O POVO QUER SABER - ENTREVISTA CHICO DA TV, Por: Joaquim Filho


OUÇA A ENTREVISTA OU BAIXE O ARQUIVO EM MP3

O popular, amigo, homem de bem e pré-candidato a Prefeito Municipal do Município de Trizidela do Vale, Chico da TV, é Francisco Rodrigues Morais Filho, nascido no povoado Paraíso, município de Pedreiras, em 31 de dezembro de 1976; filho da senhora Maria Amélia Rodrigues Morais (maranhense) e do senhor Francisco Alves de Morais (cearense).


Ainda criança, com cinco anos de idade, o menino Francisco Rodrigues fora com sua família morar na cidade de Esperantinópolis, Estado do Maranhão, onde estudou até a oitava série, no colégio Gonçalves Dias.

Todo ser humano quando nasce, traz consigo uma sina e, a de Francisco Rodrigues era a de retornar para o solo pedreirense, para com os seus patrícios viver a cidade de Pedreiras.

E, assim, cumpriu-se o que já estava escrito no livro da vida.

No ano de 1990, o destino lançara um grande desafio para o então adolescente Francisco: fazer o caminho de volta para Pedreiras.

Sua vinda, ou seja, seu retorno para a Princesa do Mearim não fora nada de espetacular, não lhe traz boas recordações, foge aos padrões do que possa ser digno a um ser humano, a um menino pobre, sonhador, nordestino, desassistido de tudo que rege a nossa Constituição Federal: educação, saúde, esporte, lazer, emprego, moradia etc. Acredite! O menino aventureiro chegara a Pedreiras, em cima de um caminhão carregado de coco babaçu, correndo risco de cair da carga e ter a sua vida de garoto promissor, ceifada.

Chegando sozinho em Pedreiras, fora morar com um tio, por nome Laúde, um profissional que trabalha reformando e consertando sofá. Depois fora morar com a senhora Preta, uma professora do colégio Oscar Galvão.

Todo menino que não nasceu em berço de ouro, que teve por obrigação trabalhar desde cedo para ajudar os pais no sustento de casa, tem história para contar, embora seja triste e dolorosa. Francisco Rodrigues começou a “ralar” desde criança e, sua primeira experiência foi a profissão de carpinteiro, ensinada pelo mestre Jailson. Trabalhou como feirante, vendendo tomate no Mercado Central, onde ficava até as nove horas; depois pegava uma caixa de isopor e ia vender geladinho no Terminal Rodoviário de Pedreiras; também vendeu leite de porta em porta.

No ano de 1996, foi morar com a senhora Rita da Farmácia; logo começou a trabalhar na Santa Rita Construção, de propriedade da referida, onde foi responsável pela venda externa da empresa, em todo o Estado do Maranhão.

As cousas começavam a melhorar para o rapaz. Um novo horizonte começava a ser vislumbrado por Francisco.

Aqui entra a parte mais bonita, digna e louvável do rapaz: ele voltou à Esperantinópolis. Calma, caríssimo leitor! Voltou para ir buscar a sua família, para ter ao seu lado as pessoas que mais ama: pai, mãe e irmãos.

Francisco continuou lutando pela sobrevivência. Dificuldades aqui, dificuldades ali, porém, nunca perdeu a esperança, nunca se deixou abater e, assim, com muita força de vontade concluiu os seus estudos, na cidade de Pedreiras.

Trabalhou numa estamparia do senhor Camargo, ex-gerente do Banco do Brasil, ao lado do companheiro, o artista plástico Balbino Pachêco. Nessa época, os dois fizeram a arte da capa do livro de poemas SOS Libertação, de autoria do poeta Samuel Barrêto.

Em 1997, a convite do empresário e Deputado Federal Simplício Araújo, foi trabalhar na Rádio Cidade, na qual colaborou com os serviços de digitador e editor de áudio. Depois passou a integrar-se também na TV Cidade, oportunidade que teve para ir a São Luís fazer um estágio na TV Mirante. Foi um dos primeiros funcionários da Rádio Cidade de Pedreiras, sendo o segundo a ter a sua carteira assinada.

