UM BRINDE A PEDREIRAS

O BLOG Pedras Verdes tem o honra de publicar:
Paul Getty S Nascimento
APL – Academia Pedreirense de Letras


Pedreiras que desde a sua emancipação em 27.04.1920 vive eternamente em festa. Cidade de tantas lutas, de agruras, de sonhos, de pesadelos, de vitórias e algumas derrotas também. "O campo da derrota não está povoado de fracassos, mas de homens que tombaram antes de vencer". (Abraham Lincoln)
  A terra do maranhense do século, João do Vale e do renomado Dr. José Eduardo Moraes Rego de Sousa, o principal nome da cardiologia mundial. Pedreiras uma cidade comprometida com o futuro, porém encontra-se receosa dos riscos que segundo a segundo tem que assumir pela sua grandeza e importância que tem na região do Mearim. Pedreiras vive incessantemente momentos decisivos de luta pela sobrevivência, e quem a ama verdadeiramente, a cada instante, a cada momento, administra as suas carências - que não são poucas!
 Essa terra cantada e decantada em verso e prosa com muita beleza por esse imenso Brasil, nunca experimenta o envelhecimento, pois sua renovação em todos os segmentos é uma constante.
 Pedreiras é sinônimo de cultura e arte. O cartão postal do meu coração não despreza o centro dessa cidade, nem esconde a periferia. Em Pedreiras, os apaixonados vivem a dizer que arte e poesia, brotam das ruas sem asfalto, e segundo os românticos as pedras se alegram; Dom Jacinto veja como é bonito / A igreja preparada pro festejo de São Benedito.
Pedreiras de tantas lendas, mais verdadeira do que a própria história, é um precioso documento que grava, que comove, e fica para sempre na memória do povo. Conhece a velha piada que diz que não pode se esticar a perna em Pedreiras sem antes chutar o traseiro de um poeta? Será então uma lenda que “o poeta é uma mentira que sempre diz a verdade”? Só sei que nessa cidade abençoada até as pedras declamam; Frei Raimundo, tua santa missa é bela / Na igreja de Santo Antônio abençoando a Tresidela...

Devemos cobrar de nós mesmos filhos dessa terra e daqueles (adotados) que a escolherem para morar, que a cada ano que passa, cada momento de trabalho fique marcado no coração de nossa gente, já que pelo menos estamos tentando construir uma cidade melhor, uma vez que não existem fronteiras ou limites para alcançarmos nossos objetivos.
 O caminho das pedras vive no limiar da nossa linha imaginária, pois só elas têm o poder de desatar os nós de poesia, os nós cegos do silêncio, e por isso, com razão, as pedras em Pedreiras nunca se cansam; João Munis, hoje teu boi não dança / João de Bronze, tua arte não me cansa!
A educação é tudo. Ela liberta e eleva a consciência do ser humano. Porém, isso feito com responsabilidade e enquadrado em uma ótica em que primeiramente vem à educação, seguida pela cultura, como pilares formadores de um cidadão consciente, e inerente a isso estão as suas raízes como manifestação da força do seu povo. Daí conclui-se que em Pedreiras as pedras educam; Zé Cirilo vê se aprende a lição / Senão vai entrar agora na palmatória do seu Conceição.   Iraci Melo, Colégio Gonçalves Dias / ver teus alunos doutores é motivo de orgulho e de grande alegria.
Meus ouvidos acabaram de acordar com o som da cidade, com os gritos dos vendedores, com o vozerio na feira, com o som dos alto-falantes, tenho a sorte de morar num bairro em que se ouve o sino da igreja, um som extremamente doce, nessa nota que entoa as pedras tocam e pedem bis; Brandinho dê o tom no violão, / Que Paulo Geovane encanta com a voz saída do seu coração! Chico Viola dê o tom pra Damião / pra ele fazer um repente falando em Diouro e também em João.
Pedreiras é de uma gama infinita de artistas, de uma musicalidade inata. O som é uma voz que circula o ar e que invade a todos nós e nos permite sentir e sonhar. Os sons que tocam no meu coração são os mesmos que tocam na alma. Segundo os deuses, na Princesa do Mearim as pedras se encontram mais do que noutros lugares, mas com uma diferença singular: aqui elas cantam e encantam - Garrincha solte aqui seu vozeirão / Pra enaltecer Pedreiras e encantar o Maranhão!  Pedreiras meu pedaço de canção / minha cidade, minha poesia / Verso, universo da minha alegria / Terra onde plantei meu coração.

