desenvolvendo determinados cargos, que tem um
salário diferenciado de outros que estão desenvolvendo um cargo - digamos assim
- um salário inferior e uma atividade maior. Isso faz parte de um projeto onde
se vai trabalhar o plano de cargos e carreira dentro do município e, que, irá
dar sim, pelo menos dá um tratamento adequado àquele que desenvolve o seu
trabalho com maior ênfase, maior qualidade e ser bem melhor remunerado.
JOAQUIM FILHO: Lima, o Brasil teve por oito anos um Chefe de Nação, um
retirante nordestino LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, que foi metalúrgico, que foi
torneiro mecânico e, assumiu os comandos desse País por oito anos. Na época,
nós ouvíamos muito na mídia, nos meios de comunicação de alguns
pseudos-intelectuais criticarem o LULA, que veio de baixo e chegar à
Presidência da República. A gente hoje observa as pessoas chamarem você de
“mata-mosquito”, devido a sua relação com a sua profissão. Você é funcionário
público federal, entrou na SUCAM em 1988, já estar há vinte e quatro anos na
SUCAM. Você sente algum tipo de preconceito, pelo fato de ser uma pessoa que
veio de baixo, que tem um histórico de ser filho de uma família pobre e
humilde. Você sente esse tipo de preconceito?
IVALDO LIMA: Sim, muitas
vezes sim! Atualmente como pré-candidato, a gente muitas das vezes escuta os
nossos adversários políticos usarem essa frase. ‘Nós
vamos deixar um “mata-mosquito” ser prefeito de Pedreiras?’ Uma
das coisas que sempre eu coloco como pensamento meu, de um colega que ele era
meio-maluco, na nossa adolescência, que ele dizia. Eu dava conselho para ele
não fazer as coisas erradas, pois eu sempre tive uma estrutura de igreja e de
trabalho, e, sempre procurei aconselhar as pessoas. E, ele, uma vez me disse: “Caro colega, na mídia só se divulgam os que chegam primeiro e os que
chegam por último. Se eu não posso
ser um dos primeiros, eu vou ser o último.” Então, ele, automaticamente,
por não fazer parte de um grupo chamado de elite que ficava lá na frente, ele
se isolava de tudo e se tornava um “cara” praticamente chamado de zero a
esquerda, que se drogava e brigava, porque ele não tinha um espaço.
Infelizmente, a mídia hoje, principalmente no meio político tem muito esse
pensamento negativo que pessoas que vieram lá de baixo não possam assumir
cargos de confiança e de direção de um determinado setor: quer seja em empresa
ou setor público. Eu coloco isso, Joaquim Filho e, vou lhe dar um exemplo: Nós
sabemos quem é o dono do Armazém Paraíba! Sabemos o nome! Não o conhecemos! Mas
nós não sabemos quem trabalha no Armazém Paraíba. Nós sabemos quem é o dono da
empresa “A”, “B” ou “C”, mas não sabemos quem são os funcionários dela. As
pessoas veem sempre naquele que tem a melhor condição financeira, e, não
naquele que faz o meio, que é a base e o alicerce. Por muitas vezes você só
olha aquele que é o miserável, que é o pobre e discriminado. Deixa-me triste
quando as pessoas têm essa visão de achar que o político, ele tem que ser
doutor, vir de uma família tradicional ou ser um grande empresário. Eu acho que
não. Eu acho que nós que vivemos no meio, temos sim, a capacidade e a condição
de também sermos gerenciadores dos recursos públicos. Até porque nós entendemos
que eu não vou gerenciar só. Eu tenho toda uma estrutura de uma equipe que
pensa e realiza. Uma gestão, ela não pode pensar simplesmente que eu sou o
prefeito. Eu tenho que pensar que eu tenho uma comunidade que tem que
participar. Tem que está atuando e dizendo onde é as suas necessidades e a
gente ser simplesmente um gerenciador dos recursos que são do povo.
JOAQUIM FILHO: Lima, nós queremos agradecer a você pela entrevista.
