O POVO QUER SABER

ENTREVISTA COM ZÉ FERNANDES
Por: Joaquim Filho


Estamos de volta nesse espaço que tem sido de grande repercussão nas discussões políticas da nossa querida cidade de Trizidela do Vale, porém, ainda muito assustados e impressionados com atitudes e o comportamento de inveja e mesquinhez que povoam a mente e o coração de certas pessoas. É certo que o Sol nasce para todos, mas que cada um tenha a capacidade de procurar o seu espaço, sem que tome a sombra do outro.

Quem pensou que o Blog Pedras Verdes não iria dar sequencia nas entrevistas que estamos fazendo, com os pré-candidatos, se enganou; pois estamos de volta, trazendo aos nossos leitores, mais uma edição, dentro do quadro O POVO QUER SABER, realizada na tarde de sábado, do dia 19 de novembro de 2011, regado a suco de manga e canto de sabiá, na residência do pré-candidato de Trizidela do Vale, o senhor José Fernandes.


José de Araújo Fernandes, conhecido como Zé Fernandes, nasceu na cidade de Pedreiras, em 04 de janeiro de 1974, na Rua da antiga Cadeia Pública, nas proximidades da Rua Manuel Trindade.

Segundo Zé Fernandes, até os 10 anos de idade, ele fora criado no Povoado São Domingos; vindo para a cidade de Pedreiras, morar na Rua do Tamarindo, onde reside até a presente data.

Rebento do casal Maria de Araújo Fernandes e do empresário bastante conhecido na região, o senhor Braz Fernandes Neto. 

O empresário Zé Fernandes é proprietário de uma loja de autopeças, no Município de Trizidela do Vale; é formado em Administração, pela Faculdade de Educação São Francisco – FAESF, com especialização em Gestão Ambiental.

Zé Fernandes confessou ser solteiro, mas tem uma filha de 15 anos, a jovem Juliana S. Fernandes. Está filiado ao Partido Progressista – PP desde julho de 2011, no qual tem sido um militante ativo, expressivo e muito importante nas discussões políticas que têm ocorrido no Município de Trizidela do Vale.

Apesar de tímido e muito pacato, o rapaz demonstrou em suas palavras que está preparado para o grande desafio e, deixa bem claro que o seu nome poderá ser uma opção nas eleições de 2012.

Informamos que, ao transcrevermos a entrevista realizada com Zé Fernandes, procuramos manter o máximo da originalidade da mesma, conforme está no áudio, num gesto de respeito, transparência e seriedade para com o nosso trabalho, o entrevistado e nossos leitores.

Confira agora, na íntegra, texto e áudio, da entrevista que fizemos com Zé Fernandes.

Joaquim Filho: Zé Fernandes, você na sua apresentação já respondeu uma pergunta que nós tínhamos aqui, que é perguntar se você é pré-candidato. Você já confirmou isso aí. Nós gostaríamos de saber por que você é pré-candidato a Prefeito de Trizidela do Vale?

Zé Fernandes: Olha, Joaquim, sou pré-candidato a Prefeito porque vejo a eleição de 2012, uma eleição diferenciada. E, como falei anteriormente, me preparei para o cargo. Considero-me um pré-candidato preparado para exercer o cargo de Administração de Gestão Pública. Tendo em vista, não digo a má administração, mas tendo em vista a administração que deixa a desejar. E, também quero dar a minha contribuição para a Trizidela do Vale. Uma vez que o gestor anterior saiu e, hoje diz que em cada ponto da cidade tem uma participação dele; ou, o gestor atual que no final de 2012, está saindo também vai ter a mesma fala: dizer que tem a participação dele em cada ponto da cidade. No futuro quero dizer a mesma coisa. Posso dizer a mesma coisa e ter sucesso na Administração. Dizer que já dei a minha parcela de contribuição. Em seguida, pode vir outra pessoa que vai encontrar uma boa Administração, se assim, eu for um administrador de 2013 a 2016.

Joaquim Filho: Qual o Partido que você está filiado neste momento?

Zé Fernandes: Estou filiado no Partido Progressista. É um Partido que muito me motiva porque já fala no progresso. Ele também no seu slogan diz que você progressista quer participar, quer contribuir. Esse é o meu desejo com Trizidela do Vale.

Joaquim Filho: Zé Fernandes, existe hoje na Trizidela do Vale um grupo, que é um grupo de oposição à atual Administração que foi batizado de Grupão. Gostaria que você explicasse como e quando surgiu a ideia da formação desse Grupão? 

