MAJOR HONÓRIO FILHO: DE MALAS E EMOÇÕES PRONTAS PARA PARTIR!


Por: Joaquim Filho

Certo dia, eu tive o prazer de receber na sala do IMPP - Instituto Municipal de Previdência de Pedreiras, a presença ilustre e graciosa do Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 10.008 de Pedreiras, Sub-Tenente Fernandes, que em janeiro estará passando o comando do quartel a outro militar que está vindo para a cidade. E, ao falar sobre a sua saída de Pedreiras, com os olhos úmidos, ele falou: "Quem sai de Pedreiras e não chora, é porque não tem coração."

Hoje eu constatei a mais pura verdade nessa frase dita pelo Sub-Tenente Fernandes, só que o lugar e a personagem era outro, e que aqui vou lhes narrar, caríssimo leitor. 

Desde a sua chegada à cidade de Pedreiras, até a presente data, foram sete anos e oito meses de muito trabalho, dedicação, inovação e doação à dura e difícil tarefa de manter a paz e a ordem, não só aos pedreirenses/trizidelenses, mas a todas as pessoas que residem nas diversas cidades que fazem parte da 10ª Companhia da Polícia Militar Independente do Maranhão. 

Essas atribuições referenciadas, e muito mais que poderíamos elencar nessa matéria, elas se referem ao Comandante Major Honório Filho, que de forma bastante emocionada, anunciou hoje, publicamente, através do blog Pedras Verdes, que estará deixando o Comando de Pedreiras para em breve assumir em outra cidade, por uma decisão e determinação do seu superior, que obedecendo à filosofia e uma metodologia de estratégia da PM, o excelente profissional de segurança pública, às vezes, é chamado para aplicar os seus conhecimentos onde há uma necessidade bem maior de uma pessoa à altura de corresponder a esse chamado. 

Major Honório Filho iniciou sua conversa dizendo que as palavras que eram dirigidas ao Blog Pedras Verdes no sentido de deixar aos internautas bem informados sobre a sua saída de Pedreiras, se tratavam mais de uma retrospectiva do que uma própria entrevista. 

Falou que estava à disposição para qualquer tipo de pergunta, mesmo aquelas que viessem a colocar em cheque a sua idoneidade e o seu trabalho, pois sobre essa questão de críticas, ele tem a consciência de que ninguém agrada a todos, que nem Deus está isento das blasfêmias e da maldade dos seres humanos.

Sobre os comentários maliciosos que recebera sobre a sua postura diante da Companhia, ele afirmou que essas críticas vieram de pessoas poderosas da cidade que tentaram tumultuar o seu trabalho, que tentaram, algumas delas, corromper-lhe no afã de beneficiar os seus negócios, pois segundo ele, as pessoas de bem jamais foram a um órgão de imprensa ou de forma covarde usando o anonimato para denegrir a sua imagem ou duvidar da sua honestidade ou do seu trabalho. 

Citou como exemplo, a questão do trânsito, do menor ao volante, pilotando motos, do uso do capacete, que sempre foi um grande problema para a polícia, pois no momento que o Comandante exige o cumprimento da Lei, os poderosos se incomodam e atrapalham muito mais do que as pessoas comuns. 

Em alguns momentos da nossa conversa, eu vi no seu semblante uma tristeza lá no fundo da alma, algo assim, parecido com alguém que perdeu um grande amor. 

Seus olhos começaram a ficar umedecidos e sua voz ficou um pouco trêmula. Após a gravação, em "off", passamos várias horas conversando. Perguntei várias vezes se a nossa presença não já estava atrapalhando o seu trabalho. Ele respondeu que não com um tom de quem estava precisando desabafar. E, conversamos, conversamos, conversamos... 

Ao término da nossa conversa, chego à conclusão que Machado de Assis estava certo no seu conto "A Cartomante", que diz: "Hamlet observa a Horácio que há mais cousas no céu e na terra do que sonha a nossa filosofia."

Mais detalhes sobre a sua pessoa, o que pensa, para onde estará indo e quem será o próximo Comandante de Pedreiras que o substituirá, confira agora, na íntegra, com exclusividade, no blog Pedras Verdes.

3 comentários:

  1. Certamente Pedreiras diminuirá... Parabéns major pelo bom trabalho de todos esses anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que Pedreiras não diminuirá....pois nossa cidade sempre estara comigo onde quer que eu esteja..muito obrigado por tudo..

      Major Honorio

      Excluir
  2. Esse major tem uma grande valor, sai, mas deixa seu legado. Dentro de sua atividade, que muitas pessoas condenas, desclassificam, impetram e jogam quase todas as responsabilidades por tudo de ruim, digo: esse major dentro de suas possibilidades, equilibrou muito o que acontecia de ruim em outros tempos na sociedade. Aproximou-se da comunidade e ouviu o seu clamor, no entanto, por suas falhas não o condeno. POIS NÃO É DEUS. Muitas coisas que acorrem na obscuridade do dia, só DEUS, para dar jeito. Que Deus te leve MAJOR.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.