PROJETO DE CRIAÇÃO DA ESCOLA DE MÚSICA DE TRIZIDELA DO VALE AGORA É LEI


Joaquim Filho

A Câmara Municipal De Trizidela Do Vale Cmtv, nessa manhã de quarta-feira (21/10), sob a presidência do Vereador Chicutinha Veras, presidente da Augusta Casa, mais uma vez colocou na pauta do dia o Projeto de Lei Municipal nº 12/2015, de 13 de outubro de 2015, oriundo do Poder Executivo, ou seja, de autoria do Excelentíssimo Prefeito Municipal Fred Maia, que institui a Escola de Música no âmbito do Município de Trizidela do Vale-MA.

Só para refrescar a memória dos nossos leitores-seguidores que na sessão passada, o mesmo Projeto fora apresentado, lido e colocado para votação pelo Presidente da Casa, mas o Vereador Roberland, usando do direito que lhe assiste o Regulamento Interno, achou que deveria pedir vista da matéria e se pronunciou dizendo que ainda não era o momento da aprovação de tal projeto e, ainda fizera na oportunidade algumas colocações no sentido de justificar a razão de não aprovar o mesmo naquele instante.

Só que hoje o Projeto voltou, e voltou forte, porque uma vez que fora analisado como algo sem importância para o Município, passou a ter uma repercussão nas redes sociais, no meio da classe artística, blogueiros, professores, alunos e a comunidade em geral que não se conformou desse belo projeto não ter sido aprovado. A história hoje foi outra porque a música é uma arte, um Dom dado por Deus que serve para a elevação da alma, da mente e do corpo em uma transmutação entre o homem e o seu Criador. Hoje foi diferente porque não se trata de um projeto eleitoreiro, que tenha a finalidade de trazer dividendos ou seja lá o que for para o autor da obra. Foi diferente porque hoje sim, os senhores e senhoras Edis daquela Casa Legislativa viram que quando a coisa é séria, mesmo que o povo não acompanhe as sessões, mas respinga lá fora quando o bem que se pode fazer através de uma canetada não chega até eles.

Então, o Presidente Chicutinha Veras, que não é bobo e sabe que na política não se pode travar "briguinhas" por interesses pessoais, que as discussões políticas sempre têm que ser no campo das ideias, e nunca pessoal, voltou com a matéria, conversou com todos pessoalmente (em "off" que eu presenciei) e explicou que o projeto deveria ser aprovado pela sua importância na abrangência do público alvo: Crianças e jovens.

Não deu outra: lido pela assistente de plenário, apresentado pelo presidente Chicutinha e, mesmo que houvesse algumas falas sobre o Projeto - que é normal -, mas nada de empecilho, todos os vereadores, de forma unânime, aprovaram o Projeto da criação da Escola de Música do Município de Trizidela do Vale-MA.

Sinceramente, é com muita alegria que eu publico essa matéria. Eu já havia publicado com exclusividade quase que ao vivo na hora da aprovação do Projeto, em que fiz uma chamada aqui no meu face, via celular, dando a informação da aprovação. Mas eu quero que me permitam parafrasear Neil Armstrong, quando dissera, ao pisar na Lua pela primeira vez: "Um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade."Pode ser que esse projeto não tenha importância para muitas pessoas que não gostem e nem vivam da música, mas para uma grande camada da sociedade que vive à mercê de ter somente uma oportunidade, esse passo foi histórico e sublime para uma terra de poetas, cantores, compositores e de uma gente que sabe cantar mesmo em meio a tantas dificuldades da vida.

Parabéns, Fred Maia! Parabéns senhores Vereadores! Parabéns Vereador Chicutinha Veras por ter tido a grandeza da compreensão de não engavetar o Projeto. A arte e a cultura de Trizidela do Vale agradecem.
Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.