SECRETÁRIO DE ARTICULAÇÃO POLÍTICA DO PREFEITO ELEITO ESCLARECE PONTOS DAS ESCOLHAS DOS SECRETÁRIOS DA MULHER; JUVENTUDE E CULTURA EM ENTREVISTA.
O secretário de Articulação Política da futura gestão de Pedreiras, o médico Allan Roberto, concedeu entrevista nesta segunda-feira, 28/11, à Rádio e à TV do Sistema Cidade de Comunicação, para o lançamento da Resolução nº 001/2016, que regulamenta o processo de escolha dos secretários municipais de Cultura; Mulher e Juventude.
Em nome do prefeito e do vice-prefeito eleitos, Antonio França e Everson Veloso, respectivamente, o futuro secretário discorreu sobre as regras do processo, enfatizando que “o prefeito e o vice poderiam ter escolhido os nomes e fazerem escolhas pessoais, que é prerrogativa dos cargos para os quais foram eleitos, mas decidiram, já no Plano de Governo apresentado durante a campanha, democratizar o processo e fazer o ‘empoderamento’ dos movimentos sociais, através de eleição nos seus devidos segmentos”, disse Allan Roberto.
O secretário garantiu esforços no sentido de fazer o processo com legitimidade, legalidade e lisura, respeitando as decisões dos colegiados que votarão, e declarou que, para isso, “foi preciso criar regras para conduzir este trabalho, e que exaustivamente, eu e o assessor jurídico Alexandre Assaiante nos debruçamos durante 40 dias para fixar esta resolução normativa, que poderá ser modificada de acordo com as necessidades, até porque estamos abertos a sugestões que, se objetivamente contribuírem para seu aprimoramento, serão aproveitadas, pois o nosso interesse é acertar, e assim, organizadamente fazermos tudo de forma clara e transparente”, afirmou.
Alguns pontos específicos sobre como será a escolha dos representantes e das entidades que poderão participar, dentre outros assuntos, foram abordados nas entrevistas à Rádio e à TV do Sistema Cidade, ficando esclarecido que as associações e grupos que formalmente representam as classes envolvidas em cada uma das pastas farão suas escolhas, que depois serão votadas, e, se aprovadas, as três finalistas de cada uma das secretarias, serão sabatinadas pelo prefeito, que fará a divulgação do nome do titular de cada pasta, podendo haver ainda, por parte da sociedade, a impugnação, e só depois de dirimidas todas as dúvidas e solucionadas todas as demandas jurídicas que por acaso possa acontecer, serão finalmente oficializados os nomes dos titulares eleitos.
O secretário frisou que todo o processo será amplamente divulgado pelos órgãos de imprensa local e mídias sociais, de forma a dar conhecimento a toda sociedade pedreirense. “Estamos vivendo novos tempos, e vamos fazer uma administração com a participação da sociedade, um governo do povo e para o povo. Chega de prefeitos que viajam para São Luis e levam a prefeitura dentro de suas pastas. Vamos descentralizar e trabalhar com responsabilidade e fazer um governo popular, participativo e transparente. Esta é a determinação do prefeito Antonio França e do vice-prefeito Everson Veloso”, esclareceu Allan.
Allan Roberto ainda complementou que serão publicados outros editais normatizando alguns pontos do processo, bem como uma correção sobre o sistema de votação, se será ou não secreto ou outros pontos que poderão surgir após o devido conhecimento da Resolução 001/2106, e a consequente intervenção por parte dos interessados, e esclareceu que tanto ele quanto o Dr. Alexandre Assaiante ouvirão as observações e intermediarão os debates sobre as possíveis adaptações ao texto original da referida normativa.
ASCOM