Foto: Sandro Wagner
É digno de registro em nossa página e imprescindível a divulgação ao público - também por todos os instrumentos de mídia e comunicação de nossa terra, o lançamento de um novo livro. Ainda mais sendo este, concebido por um nobre ser de luz que habitou, viveu e amou nossa encantada das Pedreiras.
Replicamos aqui, as palavras de Sandro Wagner divulgadas em seu blog, para que também nossa parcela de leitores possam se nortear na busca do caminho DOS VENTOS, que sopram o conhecimento com o serpentear do RIO do saber, que nasce na cabeça de um poeta.
DO BLOG DO SANDRO WAGNER: A literatura pedreirense ficou mais enriquecida de conhecimentos, quando se trata de nossa história. O livro de poesias “Rio dos Ventos”, do saudoso Dr. Antônio Carlos Pereira Lobato, que foi lançado ontem (20), em Pedreiras, colocou em evidência algumas informações importantíssimas de interesse de todos, pelo seu conteúdo literário, mas, também, pela forma como um filho adotivo, que durante os seus 14 anos morando nessa terra, soube guardá-la em versos, e, o mais importante; contribuiu como ninguém, com suas artes imortalizadas pelo tempo, que às vezes estão a todo momento tão perto de nós, que não lhes damos a verdadeira importância. Pouca, talvez! mas importante para quem tem curiosidade em saber o significado de cada uma, e como surgiu: O hino de Pedreiras, o brasão de nossa bandeira, a planta da Praça do Cinquentenário, que hoje se chama Praça Lobato. Local de fé e orações, a Igreja de Nossa Senhora das Graças, no bairro do Engenho, foi outra obra que teve a assinatura desse homem culto, quando a projetou, o que muitos a chamavam de “Capelinha de Nossa Senhora”. Como um grande desenhista que foi, que, nos dias de hoje seria chamado de “Designer”, Dr. Lobato, que também foi promotor de justiça, desenhou a logomarca do Armazém Paraíba.
Para complementar toda essa sapiência, ainda tinha tempo para escrever suas poesias, sonetos, sextilhas, redondilhas, quadras e outros estilos. Toda essa riqueza não poderia ficar no anonimato. Foi quando sua esposa, a Drª Professora Maria Helena Lobato, resolveu compartilhar, de forma simples, mas que pudesse chegar ao alcance de todos, uma obra como “Rio dos Ventos”, um livro que imortaliza mais um filho “adotivo” da nossa “Princesa do Mearim”, que teve o apoio do poeta, e também escritor, Samuel de Sá Barreto.
Quem foi ontem (20) à Loja Recreio Maçônico Irmãos Unidos, saiu com um tesouro em mãos, que diferente de outros, pode ser encontrado a todo instante, pelo conteúdo precioso que só veio para ficar dentre os mais renomados nomes da nossa literatura pedreirense.
Foi emocionante e festivo, o lançamento de “Rio dos Ventos”, que carimbado pelo autor, teve também o autógrafo da Drª Professora Maria Helena Lobato.
Informações: sandrovagner.com.br