38 comentários:

  1. É muito difícil falar das pessoas das quais temos um grande respeito e amizade, pois passamos a ser suspeitos. É o meu caso em relação ao belíssimo texto do meu confrade PAUL GETTY, que com maestria mergulhou na mais pura essência da história e da beleza da cidade para falar do verdadeiro valor que tem essa terra-mãe de muitos poetas. Parabenizo-o pela coragem que o caro confrade está tendo em colocar um texto pessoal num blog de grande repercussão, no qual está sujeito às críticas e aos elogios dos leitores. Isso é demonstração de amadurecimento, coragem e personalidade. Paul Getty, você com certeza só veio ilustrar esse blog, que como você diz num comentário que "é de todos nós, de quem o faz".

    ResponderExcluir
  2. Que coisa boa e magica. este blog me fascina. juntamente com a especular comunicacao. ainda mais com belo texto dessa envergadura. Vejam so estou na porta de casa com meu celular.scina. juntamente com a especular comunicacao. ainda mais com belo texto dessa envergadura. Vejam so estou na porta de casa com meu celular.

    ResponderExcluir
  3. Belo texto Poeta, só assim este blog que um alívio quando alguém que sabe segurar a pena colabora com o mesmo, senão vamos cair numa babarie sem fim...bem da verdade, os poetas deram uma força para o blog, espero que continue assim.
    Um conselho: venha para mais perto do povo, seu nome já está bem divulgado, mas ninguém ainda lhe conhece, seria bom que homens como você estivesse figurando na disputa do próximo pleito.

    Com Beijinhos,
    Maria Helena Soares

    ResponderExcluir
  4. A Maria Helena Soares foi muito sábia quando lhe deu o seguinte conselho: "VENHA PARA PERTO DO POVO". Já vi amigos seus comentando que você deveria sair do carrão, circular a pé pelas ruas da cidade, quem sabe iria ver os buracos e sujeira que é essa cidade. Não se transforma aquilo que não conhece. E você precisa conhecer a sua cidade e o seu povo. A crônica? Pôxa, excelenteeeeeee!

    MARIA DO ROSÁRIO
    Professora Aposentada

    ResponderExcluir
  5. Sra Maria do Rosário, obrigado pela crítica construtiva. As dificuldades de um povo principalmente a dos nossos conterrâneos só pode ser sentida e vivida se andares no meio deles, concordo, e o tenho feito isso constantemente. Portanto tenho andado pelos bairros e ruas da nossa cidade... Passei uma semana andando no Matadouro, Rua da Estrela e Travessa da Estrela pontos críticos afetados anualmente pelas enchentes, um problema crônico. (que tem solução, basta querer). Tenho andado na Rua 27 de Abril (no bairro do mutirão) que é a data de aniversário de Pedreiras, mas infelizmente lá não tem nada o que se comemorar, o descaso e a falta de assistência é absurda para com aquelas pessoas. Esses são pequenos exemplos de onde tenho andado, gostaria de ter a oportunidade de lhe falar pessoalmente sobre tudo o que eu conheço da nossa cidade. Finalizando: o amor pela sua cidade é único sentimento capaz de TRASNFORMAR a vida das pessoas.

    Paul Getty S Nascimento

    ResponderExcluir
  6. Paul Getty, não tem mais jeito o povo lhe vê como candidato, está consolidado. Vejo essas críticas como elementos sinceros de quem quer construir ou simplesmente quer algo de bem para a cidade.

    Dona Maria Helena Santos, por favor seja mais direta quanto ao seu ponto de vista, pois almejo em breve "segurar a pena" tão bem quanto meus colegas poetas.

    Quanto à falta de civilidade no blog, não se preocupe, o mais pacato cidadão filho do Mearim, tem em dentro de si o espírito de um BÁRBARO.

    Barbarize-se e horrorize-se com nossa municipalidade ou a falta dela.

    ResponderExcluir
  7. Mais um que se intitula pedreirense,embora seja ,nunca contribuiu com nada em nossa cidade e agora aparece patrocinando até briga de galo e o mais perigoso querendo ser prefeito de Pedreiras,pensem nisso e cuidado ,pois já temos provas suficientes de candidatos que gastaram milhões para ganhar a eleição e depois de eleito é o povo que paga....Pensem ,analisem ,poderem...Chega PEDREIRAS DE TANTO SOFRIMENTO.