Zé Fernandes: O Grupo surgiu em 2010, antes da eleição de Governo Estadual. Onde existiu a união de dois grupos e denominou-se de Grupão e, fizemos a eleição para Deputado e Governo Estadual... E o grupo permaneceu unido. Então, se permaneceu unido, unido nós estamos com pessoas que já foram administradoras municipais: na área da educação, gestor, majoritário... Dentro do grupo nós temos um leque de experiência.

Joaquim Filho: Você acredita que esse Grupo vai seguir unido até o fim das eleições, independente de quem seja o nome do candidato a Prefeito de Trizidela do Vale?

Zé Fernandes: Eu tanto acredito como participo do Grupo, a gente divide (...). É um grupo que a gente divide idéias, soma ideias. E tenho certeza que o Grupo permanece unido, não somente até o final das eleições, mas permanece unido também na Administração Municipal, se assim, nós alcançarmos a ser majoritários.

Joaquim Filho: Zé Fernandes, eu particularmente faço uma análise da sua pessoa, porque já lhe conheço já há bastante tempo: assim como uma pessoa tímida, uma pessoa um pouco arredia dos acontecimentos sociais da cidade. De repente você surge assim como uma grande surpresa, participando de um grupo político, filiando-se a um partido e colocando seu nome a pré-candidato de Trizidela do Vale. Gostaria de saber de você como isso se deu? Como surgiu essa ideia repentina de voltar os olhos para a política?

Zé Fernandes: Olha, Joaquim, não é que eu surja de maneira repentina. Eu venho me preparando, me capacitando e, quando a gente se prepara, a gente quando... Vem a questão da Faculdade, o tempo é pouco, eu tenho uma empresa tenho que tomar de conta, tenho as minhas responsabilidades, tem a Faculdade, com isso o dia fica pequeno. Você tem que fazer uma visita a um povoado, a uma comunidade. Tem que estar dentro do meio político também. Então, de forma um pouco oculta, não de forma espontânea. Tenho que pegar experiência. Foi o que eu passei durante esses oito anos. Captando experiência política, tendo conhecimento. Então, para algumas pessoas, sim, é de forma, digamos, estranha, repentina... Mas, para mim, não. Quando eu fiz o meu planejamento, isso mais ou menos a oito anos atrás, é uma sequencia. Quando se faz um planejamento, é uma sequencia de trajetória que você tem que seguir, você não pode pular um degrau, você tem que fazer uma escada. É como subir uma escada, passo a passo. Aos olhos de algumas pessoas pode ser repentino, mas para mim, não. Para mim, não, é um planejamento.

Joaquim Filho: Já que você está falando de Administração, você gostaria de fazer uma análise da atual Gestão de Trizidela do Vale?

Zé Fernandes: Posso! Posso até fazer! Vou fazer dizendo que aos meus olhos a Administração atual deixa a desejar em todos os aspectos: Educação, Saúde, Agricultura, Infraestrutura e nos demais itens. Para mim, nenhum está 80%. Estão abaixo de 50% para mim. Então, essa é a minha análise que eu faço da atual Administração. Uma coisa boa que se tem na atual Administração, para a população como todo, o acesso é mais flexível. Esse é o meu ponto de vista.

Joaquim Filho: Zé Fernandes, agora a pouco nós conversávamos em off, antes de iniciarmos a nossa entrevista, onde nós preparávamos para você falar sobre os seus projetos. Eu até falava para você, que a gente ouve muito os políticos de hoje falarem em projeto, projeto, projeto e, que muitas vezes ficam no papel; e nós esquecemos um pouco aquela palavra que se chama planejamento. Eu ouvi você falar agora. Isso é fruto do curso de Administração que você fez. Qual o planejamento que você tem para a cidade de Trizidela do Vale?

Zé Fernandes: Olha, Joaquim, o planejamento para o administrador é essencial. Não podemos fazer uma administração sem um planejamento. Planejamento é uma regra que tem que se cumprir. Nosso projeto tem um planejamento chamado tripé. Esse tripé tem o foco voltado para a Educação, a Saúde, o Saneamento... Na Educação, eu posso até falar para você. Nesse tripe, o aluno, o professor e a estrutura. Isso dentro da Educação. As demais Secretarias, posso falar também para você. Temos uma equipe de 12 pessoas que a gente troca ideia e chegamos a um consenso. Essas 12 pessoas, cada uma tem uma área que ele é especialista, ele não só conhece, ele é especialista na área.

Joaquim Filho: Então, você acredita que adotando esse método, você pode fazer uma grande administração em Trizidela do Vale.

