MELHOR QUE UM CONTO DE FADAS: TRIZIDELA DO VALE COMEMORA DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL


A Prefeitura Municipal de Trizidela do Vale, através das Secretarias de Cultura, Comunicação e Educação, realizaram nessa quinta-feira (18), no prédio da Biblioteca Pública Municipal, situado na Avenida Deputado Carlos Melo, nº. 1670, Aeroporto, um evento voltado para o DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL, que se comemora nessa data, onde estiveram presentes os alunos do ensino fundamental das Escolas: Unidade de Ensino São Miguel, Unidade de Ensino Santo Antônio de Pádua, Unidade de Ensino Monsenhor Gerson e Complexo Escolar Messias Rodrigues, acompanhados de suas respectivas professoras e diretoras das mesmas.

Foi um momento diferenciado de tudo que o aluno vê todos os dias em sala de aula. Uma oportunidade ímpar e louvável para se mostrar aos alunos do ensino fundamental, a importância da leitura ser iniciada desde à infância; pois, isso é que forma cidadãos e cidadãs mais preparados, conscientes e mais críticos acerca da realidade que os cercam.

A Secretária de Cultura Cacau Maia fez a abertura dos trabalhos, deu boas-vindas a todas as crianças e aos presentes; e, em seguida, fez um pronunciamento justificando a importância do Município de Trizidela não deixar essa data passar em branco; pois, se a leitura deve ser obrigatoriamente um tema sempre presente no dia-a-dia da vida dos alunos, porque não aproveitar a data que homenageia o Livro Infantil e se fazer uma reflexão sobre um assunto tão rico e cheio de conteúdo.

Não se fala em literatura infantil no Brasil sem que aborde aquele que fora o maior escritor dessa área – Monteiro Lobato – que no dia de hoje foi bastante lembrado, e não só lembrado, mas lido, estudado e encenado suas obras pelos próprios alunos da rede de ensino municipal de Trizidela do Vale.

O jovem Josué Júnior, da Secretaria de Cultura, aproveitou para conversar com as crianças e contar a sua própria experiência de vida, que segundo ele, com 4 anos de vida começou a ter experiências com livros infantis, e que agradece muito a sua professora Ceiça, quem primeiro o incentivou a ler e cobrar em sala de aula sobre o que a história no livro estava falando. Josué Júnior disse que isso lhe serviu de estímulo para hoje ser o leitor que é e ter outra visão de mundo que tem.


Depois da conversa com os alunos e a apresentação de teatro, a Secretária Cacau Maia fez uma dinâmica cultural, fazendo perguntas sobre o que se falou e quem respondia corretamente ganhava brindes – livros infantis, lógico! No final de tudo, fora servido um lanche para os alunos na própria biblioteca que durante toda a manhã se transformou num espaço lúdico-cultural-literário. 

O Prefeito Fred Maia compareceu para prestigiar o evento e deixou a sua mensagem, ao dizer que a “celebração dessa data juntamente com os alunos infantis da rede municipal de ensino é muito proveitosa porque já vai incentivando a criança ao gosto da leitura, pois não existe educação eficaz se o aluno não tiver o hábito da leitura, e isso, deve começar desde cedo.” Comentou o Prefeito. 

A finalidade maior dessa dinâmica na Biblioteca Pública, em que se comemorou o Dia Nacional do Livro Infantil, teve como objetivos a quebra de um sistema às vezes monótono que se trabalha em sala de aula; o incentivo à leitura; o resgate da memória de um grande vulto da nossa literatura Infantil – Monteiro Lobato; a valorização da literatura infantil como um Patrimônio a ser perpetuado e a descoberta nos alunos o potencial para a leitura e o fazer/viver poético.



Joaquim Ferreira Filho
Assessoria de Comunicação e Cultura de Trizidela do Vale – MA

2 comentários:

  1. Melhor que palavras,á a imagem de uma gestão aprovada pela população. PARABÉNS PREFEITO !!!!

    ResponderExcluir
  2. Quando o prefeito é inteligente contrata os melhor para lhe aceçorar e isso o Fred tá fazeno, parabens fred maia

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.