Um Valentão Bom de Voto

Hoje temos a Honra de ter um texto de:
Samuel Barrêto
É sempre assim, em época que se avizinha as eleições é uma chuva de pára-quedistas em nossos municípios que não acaba nunca, e ainda tem aquele montão de puxa – sacos que ficam querendo tirar vantagens, tentando vender o povo como se fosse uma boiada toda marcada. E o pior de tudo é que ainda tem gente que briga achando que o “tal líder” está trazendo o melhor para a sua gente, as conversas sempre são as mesmas: “quem é o teu candidato a Deputado Federal para este ano?” Então o sujeito estufa o peito e diz: “estou esperando o homem indica!” E assim vale tanto para Deputado Estadual, como para Governador, Senador, Presidente de Republica e o escambal. É muito triste a gente saber que ainda existem muitos lugares e pessoas que estão afundadas no submundo da despolitização. 

Por falta de informação muita gente já se deu mal, sem saber que com o seu direito de cidadania, vendeu a sua própria liberdade. Não adianta receber de cabo eleitoral, ou candidato algum, qualquer coisa em troca do seu voto, pois futuramente isto pode lhe custar muito caro. Uma história pode levar anos para poder ser construída dentro de uma linha de ilibada retidão, mas se o dono da trajetória resolver melar o seu próprio caminho, em fração de segundos a futura respeitada história, será somente poeira perdida pela estrada do esquecimento. É como diz o poeta João do Vale: “é triste um caboclo forte/ doutor, ter que estender a mão!” Contava o meu Pai, que certa vez um candidato a Prefeito de uma cidade, que prefiro não citar o nome, ficou sabendo que seu adversário andava falando coisas horríveis ao seu respeito, e ele ficando muito magoado, chamou um velho companheiro de luta, para poder resolver a pendenga: “compadre vamos bater naquele sujeitinho que anda falando mentiras ao meu respeito” o compadre não negou fogo e falou: “estou pronto, vamos lá!” Chegando ao local marcado o candidato ofendido não contou conversa, e partiu para o suposto difamador, só que o difamador era bom de briga, e deu uma grande surra no pobre do candidato magoado, que ainda sentindo muitas dores perguntou ao compadre: “por que o Senhor não entrou na briga?” O outro respondeu: “ora compadre, o Senhor me chamou foi para bater, não me chamou para apanhar!” Neste caso o outro tinha profunda razão, afinal ninguém é masoquista para gostar de levar uma tremenda surra no meio da rua, ainda mais por conta de conversas dos outros. 

Quando a gente olha um sujeito que mal fala com os populares, andar com os dentes feito um zíper de calça fechado, por ter certeza que o camarada ou será um forte cabo eleitoral, ou quem saber será um candidato que sonha com muitos votos. 

Uma cidade estava em festa por mais um ano de emancipação política, e várias autoridades vieram prestigiar a festa, entre eles veio um candidato a Governador, que andava o tempo todo fazendo o V da vitória e falava para qualquer pessoa: “Eu sou Fulano, candidato a Governador” Uma Senhora percebeu o entusiasmo do homem e perguntou a uma amiga ao seu lado: “Quem é esse velhinho que anda com os braços para cima pensando que é político? Será um doido? E a outra respondeu: “e todo político não é doido?” A outra: “acho que não, nós é que temos que ter mais tranqüilidade na escolher dos nossos Governantes”. O negócio é como falou o saudoso compositor Gonzaguinha, “eu acredito é na rapaziada” pois é, temos que botar fé na juventude de nosso querido Brasil, buscando uma saída salutar para o desenvolvimento. Ninguém pode acreditar no modelo da enganação, chega dessa onda de festa em troca de quatro anos de atraso, agora queremos é igualdade social na pratica, chega de igualdade social tão somente no papel e muito pior no discurso, essa onda de slogan de pleito já está enchendo o saco da gente, é preciso encontrar a luz da seriedade, estamos algum tempo no labirinto das antigas promessas, não dá para confiar em quem já foi e continua anunciando a mudança como fator de transformação do nosso querido pedaço de chão batizado de Maranhão. 