Quando Chico da TV trabalhou no Sistema Cidade de Comunicação, eu era um dos locutores da Rádio Cidade FM e, devido ele ter ido fazer um estágio em São Luís, na TV Mirante, passei a chamá-lo de Chico Mirante, alcunha que ainda hoje utilizo quando me refiro ao mesmo. Também sou o único na face da terra que o chama de Chico Mirante.

Chico da TV prestou assessoria política na campanha do Deputado Raimundo Louro, quando o mesmo foi candidato a Prefeito, no ano de 2000. Embora tenha assessorado o Deputado, que na época fora eleito a Prefeito, afirma não ter tido cargo no Governo Municipal.

Em 2002, prestou serviços de coordenação para a campanha do Deputado João Evangelista, que também tivera sucesso, o mesmo fora eleito.

No ano de 2002, juntamente com Katyane Leite e Moisés Abílio, fundou o Jornal Cidades e Notícias.

Em junho de 2003, fundou a primeira TV de Trizidela do Vale, a TV Rio Vale, filiada à Record, onde trabalhou até dezembro de 2009.

Em 2008, ingressou na Loja Maçônica Gonçalves Ledo, localizada no bairro do Engenho.

Em 2010, o menino Francisco Rodrigues já era Chico da TV e, passa a trabalhar na TV Rio Flores, empresa de comunicação, a qual é sócio.

Filiou-se ao Partido da República – PP, em 26 de março de 2011; está Presidente do mesmo.

Chico da TV é casado com a senhora Luciane Silva Morais, com quem têm duas lindas filhas: Francieli e Elanne.

Dia 15 de dezembro do ano em curso, o empresário Chico da TV irá receber o Título de Cidadão Trizidelense, concedido e reconhecido pelo Vereador Roberlande, pelos serviços prestados que o mesmo tem pela cidade de Trizidela do Vale.

Confira agora, na íntegra, texto e áudio, da entrevista que fizemos com Chico da TV, realizada no dia 06 de dezembro, coincidentemente, no dia que completou 15 anos do falecimento do poeta João do Vale.

Joaquim Filho: Chico da TV, a gente percebe que ultimamente, “caras” novas (a gente pode até falar assim) estão aparecendo no cenário político de Trizidela do Vale e Pedreiras. Isso é bom para a política, isso é bom para a cidade e para a nossa região, nomes novos, pessoas que se propõem a colocar seus nomes para cargos na Administração Pública. A gente percebe que o seu nome está bastante ventilado aqui na Trizidela do Vale, para uma suposta candidatura à Prefeitura. Eu gostaria de perguntar a você, para darmos início à nossa entrevista, para o Blog Pedras Verdes. Gostaria de saber se é verdade que o Chico da TV é pré-candidato à Prefeitura Municipal de Trizidela do Vale?

Chico da TV: O Chico da TV é pré-candidato a Prefeito de Trizidela do Vale. O nosso nome está aí para a escolha do povo, da população. Se acharem que o nosso nome é o melhor, nós estaremos prontos. Venho me preparando para isso.

Joaquim Filho: Chico, eu percebi que você está no mesmo Partido, que é o PR, o Partido da República. Não vou nem lhe perguntar em qual Partido você está filiado, pois já tenho seu histórico em mãos e, você está filiado em um Partido que também tem outro pré-candidato, o Frei Ribamar, um bom nome para o Partido. Sem querer fazer aqui propagando para ninguém, pois não é o nosso papel. Gostaria de saber: você como pré-candidato, como fica dentro do grupo dois nomes como pré-candidatos à Prefeitura de Trizidela do Vale?

Chico da TV: Graças a Deus que nós temos dois nomes! Mostra que o nosso Partido está preparado. Que o nosso Partido tem nomes para disputar a Prefeitura de Trizidela do Vale. Sem rivalidade, eu fui procurar o Frei para se filiar no PR porque acredito que o Frei Ribamar é um bom nome para a Trizidela do Vale. Aí, estão os dois nomes: o melhor nome vai disputar e o outro vai apoiar.

Joaquim Filho: Chico da TV, porque você de repente se lança como pré-candidato? O que você entende de Administração Pública?

