Fotos: Benselmo Braga/Adriana Buenos
Costumo
dizer que Pedreiras é uma cidade pequena (um dos menores municípios do
Maranhão), com “GESTOS E ATITUDES” de cidades grandes. O carnaval 2013 é mais
uma prova disto. Não quero aqui entrar no mérito da fragilidade financeira do
município, como já questionaram alguns, indagando se era conveniente ou não
realizar uma festa neste momento, mas quero chamar a atenção para a nossa
capacidade EMPREENDEDORA, para o quanto somos CAPAZES e COMPETENTES, digo
“nossa” como cidadão Pedreirense que sonha e contribui para o crescimento local
(não faço parte do atual governo). Nunca se viu nesta região um carnaval tão
GRANDE, Pedreiras jamais viu em sua história um carnaval tão bem organizado,
tão participativo, foi quase inacreditável – mesmo debaixo de chuvas torrenciais
– ver a MULTIDÃO nas ruas correndo atrás do TRIO ELÉTRICO e dos PAREDÕES DE SOM,
dançando, cantando, se divertindo e sendo FELIZ.
A escolha
do ANFITEATRO, como ”novo” local do carnaval foi uma decisão difícil e
polêmica, mas agora se sabe que não existe, dentro do município, um outro local tão
perfeito, são mais de 17mil metros quadrados de área totalmente murada e com
boa parte da infraestrutura pronta (energia, iluminação, palco, camarim, banheiros,
acesso fácil, excelente localização e etc...) para grandes eventos, mas que,
pelo seu gigantismo, precisava da ousadia de um administrador com coragem para
complementar o que faltava.
Sem
dúvidas, este é um bom caminho, pois se continuarmos trabalhando com a mesma
garra, determinação e coragem, a exemplo do que aconteceu neste carnaval, em
poucos anos teremos um município muito melhor, com mais oportunidades de
emprego, melhores rendas, colhendo todos os benefícios que o desenvolvimento
costuma trazer.
Parabéns
aos organizadores, parabéns aos atuais administradores, mas, sobretudo parabéns
ao POVO de Pedreiras, que soube brincar pacificamente, que soube receber bem e
encantar os turistas que nos visitaram.
Benselmo Braga
Presidente da Associação Comercial de Pedreiras
PEDREIRAS/MA, CARNAVAL MULTICULTURAL 2013.
ResponderExcluirNA MINHA OPINIÃO: Não vou falar dos meios (processo) para se obter o evento (carnaval), não falarei de valores, licitação e/ou dispensa de licitação e etc..., pois não posso falar de legalidade/ilegalidade; elogiar e/ou criticar do que não vir e não posso provar. PREFIRO FALAR DO CARNAVAL EM SI.
1. Primeiro vou falar das bandas que animaram o carnaval nos 04 (quatro) dias de arrastão e também no Anfiteatro Dom Jacinto Brito. Algumas bandas desconhecidas dos foliões pedreirenses, tais como: Jheremmias, Axerife, Fabricia e Banda etc... essas muito ruins. A Banda Chicana mesmo desconhecida do folião pedreirense é uma ótima banda. As outras bandas são velhas conhecidas dos foliões de Pedreiras, no ritmo de forró e/ou elétrico. Com exceção da Chicabana que dispensa comentários, são ótimas bandas de forró e excelente no ritmo elétrico, na minha opinião essas bandas: Chicabanda, Furação do Forró (Elétrico), Forró Sacode (Sacode Elétrico), Forró Estourado (Estourado Elétrico) foram excelentes escolhas da organização (FUP) do Carnaval Multicultural, pois são excelentes bandas.
2. Falarei aqui do espaço escolhido pela organização (FUP) para a realização do evento (Carnaval Multicultural 2013), que na minha modéstia opinião, não foi uma boa e sim uma excelente escolha, parabéns a FUP pela brilhante escolha, apesar do problema da entrada e saída, que há meu ver não tirou o brilho do evento multicultural. Um espaço amplo, que foi muito bem utilizado pelos organizadores do evento, muita segurança, ótima praça de alimentação, camarotes espaçosos e mais espaço ainda para os foliões brincarem com comodidade.