    ResponderExcluir
  8. É, meu amigo, mostrou a cara a qui no BLOG, leva porrada mesmo. Sabe por que? Porque o mundo é feito e movimentado por uma máquina que tem diversas engrenagens, nas quais, cada uma tem a sua especificidade. Traduzindo: cada pessoa tem uma forma de ver o mundo. Por isso que a visão e o discurso de um, não contempla a visão de outrem. Pena que ainda haja certos "donos-da-verdade" que vão para as mesas de bar encher o monossílabo de cachaça e pensam ser filósofos, saberem tudo. De qualquer forma, a sua postura diante das críticas está excelente.
    Deu a cara, leva tapa. Primeiro foi Moisés Abílio, depois Samuel Barrêto, veio Joaquim Filho e, por fim, você. Todos que ousarem escrever aqui vão estar sujeito a elogios e vaias. Pena que Samuel Barrêto se zangou e não soube aceitar as críticas em relação a crônica dele.

    ResponderExcluir
  9. Eu já tinha lido o blog do paul guetti se o cérebro dele for isso aí não serve nem pra vereador, não dá pra entender como fez músicas...
    O texto é longo e não trás nada de novo ao debate, parece uma crônica que nada com coisa alguma.
    É só mais um que acha que basta ter dinheiro e tu se resolve, o problema é que assim como o intelecto, o dinheiro nem é tanto assim.
    Aqui em pedreiras tem esse mal, quando uma pessoa faz uma coisa, como abrir uma farmacia, todo mundo abre também por que acha que pode fazer igual, mas Totonho já viu que na politica, não basta querer, tem saber fazer e esse PG ainda tem muita estrada pra rodar.

    ResponderExcluir
  10. Ao menos ele PENSA ... não tenho nada contra nem a favor (na política não conheço seus projetos). Parabenizo (como Poeta) por demonstrar seu amor, paixão a sua cidade.

    ResponderExcluir
  11. Caro amigo Paul Getty, é com imenso prazer que deixo minha mensagem a esse belíssimo texto que entre linhas já o conheço através da musicalidade e de suas composições. Os escritores e poetas captam e revelam o comum dos mortais não percebeu, nem intuiu. Eles verbalizam com engenho e arte, o que o povo da ruas vê e sente, mas estes(povo das ruas) não consegue traduzir em palavras tão bem quanto você POETA.
    Expressar Pedreiras na arte, cultura, poesia e música está em tuas veias. Sim, porque estás fielmente presente no meio de nós que somos cidadãos pedreirenses. A nossa Princesa do Mearim, a cada dia, clama através do seu povo por dias melhores. Precisamos pois, acolhermos os teus anseios, que também são os nosso, e fazermos uma "corrente pra frente".

    Abraços, Josiane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara amiga Jôse, minha eterna vozinha já dizia: da boca até chegar ao coração é uma boa estrada a se caminhar! bonito seu elogio ao Paul Getty, é pena que ele não valorize com dignidede a amizade que você e seu esposo Poliart tem a ele, e descobrí isso através de umas meias dúzias de palavras faladas por ele mesmo quando dizia:" não vejo mais o bar do poliarte como um local adequado para para eu estar,tenho que me apresentar em locais mais sociaveis". Assim sendo amiga, fiquei triste com esta declaração, afinal Poliarte sempre foi meio irmão do nosso amigo, e agora que o hoem ainda nem é candidato de verdade, já está se achando! Maiana.

      Excluir
  12. Com certeza esse cara não se chama Edilson, pois as pessoas que conheço nessa cidade com essa graça, não são imbecis a esse ponto. Posso até citar: Edilson Branco (Sec. Meio ambiente competente), Edilson Macêdo (Professor de Filosofia. Esse sabe das coisas), Edilson da Faesf (rapaz educado e competente), Edilson Araújo (Empresário honesto e trabalhador),Edilson Alencar (Oftalmologista de renome) e muitos Edilson que não falaria dessa forma. Segundo o DETETIVE, esse edilson é o mesmo CU de PEBA que fica azarando a vida dos outros. Vê que nem ecrever esse edilson com e minúsculo sabe.

    Dalluz Guedys
    Acadêmico de Direito CEUMA/MA

    ResponderExcluir
  13. Edilson, procura o teu lugar, os caras aí é tudo letrado. Vai tomar tua cachaça com sal e limão no bar do cacique. Tu bate e vem 10 e defende o barão. O home tem pano pra manga.

    MENGO

    ResponderExcluir
  14. Não puxo saco de ninguém, nem mesmo conheço o Sr. Paul Getty a não ser de vista e de falar rapidamente. Digo a ele: meu caro e nobre Pedreirense, belo poeta, escritor e compositor se trilhar verdadeiramente pelos campos da política, com esse coração doce e leve, serás um ótimo governista, pois, administrador você já é. Nunca vista a maldita máscara de bandido nem tampouco a pele ovelha, pois você é um lobo verdadeiramente; domesticado é bem verdade, mas, um lobo que sabe fazer a coisas certas dentro da matilha governamental.