Zé Fernandes: Tenho certeza. Sou consciente que isso dá certo. Já vimos em outros locais. A nossa equipe não fica só em Trizidela, ela viaja e faz pesquisa em outros Estados, visita outros Estados e vê o que está dando certo. Isso eu posso afirmar para você. Dentro da minha equipe têm pessoas que já visitou Goiânia. Tem uma análise do Brasil, não só de Trizidela do Vale. O que nós podemos implantar em Trizidela para melhorar, uma vez que o índice de desemprego é grande em Trizidela? Nós precisamos implantar algo em Trizidela que possa melhorar a vida social das pessoas! Eu preciso como empresário, da comunidade que tem conhecimento. No momento que eu abro um emprego, ter pessoas capacitadas. Se não tiver pessoas capacitadas, não tem como empregar. Por isso, dentro da minha gestão tenho que capacitar do agente de limpeza até o professor.

Joaquim Filho: Então, com isso, você quer afirmar que o Zé Fernandes já está se preparando para ser prefeito de Trizidela do Vale?

Zé Fernandes: Estou me preparando, hoje sou pré-candidato. Eu tenho que mostrar para a população um discurso diferenciado. Mostrar um planejamento como uma cidade pode ser administrada. Não meramente dizer que vou fazer isso ou aquilo. Vou melhorar a Educação? Vou melhorar a Saúde? Eu quero mostrar para a comunidade como vou melhorar. Vou pontuar cada passo, tanto na zona urbana como na zona rural.

Joaquim Filho: Zé Fernandes, gostaria de lhe fazer mais uma pergunta: Vocês têm um prazo determinado para a escolha desse nome? Vocês ainda vão continuar trabalhando juntos, discutindo, gerando ideias, e se tem uma data um período para dizer quem é quem, quem vai, quem não vai, se alguém vai apoiar alguém. Isso já foi discutido dentro do Grupão?

Zé Fernandes: Já, sim, Joaquim! Isso, nós temos... O grupo tem um planejamento, tem etapas para ser cumprida, isso eu só não posso lhe dizer a data, é segredo de grupo. Quem não for passando na tabelinha, deve ficar no grupo com o compromisso de apoiar o escolhido do grupo. Temos prazo para pesquisa, prazo até mostrar e preparar o único que vai ficar para a campanha de 2012.

Joaquim Filho: Zé Fernandes, o blog Pedras Verdes agradece a você, que foi mais um entrevistado dentro do quadro O POVO QUER SABER. Nós agradecemos a você pelo seu tempo, pela sua atenção aqui na sua residência, e gostaria que você ficasse à vontade para as suas considerações finais.

Zé Fernandes: Joaquim, nas minhas considerações finais, eu gostaria de dizer que quem planeja tem o direito de sonhar, quem não planeja, nem esse direito tem. Esse é um conhecimento que tive e que adoto esse sistema. O outro é: se nós continuarmos fazendo as mesmas coisas, nós vamos ter os mesmos resultados. Por isso, me projeto para ser prefeito de Trizidela, para ter e fazer uma Administração diferenciada.

21 comentários:

  1. Minha nossa,como essa entrevista foi fraca em todos os aspectos, não sei como chamar isso de entrevista, seria então melhor chama-la de , a hora da merenda.

    ResponderExcluir
  2. ??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

    Quarta Via.

    ResponderExcluir
  3. Fernandes também sou Administrador planeja é uma palavra grega para muitos administradores públicos como o da nossa Trizidela do vale não estou mais em Trizidela mais ainda voto ai e ter uma administrador na prefeitura seria muito bom boa sorte.

    ResponderExcluir
  4. Zé Fernandes só lendo esta matéria entendi por que você fez gestão ambiental, sou geógrafo tem uma vaga pra mim nesse meio.

    ResponderExcluir
  5. E ai pessoal o cara fala em planejamento até o Joaquim ficou surpreso os outro Nei isso falarão será que esse também veio do morro dos caboclos pra incomoda o frei.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, você em poucas palavras conseguiu falar os seus objetivos. Não só Trizidela, mas também Pedreiras precisa de pessoas preparadas como você para administrar.
    JM

    ResponderExcluir
  7. Planejar é o primeiro passo pra quem tem um objetivo e pretende realizar, isso já é um bom começo. É importante que todos os candidatos ou pre-candidatos tenham metas, objetivos e saibam onde realmente querem chegar.

    ResponderExcluir
  8. Rapaz o Fernandes pelo menos diz que quer da sua parcela de contribuição na Trizidela como prefeito diferente de outros que quer participa de qualquer jeito.

