
BLITZ DA MULHER
O Dia da Mulher em Pedreiras foi celebrado em grande estilo, muitos movimentos realizados na cidade fizeram da data, um momento marcante e de grande importância para a sociedade pedreirense.
O som da voz da mulher nestes últimos dias, nunca havia se propagado tão forte quanto agora. Ações realizadas durante a semana, e um imponente movimento social, balançaram a vida do cidadão local.
Pedreiras quando se une é capaz de desenvolver ações que pouco é visto em outros recantos do Maranhão. Nossa cidade é privilegiada, tem um povo consciente, que caminha olhando para o futuro, se desvia dos tropeços do presente e muito se fundamenta no passado. O cidadão é cercado de bons exemplos em sua grande maioria. Temos uma comunidade organizada, não em sua totalidade, mas, principalmente, nas bases que sustentam aquilo que nos permite viver e crescer.
Um dos pilares mais firmes que constrói nossa cidade, mesmo que às vezes não não se perceba ou simplesmente se omita, vem da força e do papel que a MULHER está desempenhando nesta nova era. A intensidade de suas ações, a organização e o poder se superação vem sendo o diferencial para construção de um novo mundo.
Um dos pilares mais firmes que constrói nossa cidade, mesmo que às vezes não não se perceba ou simplesmente se omita, vem da força e do papel que a MULHER está desempenhando nesta nova era. A intensidade de suas ações, a organização e o poder se superação vem sendo o diferencial para construção de um novo mundo.
A surpreendente mulher, saiu em caminhada nas ruas de Pedreiras; mulher que reivindica o quê lhes é de direito; mulher guerreira, autêntica, firme, encantadora, encantada, frágil, poderosa, apaixonada... Humana. A mulher ‘inadjetivável’, pois há valores infindáveis – simplesmente mulher.
A mulher que durante o dia, saiu às ruas e fez o dia 08 de março de 2013, valer a pena. A manhã começou bem, com a Blitz Mulher, um movimento organizado pelas entidades: CRESMAN, ASSEMA, MIQCB, CCNP/MEARIM e Liga Feminina de Pedreiras e Trizidela do Vale. Segundo uma das coordenadoras, a mulher guerreira Francinete Braga, que reivindica firmemente seus direitos, a mulher ainda é vítima de muitas impunidades. A manifestação feita na Avenida Rio Branco chamou a atenção para os seguintes pontos:
• direito à vida sem violência.
• direito à liberdade e à segurança.
• direito à igualdade e a estar livre de todas as formas de discriminação.
• direito à liberdade de pensamento.
• direito à informação e à educação.
• direito à privacidade.
• direito à saúde e à proteção desta.
• direito a construir relacionamento conjugal e a planejar sua família.
• direito a decidir ter ou não ter filhos e quando tê-los.
• direito aos benefícios do progresso científico.
• direito à liberdade de reunião e participação política.
• direito a não ser submetida a torturas e maltrato.
As Mulheres, no final do dia, tomaram as ruas novamente, agora, com a Marcha da Mulher Cristã – que bela manifestação – as mulheres cristãs de Pedreiras mandaram um recado explicito a toda sociedade, aos poderes constituídos e àqueles que desdenham do poder sagrado da MULHER CRISTÃ.
VIDEO: 1ª MARCHA DA MULHER CRISTÃ
A Praça Corrêa de Araújo, lotada, ouviu as palavras de ilustres mulheres que finalizaram a noite: Pastora Célia Marques, Promotora de Justiça Sandra Pontes, Primeira-dama Íris do Nascimento, dentre tantas mulheres ilustres e homens deram o ar da graça: Pastor Presidente da Assembleia de Deus, Pr. Amarante, Deputado Estadual Raimundo Louro e o Prefeito Totonho Chicote.
08/03/2013 1ª MARCHA DA MULHER CRISTÃ
(E) Pr. Amarante, Missionária Célia Marques e Dep. Raimundo Louro
Vice-prefeita Fátima Vieira e Primeira-dama Íris Chicote
Promotora de Justiça Sandra Pontes
Cantora Léa Mendonça
O dia Delas, não se encerrava ainda, pois, no Anfiteatro Dom Jacinto já era realizado um grande show em homenagem às mulheres. A Paróquia de São Benedito organizou um belo evento com os artistas da terra, na noite que tinha como atração principal a cantora Tereza Canto, conhecida e admirada por muitos pedreirenses, Tereza ‘Encanto’, com seu canto colocou todos para levantar e, como uma magnifica crioula, bailou e fez o povo se alegrar. Um majestoso show, que com certeza agradou ao público presente.