Obrigado por você ter recebido a equipe do blog aqui na sua casa, na sua
residência e, nós queremos desejar boa sorte para você, assim como para todos
que nós já fizemos a entrevista. A gente se preocupa em dizer que o blog é
imparcial. Que o nosso trabalho é no sentido de colaborar para que Pedreiras
tenha uma eleição transparente, uma eleição em paz. E nós queremos finalizar
deixando o espaço para você fazer as suas considerações finais.
IVALDO LIMA:
Em primeiro lugar parabenizar a você e a todos que compõem a administração do
Blog, de realmente dá esse espaço para que nós possamos divulgar o nosso perfil
e o nosso pensamento, nos quais a população possa conhecer e refletir um pouco
daquilo que nós pensamos. Eu acredito ainda que Pedreiras, ela realmente vive
esse momento diferente onde cada dia nós buscamos o que é melhor para a nossa
cidade. Eu acredito que a partir da agora algumas pessoas que não conheciam o
perfil do IVALDO LIMA possam conhecer a minha história. Porque geralmente jogar
pedra nas pessoas é fácil, mas você joga pedra quando você não conhece.
Geralmente nós éramos criticados. Muitas pessoas falam que eu enriqueci
ilicitamente. ‘Quem era Ivaldo Lima?!’ E hoje você pode observar através do meu
perfil que eu comecei trabalhar aos nove anos de idade. Tive uma esposa que me
ajudou muito em minha vida, tanto na minha vida como família e, ainda hoje
ainda a tenho que é uma pessoa que realmente eu admiro, pelo seu perfil, que
sempre estar do meu lado. Minhas filhas, que são duas pessoas que eu adoro que
vêm sempre somando comigo. Toda minha família: meu pai, minha mãe que são
pessoas humildes, que até hoje moram em Trizidela. Meu pai tem um restaurante e
minha mãe é costureira. Todo mundo conhece a Dona Maria Oliveira, em Trizidela.
Adquiri meus bens através do meu esforço, do meu trabalho. Hoje graças a Deus,
eu tenho a minha casa, tenho meu carro, meu apartamento, de forma honesta,
porque trabalhei para isso. Eu acredito que um homem, ele tem que ter um ideal
na sua vida. Porque o homem que não sonha, ele não pode viver muito. O homem,
ele tem que estar sempre pensando no futuro, no bem-estar e, acima de tudo
pensando no próximo como uma pessoa que também faz parte da sua vida. Eu penso
muito no povo de Pedreiras e espero que a partir de agora, as pessoas passam a
olhar o perfil do Ivaldo Lima como um pedreirense, como uma pessoa que pensa no
futuro da nossa cidade. Parabéns a vocês mais uma vez e, espero poder ter
contribuído, assim, para a escolha de um pré-candidato ou de um futuro Prefeito
de Pedreiras.
É... esse é o melhor candidato do grupo de Lenoílson para competir conosco. Parabéns, Lima! Que venha mesmo vc para o embate. Vai ser muito mais fácil.
ResponderExcluirNunca é bom cantar vitória antes do tempo, pois a derrota para os que fazem isso se torna mais humilhante.Seja mais sensato "Dr. Allan Roberto".
ExcluirJoão de Deus.
Dr. Allan,
ExcluirLamento ver que voce tem se tornado um especialista em apreciar o MAU. Ja nos presenteou com Raimundo louro uma vez e agora, que vives em situacao limiotrofe com o MAU a si mesmo, que nos presentear com TOTONHO e essa gang.
A questão não é de SENSATEZ, é de mera constatação de LÓGICA, meu caro Anônimo. Leia sem paixão o conteúdo sem conteúdo das idéias do candidato. A não ser que venham "comprar" a eleição.
