O RIO AGRADECE: COMITÊ DE BACIA DO MEARIM


Em um dia memorável, as questões ambientais em torno do Rio Mearim foram postas em discussão. A presença de autoridades, entidades e membros da Sociedade Civil Organizada, prestigiaram e fortaleceram o movimento. 

Destacamos a presença de Washington Luiz (Vice-Governador), a superintendente de recursos hídricos da secretaria de Estado e Meio Ambiente Laís de Morais Rego, o Deputado Raimundo Louro, prefeito de Pedreiras Lenoílson Passos, Secretário de Meio Ambiente de Pedreiras Edilson Branco, Juiz Douglas Martins, Promotora Lana, o Prefeito de Grajaú Mercial Arruda e o prefeito Xarim de Lima Campos. Além de muitos políticos, principalmente pré-candidatos

Em vídeo foram apresentadas a belezas do Rio Mearim e o labor de suas terras. Em linda e marcante apresentação a Banda de Música João Menezes (de arrepiar) nos preparava com a elegante execução dos hinos de Pedreiras, do Maranhão e do Brasil. Logo após, iniciaram-se os pronunciamentos e depois o ciclo de palestras. 

O ciclo de audiências públicas em prol do deste rio, faz com que a maior bacia hidrográfica do Maranhão comece a mudar e ainda revela boas projeções para um futuro mais seguro das águas fluviais que nos banham. A proteção, preservação e desenvolvimento sustentável foram muito bem explorados e conduzidos pelos palestrantes, além das explanações técnicas esclarecedoras para os presentes. 

Lamentamos a falta de compromisso de algumas lideranças, que infelizmente estavam presentes no inicio e não permaneceram no local. Notadamente os presentes diziam que: “eles só queriam aparecer na foto”. Além da Falta do Deputado Sarney Filho, que por motivos maiores não pôde comparecer. 

No mais temos que engrandecer e parabenizar esta ação de grande valor para o futuro da Bacia do Mearim e consequente toda uma comunidade que se liga por estas águas. Em especial damos os Parabéns ao Secretário de Meio Ambiente Edílson Branco e sua equipe e ao Sr. Lenoílson Passos pela sua efetiva participação neste processo, assim como pela luta e empenho nesta causa.

No fim do evento fomos agraciados com um belo poema, recitado pelo autor e mestre de cerimônia  Joaquim Filho. Este muito aplaudido e elogiado pela sua brilhante performance.

Eis o belo poema:

VIVER PEDREIRAS

QUERO VIVER PEDREIRAS,
DE NOITE E DE DIA,
NA TRISTEZA E NA ALEGRIA.

QUERO VIVER PEDREIRAS
DE VERÃO À PRIMAVERA.
DO ENGENHO À TRIZIDELA.

QUERO VIVER PEDREIRAS,
BOA OU RUIM,
CAMINHANDO E POETIZANDO,
NAS MARGENS DO RIO MEARIM.

QUERO VIVER PEDREIRAS,
ANDANDO DE RUA EM RUA,
COMO POETA ÉBRIO
QUERENDO NAMORAR A LUA.

QUERO VIVER PEDREIRAS
HOJE, AMANHÃ E SEMPRE.

MESMO DEPOIS DA MINHA MORTE,
HEI DE VIVER PEDREIRAS.


Poema de autoria do poeta Joaquim Filho, publicado em seu primeiro livro de poesias, intitulado CRIANÇA DE RUA, em 1990. Editora UNIGRAF/São Luis-MA.

fotos dos evento. PARA AMPLIAR CLIQUE EM CIMA DA FOTO
Cortesia Poeta Moisés Abílio.


 

 
     

2 comentários:

  1. Muito "palavreado" e pouca ação! A anos que escuto essas balelas e até agora nada concreto!

    ResponderExcluir
  2. Esperamos que este movimento.

    Tenha realmente um belo futuro... a hora é agora.

    Monica Sampaio

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.