    Luis Sousa
    Pedreiras - MA

    ResponderExcluir
  15. Belo poeta??? Rapá se esse Luis Sousa existe ele deve ter se olhado espelho ao fazer esse comentário. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  16. Psicólogos...
    Tarólogos...
    Adivinhólogos...(permitam-me o neologismo)

    Faltam os (bons)comentaristas...

    ResponderExcluir
  17. Como fazer um bom comentário arauto?? Besteira puxa besteira. Rapaz nossa pedreiras se acabou mesmo, isso aí quer político aqui, nós que já tivemos Carlos melo, Joselio, Kleber, agora temos que conviver com um bando de bandidos ou então gente metida a intelectual como esse aí.
    Fraco. Concordo com a pessoa que criticou lá atrás, pois se o que sobrou por aqui foi gente desse naipe nós estamos todos é ferrados.

    ResponderExcluir
  18. Aí chega mais um tal de Aráuto VIADOLÓGO.. ENTÃO TÁ TUDO CERTO.

    CARCARÁ SANGUINOLENTO

    ResponderExcluir
  19. A Besteira puxa os bestas. Rapaz e não é que deu certo... eu sou mesmo besta e tu é besta e otário. hahahahahaha

    digo mais. Quem diz que Pedreiras se acabou é melhor que se acostume, pois já comprei meu saco de cimento e meus tijolos. Vai para tua mansão lá em São Luís que é melhor. Deixa que a PF vai chegar lá, para nos trazer... o dinheiro de volta.

    Caracará do Matadouro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passados 5 anos e até hoje a PF nunca apareceu na casa dele. Inveja é o maior dos pecados capitais

      Excluir
  20. Tsc, tsc...

    A isca fisgou uma mente vazia!

    Ser contrariado não é prova pra qualquer um...

    ResponderExcluir
  21. Bem, voltando às ideias e aos comentários tecidos em volta delas!

    ResponderExcluir
  22. Olha, esse Luis aí se entregou mesmo : "belo poeta" e "coração doce e leve" é. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Eu já tinha visto narcisista, mas essa foi demais.

    ResponderExcluir
  23. Um pedreirense sair de Pedreiras sem perspectivas alguma, sem saber que rumo tomar, e chegar numa grande capital sem eira e nem beira, e sozinho, com trabalho, dedicação, honestidade, conseguir fazer sucesso, se dar bem na vida, infelizmente isso incomoda. E mais: divulgar todos os dias a sua cidade na mídia, sonhar com dias melhores para seus conterrâneos, querer o progresso da sua cidade, não sei que mal ele fez aos pedreirenses fazendo isso? É amigo, como dizem: fazer sucesso no seu estado, ou na sua própria cidade, é ofensal pessoal. Desculpe Carcará do Matadouro se o meu amigo Paul Getty te ofendeu.

    Juliana Santos

    ResponderExcluir
  24. Depois de ler este texto maravilhoso e sonhar por alguns instantes com uma cidade que respeite seus moradores, acabo tendo que voltar a realidade e fazer uma pequena critica não ao texto nem as críticas do mesmo aqui citadas neste blog, mas sim do sistema de saúde da cidade de Pedreiras onde pessoas morrem na porta do hospital sem atendimento adequado, sem falar da falta de médicos tanto em plantões quanto em horário normal de atendimento, se sabe que a cidade de pedreiras tem um hospital próprio, mas de que adianta se não tem material humano suficiente para atender a população, sem falar da falta de medicamentos, estrutura do hospital que esta caindo aos pedaços, entre outros problemas que podem ser encontradas no hospital de Pedreiras. Sei que a dificuldade é enorme do secretário de saúde em administrar tudo isso, mas veja que já faz quase oito anos de administração do atual grupo e praticamente nada mudou, fica aqui a minha pergunta será que o povo de Pedreiras irá aceitar mais quatro anos com este grupo político comandado por empresários ou irá apostar em sangue novo, Pedreiras está precisando de ajuda e quem pode ajudá-la somos nós com nossa arma que se chama titulo eleitoral não vamos vender nosso voto ou nos deixar levar por promessas infundadas vamos analisar com calma e ver o que podemos fazer por nossa cidade já tão massacrada por essa corja política, 2012 ano de mudança.