    ResponderExcluir
  9. Zé, parabéns pela simplicidade, sinceridade e transparência. Cuidado para não pecar pela ingenuidade.
    Gostei.
    Muito boa sorte!

    ResponderExcluir
  10. Até agora não deu para entender a questão administrativa desse rapaz (feio pra burro), sempre falando na primeira pessoa, até parece uma outra pessoa quando está falando em agiotagem. Descansa meu garoto, esse caminho não será bom para você, sei que até descobriu o gosto pela política, mas se for para ele com um pensamento da primeira pessoa, pode virá caso de polícia. Pensando bem, caso de polícia acho que não dá, senão o atual gestor estaría aonde?

    ResponderExcluir
  11. Parabéns fernandes você foi bem, continue e deixe jogarem pedras. um abraço.

    Jorge Santos

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Zé, é pq o povo daqui está acostumado a baixaria, a vender os votos e quando lêem uma coisa séria, como foi o nível de sua entrevista, acabam achando que é besteira. Esse pensamento ai, se é que pode se chamar de pensamento, é para pessoas pequenas que não tem noção do que é política de verdade!!

    Lu

    ResponderExcluir
  13. Gosto desse blog, mas receio que essas matérias tornem o blog em um covil de Ladrões e salteadores... Sujos falando de mal lavados... Hipocritas e soberbos. A politica de Pedreiras e Trizidela me enoja. Em 2012 penso seriamente em votar em branco, já que aqui o tiririca não é candidato. Já que Branco não é sujo, apesar de não ser voto...
    Ass: Adriel Lima

    ResponderExcluir
  14. AÍ DEU BONTIO! É DA TERRA MESMO? VÁ EM FRENTE QUE VOTO É COISA LISA, PERGUNTA PARA O MORSANIEL E O BUDA.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns Zé Fernandes.

    Você é o primeiro pré-candidato a falar que tem um planejamento para todas as Secretarias. E principalmente que sua gestão será baseada em competência e não por indicação de A ou B. Mas cuidado, pois seu primeiro desafio será substituir os indigentes públicos (funcionpários públicos que puxam o saco de todo mundo só para ficar no emprego), por profissionais. Afinal, competência não é um pré requisitos que os Prefeitos têm priorizado.

    Quanto aos cometários negativos, não se preocupe, pois partem daqueles que são incompetentes para trabalhar, mas extremamente hábeis na arte de PUXA SACO.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  16. Parabéns,

    Realmente a entrevista mostra sua pré-disposição para fazer uma administração focada em principios administrativos(planejamento, organização, direção e controle). Dessa forma, vejo com bons olhos sua presença nesse novo cenário político.

    ResponderExcluir
  17. Só nao concordo quando dizem que o grupão é oposição ao governo balé. QUE OPOSIÇÃO QUE NADA!
    Nao vi nada de efetivo para eles se intitulares oposição... as coisas acontecem e ninguem se levanta para defender o povo de trizidela.

    ResponderExcluir
  18. Eu ainda busco encontrar nessa entrevista o que há de diferente quando o indivíduo fala de seu "planejamento tripé". Não sei que inovação estão descritas nessas palavras. Saúde, educação e saneamento(infraestrutura) são as bases de um município e como tal sempre estão presentes em qualquer discurso político - daqui surge minha dúvida, cadê a novidade? Sem contar que, como clichê, descreve o tripé e não diz o que fará para concretizá-lo, é, por que possuir profissionais (médico, pedagogo e engenheiro - sei lá o que tem na equipe dele) não significa ausência de erros, pois todas as decisões estão propícias a falhas. Acrescento, há muita gente boa, melhores que especialistas, e que não possuem a formação necessária. DICA AO RECÉM POLÍTICO: Quer ser político, especialize-se em Ciências Políticas. Seguindo sua linha de raciocínio tenho certeza que arrasará!
    Planejar é fácil e todos fazem, inclusive possuindo as mesmas metas, divergente a isto acredito que AÇÃO é a palavra, é o que falta na maioria das administrações e predispõe ao déficit encontrado em todas elas - não generalizo e digo que não há ação nenhuma, há sim (pelo menos o mínimo) são somente impossíveis de se alcançar os sonhados fins.
    Em se tratando de delinear, no futuro, a parcela de contribuição na cidade caso venha a ocupar o cargo executivo, considero mera ostentação desnecessária ou, de outro modo, o caro e os demais ainda não souberam discernir o objetivo do Poder Executivo; quero dizer que o cargo A NÍVEL MUNICIPAL tem como OBRIGAÇÃO a administrar o serviço público na área da saúde, educação, infraestrutura, segurança, transporte e cultura; pra ficar ainda mais claro, concluo: o papel, a obrigação do prefeito é garantir o mínimo de assistência social e isso não passa de UM DEVER LEGAL.
    Poupe-me!
    =SS

