PEDRAS DA ESPERANÇA - Aldomarius Granges e Dantas


Ao ser nomeado para a chefia do TG10-008, o 1º Sgt. de Engenharia Aldomarius Granges e Dantas exercia a função de chefe da equipe de terraplanagem da BR 319, em Humaitá-AM. É natural de Caicó-RN; nasceu em 28 de abril de 1969. Casado com a senhora Lucivânia Maria de Araujo Granges e, tem três filhas: Sayonara Alice Freire Granges, Livia Alice de Araujo Granges e Isadora Alice de Arújo Granges. 

Incorporado como Soldado no ano de 1988, no 1º Batalhão de Engenharia de construção, na cidade de Caicó-RN. Seguindo os passos do seu tio, hoje Subtenente Gilvam Silva, que sempre o incentivou à carreira militar e também esteve aqui para conhecer Pedreiras e ver o desfile de 7 de setembro, em 2010. 

De lá para cá, foram várias cidades, nas quais residiu, dentre elas: Três Corações-MG, Porto Velho-RO, novamente Caicó-RN, Rio de Janeiro-RJ, João Pessoa-PB, Rio Branco-AC e, atualmente Pedreiras-MA. 

Possui os seguintes cursos e estágios importantes do Exército: curso de operações na selva, curso de aperfeiçoamento de sargentos, estágio de chefe de campo. 

É possuidor das seguintes medalhas e condecorações pelos seus bons serviços prestados ao longo de 23 anos de trabalho: 

  • Medalha militar de bronze (Brasil) 
  • Medalha militar de prata (Brasil) 
  • Medalha de serviço amazônico passador de bronze (Brasil) 
  • Medalha sangue de heróis (Brasil) 
  • Medalha jubileu de ouro da vitória na 2º guerra mundial (Brasil) 
  • Medalha ordem do mérito batalhão de suez (Brasil) 
  • Medalha soldado da paz (Brasil) 
  • Medalha corpo de tropa bronze (Brasil) 
  • Medalha de corpo de tropa prata (Brasil) 
  • Medalha das nações unidas (Minustah Onu Haiti ) 
Principais obras trabalhadas: construção do canal adultor da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Açu-RN. 
  • Construção do açude cinco vacas em Sumé-PB;
  • Reformas de casas funcionais em Caicó-RN e João Pessoa-PB; 
  • Distribuição de cestas básicas na operação gente da gente visando amenizar a ação 
  • da seca no Nordeste; 
  • Operação pipa levando água aos necessitados da seca; 
  • Operação tapa-buracos na BR 364 trecho Porto Velho-RO a Ariquemes-RO; 
  • Operação tapa-buracos da BR 10,1 em São Miguel dos Campos-AL; 
  • Reforma do colégio Duque de Caxias, em Porto Principe - Haiti; 
  • Implantação de poços artesianos em Porto Principe - Haiti; 
  • Implantação da Usina de asfalto e do britador, em Porto Principe - Haiti; 
  • Serviço de base e terraplanagem na BR 319 trecho Porto Velho-RO a Humaitá-AM. 
  • Participação nas atividades alusivas aos festejos de Santo Antônio de 
  • Pádua, em Trizidela, e São Benedito, em Pedreiras. 
  • Apoio ao campeonato regional do Médio Mearim, em Trizidela do Vale/MA. 
  • Treinamento de colégios e participação nas atividades alusivas a Independência do Brasil, em Pedreiras e Trizidela do Vale. 
  • Participação da comissão de organização do 7 de setembro, em Pedreiras, com treinamento antecipado das escolas.
“Joaquim Filho, eu defino o incêndio no prédio do Armazém Potiguar (Nivaldete), como um marco para que as pessoas conhecessem meu trabalho, foi ali que a população começou a ver o Sgt. Granges; pois, sem nenhum equipamento, subimos na marquise: eu, um moto taxista “doido” e o Sr. Jesus Verdureiro e, com a mangueira na mão direcionamos os carros para a melhor posição. Enquanto o povo corria, nós entrávamos no fogo. No outro dia, as TV’s da cidade noticiaram e passaram repetidamente as imagens dando inicio a divulgação do nosso trabalho.” 