Samuel Barrêto 
Radialista/ Poeta e Compositor 
Da Academia Pedreirense de Letras 
Da Associação dos Poetas e Escritores de Pedreiras. 
samuelbarreto13@hotmail.com

48 comentários:

  1. É Samuel, disse tudo, igualdade social é a solução sim.
    Já pensou como seria bom se todo mundo tivesse vez nesse governo de vocês igual o Milk Silva?
    É posto, é trator, é a parentada toda pendurada...
    Isso é que é igualdade social né?

    ResponderExcluir
  2. Eita mais tinha que falar no Leitinho! aff... quero ver se vão perpetuar a especie.

    quanto ao texto. Muito bom!

    Espero que o Samuel esteja do nosso lado! O lado do povo!

    Miguel atta

    ResponderExcluir
  3. É bom saber que em nossa cidade tem alguém que maneja uma boa escrita, ainda mais quando fala do assunto com vários elementos de linguagens e imagens, sem se perder no tema, como é o caso de alguns que as vezes quererm fazer sem saber.
    Parabéns meu caro poeta!

    ResponderExcluir
  4. SABE QUE EU ATÉ GOSTEI DO TEXTO QUE FOI ESCRITO, SÓ ASSIM PODEMOS TIRAR CONCLUSÃO, COMO SE PODE CAMINHAR POR UMA ESTRADA MELHOR. NA DE OLÉO SEM ASSUNTO, NÃO DÁ PARA AGUENTAR...

    ResponderExcluir
  5. Queria dizer: nada de oléo...

    ResponderExcluir
  6. Mais penas afiadas de bom senso, uma pitada de ironia na medida certa, sem dispensar um pouco de poesia é o que precisamos nas manchetes políticas de nosso país...
    Só assim teremos pelo menos prazer em ler sobre que nunca gostaríamos de ter lido...

    Parabéns ao poetamigo Samuel Barrêto

    Parabéns ao blog Pedras Verdes!!!

    ResponderExcluir
  7. PRECISO DO ENDEREÇO DA CONFRARIA DAS LETRAS CORRÊA DE ARAÚJO EM PEDREIRAS-MA.

    alguém sabe?

    Tem uma pessoa de São Luís que entrou em contato via e-mail.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Aqui no BLOG ganhei uma aula grátis. Não conhecia a obra de Samuel Barrêto, faz uns 4 meses comprei seu livro - A Rua da Golada e Sua Identidade. Desde então venho me deleitando com sua riquíssima escrita.

    Recomendo, todos pedreirenses deviam ler.

    Parabéns Poeta.

    ResponderExcluir
  9. Também recomendo a Rua da Golada...
    Obra que fala ricamente da cultura de Pedreiras...

    Sou de cidade vizinha à Princesa do Mearim e foi muito gratificante ler as histórias, acontecimentos e causos de tantos personagens podemos dizer assim que "mitológicos" dessa rica cultura e que na fala de Samuel Barrêto ganha um estilo todo especial por ser cria dessa terra...


    Ana Néres

    ResponderExcluir
  10. Tem gente q pensa q o povo é besta, Samuel escrevendo bonito falando dificil, mas na pratica esta do lado do prefeito mais corrupto q pedreiras ja teve, omi olha a contradição! deixe esse povo pra lá, ainda acredito q vc volte a ser o velho samuel das antigas, esse governo verde da te acabando, ou melhor vc ta ganhando sem trabalhar né!!!

    ResponderExcluir
  11. Hum...
    Pois é... corrupção, acusações, especulações...

    O bom mesmo no Brasil é que todos temos o direito de nos expressarmos!!!

    Então... cada um com suas verdades... Sigamos!!!!