    ResponderExcluir
  19. Eu ainda busco encontrar nessa entrevista o que há de diferente quando o indivíduo fala de seu "planejamento tripé". Não sei que inovação estão descritas nessas palavras. Saúde, educação e saneamento(infraestrutura) são as bases de um município e como tal sempre estão presentes em qualquer discurso político - daqui surge minha dúvida, cadê a novidade? Sem contar que, como clichê, descreve o tripé e não diz o que fará para concretizá-lo, é, por que possuir profissionais (médico, pedagogo e engenheiro - sei lá o que tem na equipe dele) não significa ausência de erros, pois todas as decisões estão propícias a falhas. Acrescento, há muita gente boa, melhores que especialistas, e que não possuem a formação necessária. DICA AO RECÉM POLÍTICO: Quer ser político, especialize-se em Ciências Políticas. Seguindo sua linha de raciocínio tenho certeza que arrasará!
    Planejar é fácil e todos fazem, inclusive possuindo as mesmas metas, divergente a isto acredito que AÇÃO é a palavra, é o que falta na maioria das administrações e predispõe ao déficit encontrado em todas elas - não generalizo e digo que não há ação nenhuma, há sim (pelo menos o mínimo) são somente impossíveis de se alcançar os sonhados fins.
    Em se tratando de delinear, no futuro, a parcela de contribuição na cidade caso venha a ocupar o cargo executivo, considero mera ostentação desnecessária ou, de outro modo, o caro e os demais ainda não souberam discernir o objetivo do Poder Executivo; quero dizer que o cargo A NÍVEL MUNICIPAL tem como OBRIGAÇÃO a administrar o serviço público na área da saúde, educação, infraestrutura, segurança, transporte e cultura; pra ficar ainda mais claro, concluo: o papel, a obrigação do prefeito é garantir o mínimo de assistência social e isso não passa de UM DEVER LEGAL.
    Poupe-me!
    =ANGELA'SS

    ResponderExcluir
  20. O bom prefeito é aquele que está a serviço do município, conhece as necessidades de cada comunidade e resolve seus problemas. Não só administra com dedicação e seriedade, mas também presta contas de seu trabalho, espera-se fidelidade ao seu povo, expressa no cumprimento do programa de governo, capacidade administrativa, liderança política, bom conhecimento dos assuntos da cidade, equilíbrio no enfrentamento de crises, postura de diálogo aliada à capacidade de decisão no tempo oportuno, paciência e disponibilidade para ouvir a população e os vereadores, tolerância quanto à diversidade de estilo das pessoas com quem trabalha, disponibilidade para ter presença contínua no município e hábito de trabalhar com planejamento e em equipe. o bom prefeito deve ter as qualidades necessárias para uma vida política sadia e honesta, com transparência nas atividades públicas, separação completa entre os recursos públicos e os interesses da família, dos amigos, de empresas e do partido.Pede-se a um bom prefeito que seja competente na arrecadação de recursos para dar conta das demandas populares.Não vai ser fácil encontrar.

    LRMCC

    ResponderExcluir
  21. Zé Fernandes
    Ola, amigos e amigas que leram e comentaram minha entrevista no blog, agradeço a todos pelas criticas e sugestão, quero agradecer em especial ao 20º comentário feito por LRMCC é uma pena que não consigo identifica a pessoa pela sigla rsrsrs, pessoas com esses pensamentos, idéias, conhecimentos e etc...é que precisamos na política seja ela publica ou social fico muito grato por suas palavras eu Jose de Araujo Fernandes lembrarei sempre de seu comentário.No que toca quanto a competência terei a humildade e competência para forma uma equipe de conhecimento especifico por área e com sinergia de cooperativismo em linha horizontal ,com objetivo a ser alcançado isso faz parte das competências de um Administrador,eu sempre comparo um bom Administrador com um bom Advogado (para um bom Advogado ,quanto mais difícil o problema resolvido por ele mais eleva seu nome de um bom Advogado para o bom Administrador quando ele consegue ergue uma Instituição que esta desacreditada o seu nome será ressaltado como um Administrador.)
    Um Abraço a todos e 2012 já chegou.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.