Joaquim Filho |
Tentar falar do tema acima não é tão difícil assim, sobretudo, para quem ama e conhece o amor. Quando Deus criou o mundo, criou simplesmente por Amor. E ao criar o Homem e a Mulher também os criou por Amor, e pelo fato de ambos terem sido criados à imagem e semelhança dEle, deu a eles o privilégio de se amarem.
Quando Deus enviou o seu Filho para salvar a humanidade, não o fez senão pelo fato de nos amar, de querer nos redimir para uma vida cheia de felicidade e santidade. Estamos observando que o sentimento do Amor já vem de muito tempo, e nos faz lembrar uma frase de um comercial da sandália havaiana, que dizia: “Isso é amor antigo”.
O Amor é importante para a nossa vida, é a razão do nosso equilíbrio emocional. É através do Amor que sonhamos e lutamos em busca da realização dos nossos sonhos, seja ele material ou espiritual. Uma vez que o Amor faz parte da nossa vida, tudo fica mais fácil, pois a felicidade passa a contagiar o nosso coração, de tal forma, que passamos a ser capazes de transmitir somente bondade e esperança a outras pessoas.
Numa relação conjugal, é imprescindível que haja Amor, pois é Ele que vai ser o alicerce para uma caminhada a dois. É o Amor que vai ensinar a um respeitar o outro, suportar o outro quando começar aparecer defeitos nessa relação. Somente por Amor os dois irão contemplar o mesmo horizonte, traçando planos para o futuro, e também para viverem a fase de novos amores que, com certeza, farão parte da vida do casal, que é o Amor para com os filhos.
E quando chegam os filhos, o casal, embora ainda se amando, passa a viver exclusivamente para eles, numa doação de beleza infinita!
Apesar da guerra, da fome, da miséria, das injustiças sociais e de muitas coisas negativas que têm massacrado o planeta Terra, a História da humanidade também é marcada por belíssimas histórias de Amor, feitas por grandes homens e mulheres que viveram só para fazer o bem e ensinar o verdadeiro Amor. A história de Romeu e Julieta ainda é e será um grande clássico da literatura mundial. Mas dentre todos, o maior exemplo é o de JESUS CRISTO, o Filho de Deus – maior referência dos Cristãos.
Muitos poetas no mundo inteiro enalteceram o sentimento do Amor em suas poesias – amor à natureza, à pátria amada, aos silvícolas e também amor à sua amada, a musa, razão das suas inspirações e fonte das suas poesias.
Portanto, falar do Amor não se resume apenas em necessidades, mas em grandezas que a própria alma desconhece.
MÚSICA BÔNUS :
Ouça e faça o DOWNLOAD DA MÚSICA: VERSOS ALADOS DE JOAQUIM FILHO E PAULO PIRATTA <<<<< CLICK AQUI PARA BAIXAR ESTA LINDA E BOA MÚSICA!
JOAQUIM FERREIRA FILHO
Membro-Fundador da Academia
Pedreirense de Letras - APL
Membro da Associação dos Poetas e
Escritores de Pedreiras-MA.
Graduado em Letras pela Faculdade de Educação São
Francisco
Concordo com Joaquim, o amor é a pedra fundamental para a vida. O alicerce crivado na conciencia humana. Sem o amor: a vida é uma ilusão, uma fraude de sentimentos, um equivoco. É pelo amor que se luta por um ideal, por uma nação, por um Estado, por um Município e por um Povo e pelos seus ideais de vida.
ResponderExcluirLindo texto!
ResponderExcluirVende-se o "Amor"...
Qual será o grau de dificuldade de tal sentimento que embala os corações?
Há quem diga por ai que é facil amar, que se ama da noite pro dia, que se faz "mandinga" ou "ritual" para atrair o "amor perfeito", que se compra o amor, que se ama se for bonito ou se tiver dinheiro...
Porém , existem muitas coisas dificeis, mas dificil mesmo é amar...