Chico da TV: Olha, Joaquim, uma pergunta muito boa. Primeiro porque eu trabalhei muito tempo em campanha de outros políticos, ajudando em coordenação de campanha; ajudei a trabalhar em administração nos bastidores; ajudei a combater prefeitos corruptos em nossa região; eu estava em movimentos estudantis, nas ruas. Então, eu acredito que é possível fazer uma boa administração. Já mostrei que isso é capaz. Estou administrando essa Televisão desde 2003. Peguei uma televisão que não existia. Fundei uma Televisão que hoje é a melhor da cidade. Uma estrutura, maior equipe de profissionais na área de comunicação está aqui na TV Rio Flores. É possível se administrar. Então, o que eu acho: eu acho que a Prefeitura tem sim, uma possibilidade muito grande de ter um administrador que tem visão, que tenha vontade. Então, eu acredito que estarei preparado, se o povo me der essa carta.

Joaquim Filho: Digamos que você esteja preparado psicologicamente, com um currículo invejável, por ser uma pessoa de bem, reconhecida na cidade. Sabemos, Chico da TV que política infelizmente requer outras coisas: requer condições financeiras. Como você vai enfrentar uma campanha? Você já pensou nisso? Quem são os seus patrocinadores? Quem irá financiar a sua campanha?

Chico da TV: Boa pergunta! No Blog ha uma semana atrás tinha um comentário sobre isso. Como é que o Chico da TV quer ser candidato a Prefeito se ele não tem onde cair morto? Chico da TV nunca foi secretário, nunca ocupou cargo de confiança... Eu acredito que não é preciso ter isso para ser um Prefeito bom. Porque o “cara” quando tem um financiador de campanha, lógico que ele vai querer tirar isso no futuro. O “cara” não vai colocar o dinheiro na campanha de alguém para deixar lá, perdido. Ele investe agora para tirar na administração. O prefeito que tem financiador de campanha, lógico que ele não vai fazer uma boa administração. Eu acredito muito, sim, que eu possa chegar lá, mas com o apoio do povo. Estou fazendo o trabalho formiguinha: com amizade, estou indo nos bairros, nos líderes comunitários, presidente de partido. Assim, eu acredito que é possível se fazer uma boa administração.

Joaquim Filho: Chico, eu gostaria que você me dissesse porque você quer ser Prefeito de Trizidela do Vale?

Chico da TV: Ah!Ah!Ah! (rsrsrsrsrsrsr) Essa, aí, é boa! Por que eu quero ser prefeito de Trizidela do Vale?! Eu falei outro dia para um amigo. Ele falou assim: por que você quer ser Prefeito? Eu falei, assim: eu não quero ser Prefeito pelo poder. Até porque poder hoje eu tenho. Eu entro em lugar que Prefeito não entra. Às vezes, o Prefeito tem vontade de entrar num lugar, está ali, e não pode. Mas eu posso. Porque hoje eu faço parte do quarto poder do mundo, que é a Imprensa. Então, eu não quero ser Prefeito pelo poder. Não quero ser Prefeito pelo dinheiro, porque o dinheiro que eu ganho com o meu suor dá manter a minha família, dá para viver, não preciso estar aperreado. Mas eu não quero ser prefeito por isso. Eu quero ser Prefeito de Trizidela, sim, porque eu acho que Trizidela do Vale está muito carente de administração. Então, se eu não puder cuidar de Trizidela do Vale como eu cuido da minha família: das minhas filhas, da minha mulher, da minha mãe, do meu pai e dos meus irmãos, então, não quero ser Prefeito de Trizidela do Vale. Quero ser Prefeito para cuidar com carinho da cidade e mostrar que é possível fazer uma boa administração.

Joaquim Filho: A ideia de ser Prefeito de Trizidela do Vale é uma ideia sua ou é ideia de alguém? Você se sente como um produto de alguém que está investindo em você? Você já pensou nisso?

