Um exemplo de democracia e participação popular! A escolha dos secretários da Juventude, da Mulher e da Cultura de Pedreiras demonstrou qual será a diferença da futura administração do Município, em relação às demais, cujo foco será a participação direta do povo nas decisões de gestão. O prefeito eleito Antônio França concluiu nesta sexta-feira, 23/12, o processo eletivo destes três novos secretários.
A primeira etapa foi a apresentação das propostas e a sabatina das candidatas a Secretaria da Mulher. Jane Glêb Silva foi a primeira a apresentar seu plano de trabalho com base em parcerias com outras instituições para o combate à violência contra a mulher, apontou um cronograma de atividades, dentre as quais oficinas de políticas públicas para mulheres adultas e adolescentes da zona urbana e rural.
Antônia Ferreira Lima discorreu sobre sua proposta de trabalhar com mobilizações populares e combater as drogas, enfatizando o acompanhamento psicológico e jurídico para as mulheres que sofrem violência; Iraci Melo de Araújo Costa falou sobre seu trabalho quando esteve à frente da pasta, enfatizando seu esforço em implantar a Secretaria da Mulher em Pedreiras, e mostrou as atividades de sua gestão.
Após cada apresentação, o público teve direito a fazer perguntas, bem como o prefeito eleito, de forma a esclarecer a proposta de cada uma das candidatas.
JUVENTUDE
Seguindo o mesmo rito, os candidatos a Secretaria da Juventude também apresentaram suas propostas e foram sabatinados. Júnior Menezes apresentou plano de trabalho contemplando as áreas cultural, educacional, ambiental, desportivo e de lazer, propondo ainda a criação da Casa da Juventude, um espaço para cursos e oficinas.
Phelipe Figueiredo Silva apresentou seu trabalho à frente da pasta (o mesmo é o atual Secretário da Juventude de Pedreiras), pontuando os programas, projetos e eventos desenvolvidos na sua gestão, e a possibilidade de ampliar e melhorar o trabalho que desenvolve atualmente. O Fundo Municipal da Juventude foi um dos destaques de sua proposta.
Jorge Henrique Borges Silva disse que não apresentaria propostas fechadas, pois seu trabalho seria pautado na voz das ruas, e que fazia questão de sair do gabinete e ser um secretário aberto, ressaltando que “o secretário tem que estar ao lado do povo”. Jorge Henrique ainda destacou sua determinação, envolvimento e força de vontade como pontos fundamentais para seu trabalho na pasta.
Após a sabatina, o prefeito eleito fez um breve pronunciamento pontuando que manteve isenção durante todo o processo, e que em nenhum momento houve motivação política nas decisões que iria tomar na escolha dos secretários, pois desde o início ele priorizou, juntamente com sua equipe, a transparência e a participação direta do povo na escolha.
O prefeito ainda relatou que a ideia partiu do seu amigo Dr. Allan Roberto, e que muitas vezes ele foi chamado de louco por outros prefeitos que encontrava durante suas viagens, mas se manteve firme, pois, “se o povo me escolheu, também pode escolher os secretários”, disse ele, demonstrando alegria em finalizar a escolha.
Em seguida anunciou os escolhidos. Primeiramente convidou a secretária da Cultura Francinete Braga, escolhida pelos artistas em processo semelhante, depois anunciou a escolha de Jane Glêb como secretária da Mulher; e Phelipe Figueiredo, secretário da Juventude, parabenizando os demais candidatos e agradecendo a participação do povo, da sociedade civil organizada, que foi acima do esperado, segundo o prefeito eleito.
Em entrevista, após o anúncio Antônio de França disse. “Estou muito feliz, tivemos uma escolha difícil porque os candidatos todos são muito capacitados, mas acredito que fizemos as escolhas acertadas e saímos daqui com um grande exemplo de participação popular. Fizemos as escolhas observando atentamente a capacidade de cada um, o que eles podem contribuir com o desenvolvimento de nosso Município, sem nenhuma conotação política. Juntos vamos fazer um grande trabalho envolvendo estes segmentos para demonstrar nosso compromisso com a cultura, a juventude e as mulheres de Pedreiras”, finalizou.
Os três eleitos concederam entrevistas, e todos falaram da atitude louvável do prefeito eleito, da maneira transparente com que o processo de escolha foi realizado, e disseram estar prontos para iniciar seus trabalhos à frente de suas respectivas pastas.
Pedreiras está fazendo de fato o empoderamento popular, numa eleição democrática, com lisura total, a administração respeitando a escolha do povo, representado pela sociedade civil organizada e com ampla participação, marcando uma nova forma de governar, o que dá o tom de como deverá ser a gestão do prefeito eleito Antônio França, juntamente com o vice Éverson Veloso.
Assista: Discurso de anuncio e encerramento de Antônio França
ASCOM Antônio França e Everson Velôso
- VEJA FOTOS ABAIXO -