Amar, é um sentimento sacrificatório, em que uma pessoa está disposta a dar uma das coisas mais nobre que um ser humano pode oferecer sem pedir nenhuma recompensa, é um desejo ardente de querer fazer o bem ao proximo, seja ele homem ou mulher, um desejo de se dedicar com ardor àquele individuo, é ser paciente quando ele (a) não te dar a mínima, é ser bondoso quando não te tratam com bondade, é entender quando não te entendem, é amar quando não te amam, é perdoar quando não te perdoam, é beijar quando só te batem, é falar quando não te dão ouvidos, é dar tudo aquilo de melhor q você tem para alguem, mesmo quando ele não merece ter nem a metade daquilo, mas pq vc ama então vc faz. São tantas coisas que o amor pode fazer!
Amar é dificil, fácil é amar quando te amam, é abraçar quando te abraçam, é beijar quando te beijam, é entender quando te entendem e falar quando todos estão atentos a te ouvir... isso é fácil!
Agora amar não é tão fácil, o amor é amar quando vc sabe todos os defeitos, é saber que mesmo que aquela pessoa seja chata, que as vezes quer ser mandona ou fala sem pensar, ou mesmo aquele que te batia no jardim de infância, ou aquele amigo que mentiu pra você quando tudo que vc mais precisava ouvir, era a verdade...
Quem sabe o verdadeiro sentido do Amor? Quem sabe o seu verdadeiro valor?
O amor virou playboy, o amor virou sexo, o amor virou novela, o amor virou carnaval, virou dinheiro, se faz "amor" por grana, se faz "amor" por prazer, se faz "amor" por fazer...
O Amor ficou tão simples, tão fútil, tão inutil...
Hoje muitos não se casam por amor, se casam por sexo, por interesse familiar.
Não se engane, amar não é tão fácil, amar não é pra todos, Amar é pra quem quer se dar sem nada querer receber, Amar é divino, não traí, não mente, não engana, está ali na riqueza e na pobreza, é fidedigno, espera, se sacrifica, é capaz de dar a propria vida, de dar parte da vida, de se entregar no lugar do outro, que mesmo que dê todos os seus bens e riquezas de nada adiantaria... O amor siginifica Sacrificio e Atitude!
Por isso que eu digo que o Amor verdadeiro,é aquele amor que JESUS nos mostrou morrendo por nós, o amor platônico de Shakespeare, de Thomás Antonio Gonzaga... aquele de dar a vida pela pessoa Amada... esse amor que se sacrifica, que se dar por inteiro, que espera o tempo e a hora... o amor que nunca vai embora, mesmo que seja dificil.
Prefiro morrer de amores do que me enganar com a ilusão de que o amor é mais um produto que se vende na Televisão...
Amor é um fogo que arde sem se ver,é ferida que dói, e não se sente; (Luís de Camões, Rimas, p. 135);
(Deivyd Cavalcante)O Rmántico Rebelde
ELIENE LIMA
Até que enfim o blog resolveu conversar outros temas, e como diz o sempre rei Roberto Carlos, o amor nunca está fora de moda. Portanto, meus parabéns Poeta Joaquim Filho! Também quase esqueço de dizer que o texto do Samuel ficou bom por demais.
ResponderExcluirGostaria que ficasse claro, que não sou contra a política, até mesmo porque nós somos parte dela no nosso dia a dia.
O meu afeto
de uma velha Professora aposentada
Ana Clara.
Vai lá meu poeta, manda brasa, sei muito bem que no rumo do amor os vates sabem caminhar.
ResponderExcluirBeijos
Flor do Campo!
O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE) desaprovou, em Sessão Plenária realizada hoje, 31.08, as contas apresentadas pelos seguintes gestores: C...
ResponderExcluirE AGORA PRESIDENTE?