ExcluirDr. Allan Roberto,
ExcluirPergunte para os funcionáros da antiga SUCAM, como foi a administração do sr. Lima à frente da CRESSUPE. Como foi a prestação de contas que ele apresentou para os associados, ele teve a audácia de apresentar em um pedaço de papel, depois fez ameaças aos associados, dizendo que levaria à justiça quem o criticasse. Será se pode?
o prefeito lenoilson e sua mediocre comitiva deverian pelo menos respeitar o velorio d nosso querido amigo raimundão hoje domingo 23 no povoado são raimundo,pararam la p distribuir santinhos,o povo do sao raimundo esta revoltado com tamanha grosseria e falta d respeito,c toca laranja lima q tu não tem chance,nosso proximo prefeito e simplicio c deus quiser!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Excluirc vc dono do blog tiver um pingo d descencia q eu acho q tem vai postar esse comentario do velorio do sao raimundo,c não postar e pq e mediocre e ta puxando saco pro lenoilson...
ExcluirNao consigo engulir essa lenga lenga. O Ivaldo Lima passou esses anos todos comandando a Saude e os demais setores da Administração; no pleito passado dizia-se que os quatro anos anteriores foram "anos perdidos" e prometeram mudanças que não aconteceram; vem agora com a mesma "batida de lata". Qual é? Quer saber, não vi até agora nenhum candidato com um perfil sério. Tudo é embromação. Pode juntar o discurso do Lima com os dos demais inclusive o "Simplicio Salvador" que "nao há nada de novo sob o sol".
ResponderExcluirPelo amor de Deus - me compra um bode.
A despeito do lado que se encontra, o Lima tem se mostrado competente e das vezes que foi convidado a prestar esclarescimentos, foi muito transparente e seguro. De todos os que estao na disputa interna de seu grupo, ele é o melhor. Tem mais chances de ganhar esta eleição mesmo com a adversidade das pesquisas neste momento, pois sempre aglutinou mais do que dividiu. Não lembro de fatos que denigram seu carater e seu comportamento em todo esses anos que o conheço. Não sou seu amigo nem tampouco amigo de alguem de seu circulo de amizades, todavia é inegável sua postura como homem de bem. Sejamos razoáveis ao emitir nossos conceitos, neste espaço; podemos agir com imparcialidade e assim o pretendo fazê-lo.
ResponderExcluirpedreiraslivre
Meu Deus, o mundo está perdido! Joaquim Filho meu FILHO, acabei de chegar da rua e, como de costume entrei no Pedras Verdes... meu fígado quase deu uma cirrose quando vi tamanha entrevista. não me dei o trabalho de ler ou de escutar uma frase desse rapaz. Esse sr, nunca foi e nunca será político. Como pode tamanha falta de respeito com o eleitor pedreirense. è uma vergonha, um gang que lesou os cofres públicos, fazendo o maior saqueamento que Pedreiras tem conhecimento. Ainda tem a coragem de dar a cara a tapa.
ResponderExcluirSinto muito dizer, mas, não há a minina possibilidade nem agora ou em qualquer momento desta figura ser prefeito de Pedreiras. Sem dó nem Piedade, aquele que tira o pão, o sustento, o tratamento de um necessitado, merece ser sacrificado, punido... . neste caso será condenado a sombra do esquecimento político...
dessa vez, não vai colar...
contratados
ResponderExcluirCOM LIMA NOS FICA MAIS 4 ANOS AINDA BEM, COM WALBER, JACINTO E OTACÍLIO NOS VAI PRA RUA PARABÉNS LIMA
Fico triste em perceber o tanto que doi na ELITE de Pedreiras serem incomodada pelos mais humildes. Sera que o povo nao ver quer esse rapaz IVALDO LIMA, traz consigo o desejo daqueles que nao tiveram oportunidades na vida de chegar a um lugar no alto escalao. Gostaria de deixar uma pergunta, para ser prefeito de Pedreiras tem quer ser empresario do de supermercado, ser medio, ser empresario dono de desposito de cimento, ser dono de radio e tv e ter sangue azul. Vamos abracar essa luta meu povo, vamos pra rua e apoiar IVALDO LIMA. Ivaldo Lima, nao se deixe levar por esses comentarios de pessoas que nao tem capacidade.