Segundo o Sargento Granges, uma das suas preocupações ao chegar aqui, foi abrir o TG aos colégios, as comunidades, participar com os atiradores das missões sociais, proporcionar ao jovem um voluntariado sadio, com parcerias com a Prefeitura e entidades governamentais e não-governamentais do Município. 

“Graças a Deus concluímos o ano de 2010 com muitos pontos positivos a somar. Os atiradores foram a grande massa de trabalho e foi através deles que alcançamos o sucesso.” 

Em 2011, Pedreiras e Trizidela já conheciam, sabiam que esse homem representava o Exército Brasileiro aqui na cidade, não tinha vínculos políticos e sim onde a necessidade estava presente com um Exército Cidadão, nessa altura ele já sentia o carinho da população, já podia considerá-lo pedreirense e trizidelense. 

O grande desafio foi a enchente, dia 1 de março de 2011, 1º dia dos atiradores quando recebeu uma ligação de madrugada, da Dona Clotildes, dizendo-o que o Hospital Geral precisava de apoio. Segundo Granges, não tinha atirador formado, ainda iam incorporar naqueles dias, mas mesmo assim foi lá e se deparou com o Diretor, “seu” Wilsom de rodo e estopa na mão. Granges encarou a missão e conseguiu minimizar os efeitos da enxurrada, pois o cenário era desolador. Para se ter uma ideia, o centro cirúrgico estava com quase 1 metro de água. 

Para Granges, Pedreiras e Trizidela foram uma grande escola de superação, hoje ele e sua família sentem a dor da saudade. “As pessoas nos param e perguntam o porque de minha partida? E eu respondo que tudo tem seu tempo. Vejo hoje o trabalho do Padre Zé Geraldo e fico feliz que com minha saída alguém ame tanto Pedreiras, como eu amo e me interesso em resolver os problemas de cada um. Muitas vezes sem solução fácil, mas o simples fato de escutar já alivia a quem quer desabafar. Eu nunca me senti maior que ninguém, acho que somos iguais perante Deus e cada um tem um dom para harmonia da humanidade, ou simplesmente da cidade que você vive. Basta que cada um ame ao próximo, que enxergue naquele que esta a seu lado um irmão e assim agente contribui para um mundo melhor”. Palavras de Granges. 

Também fez questão de mencionar o 7 de setembro. Disse que aqui em Pedreiras tudo é grande e a magnitude do nosso 7 de setembro não deixou a desejar. 

Sargento Granges disse que sai daqui de cabeça erguida e orgulhoso, por conhecer o verdadeiro povo maranhense. Agradecido por ter contado com o apoio do prefeito Lenoílson Passos, que é o Diretor do TG10-008. Bem como todas as suas Secretarias, por ser pessoa bem-vinda na Câmara dos Vereadores, por ter tido o apoio dos meios de comunicação da cidade e principalmente da população, por somar tantos amigos de uma vez só e poder dizer um dia com orgulho que “os dias aqui passados não foram vividos em vão”. 

“Joaquim Filho, encerro dizendo que nós militares recebemos conceito periodicamente, o meu está no mais alto desde 08 de fevereiro de 1998, ou seja, excepcional. Eu procuro zelar por isso. Já fui indicado para medalha do pacificador, que é uma grande honra e a missão do Haiti foi um marco na minha vida.” 

Embora o Sgt. Granges não tenha falado da homenagem que recebera da Câmara Municipal de Pedreiras, que o mesmo permita-me lembrar, que recentemente foi condecorado com a Comenda Corrêa de Araújo, a maior honraria que o Município pode prestar a um cidadão, pelos relevantes serviços prestados à comunidade. 


