BELMIRO NA MIRA

Por: Joaquim Filho  

Estamos chegando ao fim de 2011 e, muito se falou, especulou e discutiu sobre o futuro político de Pedreiras e Trizidela do Vale. Os partidos que apresentarão seus candidatos a vereador e a prefeito, nas próximas eleições também se organizaram e agora estão montando as suas estratégias no intuito de lograrem êxito no pleito vindouro. 

E assim, a cada dia que passa, é pública e notória a mobilização organizacional dos Partidos Políticos, dos seus respectivos representantes e filiados, no sentido de demarcarem espaço no campo das ideias, através do diálogo e do entendimento livre e democrático. 
Há quem fale de grupão, de grupinho, de terceira via e até mesmo os que estão em cima do muro esperando a hora certa de tomar uma decisão. Alguns velhos “caciques” querendo voltar; outros trabalhando para se sustentarem no poder através de seus sucessores; por outro lado, percebe-se o surgimento de algumas pessoas inteligentes, apresentando um novo discurso. São as caras novas que com certeza vão dar muito trabalho a quem pensa que essa batalha vai ser fácil. 

Aprendi que Política é dinâmica, ou seja, o cenário que se apresenta hoje, amanhã poderá ser bem diferente. Tudo pode mudar num piscar de olho. O que pode ser interessante num dado momento presente, em outro, poderá não ser tão relevante assim. 

Sem nenhuma modéstia, mas depois que criamos no blog o espaço “O POVO QUER SABER”, percebemos que as discussões políticas que antes eram travadas nos bastidores e nas reuniões sigilosas dos grupos políticos de Pedreiras e Trizidela do Vale vieram à tona com mais respaldo e, se propagam numa rapidez impressionante. Isso, graças ao advento da Internet. 

Bom, como já falamos que política é dinâmica, a prova dessa teoria é que constantemente fatos novos estão surgindo, vindo para a boca do povo e para o cenário político-local. 

O empresário Belmiro de Sousa Neto, popularmente conhecido por Belmiro, que esteve vereador entre os anos de 2000 a 2004, pelo Partido Trabalhista – PTB, no segundo mandato do ex-prefeito Paulo Maratá, no Município de Trizidela do Vale, tem surpreendido àqueles que pensavam que o rapaz havia esquecido o mundo da política. 

Quando Belmiro fora eleito a vereador, em Trizidela do Vale, teve uma votação expressiva de 785 votos e, quando partiu para a reeleição em 2008, foi o sexto vereador mais bem votado, porém, o que lhe impediu de assumir a Cadeira no Legislativo Municipal fora a coligação do seu partido, na época, o Partido Verde - PV, que matematicamente não atingiu o quociente necessário. 

O tempo passou... Muita água rolou por baixo da ponte que une as duas Cidades. Mas uma coisa é certa: todo rio que passa numa cidade não leva a esperança dos seus habitantes. 

Mesmo que não tenha assumido uma cadeira no Legislativo Municipal de Trizidela do Vale, Belmiro continuou ao lado dos seus amigos, sendo útil na hora da precisão, dentro dos seus limites e das reais possibilidades que estão ao seu alcance. Não é à-toa que ainda hoje tem respeito e carinho dos munícipes da Rua do Campo, Baixada, Bairro Jerusalém, Bairro Aeroporto e zona rural, locais os quais o ex-vereador tem serviços prestados. 

Embora seja casado com a senhora Ana Maratá, irmã do empresário e ex-prefeito por duas vezes de Trizidela do Vale, Paulo Maratá; irmão do empresário, construtor, poeta, compositor e pré-candidato a prefeito de Pedreiras, Paul Getty; sobrinho do industrial, ex-vereador e ex-prefeito de Pedreiras, Josenil Bezerra do Nascimento; primo do funcionário público federal e ex-vereador, Emanuel Anselmo do Nascimento; primo de Dr. Paulo César, ex-vereador e ex-vice-prefeito de Pedreiras; oriundo de uma família tradicional na política local, Belmiro tem caminhado com suas próprias pernas e, conseguido se sobressair muito bem, como político e empresário no ramo gráfico (proprietário da Gráfica Mearim), com o nome e a imagem ilibados, que construíra nesses longos anos de trabalho e dedicação à sua querida Trizidela do Vale. 

Belmiro é de uma geração privilegiada. Explico: nasceu numa época em que a Trizidela do Vale era um bairro de Pedreiras. Portanto, quem nasceu em Pedreiras quando a mesma tinha como bairro a Trizidela, indubitavelmente, pode se considerar pedreirense e trizidelense. 

Portanto, caríssimos eleitores de Trizidela do Vale, longe de nós, a maestria em criadores de fatos, mas, não se espantem com o que eu lhes falo e escrevo. Muita coisa poderá vir acontecer na política de Trizidela do Vale, inclusive uma possível candidatura a vereador, ou quem sabe, a prefeito de Trizidela do Vale, do ex-vereador Belmiro, pelo PC do B. 

