PEDREIRAS | FORMATURA NO TIRO DE GUERRA 08-008 É EMOCIONANTE

Momento deste vídeo: Marcha Inicial com cantos e oração do soldado da selva 

Vejo o exército e lembro de Valores: hierarquia, disciplina, honra, lealde, espírito de corpo, camaradagem, solidariedade, honestidade, sentimento de dever, liderança, espírito de sacrifício, responsabilidade, exemplo, coragem, zelo, preservação da natureza, pontualidade, assiduidade, tradição, alternância de poder, consciência democrática. São muitos valores, que aliados ao patriotismo, mexem com nossa lembranças, com nosso SER. Valoroso é o Exército Brasileiro que sempre tem sido um lar formador de HOMENS E MULHERES destacados na comunidade. 

A cada apresentação, cada evento, cada cerimônia, por mais simples que seja a solenidade que o Exército Brasileiro realiza, percebe-se o quanto essa instituição é respeitada pela sociedade. É uma Casa de bons valores: sólidos e perenes. É um local onde os princípios humanos, sociais e morais funde-se com os ensinamentos militares de guerra. Grande responsabilidade tem os formadores: para formar não apenas a essência da força terrestre que é o soldado. Generais, coronéis, tenente coronéis, majores, capitães, tenentes, sargentos e cabos por todo o solo brasileiro tem feito um excelente trabalho pela nossa Nação.

Penso que o elemento fundamental, o maior patrimônio do Exército é o ser humano. E, o homem - ser humano  militar - é um dos mais preparados para a vida. veja que: segundo o Gen Ex Luiz Edmundo Montedônio Rêgo, o ingresso na caserna se faz por meio de rigorosa seleção intelectual, moral e física, em que o número de candidatos supera em demasia a quantidade de vagas. Por exemplo, para o ingresso anual na Escola de Sargento das Armas (Três Corações-MG), já houve mais de 130 mil candidatos para apenas 1500 vagas.

Insiro as informações supracitadas para tentar explicar o nosso Subtenente Lobato, um ser inspirador que merece nosso reconhecimento pelo trabalho que vem fazendo à frente do Tiro de Guerra 08-008.

Em mais uma atividade do TG, desta vez, a Formatura de Encerramento, tivemos a grata oportunidade de participar de mais um belo e grande momento na vida, não só do TG, mas, da história de Pedreiras. Sem muitas palavras, classifico a noite do dia 03 de dezembro de 2016 como emocionalmente e histórica. 

Através dos colegas blogueiros Sandro Wagner e Joaquim Filho, aditamos esta postagem com trechos de seus registros para que nosso leitor possar sentir um pouco da importância do acontecido.

Pra mim não foi uma surpresa ver isso aqui, isso faz parte da rotina dele. O Subtenente Lobato é um militar de alto gabarito, de alta capacidade, de uma formação impecável que só nos causa mais admiração. O respeito que tenho por ele, é de fã. Eu sou um fã do Lobato. É meu ídolo desde 1990, quando nos conhecemos. Esses jovens, tenho certeza que irão contribuir muito para a cidade de Pedreiras, por que a cidade está ganhando cidadãos com formação de caráter digno, de homens honrados, e homens de respeito. Hoje, o que veste um homem de bom caráter, é a boa formação“. Concluiu o 2º Sargento França.

A bíblia, fala que os senhores jovens tem a força, e os velhos, anciões, tem a experiência. A força, a juventude e a experiência andam juntas. Pra mim, vocês são motivo de orgulho; motivo de inspiração, motivo de alto altruísmo, de garbo. Sempre que estive aqui nesta casa, me orgulhei de está na frente como um colaborador, como um instrutor, a qual nós ministramos. O subtenente Lobato, pra mim, é uma referência“. Palavras do Tenente Machado aos militares.

O Prefeito eleito Antônio França relembrou os momentos que passou na instituição como soldado.

“Eu tive o prazer e a honra, e, era um sonho está nessa casa, e eu consegui! Tudo que eu podia fazer aqui eu fiz, e, no encerramento, como estou presenciando, na época que servi, ouvi o Subtenente Ernildo dizer: Dessa turma está saindo grandes empresários, vereadores e futuros prefeitos. E, hoje, estou aqui falando como futuro prefeito, e posso dizer, que isso, se tornou realidade. Quando atendemos à hierarquia nós somos homens diferentes. Por isso, digo a vocês; atendam às Leis, pois, somente assim seremos homens melhores“.

Falando em nome da tropa, o atirado 15, Jean, leu uma carta que foi escrita pelo monitor Freitas.

Fotos: Sandro Vagner

Hoje é um dia de muita alegria, um dia muito especial, mas por outro lado é um dia de tristeza, pois, termina aqui a missão dos guerras. O ano de 2016, foi lógico para todos nós, criamos um laço que irá se estender por toda nossa vida. Quando entramos pela primeira vez por aquele portão, éramos jovens cheios de medo, insegurança e incerteza. Tínhamos de certa forma, medo do que vinha pela frente. Nosso instrutor Márcio Ferreira Lobato, por sua vez, mostrava-se ser firme. Seu semblante por muitas vezes nos colocava medo, mas ao passar dos dias fomos descobrindo que por trás daquela pose de durão havia um ser humano humilde, simples, generoso, companheiro, amigo, e, até mesmo um pai; é assim que muitos de nós com muito carinho o consideramos. Dona Márcia, sua esposa, também ganhou o nosso coração. De uma forma carinhosa passamos a chamá-la de mãe. Quantas e quantas vezes ela fez de tudo para nos ajudar, e nos livrar até mesmo de certas broncas“. Esse foi um dos trechos da carta que emocionou a todos, e, até o comandante chorou. Um momento mais que especial.

Emocionado o Subtenente Lobato fez questão de comunicar a todos que iria ler seu pronunciamento, que começou assim:


Subtenente Lobato – Chefe de instrução do TG 08-008/Foto: Sandro Vagner

Eis que chega o grande momento da despedida, não adeus, e, sim um até breve. Estamos virando mais uma página de nossas vidas. Gostaria inicialmente de agradecer a Deus por tudo que Ele nos proporcionou nesse ano de 2016. Nesse primeiro momento falo a você, pai dos nossos valentes atiradores, e agora reservistas do nosso glorioso exército de Caxias. Agradeço a confiança e apoio nessa jornada de formar seus filhos, os valores do nosso exército; valores esses: como a formação cívica e cidadã, além do patriotismo, do dever, da lealdade, da probidade e da coragem“. O Subtenente agradeceu ainda a presença do seu filho Márcio Augusto, que veio acompanhado do amigo Sargento França.

A solenidade foi encerrada com o desfile da tropa, e com o último fora de forma, que emocionou a todos, e com ele, as lágrimas, que não foram contidas.

Ao findar do ano, já com as portas entreabertas para o início de um novo ciclo, desejamos que os integrantes TG 08-008, sempre disciplinados, leais, responsáveis e vigilantes, prossigam em sua saga, observando constantemente os Valores que tanto prezam e mantêm. Que povo de nossa terra carreguem para si, um pouco de VALORES.

ABAIXO VÍDEO COM MOMENTOS DA CERIMÔNIA 

1 comentários:

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.