Pedreiras vai ter curso de Cuidador de Idosos



Capacitar profissionais e familiares de modo a garantir a todos um envelhecimento digno e saudável é o objetivo central do termo de cooperação técnica assinado esta semana, pelo defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho, secretária de Estado da Ciência e Tecnologia, Olga Simão, e pelos diretores Cristiano Matos de Santana, da Escola Superior da Defensoria Pública do Maranhão (ESDPE), e padre Abraão Marques Colins, do Instituto do Estudos Superiores do Maranhão (Iesma – Faculdade Católica). O curso Cuidador de Idosos terá início no próximo dia 29, com transmissão via satélite, para 11 municípios. O evento é uma promoção da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDPE).

Segundo o defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho, a parceria formalizada com a Sectec tem como foco o curso de cuidador de idosos, mas a intenção é utilizar a plataforma tecnológica dos Cetecmas em outras capacitações em direitos humanos que serão oferecidas gratuitamente pela DPE/MA à comunidade. “A parceria com a Sectec potencializa o alcance da Escola Superior da Defensoria Pública, que inicialmente iria capacitar uma turma de 60 alunos e agora chegará a quase 1000 pessoas, na capital e interior do estado”, assinalou.

Aldy Mello Filho explicou que a violência contra o idoso é uma questão de saúde pública, cujo enfrentamento requer uma compreensão ampla do processo de envelhecimento. “O objetivo do curso é oferecer a profissionais de diversas áreas e, sobretudo aos próprios familiares do idoso, subsídios teóricos e práticos, sobre os diversos aspectos do envelhecimento, desde as alterações na saúde física e mental de quem envelhece até informações sobre os direitos que lhes são garantidos. A melhor medida de combate à violência é investir na pedagogia da prevenção”, afirmou.

Demonstrando interesse em novas parcerias com a Defensoria Estadual e anunciando a disponibilidade futura dos batalhões de polícia militar para a transmissão via satélite em outras regiões do estado, a secretária Olga Simão disse estar satisfeita em integrar a presente ação, que visa habilitar pessoas para cuidar de idosos, atividade ainda não reconhecida formalmente como ocupação profissional, mas que já é bastante demandada em São Luís e interior do estado.

“Fico muito grata em saber que a nossa primeira parceria com a Defensoria Pública será em prol de uma causa tão nobre. Além da capacitação, precisamos articular medidas de intermediação dessas pessoas para o trabalho”, destacou Olga Simão, acrescentando que todos os 11 pólos dos Cetecmas no estado estarão a postos para garantir a realização do curso, que terá carga horária de 160 horas. Os pólos estão situados nas cidades de Imperatriz, Barra do Corda, Pinheiro, Caxias, Codó, Brejo, Pedreiras, Açailândia e Santa Inês e dois em São Luís. Cada pólo funciona como uma unidade de ensino, e comporta laboratórios e auditório equipado com a tecnologia IP.TV.

De acordo com o termo de cooperação técnica, caberá ao Iesma participar do processo de avaliação dos alunos e expedir certificação do curso juntamente com a ESDEP, conforme explicou o padre Abraão Colins. Para Cristiano Matos de Santana, a Escola da Defensoria Pública, além de visar o aperfeiçoamento técnico-profissional de defensores e servidores da DPE/MA, possui o diferencial de servir para fomentar uma cultura de respeito aos direitos humanos. “É missão da Defensoria contribuir para a construção de uma sociedade pacífica, onde todas as pessoas, independente de sua condição social ou financeira, se reconheçam como cidadãos”, ponderou.

As estratégias para a mobilização do curso de cuidadores de idosos foram apresentadas por Isabel Lopizic, coordenadora do CIAPVI (Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa) da Defensoria Pública e presidente do Conselho Estadual do Idoso (Cedima), e por Ivoneide Jacomini, presidente do Conselho Municipal do Idoso.

“Estamos em contato com os conselhos municipais e em articulação com a Federação dos Municípios do Maranhão (Famem) para atingirmos os municípios que não têm conselhos de modo a garantir a maior participação possível das pessoas no curso”, destacou Isabel Lopizic.

Serviço

Em cada pólo do Cetecma serão disponibilizadas 50 vagas para o curso de cuidadores de idosos. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas em São Luís, na sede da Defensoria Pública, situada na Rua da Estrela, Praia Grande, no Centro. No interior do estado, os interessados podem procurar as sedes das Secretarias de Assistência Social dos municípios onde funcionam os pólos tecnológicos. Mais informações podem ser obtidas na página da DPE/MA no endereço www.dpe.ma.gov.br

Do ato de assinatura do termo, participaram também o secretário-adjunto da Univima e Ensino Superior, José Ribamar Torres Oliveira e o coordenador do Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecma), Sólon Lula.

Link patrocinado por:

1 comentários:

  1. Meu amigo, esse Chico Corinto é muito feio. Talves de ele tomasse Calciviron melhorasse essa imagem dele.

    Chico Bala

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.