Feriado da Independência é lembrado com desfiles e homenagens em Pedreiras

fotos: Fabiana Akira
por Fabiana Akira

A principal avenida da cidade, Rio Branco, em Pedreiras, interior do estado, foi transformada em uma grande passarela para o desfile de mais de sete mil alunos. No total cerca de 13 escolas, entre públicas e particulares passaram levando mensagens de educação e civilidade, neste 07 de setembro.

O ato cívico foi aberto pelo prefeito da cidade, Totonho Chicote acompanhado do Deputado Raimundo Louro e diversas autoridades locais. O Deputado Raimundo Louro que participou de várias atividades em comemoração a data, falou da importância em preservar a tradição dos desfiles e homenagens.

Temos o dever cívico de homenagear a nossa pátria e como filho de Pedreiras todos os anos venho para minha cidade participar dos desfiles e ações e marquem a data”, falou.

Na área reservada ao público milhares de pessoas aguardavam com ansiedade a passagem das escolas. Já era noite quando dona Gardileide que estava acompanhada do pequeno Isaac de apenas seis meses aguardava pela passagem da filha na avenida.

Todos os anos eu venho acompanhar o desfile e esse ano trouxe meu filho pra começar cedo a manter a tradição e crescer sabendo que precisamos valorizar nossa nação”, pontuou.

E não foi só ela que veio cumprir seu dever cívico. Crianças, jovens, adultos e idosos também compareceram em massa para prestigiar alunos e escolas passando na avenida.

A aposentada dona Dos Santos diz que apesar da idade não falta nunca aos desfiles. “Tenho 68 anos e mesmo com as pernas falhando um pouco só vou embora quando terminar”, sorriu falando.

O Vereador Serapião Louro, não conteve a emoção de ver os dois filhos passarem na bateria da escola Batista.

Somos pais e a gente se prepara junto com eles todos os dias até essa data. Não tem como não se emocionar e se sentir orgulhoso por fazer parte da história deles e da nação, afinal esse ato se une a tantos em todo o Brasil”, reflete.

Mensagens de paz, respeito ao meio ambiente, sinalização de transito, escolas inclusivas e homenagens a grandes personalidades que marcaram época, a exemplo do saudoso João do Vale, foram embaladas pelo ritmo forte do batuque das baterias e caracterizadas pelos pelotões vestidos com figurinos luxuosos e de época.

Um show a parte também para as balizas. De todas as idades elas mostraram que se prepararam para o desfile. A pequena kévila Gabriela de seis anos apesar de desfilar duas vezes em uma só noite não demonstrou cansaço na hora de executar a coreografia.

Não me sinto cansada, pelo contrário eu gosto, e ainda vou desfilar em mais uma escola”, disse.

As meninas do colégio Correia de Araújo levaram o público ao delírio com a evolução da coreografia apresentada na avenida. O diretor Cícero Queiroz disse estar satisfeito com o desfile.

Relembramos os movimentos democráticos e políticos da história do Brasil, o que para nós é de grande importância neste dia. cerca 60% dos nossos alunos participaram do desfile e conseguiram com alegria e civilidade passar a mensagem de nossa escola”, finalizou.

4 comentários:

  1. Chamar isso de desfili civico ?? tá mais pra carnaval, parada gay, um circo, meninas de fio dental com pernaas abertas incitando o povo.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS aos conterrâneos pelo belo desfile em especial ao meu ex-colégio Corrêa de Araújo pela aula de história.

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS A TODOS QUE PARTICIPARAM DO DESFILE E TAMBÉM A ORGANIZAÇÃO TAVA TUDO PERFEITO....

    ResponderExcluir
  4. ESTÁ PERDENDO O COSTUME DE DESFILE CÍVICO.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.