A terceira via tem sua origem no governo trabalhista que emergiu na Áustria no final da década de 1980. Ganhou popularidade durante o governo de Bill Clinton nos Estados unidos sendo também defendido pela mulher dele, Hillary, durante a campanha presidencial de 2008. O primeiro-ministro britânico Tony Blair e sua facção dentro do Partido Trabalhista. (Fiori, José Luís)
Historicamente a terceira via teve sua consolidação por volta de 1990, com a união de várias vertentes políticas e confluência com ideologias neoliberais e progressistas. A social democracia e o capitalismo livre se encaixam no sonho de conciliação da esquerda e direita, ficando a terceira posição ao centro.
Este pensamento defende um "Estado necessário", em que sua interferência não seja, nem máxima, como no socialismo, nem mínima, como no liberalismo. Também defende, entre outros pontos, a responsabilidade fiscal dos governantes, o combate à miséria, uma carga tributária proporcional à renda, com o Estado sendo o responsável pela segurança, saúde, educação e a previdência. (Fiori, José Luís)
Em Pedreiras de uns dias para cá muito tem se falado nessa tal Terceira Via; no entanto poucos entendem realmente qual seu significado. Nos parágrafos a cima podemos ver um pouco da complexidade desta corrente ideológica e as bases que a sustentam. Essa nova forma de fazer política vem sendo usada displicentemente e assim ganhando novos significados. Receio que os pensantes que afirmam serem adeptos a tal movimento não tenha se quer uma ideológico-partidária, tampouco tenham conhecimento da causa que dizem vestir. Para que a terceira via não seja uma via morta, aqueles que requerem seus direitos de aplicá-la, devem afinar-se com o assunto para que não vire apenas mais um chavão politiqueiro.
Quer saber mais sobra a terceira via? ACESSE AQUI
Mr.Hell,
ResponderExcluirA terceira via de Pedreiras tem ideologia partidaria sim, pois aglutinou os partidos de uma mesma corrente estadual, vejo nessa idéia uma alternativa boa para nossa cidade, pois é tocada por nomes novos, que nunca possuiram mandatos e não tem compromissos com grandes grupos, a esperança é que em recebendo um mandato eles possam ser mais preocupados com o povo e não com grupos ou empresarios que se escondem por tras dos prefeitos.
eu tenho ouvido muito falar desse caminho e não vejo nada melhor.
Rapaz, pra ser politico tem que saber usar a midia, esse simplicio sabe.
ResponderExcluirA terceira via ta bem porque ta na midia, ou ta na midia porque ta bem???
ResponderExcluirSerá que alguém já comparou o texto do Marcilio com o do Klebinho???
ResponderExcluirTá explicado porque klebin nem aparece nas pesquisas.
DALHE TERCEIRA VIA.
Simplicio está bem, tem inteligencia, carisma, não apela pra demagogia e tem muito discurso. Analiso que ele é o unico que pode ganhar uma eleição sem comprometer mais ainda a prefeitura, sei que ele não é um santo, mas é o mais qualificado pra ser o prefeito, pois:
ResponderExcluirLima precisa terminar de quebrar o municipio pra eleger esse.
Walber só pensa em dinheiro, não tá nem aí pra ninguém.
Kleber só quer mesmo uma boquinha garantida, quem sabe uma vice, mas não tem condição nem pra isso.
Raimundo tá bem, e nós melhor ainda com ele bem longe daqui.
Totonho só gastando 10 milhões, problema que quem vai pagar somos nós e ele vai querer receber 50 milhoes de volta.
Voto em simplicio e marcilio, acredito que esse é o melhor caminho.
Pode achá ruim quem quizer. essa terceira via pegou. é #fato
ResponderExcluirA terceira via já é a primeira opção.
ResponderExcluirQuem não conhece as ruas, não sente o cheiro do povo, nunca foi num boteco de esquina, só anda no melhores carros, quando estão reunidos é numa mansão com o melhor wisque: Pôxa, assim não dá para falar em Terceira via: Simplício? Marcílio? Klebinho? Bell? Socorro Leite? Tenha Santa Paciência!
ResponderExcluirtenho acompanhado aqui de São Luis, com bastante otimismo, as materias do seu blog.
ResponderExcluirSou uma pedreirense que não mora em São Luis a onze anos, mas sempre voto e busco saber das noticias da minha terra.
Nos ultimos anos, ouvi muito falar do Simplicio através de conterrãneos e de noticias que leio nos jornais e sempre me perguntava, meu Deus, será que é aquele mesmo que trabalhava na Fm Cidade quando ela começou?