6 comentários:

  1. O Comandate da Polícia Militar de Pedreiras, o Prefeito Municipal de Pedreiras, as Promotoras de Justiça, Os Júízes de todas as Comarcas, Advogados, Padres,Pastores,Professores, Vereadores e todos que se dizem líderes dessa cidade deveriam se espelhar nesse cara. Ele veio enviado por Deus para nos dar um grande exemplo de como tem que ser um ser humano.

    Quarta Via

    ResponderExcluir
  2. Não sei quem assinou o comentário acima como Quarta Via, contudo, quero deixar claro que não o fizemos.

    Anônimo que assinou como a Quarta Via, não conhecemos bem o trabalho do homenageado, mas pelo exposto somos a favor, pois pessoas de bem e que ajudam as outras devem ser merecidamente lembradas com respeito e admiração. Devem também servir de exemplo à quem tem nas mãos o dever de cuidar, proteger, orientar, amparar, zelar, etc.

    Quero que saiba que concordo com o seu comentário, porém não precisa assinar como a Quarta Via ou com qualquer outro pseudônimo utilizado por alguém no blog. Crie o seu. Pelo seu recado percebe-se que você veio para somar. Então apresente-se com seu próprio apelido para podermos quando necessário divergir e construir juntos. Se começarmos a usar o nome do outro iremos tumultuar e poderemos nos perder e perder a confiança dos outros comentaristas e leitores ou até mesmo do blog.

    Parabéns ao Sargento Granges pelo devido reconhecimento. Não irei acrescentar qualquer comentário pois o seu currículo diz tudo.

    Amigo comentarista que assinou como a Quarta Via, vamos colaborar juntos. Crie uma alcunha, pois com certeza voce veio para acrescentar.

    Abraço.

    Quarta Via.



    Sai

    ResponderExcluir
  3. Caro Quarta Via, dou uma sugestão: Crie uma conta no Google, assim vai evitar esse problema. Entrar logado será mais fácil de validar sua opinião.

    Obrigado por participar.

    ResponderExcluir
  4. Marcilio Ximenes diz:
    Meu amigo Sargento Granges, não se tem muita coisa a acrescenta diante de tudo que ja foi falado ao seu respeito nos ultimos dias; tive o ganhar algum tempo em sua companhia durante os ensaios para o 7 de setembro, momentos esses que so fizeram aumentar a minha admiração, apreço e o mais importante, te teer como espelho para meu futuro como Homem em sociedade, pois nesse quesito o Sr. deu um Show em Pedreiras; vai ser lembrado e amado pra sempre como um Homem bem grandão com um coração maior que o corpo; De um militar que chora como uma criança ao Disciplinador durante suas tarefas profissionais; Obrigado por me da a oportunidade de ser seu Amigo, de te ouvir, de sorrir com vc e espero que nossa relação dure por muitos e muitos anos! Sentiremos saudades suas, mais com a certeza que o veremos de novo e dessa vez de mala e cuia. Um grande Beijo no seu coração de seu amigo Marcilio Ximenes.

    ResponderExcluir
  5. O Sargento Granges é mercedor de todo esse reconhecimento pelas autoridades e popoulação pedreirense. PARABENS!!

    ResponderExcluir
  6. Desse homem (Sgt Granges)eu posso falar, pois o conheço desde criança; é excelente militar, disciplinado e disciplinador, bom filho, bom pai, bom marido, bom amigo, uma pessoa de um coração de mãe, vive sempre disponível para ajudar ao próximo, por onde passou deixou um rastro de grandes amizades e de grandes trabalhos em prol das cumunidades mais carentes, por isso eu concordo com todos elogíos a ele proferidos nos comentários anteriores. um grande abraço para o Sgt Granges e toda população de Pedreiras e Trizidela do Vale.GILVAN SILVA

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.