    ResponderExcluir
  12. Bem, pelo que sei a verdade é bem outra, pois quem escreve com uma maneira leviana, tem um manto bem sujo por trás da cortina e olha que se fingir e amigo e esconder o nome é coisa bem práticada por alguns. Então deixe quem sabe fazer, continuar fazendo e quem não sabe é melhor ir procurar liquidar suas dividas com suas falsas crenças.
    Vá em frente meu poeta.

    ResponderExcluir
  13. PERGUNTEI AO AMIGO SE ELE FICAVA COM RAIVA QUANDO ALGUÉM FALAVA DELE, SABE O QUE ELE FALOU: CADA UM TEM O SEU PONTO DE VISTA, MAS TEM GENTE QUE É CEGA!

    ResponderExcluir
  14. Não adianta ficar falando mal dos nossos pensadores, o melhor é refletir um pouco quando se ler algo com qualidade, ainda mais quando a visão é bem universal.

    ResponderExcluir
  15. Meu caro amigo, compadre e parceiro de muitas lutas, Samuel de Sá Barrêto. Parabéns pelo seu lindo trabalho, rico de uma construção textual, no qual as figuras de linguagens nos fazem recriar as personagens com vida real. Essa sua competência para as letras sempre foi latente em sua veia, mas percebo o quanto você evoluiu tanto na forma de pensar como no ato de versejar. Porém, saiba que quando se mostra a cara, essa está sujeita a afagos e a tapas. Por isso, meus sinceros parabéns: pela coragem de assumir a sua identidade ao assinar este. Um abraço do amigo e irmão de letras.

    JOAQUIM FERREIRA FILHO
    Da Academia Pedreirense de Letras - APL

    ResponderExcluir
  16. Apesar de não ter amizade com Samuel, o acho um cara inteligente e um intelectual antenado com a realidade. Na verdade, Pedreiras é uma cidade felizarda, que ostenta entre os seus filhos ilustres muitos nomes: Wescley, Joaquim Filho, Kleber Lago e Padre Edilson).
    Muito boa tua crônica, poeta!
    Um abraço!

    Dalluz Guedys
    Acadêmico de Direito - CEUMA-MA.

    ResponderExcluir
  17. PEDREIRAS É TERRA DE GENTE INTELIGENTE E HONESTA, PELO VISTO QUEM NÃO VALE NADA NESSA CIDADE É OS POLÍTICOS CORRUPTOS QUE SÓ ROUBAM A CIDADE E AFUNDA MAIS AINDA PARA O BURACO.

    P DA VIDA

    ResponderExcluir
  18. Ê POETA JOAQUIM FILHO CADÊ VC RAPA, TÁ SUMIDÃO VEIO, DEPOIS QUE TIROU 10 NA MONOGRAFIA VIROU ESTRELA, NUM TI VI MAIS NO ORKUT NEM MSN. APARECE NA FAESF VEM DÁ UNAS AULAS PRA GENTI.
    TEU AMIGO É BOM ESCREVI BEM SO NUM FALA COM A GENTE AQUI NA FAESF.

    LETRAS

    ResponderExcluir
  19. tão dizendo qui essi blog e teu e do joaquim filho.
    é mermo?

    CU rioso

    ResponderExcluir
  20. ALGUÉM SABE ME INFORMAR QUEM FICOU COM O PTdoB?! DINART OU WERNEK? FIQUEI SABENDO QUE O WERNEK TAVA DESESPERADO PELO PARTIDO.

    ResponderExcluir
  21. Joaquim Filho, nos dê a hora de publicar um texto seu. Sei que você tem um BLOG já andei olhando. Procurei, mas não achei o endereço novamente. Por favor deixe o endereço.

    abraço.

    ResponderExcluir
  22. Meu caro amigo Mr. Heel,
    Bom dia!