Chico da TV: Pensei. Mas não é ideia de um produto, não é ideia de um investidor. A ideia surgiu, assim: devido a nossa convivência com a periferia, olhando muita miséria nas periferias, nos bairros, nos povoados, muita gente passando necessidade. Você vê, a Trizidela do Vale em época de enchente é uma calamidade. Eu acredito que é possível fazer uma organização daquilo ali, para não ter mais aquele sofrimento, se sabemos que todo ano enche, todo ano é a mesma coisa. Então, eu acredito que dá para se fazer, é possível. Baseado nisso, eu coloquei o meu nome à disposição. Conversei com alguns amigos, fomos formando um grupo. Hoje estou com um bom grupo formado. Creio eu que hoje temos 36 pré-candidatos a vereador que estão na mesma ideia, no mesmo sentimento. Que é possível da hora do novo. Não estou falando do passado. Falar de Trizidela do Vale é falar com sentimento do que foi feito. O prefeito Paulo Maratá fez a sua parte. O prefeito Jânio Balé fez a sua parte. Então, acho que é o momento de um novo. Eu não acredito que hoje a Trizidela do Vale vai ficar na carência de um administrador. Então, eu, Chico da TV não sou candidato de A ou B, sou candidato do povo, se assim o povo quiser.

Joaquim Filho: Chico, falando de Administração Pública Municipal. Nós estamos com um gestor aqui na Trizidela do Vale que já está há sete anos. Está concluindo o seu segundo mandato. Gostaria de perguntar se você quer fazer alguma análise da atual administração.

Chico da TV: Eu acho que o Prefeito Jânio Balé fez um bom trabalho. No primeiro mandato trabalhou, mostrou a que veio à Trizidela do Vale. Hoje está deixando a Trizidela do Vale com sistema de abastecimento próprio, que é uma obra que tanto Pedreiras, como Trizidela do Vale necessitam, para separar essa água de Trizidela do Vale, que Pedreiras e Trizidela do vale sofrem com a falta de água. Eu acho que o Prefeito fez a sua parte; pois agora é o momento da gente acreditar na mudança, é o momento do novo. Por isso, eu estou preparado e trabalhando para que isso aconteça.

Joaquim Filho: Bom, pelas suas palavras, você afirma que o governo Jânio Balé é um bom governo. Então, caso você não possa ser candidato, você apoiaria um candidato do Jânio Balé?

Chico da TV: Depende de quem será esse candidato do Prefeito Jânio Balé. Primeiro nós teremos que fazer uma conversa com o nosso grupo, saber se isso é bom para a Trizidela do Vale. Porque não adianta ser bom para o Chico da TV, bom para A, bom para B. Tem que ser bom para a população. Hoje eu tenho no meu Partido, no PR, o Secretário de Justiça, o Frei Ribamar. Tem um Deputado que é da Base aliada da Governadora. Então, nós temos que nos aliar ao Governo. Se for ideia do Governo, estaremos aqui para compor. Se for para o bem de Trizidela do Vale, nós estamos aqui para compor. Não interessa se o Prefeito vai ser o Jânio ou outro vai indicar o candidato. Nós estamos aqui para o bem de Trizidela do Vale.

Joaquim Filho: Chico, quem quer ser Prefeito de uma cidade tem que ter propostas para esta cidade. Propostas no sentido de administração. O que você pensa? O que você tem de projetos? O que você tem de novo para esse Município?

Chico da TV: Olha, Joaquim, eu acredito muito na Agricultura. Porque como você viu aqui, eu vim do interior. Hoje o homem do campo e desvalorizado. Então, a gente tem que ter uma proposta para o homem do campo acabar com essa roça no toco. A gente vê essa época aqui, é época de queimada. Eu acho que temos que trabalhar com a Agricultura mecanizada, dá ferramentas para que o agricultor possa trabalhar. Eu acredito muito na Agricultura. Na saúde, eu acho que o “cara” tem que fazer o seguinte: hoje os prefeitos quando chegam à Prefeitura, a primeira coisa que compram é uma ambulância, para mandar doente para fora do município, tirando a responsabilidade do município. Eu acredito que o Prefeito pode, sim, fazer uma saúde de qualidade; uma saúde preventiva. Isso é possível. Agora um prefeito que não consegue se articular. Por exemplo, eu acho que Bernardo do Mearim, Trizidela do Vale, Pedreiras e Lima Campos deveriam trabalhar em conjunto. Já que diz que o recurso não dá para fazer isso ou aquilo. Junta os quatro prefeitos, faz uma reunião. Vamos trabalhar em conjunto, vamos construir um aterro sanitário em conjunto, coisa que não temos. Isso é possível. Se o Prefeito não consegue se articular com o vizinho, vai conseguir trazer alguma coisa de Brasília, de São Luís ou com algum Deputado? Eu acho muito difícil. Então, eu acredito muito na nossa mão de obra, no nosso povo. Essa é a minha proposta.

