O valor da despedida


Final de ano, tempo propício para recomeço e despedidas... Porém é necessário repensar em tudo que a despedida é capaz de proporcionar-nos, principalmente emocionalmente. Despedir-nos não é sinal de perda, muito menos de abandono... 

A despedida é um fato marcante em nossas vidas. Um presente, das circunstâncias, do destino e porque não dizer uma dádiva de Deus! Um ponto final, uma continuidade, um recomeço. 

Felizes os que se despedem aos prantos ou aos risos, nos prantos, reconhecem-se o valor do passado, nos risos, o valor do que está por vir. 

Felizes os que se despedem de muitos ou poucos, os muitos representam a terra fértil em que estavam plantados, os poucos, a luta vitoriosa de plantar entre espinhos. 

Felizes os que se despedem e partem com muita ou pouca bagagem, malas grandes representam um passado próspero, bagagens poucas, a ousadia de querer recomeçar na terra prometida. 

Felizes os que compartilham uma só vida com as vidas de muitos, felizes os que transplantam para muitos lugares suas raízes, dos que suportaram a experiência do frio, calor e primavera de muitos lugares. 

Felizes daqueles que como as andorinhas sempre sabem para onde voltar se necessário. Felizes também daqueles que conseguem o desprendimento de fazer o lugar de seu próximo pouso, o mundo. 

Cálida Pessoa

2 comentários:

  1. Sempre que Cálida Pessoa escreve para esse periódico virtual, eu faço questão de viajar na leitura de suas linhas e, aproveito para deixar o meu comentário. Cálida Pessoa deveria contribuir mais com o blog. Cálida Pessoa escreve como quem embala uma criança, tal qual uma mãe que amamenta o filho amado e indefeso. Muito bom o seu texto sobre o valor da despedida. Parabéns pela forma e o estilo que você escreve, amiga. Um feliz natal e um 2012 cheio de muita inspiração.

    JOAQUIM FERREIRA FILHO
    RUA CORINTO NASCIMENTO, 39 - GOIABAL - PEDREIRAS/MA. (99) 8110.3668
    po.eti.zando@hotmail.com
    jofefipoesia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Joaquim, não sou muito chegada a troca de gentilezas em algumas ocasiões, mas se escrevemos com certeza é com o intuito de sermos lidos, e quisera entendidos... Por isso vim agradecer os seus sempre presentes e gentis comentários...

    Cálida Pessoa

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.