ResponderExcluirPovo Humilde, realmente, francamente Lima nunca mais.
ExcluirQue apelação meu filho.
ExcluirVoce deveria ter vergonha mesmo usando o anonimato para escrever essa boçalidade.
A Porta da esperança é um programa do Silvio santos, ajeitar a vida financeira da familia não deve ser projeto envolvendo dinheiro piblico.
Este Sr. que chamam de laranja nada mais é que um pobre coitado mesmo, refem de um gang que se instalou na prefeitura onde o grande chefão faleceu a pouco e sua herdeira agora quer se apossar do cargo.
Mandato de 12 anos não existe, e o Brasil não é monarquia.
Esse papo de ELITE é um grande desfarce, pois a esposa desse Senhor IVALDO LIMA que se quer sei o nome é a simplicidade em pessoa.
Acabei de ouvir essa entrevista que, "realmente" mostra que esse cidadão "realmente" ainda tem muitao "realmente" que aprender para administrar "realmente" o nosso município. "Realmente" como ele disse "realmente" o pouco tempo que ocupou essa pasta foi "realmente" o suficiente para ele "realmente" não fazer nada. Fui cuirioso "realmente" em conferir a quantidade de quantos "realmente" esse senhor repetiu. "Reaçmente foram 32 "realmente". isso mostra "realmente" que quando uma pessoas não sabe se expressar, ela está se torna uma "Real Mente". Dá para acreditar? "realmente"?
ResponderExcluirSe oratória for requisito para eleger candidato, que tal eleger-mos o finado Hitler que com a sua "oratória" levou a Alemanha a destruição? Ou então Valdemiro Santiago, ou Edir Macêdo que com suas "oratórias" fizeram de igrejolas de fundo de quintal, potências econômicas e mundiais? Ora rapaz, analise a vida do canditado, se é honesto, se é trabalhador, se não tem processos contra ele, ou seja se é ficha limpa, e deixa dessa besteira de quem não tem inteligência e fica desfiando inveja atrás dos teclados de um computador.
ExcluirNestes anos de existência,conforme os meus conhecimentos como visitante e apesar dos feitos da atual administração, a bela Princesa do Mearim ainda clama por melhorias em todos os campos. Surgem vários nomes de pessoas "idôneas" aspirando o maior de todos os cargos, prometendo mundos e fundos aos seus verdadeiros donos, sem contudo, terem qualquer compromisso com eles. O que se vê nas administrações, são apadrinhados comendo o pão e bebendo o vinho, sem pregar o sabão e, nem dar sequer as migalhas e as gotas do vinho a quem precisa. Concordo com algumas pessoas que dizem que: hoje, dentre todos os pretensos candidatos, somente dois, têm o perfil para administrar este município, O Sr.Ivaldo Lima e o Dr Walber. Que me desculpem os demais,pois gostaria de conhece-los melhor, daí então, quem sabe!Mudaria a minha opinião.
ResponderExcluirCaríssimos pedreirenses, imploro-vos, repudiem estes fariseus, que subestimam e menosprezam os oriundos da humildade material. Lembremo-nos que de todos que aí se apresentam como pretensos candidatos a prefeito de Pedreiras, pelo que consta, nenhum nasceu em berço de ouro, sendo portanto, similares ou piores que os camelôs e mata mosquitos. Avaliem o ser humano pelas suas atitudes, e não pelo seu poder aquisitivo. Deus quando nos colocou no mundo, nos deu somente a vida, a razão e as riquezas naturais, para desfrutarmos, hoje, o mundo é deste jeito, exatamente por causa destas pessoas que fazem do dinheiro o objetivo único de suas vidas e esquecem da existência de Deus. Ainda continuo com o Lima e Dr. Walber como os melhores.
ResponderExcluirpor que não colocaram o comentário sobre o "realmente"? algo contra a realidade?