Joaquim Filho: Chico, embora você tenha “jogado confetes” na administração do Prefeito Jânio Balé, a gente observa que existem muitas mazelas. Você, como Diretor de uma TV, a gente percebe que a TV Rio Flores quase ela não fala, ela não trás esses problemas (...), não é criticar, mas é mostrar os problemas; porque é mostrando os problemas é que se resolvem esses problemas e essas mazelas. Percebe-se uma TV Rio Flores um pouco ociosa, em cima do muro com essas questões. Os próprios apresentadores, a gente percebe que eles não tocam nessa ferida. Por que, Chico da TV?

Chico da TV: Olha, momento muito delicado! Hoje a população de Pedreiras está mais consciente de cobrar. A população de Trizidela do Vale é mais pacata, não cobra. O “cara” liga aqui para mim e diz: “Chico, rapaz aqui tem uma rua que tem um buraco”. Eu tudo bem, mando fazer uma reportagem. Quando chega lá, o povo não sabe cobrar os seus direitos, o povo não sabe cobrar, não sabe falar. Então, fica muito difícil uma televisão fazer uma denúncia sem provas. Se eu tiver a testemunha, lógico, eu vou mostrar. Hoje nós não estamos aqui para defender A ou B. Estamos aqui para mostrar a realidade. Se o Prefeito quiser divulgar as coisas boas dele, estamos aqui para divulgar. Agora se tem uma coisa errada no município, estamos abertos para divulgar.

Joaquim Filho: Chico, seria impossível nessa conversa, nessa entrevista, não tocarmos no nome do Deputado Raimundo Louro. Nós sabemos da ligação profissional e política que você tem com o Deputado. O Deputado apóia a sua candidatura à Prefeitura Municipal de Trizidela do Vale?

Chico da TV: Tanto que apóia que hoje eu faço parte do Partido do Deputado. Sou Presidente do PR de Trizidela do Vale que é o Partido do Deputado. E quando ninguém acreditava no Deputado, todo mundo dizia assim: “Ah! O Raimundo Louro não vai a lugar nenhum.” Eu fui um dos únicos que acreditei, eu fui um dos únicos que estava do lado dele. Por esse motivo, eu creio que sim, terei o apoio do Deputado.

Joaquim Filho: Chico da TV, nós gostaríamos de agradecer a você pela atenção, por ter nos recebido muito bem aqui na TV Rio Flores. Se você tiver mais alguma coisa a falar, fique à vontade. O espaço está aberto para você fazer as suas considerações finais.

Chico da TV: Só queria agradecer a galera do blog, aos glogueiros de plantão, e dizer que estou aberto para conversar com qualquer um. Não só com o Pedras Verdes, mas qualquer um que venha, com qualquer um veículo de comunicação. Espero não ter machucado ninguém nessa entrevista. Porque não é a minha intenção. Como eu lhe falei. Você agora a pouco falou na administração. Hoje eu acredito que falar de Trizidela do Vale, falar de administração é olhar para trás com gratidão e para o futuro com muita fé, porque nós vamos conseguir. Momento muito importante hoje para mim, que eu estou vivendo é essa apreensão, todo mundo cobrando: ‘tu é ou não é candidato, tu vai ou não vai ser candidato’? Eu quero dizer ao povo de Trizidela do Vale que está acessando o blog, que o meu nome está à disposição. Só serei candidato a Prefeito de Trizidela do Vale se for um consenso, se as pessoas quiserem, se o meu nome aparecer bem nas pesquisas, eu estarei pronto. Não vou me acovardar, não vou fugir. Nesse momento quero deixar uma mensagem ao povo de Trizidela que me acolheu muito bem. Hoje sou um Cidadão Trizidelense, com muito carinho. Quero agradecer aqui ao vereador Roberlande que me deu esse título de Cidadania Trizidelense. Desejar um Feliz Natal a cada um de Trizidela do Vale: aos agricultores, aos pescadores. Agradecer do fundo do coração, Desejar um ano de 2012 de muita fé, um ano muito próspero para todos. Obrigado!

