ENTREVISTA DETENTO NO CENTRO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE PEDREIRAS


AGRADECIMENTO À TV CIDADE PELO APOIO


5 comentários:

  1. Quais direitos um traficante pode ter? Será que ele pensa nos direitos das famílias que ele destroi? Agora SE esse bandido estiver falando a verdade, onde está a tão falada cadeia modelo que dizem ser referência no Estado? Penso que Pedreiras tem um barril de pólvora nas mãos, herança das negociatas de um conhecido deputado.

    ResponderExcluir
  2. APAC é só uma CAPA, coloquem essem detentos para trabalharem, pois se eles querem luxo, porquê não respeitam as leis.

    ResponderExcluir
  3. Bandido tem que entrar é no cacete, pau de arara, enforcamento, fuzilamento, afogamento e etc. Viva a ditadura militar.

    General Petista

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvida, a APAC tem muita responsabilidade nesta rebelião.Desde o início eu venho acompanhando a atuação desta Associação através dos meios de comunicação.Logo no início já se falava em detentos ressocializados, houve muita divulgação dos trabalhos desenvolvidos sem que houvesse uma preocupação com a real necessidade dos detentos. Fato é que essa super exposição causou uma repercussão muito grande e o Centro de Ressocialização se tornou referência a nível Estadual.
    Acredito que agora depois de comprovado que o Sistema Carcerário realmente é falho e que a Associação não está cumprindo a sua função os membros da nova Diretoria da APAC deve reunir-se para fazer uma avaliação do desempenho desta instituição,muito embora tenha sido criada com total apoio do Poder Judiciário tem sua credibilidade questionada, inclusive por parte dos detentos.Seria muito interessante se a APAC aproveitasse este momento de revisão e prestasse contas com a sociedade sobre os recursos administrados por esta Associação, quem são os funcionários da APAC e, inclusive exigisse que eles cumprissem horários como os Agentes, já que estão sendo bem remunerados.
    Desde o primeiro momento que os detentos iniciaram a enviar reivindicações para o Programa na Mira da TV,a APAC como uma instituição que cuida dos interesses dos detentos deveria ter agido de forma preventiva. Dentre as exigências dos detentos duas eu considero muito coerente a revisão processual, pois independente de ter cumprido ou não eles tem o direito de saber como estão seus processos, e a água para consumo além de quente é salobra.
    Ah, outra questão muito relevante é a conduta de "alguns" Agentes.Por se tratar de um Centro de Ressocialização seria conveniente realizar uma qualificação profissional pois, existem agentes que na ausência do Diretor abusam da autoridade e praticam agressões física e verbal, causando revolta nos detentos.
    Em se tratando de autoridade, é importante também ressaltar a definição do papel da APAC naquele Centro,tendo em vista que, ao invés de contribuir com a Diretoria as vezes atrapalha por excesso de autoridade, é impossível servir a dois senhores, seria mais viável se fosse desenvolvido um trabalho de parceria,considerando que muita atividade é de competência da APAC e quando não executado com eficiência interfere no desenvolvimento do trabalho dos Agentes, como por exemplo: a Assistência Social,existem famílias carentes de informação,analfabetas que não sabem como agir quando um parente seu é preso existem detentos que não recebem visitas, foram totalmente abandonados pela família, não tem a quem recorrer para falar com advogado, com juiz, a APAC deveria visitar estas famílias desenvolver um trabalho de ressocialização a partir dos familiares destes detentos, muitos são provenientes de lares sem estrutura, enfim,é preciso agir com legitimidade sem tentar mascarar uma realidade mostrando através da mídia que está tudo bem quando não está, porque resulta nisso aí que presenciamos na terça-feira casamento dos detentos e no sábado rebelião.Não vamos continuar alimentando o conceito de ressocialização se não tiver baseado em dois princípios fundamentais DIREITOS E DEVERES.
    Em suma, ficou esclarecido que o Sistema Carcerário ainda não ressocializa, se realmente fosse um Sistema MODELO, seria desnecessário a transferência destes detentos.Diante do exposto, só lamento o fato de ter incomodado no final de semana o Sr. Amaury Chaves representante da Secretaria Estadual de Justiça e Administração Penitenciária (SEJAP) para controlar uma rebelião em um Centro de Ressocialização, seria cômico se não fosse trágico.

    ResponderExcluir
  5. Um dia em que esses idiotas visitarem um cdp na real, longe da covardia de um computador, poderemos ouvir opiniões mais produtivas.Tem muita gente inocente com familia sofrendo a inércia da justica. Informem se antes de darem uma opiniao!

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.