NO CAMINHO DO SUCESSO: FRANCISCO ERIC VALE DE SOUSA

Francisco Eric Vale de Sousa
Francisco Eric Vale de Sousa é natural da Cidade de Pedreiras, mas ligado fortemente à cidade de Trizidela do Vale. Rapaz de família pobre, porém humilde e cristã. Morador da Rua Afonso Pena em Trizidela do Vale é o Primeiro Filho de Dona Francisca Vale de Sousa, mãe solteira. Frequentou o Ensino Fundamental no Colégio Frei Germano de Cedrate (Trizidela do Vale) com ajuda das Irmãs do Preciosíssimo Sangue, através do programa intitulado “Doação”, onde se recebia exclusão da taxa da mensalidade e ainda se tinha uma ajuda de custo. 

Durante o Ensino Médio, cursou no Colégio Oscar Galvão (Pedreiras, 2007), Colégio Newton Bello (Trizidela do Vale, 2008) e Colégio Reis Magos (Bacabal, 2009). 

O Ensino Superior foi efetivado na Faculdade de Educação São Francisco – FAESF, em Licenciatura em Educação Física, como Bolsista Integral, concedida pela Diretora Presidente Aldenora Veloso. Durante os anos da graduação - 3 anos, foi professor de Educação Física nos níveis Fundamental I e II (2011 a 2013) e Ensino Médio (2011 a 2012). 

Trabalhou na Secretária Municipal de Assistência Social da Cidade de Trizidela do Vale como docente de Educação Física no Programa PETI, onde foram desenvolvidas atividades de caráter a desenvolver e aprimorar as habilidades Cognitivas, Afetivas e Motores. Também no Programa PROJOVEM exerceu atividades voltadas ao Lazer, Desporto e Atividades Expressivas. O programa Renascer com a participação de Idosos também foram desenvolvidas atividades de lazer e Exercícios Funcionais e Danças. 

Também no ano letivo de 2013 foi professor Voluntário no Colégio Frei Germano de Cedrate para atender crianças pertencentes à Turma Multifuncional, onde atendia crianças de diversas deficiências. Exercendo assim atividades de Lazer, Recreação e Atividades Expressivas e Danças. 

Atuando como docente exerceu atividades acadêmicas junto à sociedade, sempre buscando aliar a teoria com a prática. Com o desejo de continuar estudando e na finalidade de ajudar o próximo e contribuir para melhorar o sistema educacional brasileiro e regional, agarrou um grande desafio na Capital do País, Brasília. No inicio do mês de Dezembro de 2013, em Brasília, foi concorrer uma vaga a um Programa de Pós-graduação, classificando-se em 8º lugar. 

Francisco Eric, hoje em Brasília, apoiado pela Providencia Divina, confia em Deus para mantê-lo nessa empreitada. Aprovado na Universidade Católica de Brasília que é uma IES particular teria que pagar o valor da mensalidade de 2.000 (dois mil) reais. Sem possibilidades, se lançou em outro processo seletivo para a concessão da Bolsa de estudos. Atualmente é aluno regular do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física (MESTRADO) pela Universidade Católica de Brasília – UCB como Bolsista Integral pela CAPES/PROSUP. 

A Universidade católica de Brasília é uma das melhores Universidades particulares do País. Segundo Eric, a cada dia busca empenhar-se em atividades intelectuais para assim absorver o maior número de informações, sempre com a perspectiva de trazer esses conhecimentos para Pedreiras. 

“Me orgulho de ser o 1ª filho de Pedreiras e fruto da faculdade de Educação São Francisco – FAESF, do Curso de Educação Física a esta cursando o MESTRADO em Educação Física em uma das melhores Universidades do País e como Bolsista Integral”, diz Francisco Eric.



1 comentários:

  1. Parabéns, você merece continue assim sempre batalhando pelo seus sonhos... me orgulho de pessoas assim como você!!!

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.