TRIZIDELA DO VALE | DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

POR JOAQUIM FILHO

Dina Selma
O dia 20 de novembro é comemorado em todo o Brasil O DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA, que segundo a história registra ser por razão de se fazer uma homenagem ao líder negro Zumbi, do Quilombo de Palmares, por ter morrido nessa data. 

Narra a história que o Quilombo era uma localidade situada na Serra da Barriga, onde os escravos utilizavam como refúgio logo que se evadiam das senzalas e que com o passar dos anos, chegou a uma crescente população de vinte mil habitantes, todos oriundos das fugas e que buscavam no Quilombo um porto seguro para viver e celebrar a liberdade. 

Reportemo-nos à triste realidade dos escravos bem antes dos mesmos chegarem ao Quilombo ou conquistarem a sua “liberdade”, que faziam os trabalhos pesados e desumanos que o homem branco não realizava, os quais não tinham condições dignas de vida, eram maltratados, apanhavam, ficavam amarrados dia e noite em troncos, eram castigados, ficavam sem água e sem comida, suas casas eram as senzalas, onde dormiam no chão de terra batida. 

Para chegar até onde chegamos foi preciso muita luta de mulheres e homens que de forma paulatina, com muito suor, lágrima, sangue e sacrifício, mudaram de forma paciente o percurso dessa realidade. 

Portanto, o dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade que a classe ainda passa perante a sociedade. 

Muito mais além desses assuntos e questões conflitantes, enfatizam e marcam acerca do respeito, da dignidade enquanto pessoas humanas, além de discutir, trabalhar e fomentar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país. 

Em Trizidela do Vale-MA, o blog Pedras Verdes fez contato com a Senhorita Dina Selma, Coordenadora de Políticas e Promoção da Igualdade Racial, que vem aos poucos, mas com muita competência, organizando e implantando uma nova política de mudança e conscientização no sentido de promover de verdade, a igualdade racial no município de Trizidela do Vale. 

Sobre o Dia 20 propriamente dito, a Coordenadora Dina Selma falou que o município por razões de ter realizado recentemente (8, 9 e 10/11) uma vasta programação com diversas atividades festivas concernentes ao aniversário da cidade, em conversa com o prefeito Fred Maia e toda a equipe de governo, resolveu realizar algo para celebrar o Dia da Consciência Negra no dia 28 de novembro com uma vasta programação, no espaço cultural Balneário Major Lucena, a partir das 17 horas, com exposição de stands, apresentações culturais, músicas, danças, palestras etc. 

Sobre essa programação, veja depois, na íntegra, a entrevista que o blog realizou com Dina Selma, Coordenadora de Políticas e Promoção da Igualdade Racial de Trizidela do Vale-MA.

Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.