    ResponderExcluir
  25. JULIANA, Me refiro a esta critica:

    "Anônimo disse...
    Como fazer um bom comentário arauto?? Besteira puxa besteira. Rapaz nossa pedreiras se acabou mesmo, isso aí quer político aqui, nós que já tivemos Carlos melo, Joselio, Kleber, agora temos que conviver com um bando de bandidos ou então gente metida a intelectual como esse aí.
    Fraco. Concordo com a pessoa que criticou lá atrás, pois se o que sobrou por aqui foi gente desse naipe nós estamos todos é ferrados.
    4 de setembro de 2011 17:15"

    NÃO AO SR. PAUL GETTY.

    OS BANDIDOS QUE FALO EM MINHA CRITICA SÃO ESSES PUXA SACO DA PREFEITURA QUE FICAM AQUI QUERENDO QUEIMAR O CARA,

    ResponderExcluir
  26. de: Carcará do Matadouro

    para: Juliana Santos

    ResponderExcluir
  27. paul getty e pastor bel, um vai para o cocalim e o outro para o beleleu. o prefeito que e de pedreiras foi embora imaginem voces. sera que pedreiras vai continuar sendo a cidade de TOLOS. resta saber quem vai descer na canoa do mearim e quem vai nas asas do carcara. essa onça e pirata.e o jacare nada de costa. dupla famosa PIRULITO x PICOLE.
    chico analista

    ResponderExcluir
  28. BELO POETA????????????????????
    CORAÇÃZINHO DOCE E LEVE É????????????
    É.
    É PRA RIR MESMO.

    ResponderExcluir
  29. Em alguns casos é necessário" Meter a cara", sim Paul Getty, um texto quando escrito com o coração, comove quem ama. O amor a Pedreiras deve ser cantado sempre que possivel,não pode ser preso as formas e formulas, todos os requisitos servem para cantar o amor.
    Parabéns, seu texto mostra um amadurecimento e sua mensagem é clara e precisa.
    Orgulho-me em ser seu confrade.
    Moisés Abílio.

    ResponderExcluir
  30. JOAQUIM FERREIRA FILHO - 99.8110.36685 de setembro de 2011 às 21:04

    Quando Moisés Abílio publicou a sua crônica aqui, muitos criticaram, alguns elogiaram, colegas disfarçados de anônimo ridiculizaram. Mas foi ele quem primeiro deu a "cara a tapa". Depois, nós (Joaquim Filho, Samuel Barrêto e Paul Getty) seguimos o caminho feito por você. É, Moisés, sina de jornalista e escritor às vezes é padecer no paraíso, ou nas pedras.verdes.

    JOAQUIM FILHO
    DA APL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Joaquim, tú pode até ser academico, mas poeta tú passa é longe de ser intelectual, tuas poesias são fraquinhas igual a voc~e que ainda hoje chora por uma "Flor" que murchou, secou, e foi embora co o vento! Claudiana

      Excluir
  31. Gostei Joaquim Filho!!! Um ótimo desfecho!!

    ResponderExcluir
  32. Paul Getty,apesar de não conhecê-lo pessoalmente,admiro aquilo que é novo,e vc com sua inteligência e perspicácia vão muito longe.Continue assim,enaltecendo sua terra magistralmente com suas poesias e canções.Abraços

    ResponderExcluir
  33. JOAQUIM FERREIRA FILHO7 de setembro de 2011 às 11:07

    Arauto! rsrsrsrsrs
    Eu fico olhando essas coisas e fico fazendo paralelos da manifestação desses anônimos com certas atitudes de pessoas que a gente vê, conhece e convive no dia a dia. Arauto, Detetive, Rosa Amorim etc. Nem Fernando Pessoa tinha tanto nome assim.

    JOAQUIM FERREIRA FILHO
    (99) 8110.3668

    ResponderExcluir
  34. Fernando Pessoa Joaquim Filho, deixe Fernando Pessoa de fora dessa rapaz, aquilo era arte pura, enquanto aqui...(cada qual com sua imaginação)

    Mas não morre ainda a esperança por comentários dentro das questões apresentadas. Porém vejo que o povo está mesmo é sedento por bodes expiatórios.

    Então, capriche MR. Heel!!!

    ResponderExcluir
  35. JOAQUIM FERREIRA FILHO8 de setembro de 2011 às 09:39

    Concordo com você, meu amigo ARAUTO, quando disse que Fernando Pessoa, aquilo sim, era arte pura. Isso demonstra que você sabe das coisas no mundo literáario. Parabéns!

    JOAQUIM FERREIRA FILHO

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.