    Obrigado pela atenção e o carinho nas palavras. A ideia de ter um BLOG ainda é um projeto, apesar de muita gente pensar que faço parte desse BLOG que está revolucionando a comunicação na Região. Confesso que embora tenha facilidade com as Letras, ainda sou, sim, um quase analfabeto virtual. Blog é coisa de quem maneja muito bem a informática.
    Mas afirmo-lhe que mandar-te-ei em breve um artigo para publicação no Blog Pedras Verdes.
    Como faço para enviá-lo?
    Um abraço e parabéns pelo Blog inteligente e que está fazendo muito sucesso.

    JOAQUIM FERREIRA FILHO
    Da Academia Pedreirense de Letras - APL
    po.eti.zando@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. :) QUE FELICIDADE! CARO JOAQUIM PODE ENVIAR PARA: pedras.verdes@yahoo.com.br

    te enviei um e-mail. Abraço

    ResponderExcluir
  24. Mais uma vez, caríssimo Mr. Heel, obrigado pela atenção a mim dispensada. Doravante serei um colaborador desse BLOG que eu já o batizei de PERIÓDICO VIRTUAL.
    Fiquei feliz de ver a crônica do meu amigo Samuel Barrêto publicada nesse espaço. Seria interessante que membros das três Instituições de Letras (APL, CONFRARIA e APOESP) enviassem seus trabalhos para publicação.

    Um abraço e que Deus lhe ilumine com essa sábia inteligência.

    JOAQUIM FERREIRA FILHO
    Da Academia Pedreirense de Letras - APL

    ResponderExcluir
  25. Porra mas este Samuel escreve bem, acho que ele deveria ter um lugar no cenário nacional do bons crônistas, considerando que ele é um ótimo poeta!

    ResponderExcluir
  26. MEU DEUS, QUANDO ALGUÉM TEM OS OLHOS NO MUNDO, COMO É O CASO DO SAMUCA, FIVAM UM BANDO DE URUBÚS QUERENDO ALGO EM SEU FAVOR: FORA TODO MUNDO!

    ResponderExcluir
  27. Filho de uma Santa Mãe, como tem o equilibrio da pena, até parece o teu velho pai (saudosa memória do amigo João), penso também que ele deveria ter um lugar no cenário nacional, assim com tem o poeta do carcará.

    ResponderExcluir
  28. Samuel Barreto rapaz eu estou concluindo o meu curso de Direito mais não sou muito bom na escrita, acho que vou ter problema nas minhas petições. Acho que vou contratar você ou o Joaquim Filho para fazer pra mim. O geraldo Melo já se apozentou e o Moisés Abílio anda muito ocupado com o jornal.

    Dalluz Guedys
    Acadêmico de Diretor CEUMA/MA.

    ResponderExcluir
  29. Filho de uma Santa Mãe, deixa que os outros façam comentários sobre suas crônicas. Te conheço titio, essas armadilhas de petista apredi com papai. Peguei o senhor! rsrsrsrsrsrs

    M.L.

    ResponderExcluir
  30. Escritor Samuel Barreto a tua sobrinha te delatou mano, quem tem uma sobrinha dessa naun precisa de inimigo. eu ein!

    POP STAR

    ResponderExcluir
  31. APORTO QUE QUEM TEM SANGUE BARRÊTO FSLE ASSIM DESSA MANEIRA, NÃO SOMOS PEREIRA (GIUALMENTE OS COLOR), QUEM FEZ ESTE COMENT´SRIO, DEVE CARREGAR O NOME DO SEU SUPOSTO PAI, FALTANDO UMA LETRA E O NOME.

    ResponderExcluir
  32. Sinceramente não gosto do tipo que se esconde por trás de alguns nomes e demonstra amizade, na verdade tenho somente 15 anos,mas assumo meus atos, quanto ao ponto de vista. Para este pop star, digo lhe, que ser amigo é uma ação sublime do ser, agora inventar estórias é tipoco de quem tem como lema A POLIDEZ, que é a mais fraca das virtude, chegando a ser pobre de espirito e superficial, tal qual mente (e como mente), este pop star.
    Agora para finalizar, jamais cometária uma atitude tão pequena com o meu TIO, conheço ele e o talento dele. Quanto a você é melhor ir se catar.