Caro confrade Joaquim Filho, parabéns pelo magnífico artigo. Parabéns também ao BLOG PEDRAS VERDES pela oportunidade dos membros da APL - Academia Pedreirense de Letras publicarem os seus artigos, crônicas e poemas etc.
ResponderExcluirPaul Getty S Nascimento
Paul o Sr.já foi convidado! :)
ResponderExcluirDeixe seu registro para a posteridade.
Vende-se o Amor.
ResponderExcluirParabéns pelo seu texto, ele deveria ser publicado em local de destaque, como o do poeta Joaquim Filho.
Dalluz Gueddys
Acadêmico de Direito CEUMA/MA
(Deivyd Cavalcante, você é muito bom, não fica atrás do Joaquim Filho
ResponderExcluirCU rioso.
Agora, sim o BLOG passa de uma condição de desocupados que ficam escrevendo besteira, e passa a ter credibilidade quando vocês dão espaços para as pessoas inteligentes dessa cidade, como Paul Getty, Joaquim Filho, Samuel Barrêto, Wescley e outros. Parabéns ao Blog Pedras Verdes.
ResponderExcluirR. Rios (Professor)
Esse texto é de um blog http://romanticorebelde.blogspot.com/ de Dayvid Cavalcante de São Luís - MA.
ResponderExcluirELIENE LIMA COPIOU DEU OS CRÉDITOS
OK?
Meu poeta, meu ex-aluno, meu menino que eu eduquei desde o Olindina. Você sempre foi admirado por mim. Não é à-toa que você escreve essas coisas lindas. Saudades à distância dessa terra linda de poetas: Paul Getty, Samuel, Wescley, Kleber Lago.
ResponderExcluirProf. Regina
São Luis - MA.
O que tu fais aqui doido nessa cidade atrazada, nessa prefeitura ganhando mixaria com toda essa capacidade e inteligencia???????. Por isso qui João do Vale se feis. Fais como teus versos alados, ganha o mundo.
ResponderExcluirEmanuel Gira Sois
Joaquim Filho eu posso uzar essa tua poesia para ressitar para a minha espoza, assim quem sabe ela vai acreditar que eu amo ela.
ResponderExcluirMototaxista apaixonado
Num foi atoa que esse grisalho tirou 10 na monografia dele e foi o melhor do curso de letras na faesf. Faz a minha monografia, me ajuda.
ResponderExcluirLULU
êeeta pedreiras nojenta, tão querendo tirar o partido do meu amigo dinart. joão do vale já dizia: - quando Deus dá a farinha o diabo vem e rouba o saco.
ResponderExcluirCARLOS
Gostaria de comunicar com grande honra que enes vezes fui convidado pelo BLOG Pedras Verdes (que está ficando Pedras Maduras) para escrever algo para ser postado no BLOG, e que diante da nova roupagem editorial que o Pedras Verdes vem implementando de forma madura e consciente para o seu leitor, resolvi portanto, diante desse amadurecimento enviar o artigo intitulado UM BRINDE A PEDREIRAS.
ResponderExcluirParabéns ao BLOG e a todas as pessoas que postam seus comentários.
Paul Getty S Nascimento
Joaquim Filho, companheiro do "Clube das Placas" da FAESF, como diz o Professor Emídio Gaspar... Ainda vamos fundar esse clube!!! (risos)
ResponderExcluirFalar de amor pode não ser tão simples como parece, mas você partiu do ponto certo, do único que deve ser tomado como referencial, o Amor de Deus... Pois o amor do ponto de vista humano e filosófico é muito cheio de nuances e faces, pois fundem-se a ele vários outras sentimentos e necessidades...
Para "polemicar" um pouco deixo aqui um pensamento meu...