JOAQUIM FERREIRA FILHO
Graduado em Letras pela Faculdade de Educação São Francisco – FAESF
Membro-fundador da Academia Pedreirense de Letras – APL
Rua Corinto Nascimento, nº 39 – Goiabal – Pedreiras/MA.
(99) 8110.3668

12 comentários:

  1. Tode mundo quando quer se candidato tem sempre uma linda historia

    ResponderExcluir
  2. Independente de ser político ou não a história do cara é bonitam veio de baicho.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao empresário Chico da Tv, Mostrou que esta preparado! gostei da entrevista, me emocionei quando revir o relato dele, sabe pporque? porque eu vivei ao lado dele, qdq não tinha comida na casa dele, vinha comer aqui na minha casa, mas nunca nos decepcionou! merece o nosso carinho!

    Dagmar
    Beco da Cadeia

    ResponderExcluir
  4. Nós também somos só lágrimas! Estamos emocionadíssimos! Ele não quer machucar ninguém!

    Chico da TV, vai procurar o que fazer!

    Tá na cara que tu não sai candidato. Tu tá dando a cara a tapa pra alguém depois mostrar a cara.

    Se todo mundo que tem uma história pobre for ser político, vamos ter de ter 10 prefeitos ou mais em cada prefeitura.

    Aqui nessas duas cidades voce conta nos dedos políticos que vieram de famílias abastadas. E o que é triste! Todos que vieram de baixo foram péssimos administradores. Quer entender?! O que foi alterado nessa cidade (Pedreiras) da gestão de Pedro Barroso até os dias atuais? O que se vê é a depredação do patrimônio público em prol dos interesses pessoais e de conchavos de campanha.

    Quarta Via.

    ResponderExcluir
  5. CHICO DA TV DIZ QUE o povo de Trizidela, não sabe cobrar os seus direitos, o povo não sabe falar.
    e nao fala em melhora a educação. e proposta nada.

    ResponderExcluir
  6. Marcílio Ximenes diz:
    Chico, adorei sua entrevista pelo fato de ali ser vc mesmo, integro, honesto e respeitador, que busca seu espaço com muita forca e coragem. Que vc tenha muito sucesso com seus sonhos e nunca desista deles. Um grande abraço de seu amigo Marcílio Xmenes.

    ResponderExcluir
  7. Nós somos a quarta VIA de pedreira:
    nonatinho, maria melão, curica, chicona, meu garoto e outros loucos e chatos da cidade.

    Hack X9

    ResponderExcluir
  8. é verdade que Joaquim Filho será candidato a Vereador em 2012? Espero que sim, meu voto é dele, homem admirável e Repeitado perante os nobres poetas da cidade de Pedreiras.

    Admirador

    ResponderExcluir
  9. Hack X9, tu deves tá injuriado da vida porque não consegues saber quem é a quarta via. Provavelmente tu és un desses puxas sacos que não tem nada pra fazer e nem pra falar. Deixa os que tu achas que são loucos ou chatos de mão e vai falar mal desse bando de político pilantra que tem nessas duas cidades.
    Eu tenho certeza que tu és um lascado que a família toda é corrupta e vive chupando ovo de político pra poder sobreviver.
    Tu és um frustado e fracassado que nem opinião tem.

    Com certeza as pessoas que tu citas como loucos ou chatos tem muito mais dignidade e hombridade do que tua pessoa, mau caráter estúpido.

    Quarta via.

    ResponderExcluir
  10. Em Trizidela do Vale as provas estão bem visíveis pra qualquer um ver. Os buracos são provas, a falta de agua nas torneiras é prova, a merenda não chega às escolas e há milhares de testemunhas pra isso. A saúde é uma vergonha é só tentar se internar lá no hospital ou buscar algum serviço em algum posto de saúde. E ainda não há provas? Ah, por favor, Chico da TV, me compre um bode! Vc quer ser prefeito de Trizidela e fica defendendo bandido, meu irmão? Já começou péssimo!

    ResponderExcluir
  11. chico da tv voce so da mal um vice vereador eda chicona e mal tem que saber se ele aceita ou nao t. vale nao tem trouxa como voce pensa

    ResponderExcluir
  12. Mais uma cria (puxa saco e babao) do deputado Raimundo Louro querendo se da bem as custa do Povo de Trizidela do Vale..

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.