Por: Joaquim Filho
Samuel Barrêto, Garrincha e Riva do Vale
Com a finalidade de discutir propostas para a elaboração do Plano Municipal de Cultura: planejar o futuro, garantir cidadania; a Fundação Pedreirense de Cultura – FUP, juntamente com os artistas de diversos segmentos da Cultura local, se reuniram nesse sábado próximo passado, dia 03 de dezembro de 2011, na Câmara Municipal de Pedreiras, das 8 às 17 horas, com um dia muito cheio, com trabalhos interessantes para a nossa Cultura.
No período da manhã houve o credenciamento, com música ao vivo, da Banda Choro Livre. Em seguida, fez-se a abertura da Conferência, onde se explicou a finalidade da mesma.
Por se tratar de um evento cívico e cultural, seguiu-se o protocolo das formalidades cerimoniais, com formação da mesa, que contou com a presença das seguintes personalidades, representando os seus segmentos: Wescley Brito – Presidente da FUP; Garrincha – Presidente do Conselho Municipal de Cultura; Riva do Vale – Presidente da Fundação João do Vale; Iraci – artesanato; Samuel Barrêto – livro e literatura; Manuel Santana – música; Edmílson – Grupos folclóricos; Vereador Cearense – Representando os vereadores de Pedreiras.
Em seguida, cantou-se o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Pedreiras; este último, numa versão inédita e bem criativa, idealizada pelo presidente da FUP, o poeta Wescley Brito.
Foi apresentado um vídeo sobre a Economia da Cultura, no qual o conferencista fora Luiz Carlos Prestes Filho, a qual foi muito importante para conscientizar os nossos artistas, a respeito da valorização e da comercialização dos seus trabalhos artísticos.
O escritor, historiador e geógrafo Darlan Pereira foi muito feliz e deu um show de apresentação do Plano Municipal de Cultura, o qual abordou itens importantíssimos e muito relevantes na construção de uma cultura forte e representativa. A introdução feita por Darlan Pereira sobre o Plano foi tão significativa que, de cara, já criou uma discussão sadia e proveitosa para a construção das proposições que seriam futuramente elencadas.
O Presidente da FUP, o poeta Wescley Brito apresentou o diagnóstico realizado pela sua equipe de trabalho, diante da Pasta a qual ocupa. Falou das ações desenvolvidas e mostrou um calendário de realizações que hoje são obrigatórias na cultura de Pedreiras: Carnaval, Festival de Marchinhas, Paixão de Cristo, São João, Banda João Menezes, Publicação da Coletânea de Pedreiras, Festejo de São Benedito e muitos outros projetos que a Fundação tem abraçado e cumprido com responsabilidade seriedade.
Como “ninguém é de ferro” e, “saco vazio não fica em pé”, veio a hora da merenda (é merenda mesmo, nada de Coffee Break).
Depois veio a divisão entre os grupos para as discussões e elaboração das proposições para a construção do Plano Municipal de Cultura. Às 13 horas fez-se uma pausa para o almoço, que foi regado à música: Índio na Sanfona, Canindé na Zabumba e Zezinho Vale no vocal, cantando um Forró Pé de Serra bem autêntico.
Após os trabalhos realizados dentro das equipes, fez-se a grande plenário para a apresentação, discussão e melhoramento das mesmas, numa conversa respeitosa e bem democrática entre as partes. Claro que houve algumas discordâncias e debates acirrados, mas nada que fosse ao tom de desagravo entre as partes, ali presentes.
O ponto alto do evento fora a eleição para a escolha do novo Conselho Municipal de Cultura, que será empossado em breve, dentro de uma programação especial, que será organizada pela Fundação Pedreirense de Cultura.
Registrou-se esse momento marcante na história da nossa Cultura, que poderá ser conferido através das imagens, aqui disponíveis no blog Pedras Verdes, com exclusividade. (Fotos de Joaquim Filho).
Queria ter participado deste grande evento cultural!
ResponderExcluirGarrincha meu amigo, quer um conselho... larga esse "conselho" de mão pois nessa panela só cabe os de sempre: Samuel Barrêto, Manuelzinho, Joaquim Filho,Wesklei Brito e Edivaldo Santos. Vai cantar Zé Ramalho pra nós que é melhor!
ResponderExcluir