O MEARINENSE: A FONTE NAS PEDREIRAS, NOSSA HISTÓRIA E NOSSA VIDA

A partir de hoje teremos uma coluna denominada "O Mearinense" assinada inicialmente por Patrício Oliveira, que irá discorrer um pouco sobre a história de nossas cidades: Pedreiras e Trizidela do Vale,  assim resgatando fatos marcantes e até mesmo ocultos acontecidos nas margens do Mearim.


Uma riqueza, assim pode ser descrito o livro ''Documentário Histórico da Paróquia de São Benedito'' que muito conta também da historia de Pedreiras com uma riqueza de detalhes em poucos livros existentes. - Escrito e finalizado em 1988 pelo então Pároco de Pedreiras, Pe. Jacinto Brito, é um livro que nos faz viajar ao passado dos primeiros tempos de nossa cidade, nos primeiros capítulos retratada ainda como Vila Pedreiras.


Uma foto, no minimo intrigante, ou podemos dizer interessante, observe a pouca distancia entre o Rio Mearim e o prédio da Prefeitura, não sei se pela enchente ou se era seu curso normal.



Quando a ''Pequenina Povoação chamada Pedreiras'' recebeu a primeira visita de um Padre, para nela celebrar a Santa Missa, não se pode assegurar com exatidão. O documento mais antigo ao meu alcance é o livro de batizados ''dito nº 1'' da paróquia de São Luis Gonzaga do Alto Mearim, cujos primeiros assentamentos datam de 1846.

- Livro Documentário Histórico da Paroquia de São Benedito, 1988, pag. 11.

Por: Patrício Oliveira, da FANPAGE:


Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.