MARCHA CONTRA A CORRUPÇÃO: DE BASTA EM BASTA, AINDA FAREMOS O BASTANTE.


CONTINUE LENDO NO LINK ABAIXO
REFLEXÕES SOBRE CORRUPÇÃO

Somos Todos Corruptíveis

A faculdade de se deixar corromper no sentido mais amplo do termo é uma particularidade da espécie humana em geral; mais ainda, as relações entre os homens só são possíveis porque somos todos corruptíveis em maior ou menor grau. Cada vez que dependemos do amor, da benevolência, da simpatia ou simplesmente da delicadeza, estamos já no fundo corrompidos, e o nosso juízo nunca é, por isso, verdadeiramente objetivo; e ele é-o tanto menos quanto nos esforçamos por permanecer incorruptíveis.

A corruptibilidade está longe de se limitar à estrita relação de pessoa a pessoa; uma obra, uma ação, um gesto pode lisonjear-nos confirmando o nosso amor próprio, as nossas opiniões ou a nossa impressão sobre o mundo. 
É apenas quando utilizamos conscientemente a corruptibilidade dos outros para nossa vantagem pessoal ou em detrimento de um terceiro, que ela é um mal, mas a falta é então mais nossa do que daquele cuja corruptibilidade nos beneficia. 

Arthur Schnitzler, in 'Relações e Solidão'

       
     
  

A Cultura e a Corrupção

Qualquer um pode ser bom no campo. Lá não há tentações. É por isso que as pessoas que não vivem na cidade são tão terrivelmente bárbaras. A civilização não é de modo nenhum uma coisa fácil de atingir. Há duas maneiras de um homem a alcançar. Uma é pela cultura e outra é pela corrupção. As pessoas do campo não têm qualquer oportunidade de praticar nenhuma delas e, por conseguinte, estagnam. 

Oscar Wilde, in "O Retrato de Dorian Gray"

                           

4 comentários:

  1. Tudo muito bonitinho mas, enquanto a população não aprender a NÃO votar em político ficha suja, ou rifar aqueles onde pairam mesmo boatos sobre a sua idoneidade, nada vai mudar nesse País.

    ResponderExcluir
  2. por que os honestos não foram para a caminhada do basta?

    ResponderExcluir
  3. realmente não vi as pessoas de bem nessa caminhada. isso é a prova que os honestos não acreditam mais nessa palhaçada de movimento, partido, político e seja lá o que. isso aí tá mais para carnaval onde cada um representou bem a sua fantasia e a sua máscara.

    Honestidade

    ResponderExcluir
  4. Lindo ver que a maioria dos presentes à manifestação era a estudantada, a juventude. Analisando a história contemporânea da humanidade, todos os grandes movimentos sociais de massa que geraram transformações sociais de grande envergadura tiveram seu início e vanguarda com a juventude e estudantes à frente e no estopim. Isso me faz manter viva a esperança de que possamos transformar essa cidade, esse estado e esse país, quiçá o mundo, pois os jovens estão conscientes de seu papel transformador na sociedade. Principalmente para mim que começei a militar ainda aos 16 anos no movimento estudantil secundarista, passando pelo universitário e movimentos sociais, é uma emoção grande ver e participar de uma manifestação daquela importância e porte.
    Quanto a situação "ficha limpa", tenho opinião relativa sobre o assunto. Vivi a intimidade do poder, e o sistema legal, legislativo e administrativo do país é de tal forma esdrúxulo que faz de um Frei Damião um "ficha suja" e de um Fernandinho Beira Mar um "ficha limpa"... Não deixade ser um avanço, porém o processo transformador tem que ser mais profundo e o Judiciário é o Poder que primeiro tem que ser devassado e transformado.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.