PAUTA INTERESSANTE NA SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES EM TRIZIDELA DO VALE


A Câmara Municipal de Trizidela do Vale realizou mais uma sessão ordinária nessa quarta-feira, 30, que fora presidida pelo vereador Chicutinha Veras e não passou de uma sessão com trabalhos tranquilos, depois de uma sequência de sessões polêmicas e tumultuadas. No plenário não se notou as presenças dos vereadores Corró, Dalci e Nanô do Povo. Será onde eles estavam? Após a leitura da ata da sessão anterior, a assistente de plenário Florisa Lima leu as matérias encaminhadas à Câmara: 

Projeto Lei nº 10/2015, encaminhado à Câmara, que tem como finalidade aprovar a Lei que regulamenta a criação do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação-Conselho do FUNDEB, do Município de Trizidela do Vale e dá outras providências. 

Ofício 897/2015 PL/TCE, que trata da prestação de contas anual do prefeito do município de Trizidela do Vale, exercício financeiro de 2010, com deliberação do plenário, que segundo o que rege o teor do documento, as contas é do ex-prefeito Jânio de Sousa Freitas, que obteve deliberação pela desaprovação, na sessão plenária de 20.08.2014, conforme fotos do processo em anexo nessa postagem. 

Vereadora Luciane Aguiar: Usou da palavra e solicitou do presidente Chicutinha Veras que quando for convocar o senhor Charles Bedor para dar esclarecimentos na Câmara sobre as denúncias de suposta corrupção na administração municipal, que também convoque o senhor Dida, pois segundo a vereadora, pelo visto o ex-assessor sabe demais do que se passa nos bastidores desse governo. 

Vereador Manoel Belmiro: Sempre centrado e muito coerente em suas posições, deu a ideia que os dois viessem em sessões alternadas, ficando o senhor Charles Bedor para a próxima sessão, dia 7 de outubro, e o ex-assessor Dida, para depor no dia 14 do mesmo mês. 

DOSSÍÊ SOBRE A MESA: Hoje, 30, na sessão ordinária, todos os vereadores que foram à reunião de trabalhos encontraram sobre as suas mesas uma cópia do Dossiê da Corrupção, do Movimento Fóruns e Redes e Cidadania, que fora xerocado pela Casa e entregue a cada Edil para ficarem a par do que está acontecendo e saber quem está falando a verdade ou quem está faltando com a mesma.

Vereadora Lúcia da Farmácia: Fez uma reclamação verbal ao ser porta-voz do povo da baixada, que está reclamando muito de uma poeira que ninguém está mais aguentando em um local que a prefeitura iria fazer uma quadra de esporte, começaram, rasparam, mas não concluíram. Segundo a vereadora, que se pronunciou hoje, 30, na sessão, a população está pedindo até pelo amor de Deus para a administração procurar um meio de resolver esse problema, pois as pessoas estão adoecendo: crianças, adultos e idosos que já não suportam mais a imensa poeira 24h perturbando o sossego das pessoas. A vereadora disse que as pessoas falaram que se não forem concluir a obra, que pelo menos mande um caminhão pipa aguar o local. O vereador Sival pediu a palavra para a vereadora Lúcia e disse que esse problema está sendo causado porque o povo não quer quadra de areia, e sim de cimento, e no momento o prefeito alegou que a prefeitura não poderá fazer. 

MEARIM E A TERMÉLETRICA: Os vereadores de Trizidela do Vale estão preocupadíssimos com o trabalho de retirada de água do Rio Mearim, no povoado Pau-D'arco para a Termelétrica que está situada na cidade de Santo Antônio dos Lopes. Quem puxou esse assunto e se pronunciou com essa preocupação foi o vereador Paulo Chicote que sugeriu ao presidente Chicutinha Veras que as duas Câmaras (Pedreiras e Trizidela) se movimentassem para discutir se realmente esse trabalho não venha trazer sérios prejuízos ao meio ambiente, no caso o Rio Mearim, que não anda muito bem com toda a degradação que vem sofrendo. Paulo Chicote fez a indagação quem vai constatar se realmente essa água vai voltar tratada para o rio.

Pegando carona sobre o assunto, o vereador Roberland elogiou a iniciativa do nobre colega e disse que essa discussão tem que se estender até Vitória do Mearim, ou seja, de Pedreiras e passando por todas as cidades que se beneficiam com o Mearim. Precisamos envolver todas as Câmaras dessas cidades.

Os vereadores pensam que essa é a hora de todos os poderes, entidades, associações, povo, etc se unirem para discutir esse assunto que é muito sério e define o nosso futuro. Mandaram até um convite para o Movimento Fóruns e Redes para entrarem nessa causa.

Vereador Sival: Fez pronunciamento hoje na sessão dessa quarta-feira, 30, sobre um problema muito sério que está acontecendo no povoado Matões que envolve o produto precioso chamado água.

Segundo o vereador Sival, no referido povoado, um determinado fazendeiro conhecido e muito rico, como os demais moradores, está se utilizando da água de um poço artesiano público que há no local. Normal. Mas o problema, e que foi denunciado pelo vereador, é que alguém ligado à fazenda, ou funcionário da mesma, colocou uma torneira de centro com o chamado "T", que quando é girado isola água para os moradores, ficando sendo utilizada somente na fazenda.

Segundo o vereador Sival, a Câmara não pode fechar os olhos para esse problema, pois a água que ali é minada de um poço é de direito de todos, mesmo porque o poço é público, foi construído com os recursos que são geridos para beneficiar o povo.

Um problema para o presidente Chicutinha Veras juntamente com os vereadores constatar "in loco" e tentar resolver isso.

Joaquim Filho

VEJA FOTOS DA SESSÃO NO LINK ABAIXO















Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.