Sublimação
Amor traduzido em signos
Enunciado nos fonemas de uma língua qualquer
Amor com forma, cor, conceito e ritos
Amor mito de cupido
Amor filosófico de Platão
Amor concretizado em corpos, bocas e mãos
Penso que o Amor não se traduz em língua
Não cabe em formas e conceitos
Não se personifica, nem se teoriza
Penso que o Amor não se concretiza
Em matéria, essência ou sentimentos
Não sustenta condições nem tempos
Mãe não ama, zela e cuida
Irmãos, ajudam-se naturalmente
Amigos, socorrem-se mutuamente
Amantes se doam reciprocamente
E então o Amor de que forma acontece?
Penso que fora de todas as convenções conhecidas
Acontece na ação, nas práticas excelentes da vida
Ajudar os inimigos e os que te perseguem
De dar guarida ao estranho, cuidar de quem não se conhece
Não acredito no amor, força que une
Sim no Amor, ação desinteressada
Não creio no amor mútuo
Mas no Amor versus diversidade
Não cultuo o amor consangüíneo
Sim o Amor que acolhe um estranho no ninho
Não venero o amor poesia
Sim o Amor súplica e resignação
Não enxergo o amor fantasia
Sim o Amor como a maior expressão
Da existência humana
O Amor indecifrável, indiscutível,
E inatingível pela maioria dos seres
Que são fruto e tem a existência
Preservada por Ele e para Ele.
Ana Néres
Errata*
ResponderExcluirpois fundem-se a ele vários outros* sentimentos e necessidades...
Ana Néres, este pensamento vai para outro lugar (merece estar). Vamos publicá-lo na página principal do BLOG se assim nos permitir.
ResponderExcluirMuito lindo o poema da minha amiga confreira ANA NÉRES. Não deve estar nesta página como um simples comentário. Com certeza o meu amigo MR. Heel, que é uma pessoa muito sensível às artes, irá colocá-lo num lugar bem especial.
ResponderExcluirANA NÉRES, que ideia é essa de fundar o "CLUBE DAS PLACAS"? Parabéns pela ideia. Um abraço a você e a todo o povo de Esperantinópolis.
JOAQUIM FERREIRA FILHO
po.eti.zando@hotmail.com
99. 8110.3668
Joaquim Filho... Obrigada pelo elogio...
ResponderExcluirQuanto à ideia é do Professor Emídio Gaspar, pois ele também recebeu a placa de melhor aluno de sua turma, quando na faculdade...
Todas as vezes que nos encontramos ele me confidencia isso..
Converse com ele sobre o assunto!
Abraços poéticos!
Mr. Heel, muitíssimo obrigada pela atenção e pelo convite...
ResponderExcluirO texto está a sua disposição!!!
Boa Tarde, confreira ANA NÉRES,
ResponderExcluirSaudações!
Quando você aparecer em Pedreiras nos procura para falarmos sobre o assunto. Achei-o super interessante. Mande-me seu telefone por e-mail.
po.eti.zando@hotmail.com
Bom domingo.
É MUITO BONITO FALAR DE AMOR,MAIS SERÁ QUE ALGUÉM REALMENTE TEM A CAPACIDADE DE AMAR?
ResponderExcluirÉ FÁCIL DIZER, EU TE AMO,NOSSA!QUALQUER PESSOA PODE DESFRUTAR DESSA PALAVRA,
O DIFÍCIL MESMO É SABER O VERDADEIRO SIGNIFICADO DESSA PALAVRA,
O AMOR? HÁ ELE EXISTE,MAS SÃO POUCOS OS QUE O CONHECEM,AS PESSOAS FALAM DE AMOR,NUM MUNDO ONDE O PAI ABUSA DAS SUAS FILHAS,AS MÃES JOGÃO SEUS FILHOS NO LIXO,OS IRMÃOS SE MATAM POR CAUSA DE DINHEIRO,O EX MATA A COMPANHEIRA SE ELA DECIDIR ACABAR COM O RELACIONAMENTO,O PAI CONCORDA COM A ESPOSA O ASSASSINATO DOS SEUS FILHOS,QUE AMOR É ESSE?