PEDREIRAS BUSCA A VERDADEIRA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Má administração pública

Existem mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam (Henry Ford)
Nos últimos tempos convencionou-se a chamar administração pública o trabalho dentro de prefeituras e órgãos públicos. Só que, não é bem correto assim, hoje se fala muito em gestão pública, de recursos, de pessoas, choque de gestão e tudo mais.  Gestão se torna diferente de administração, pois tem sentido mais amplo abrangendo até mesmo o processo administrativo.

Os “gestores” municipais, muitos deles, até apresentam boas características individuais e são escolhidos pelo simples fato de serem “pessoas de confiança”, quando na verdade os cargos públicos mais importantes deveriam ser distribuídos, pelo mérito, competência e o conhecimento na área. Para ser político não é necessário qualquer preparação basta ter coragem, muita fome e uma tremenda cara-de-pau.

Não que a prefeitura de Pedreiras só tenha maus gestores, isso não posso afirmar. Mais fico com o povo e sou convicto que os erros administrativos são notórios, a lentidão das ações públicas está pior a cada dia. - está parecendo até final de festa. Os serviços prestados, se olharmos bem de perto, se vê que é de qualidade questionável. Para que poupar tanto?

Reconhecer um mau gestor ou adivinhar se uma gestão pública vai ser boa ou não, é complicado, mesmo porque boa parte de nós faz questão de se manter alienados. Participamos do processo político por interesse próprio e esquecemos o coletivismo.

O secretariado local infelizmente não atende de forma digna os anseios da maioria da população. Os vereadores ficam engessados, não tendo muito que fazer, suas pactuações são regidas pelo “sistema” - com este devemos ter muito cuidado, apesar de estamos inseridos em tal.

As ligações políticas locais são bem estreitas e obscuras, tomam em muitas vezes ares de seita messiânica. Políticos, comerciantes, empresários, médicos, fazendeiros, membros de associações, membros do judiciário, diretores e presidentes de entidades sem fins lucrativos, ONGs e até mesmo o terreno sagrado das igrejas.

Como tomar uma decisão consciente se estamos submissos ou subservientes a todos eles?

O povo ainda não sabe o poder que têm. - Poder com fome? É ruim em! - Somos da era de políticos de uma nova geração, logo não haverá velhos políticos e seus métodos. Somos a semente para a política do futuro.

Nas próximas publicações vamos analisar as ações do executivo e do legislativo municipal, tudo de forma crítica e imparcial.
Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.