ResponderExcluirOs pedreirenses estão de olho no concurso, o povo comenta pela cidade que estes cargos a nível superior serão ocupados pela as filhas de Hiltinho, Elias Bento, Ivaldo Lima e Raimundinho Rodrigues algum desse comentou em um bar da cidade que o concurso iria acontecer antes do prefeito terminar o mandato e que a efetivação teria que acontecer este ano.
ResponderExcluirPara uma entrevista que tem 15 laudas, o entrevistado dizer 32 realmente, eu não vejo nada anormal. Pior é o Pelé que diz ha 70 anos e ninguém fala nada. Vai cozinhar cuscuz de fumo.
ResponderExcluirNormalzinho
MALDITO O HOMEM QUE CONFIA NO HOMEM...ESTÁ ESCRITO NA PALAVRA DE DEUS.
ResponderExcluirWALBER, IVALDO LIMA, NÃO TEM NADA DE MELHOR QUE OS OUTROS. AINDA BEM QUE O POVO JÁ ESTÁ DANDO A RESPOSTA !!!
Caríssimos hipócritas, imbecis, desinformados,incultos, procurem estudar. Saibam que, só os formados em Letras tem obrigação de se expressar e grafar de forma correta, sem erros, por que assim o curso exige. A repetitividade de palavras, erros de concordâncias, em um dado momento, muitas vezes está associada a um estado de espírito do interlocutor, no momento da atividade a que é submetido. Isto vai, do início ao término; no caso aqui, entrevista, portanto, não apontem erros se vc ñ sabe.
ResponderExcluirNota-se, aqui neste conceituado blog, as declarações de várias pessoas, que como eu se intitulam de anônimos e que cometem verdadeiras aberrações com a nossa maravilhosa língua. O mesmo com o Sr. Lima e Dr. Walber.
Amigo Anônimo. Peço que ponderes seus vocábulos, apesar de concordar com você, e sabê-lo uma pessoa muito educada. Creio que aqui não exigem grau de escolaridade de nenhum opinador. Sei que você é uma pessoa de visão, e não concordo com este linguajar, tudo isso, depois de vê-lo deixar escapar entre amigos que tinha feito. Eu o conheço.
ExcluirEste impasse na coligação do Prefeito Lenoilson, tem causado grande prejuizo ao seu pretenso candidato, porque as pessoas ficam aborrecidas com tanta indecisão. Sabe-se que neste domingo próximo passado, ele bateu o martelo indicando o Dr. Walber. Só que existe um grande número de eleitores insatisfeitos com a indicação, fazendo um rebu daqueles na prefeitura e nas rodas de conversas. Enquanto isso, outros estão mandando ver!
ResponderExcluirVamos prefeito, eu o conheço como uma pessoa de bom caráter e decidida.
Ivaldo Lima ou o Dr. Walber? Mas, se quer uma sugestão, contrate uma empresa de pesquisa hoje, e no dia 10 (dez) do corrente, lance-o com uma bela festa popular. E que DEUS nos ajude.
Caro amigo anônimo, a questão que os pretensos candidatos que estão em evidência: LIMA E WALDER, deixa o prefeito em má situação. Primeiro: o WALBER NÃO COLA, Segundo: o LIMA NÃO DECOLA, fica difícil decidí.
ResponderExcluirRealmente seu Lulinha, você foi no rumo, mas, a quetão que o grupo do prefeito não engole o pre-candiddato walber, um grupo de funcionários do primeiro escalão encabeçado pelo Rogério do pt, a secretário do peito do Lima " A DOCE CLOTILDE " essa é amarga igual ao seu secretário LIma, Renato Preira, Hiltinho e outros maias, realizaram uma reunião no CRESSUPE com a finalidade de apoiar o nome de lima a candidato a prefeito. O medo é dele s perderem a mamada do peito da prefeitura.
ResponderExcluirvcs sao todos um bando de bobalhoe,pq p ser um bom prefeito , aunica coisa q conta e ter carater,honestidade,humildade e acima de tudo Deus em sua vida. E tudo se sabe que o sr lima possui.
ResponderExcluir