Na última eleição, no dia da votação, eu encontrei com Simplicio, eu já tinha escolhido meu Deputado Federal, a pedido de uma amiga de Imperatriz, mas mudei de opinião assim que vi Simplicio, com o ar cansado, pois já era final de campanha. Votei nele não porque ele me pediu, mas porque na hora em que o vi percebi que ele não mudou como pessoa, pois assim como eu e outros da cidade tivemos uma melhor oportunidade de vencer na vida, mas nunca deixamos de estender a mão e fazer o que estiver ao nosso alcance para ajudar as pessoas e não tô falando de dinheiro, mas de ser e estar disponivel.
Paralelamente a tudo isso vejo alguns poucos incomodados e com inveja mesmo do desempenho dele na politica, alguns nem coragem de mostrar a cara tem mas ainda assim invejam o que ele tem conseguido.
Eu não, eu tenho orgulho de ver alguem da nossa geração, da nossa mesma condição financeira, alguém que não é filho de ex-prefeito nem de ex-politico correr atras de um sonho e lutar pelo que acredita, mostrando claramente que se quizesse dinheiro não estaria nesse caminho, pois sabemos que ele poderia conseguir por outros meios. Aliás, é mais um ponto a seu favor a sua posição politica estadual, pois temos um deputado em pedreiras que muda de lado a medida que a chave do cofre muda mão.
Simplicio, não posso ser falsa a ponto de dizer que sou sua amiga, mas posso e digo a quem me pergunta que tenho orgulho de ter convivido com você em Pedreiras por muito tempo, nas festas, festejos, eventos, nas horas ruins que procuro não lembrar e tenho orgulho de ver alguém como eu lutar e se destacar na cidade e no Estado do Maranhão, tive o impulso de escrever este depoimento depois de assistir agora a pouco na TV um pedaço do seu discurso num congresso que aconteceu ontem aqui na Câmara Municipal de São Luis.
Eu tenho certeza que a cidade tem muito a ganhar com você, precisamos de pessoas que sejam independentes, pois assim podem ser mais utéis ao municipio e não a um certo agrupamento de pessoas que toda politica se unem só pra saquear os cofres municipais.
Estou acompanhando a terceira via, tanto você como Marcilio são bons nomes, em 2012 pode apostar que você vai ter alguém trabalhando por você de graça.
Força pra lutar.
Coragem pra seguir.
Paciência para a inveja.
Compromisso com o povo acima de tudo.
é o que lhe desejo.
Teresa Gomes
A história da terceira via se deu com lideranças nacionais européias e norte americanas, todas jovens, que visavam algo diferente da direita e da esquerda existentes nas décadas de 80 e 90, que na verdade viviam o maniqueísmo de uma se contrapor antípodamente à política da outra num maniqueísmo que sempre terminava prejudicando a todos. E criaram a terceira via garantindo a participação básica do Estado na área social e na economia, como se juntassem o melhor das políticas de direita e de esquerda sem os ódios comuns. E deu certo no Reino Unido e em outros vários países da Europa e também nos Estados Unidos da América com Bill Clinton e agora com Obama, apesar do hiato desastroso de George W. Bush.
ResponderExcluirEm nossas Pedreiras e T. Vale, a nossa terceira via independe da coloração ideológica, porque capitaliza é o sentimenro de renovação e mudança da população para nossos dirigentes políticos, tão cansado, desiludido e sofrido está nosso povo com o descaso e a opressão dos políticos tradicionais, em especial com as as atuais gestões que capitalizaram esses sentimentos e foram eleitas justamente para corrigir as distorções que mais repetem e praticam atualmente.
Por princípio de terceira via, os personagens que aqui a representam tambpém são jovens, não exercem nem exerceram ainda cargos políticos locais e têm discursos combativos e cheios de esperanças. Mas alguns fatores de nossa realidade preocupam o sucesso de nossa terceira via. Vejamos:
1-A nossa população significativamente muito carente e até miserável é muito sensível ao assédio do poder econômico e tal abuso é por demais arraigado em nossa cultura política, que até os não miseráveis são vulneráveis a tal assédio;
2-A necessidade de uma estrutura de campanha que envolva um quantitativo signifivativo de dinheiro para bancá-la somente para as atividades da mesma;
3-O empreguismo pré-campanha e o uso e abuso da máquina pública na campanha eleitoral que em muitos casos reverte o jogo eleitoral em poucos dias;
4-A conjuntura de poder no governo estadual que é de opressão política aos não aliados e de derrame de dinheiro ilegal nas campanhas dos aliados do governo através de esquemas fraudulentos de liberação de verbas públicas;
5-Outra mazelas sociais e culturais mais que impedem o indivíduo de entender seu importante papel transformador de sua própria realidade.
Portanto, entendo que o maior inimigo da nossa terceira via é o nosso sistema e a atual realidade do nosso povo, isto é, o maior beneficiado desse processo de transformação não o entende e pode trabalhar contra si próprio.
Esse trabalho transformador só dará certo quando tal missão for entendida como uma missão de todos e todos se engajarem na mesma luta.