    Maria Luiza Barrêto

    ResponderExcluir
  33. Nossa Samuel como vc atrai polêmicas...
    Mas é assim mesmo...
    Só árvore que produz leva pedradas... das que não tem nada a oferecer... naturalmente...
    Ou ainda que não têm frutos bastantes satisfatórios...
    Quer dizer... têm...
    As pedras!

    Parabéns aos Pedreirenses que atuam na causa de valorização de seus "santos de casa"
    Neste caso seu bairrismo é louvável!!!


    Esperantinopense

    ResponderExcluir
  34. Samuel eu não te conheço pessoalmente, mas confesso que gostei muito do que você escreveu, dando noção para as imagens do texto, coisa de quem conhece os caminhos das palavras. Meu generoso abraço, Marina Rodrigues.

    ResponderExcluir
  35. Valeu velho samuca, está bem na foto e na caneta, continua brincando com as palavras.

    ResponderExcluir
  36. Samuel, não se exaspere e não se precipite com as palavras. Você é uma figura pública. Não tire conclusões precipitadas, as pessoas jogam muito nas redes sociais, e amizade é coisa que todo mundo inveja e persegue, pense bem.

    Lucia

    ResponderExcluir
  37. Samuel, ficou boa a crônica.
    Agora você precisa colocar as referências.

    R. Rios.

    ResponderExcluir
  38. Falar mal do escrito por causa do escritor é...(cada um completa segundo sua imaginação)
    Da mesma maneira como falar mal do pai por causa do filho e vice versa.
    Da mãe por causa da filha.
    Do esposo por causa da esposa.
    Do empregado por causa do patrão.
    E assim vai nesta mesma linha de pensamento.
    Críticas justas hão de combaterem as ideias dos homens...Não os homens das ideias.
    Logo porque deias não tem nomes(Próprios), nem famílias, nem empregos.
    Mas elas têm tamanho poder, que apenas os tolos subestimam.
    A falta delas também se torna um mal muito aterrador chamado ócio.
    E como já diz a sabedoria popular:
    Mente vazia... (cada um novamente com sua interpretação, pois exercício de pensamento faz bem)

    ResponderExcluir
  39. Referências, sim. Quando se reproduz o que se ouve, segundo as normas técnicas, caro, devemos citar referências. Vai me dizer que você criou essa "estória"? Nada contra você e sua obra, mas ética é fundamental no mundo científico e acadêmico.

    R. Rios

    ResponderExcluir
  40. Esclarecendo...

    Não se refira ao escritor.
    Não foi ele quem postou o comentário.

    Obrigado pela explicação.

    Continuo achando que "causos" populares não necessitam de referências, já que os personagens os quais se sabem que falaram estão citados no texto!

    (Pessoal com imaginação fértil esse)

    ResponderExcluir
  41. Agora já pensou se uma cara fosse contar uma piada e toda vez tivesse que dizer. referêncial tal. vai ser chato assim no inferno antes que eu esqueça.

    Pato Pelado

    ResponderExcluir
  42. Eu só na minha tentando entender um monte de figuras que querem ser figo da figueira e não são nada. deixa o cara escrever do jeito dele, que não sabe tem mesmo é que ler para poder aprender um pouco.

    Pau no Pato

    ResponderExcluir
  43. mete bronca minha gente, pois o negocio vai pegar fogo o ano que vem, aí nós vamos ver quem tem lenha para botar fogo na panela.

    COMEDOR DO PATO

    ResponderExcluir
  44. Caro amigo. O pt do b ficou com Dinart e com certeza ficou do lado do meu proximo voto . Do meu prefeito, do melhor nome pra Pedreiras. esse wermiék e sem compromiisso e desacretitado.
    R. Silva

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.