ATRIZ PEDREIRENSE, JAQUELINE LEMOS REALIZA OFICINA DE TEATRO EM PEDREIRAS

 foto: Dudu Santos
O projeto de Extensão “Teatro in process: Oficina de Iniciação teatral para montagem do espetáculo A Paixão de Cristo” desenvolvido com os jovens da Pastoral da Juventude aconteceu nos dias 23 e 24 de fevereiro, no Centro Comunitário Paulo VI e teve um total de 12 horas de duração. O mesmo foi resultado do convite por parte do Secretário da Juventude de Pedreiras – Robert Lemos – feito à acadêmica e Atriz Jacqueline Lemos para que desenvolvesse uma preparação teatral com o elenco do já tradicional Espetáculo “A Paixão de Cristo” que acontece a pelo menos 10 anos na referida cidade e está para ocorrer no próximo dia 29 de março. O mesmo teve caráter beneficente, não tendo a oficineira cobrado por parte da secretaria ou dos participantes qualquer valor, e está vinculado ao seu Projeto de Extensão acadêmica, uma vez que a mesma está prestes a concluir o Curso de Licenciatura em teatro pela Universidade Federal do Maranhão. 

Ao longo das horas trabalhadas, técnicas de corpo e voz, projeção e encenação, improvisação teatral foram repassadas ao grupo que promete com isso realizar a melhor “Paixão de Cristo” de todos os anos. Quando questionada a respeito da experiência de grupo a oficineira explicou que por conhecer da necessidade que há de preparação técnica da produção teatral local, já que morou e trabalhou com teatro na cidade de pedreiras por mais de 10 anos, tentou trazer atividades simples mas bastante claras e fundamentais para que seja executado um bom trabalho teatral repassando dicas, compartilhando tanto de sua experiência acadêmica quanto artística de nível nacional e internacional e, principalmente, buscando esclarecer as muitas duvidas quanto à profissão, o curso da UFMA, dificuldades e glórias possíveis de ser vivenciadas que foram surgindo a medida que executava as atividades e dialogava com o grupo, a fim de estimulá-los a seguir com seus estudos nas artes cênicas, já que muitos admitiram ser esse o seu objetivo. 

Jacqueline Lemos garante ainda que pretende seguir os trabalhos com o mesmo grupo, que classificou como “extremamente dedicado e aberto à aprendizagem, além de bastante talentoso”, na cadeira que deve cursar ainda este ano de Projeto de Extensão II e parabenizou a iniciativa do Secretário em promover estas e outras iniciativas que estimulem a fruição cultural dos Jovens da cidade. 

faço parte de uma geração de teatro em Pedreiras que infelizmente não contou com tais iniciativas e sempre teve de fazer tudo de forma empírica e a duras penas, o que mesmo assim foi fundamental para definir a minha vida já que hoje está é a minha profissão e breve será minha formação acadêmica, daí a preocupação em trazer para a minha cidade aquilo que aprendi. Cheguei aqui e lidei com um grupo responsável, de muita curiosidade e força de vontade algo que se for trabalhado da maneira correta, creio, será motivo de mais orgulho ainda para nossa casa. Quanto ao Espetáculo a Paixão de Cristo, que, como disse aos jovens, sempre admirei e tive o sonho de participar, fico feliz de ver que segue como uma tradição na cidade já que é uma das poucas oportunidades de se exercitar a linguagem cênica por aqui. Também sinto-me honrada em colaborar de alguma forma. Torço sinceramente para que estas e outras ações sejam promovidas por Robert, a quem parabenizo, e por outros gestores e ainda para que a cultura seja sempre respeitada, já que sempre foi tão fluída e rendeu bons resultados para nossa terra. É de suma importância que os gestores compreendam que seus jovens incentivados à fazer parte de atividades como estas, estão livres de muitas mazelas as quais acabam expostos nessa idade se não é dado a ele opções sadias e que se comprometam portanto à estimular a humanização, sensibilização e potencialidades da Juventude local. Além ,é claro, de que há muita gente talentosa por aqui e seria criminoso a negligencia deste fato”. Conclui a acadêmica e atriz Jacqueline Lemos.

1 comentários:

  1. Quanto talento nessa jovem atriz pedreirense!
    Nos orgulha muito tê-la como conterrânea.
    Avante, Jaqueline!
    Parabéns!

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.