Joaquim Ferreira Filho 
Graduado em Letras pela Faculdade de Educação São Francisco – FAESF 
Membro-fundador da Academia Pedreirense de Letras - APL

13 comentários:

  1. Muito bem feita a crônica poeta. Tu é foda, quando escreve criticando alguém o cara vai lá pra baixo. Assim foi com o Jânio sobre a origem da riqueza dele e da família. Agora com Belmiro depois dessa o homem vai ficar forte pra dedel.

    Maratando

    ResponderExcluir
  2. Fala aí meu amigo Belmiro, tô contigo cara, realmente vc nunca esqueceu a gente aqui do Jerusalem. o rapaz do blog o Mister M enxeu tua bola, mais tu merece.

    Deusdete

    ResponderExcluir
  3. Mr. Heel ou seja lá quem for, mas vocês são bem criativos em relação a esse blog que vai ser o diferencial nas prossimas eleição de pedreiras e trezidela do vale.

    Admirador do Blog

    ResponderExcluir
  4. Trizidela passa por momentos de instabilidade politica sem nomes pre-definidos, portanto quando ha ventilacao de um nome novo sempre vislumbra a esperança de novos ares e um futuro promissor e digno para o povo Trizidelense. Nome novo vida nova.

    Voto Consciente

    ResponderExcluir
  5. quero falar sob belmiro que e uma pessoa que nuca esqueceu do povo de trezidela do vale sempre veijo ele em todo lugar e nao e vereador mais sempre presente se for candidato a vereador ou a prefeito estarei com voce 10.....

    ResponderExcluir
  6. CLARO, OBJETIVO E SEM RODEIOS: SE O PAULO MARATÁ NÃO PUDER SER CANDIDATO POR CONTA DA LEI FICHA LIMPA O BELMIRO TEM TUDO PRA SER O PRÓXIMO PREFEITO DE TRIZIDELA, SE APOIADO PELO HOMEM DO PARQUE.

    ANALISTA POLÍTICO

    ResponderExcluir
  7. Não por favor não toda essa gente já tiveram suas oportunidades deixa q outros q não tiveram, no final agente soma e ver quem roubou mais certo. eleitores acordem.

    ResponderExcluir
  8. Belmiro um grande exemplo de pessoa e de homem integro,pois desde que o conheci sempre se mostrou ser uma pessoa bem povão e por tudo isso merece também uma chance não agora,porque "ELE" está voltando e com certeza com apoio de Belmiro que poderá ser vereador eleito pela " VONTADE" do povo.

    ResponderExcluir
  9. VOCE SIM TEM CAPACIDADE DE SER CANDIDATO PORQUE CONHECE O POVO DE TREZIDELA DO VALE

    ResponderExcluir
  10. Muito bom, eu voto em Belmiro, ele é irmão de um cara lutador e humilde, o paul guette

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É amigo, PaulGuety pode até ter sido uma cara humilde e lutador, porem foi só subir alguns degraus na vida, tem mostrado que nãó é diferente de tantos outros arrogantes por ai, o homem hoje é estrela demais, acho que não sabe mais nem o que é "humildade"

      Excluir
  11. TREZIDELA DEM QUE MOSTRA PESSOAS COM VOCE QUE NUCA MUDOU SEMPRE DO MESMO FEITO FALA COM AS PESSOAS EM QUALQUER LUGAR GOSTO DO JEITO DE SER VOCE E UM RAPAZ LEGAL.

    ResponderExcluir
  12. A POLÍTICA É ALGO CUJOS EFEITOS VÃO ALÉM DO QUE IMAGINAMOS, ENTÃO PODEMOS SER ENGANADOS POR MUITOS POLÍTICOS QUE TEM POR AI, CUIDADO NA HORA DE VOTAR, POIS ESSE VOTO PODE MUDAR O RUMO DE UMA SOCIEDADE POBRE E HUMILDE QUE PRECISA MUITO... VAMOS LÁ, BELMIRO É UM ÓTIMO CANDIDATO A PREFEITO DE TRIZIDELA DO VALE, COM CERTEZA ELE DEVERÁ E FARÁ BASTANTES MELHORAS NA SAÚDE DO MUNICÍPIO (POIS É UMA VERGONHA; NA VERDADE NEM HOSPITAL EXISTE), EDUCAÇÃO, MELHORAR A INFRAESTRUTURA DA CIDADE E LEVAR ESSA POPULAÇÃO HÁ UMA VIDA DIGNA DE UM SER.
    #MAS UMA VERGONHA NA CIDADE DE TRIZIDELA DO VALE SÃO AQUELAS CASAS TODAS RACHADAS, POR CAUSA DO MAU USO DO DINHEIRO PÚBLICO, ASSIM COMPRANDO MATERIAIS DE MÁ QUALIDADE E ASSIM COLOCANDO EM RISCO A VIDA DE PESSOAS QUE ALI ABITAM.

    VOTE CONSCIENTE :)

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.