3. Finalizando o assunto no que se refere às bandas e o espaço escolhido para realização do Carnaval Multicultural 2013, a organização (FUP) tem 01 (um) ano para escolher excelentes bandas como às ultimas que citei acima (no primeiro parágrafo), que animarão muito bem o Carnaval Multicultural 2014, bem como encontrar uma solução para a questão da entrada e saída do anfiteatro Dom Jacinto Brito, que tem que ser revista, pois ficou muito tumultuada. NO GERAL FOI UM EXCELENTE CARNAVAL, PARABÉNS À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL. Grifos meus. Antonio Carlos Moreira Pereira.
vc tá ganhando quando quanto pra baba desse jeito, olha a chicotada...
ExcluirCARNAVAL DE UM MILHÃO É POVO SEM UM TUSTÃO...
ExcluirCaro amigo anônimo, não preciso ganhar algo e nem babar ninguém para expressar minha opinião. Vou elogiar quando tiver que elogiar e criticar quando tiver que criticar. Não preciso bajular A e B para conseguir emprego, pois já tenho. Não tenho medo de chicotada e saiba que nada e nem ninguém vão fazer com que eu deixe de me expressar. Não sou hipócrita para deixar de reconhecer que foi um excelente carnaval. Se o Município de Pedreiras, O Estado do Maranhão e outras unidades da Federação for realizar o carnal somente quando o problema da saúde, do saneamento básico, educação e etc... for resolvido, saiba que não vai haver mais carnaval no Brasil. Saiba também que cada setor tem seus recursos próprios, caso seja aplicado em outros setores, o gestor pode responder por crime de responsabilidade e desvio de finalidade. O dinheiro da educação não pode ser investido na área da saúde e vice-versa, o da cultura não poder ser usado na educação e assim por diante.
ExcluirCarnaval Multicultural: Os dois lados de uma máscara.
ResponderExcluirPão e Circo ainda funciona?
Você já deve ter ouvindo a expressão “Pão e Circo”, é bem antiga, remonta o apogeu do Coliseu romano, palco de grandes e sangrentas lutas, numa época em que o Cristianismo se distinguia do Estado muitos dos seus convertidos foram mortos ali. A ideia era distrair a população ávida por sangue, fazendo-a esquecer-se dos agudos problemas sociais existentes saciando-a com pão. De volta para o agora, temos uma situação semelhante, o palco não é o Coliseu, mas é o Anfiteatro Dom Jacinto, aliás, se não conhecesse o homenageado diria que... O local pertence à Igreja Católica de Pedreiras, ou seja, é um ambiente privado como qualquer outro na cidade, cede de eventos relacionados à Paróquia de São Benedito. Por fim, temos o último personagem, o Estado, aqui representado pelo Prefeito, que soube utilizar muito bem as cartas no bolso durante a campanha, e o pretexto do melhor Carnaval de todos os tempos caiu como uma luva.
Qual papel social do Carnaval Leitor? Me refiro ao Made in Salvador, que adotamos e que para ser o melhor se gasta milhões, diga-se de passagem, emprego? Pergunte isso para quem mora no Bairro do Goiabal, se você não tem qualquer relação com o Governo, sinto muito, espere daqui a quatro anos para voltar a ter sua barraca, isso se o seu candidato ganhar. Só estamos falando do circo, o pão, alguns vão ter que si virar para consegui-lo, ou durante os dias de festa esquecer os valores de Dezembro ainda não repassados. A política do pão e circo é uma prática nacional, Copa, Olimpíadas, estão no topo das referências.
Santo ou Profano?
Com certeza, a maior polêmica desse Carnaval foi à escolha do já citado Anfiteatro, o que para alguém que não é Católico é irrelevante. Quem já visitou o local percebe a diferença, asfalto, muito asfalto, e não, não foi milagre, nós bancamos, quer dizer, a ruas estão esburacadas, os sinais simplesmente não dão nem sinal, o Governo alega crise financeira e ai? Isso se chama falta de respeito e bom senso, quer investir? Invista no público, melhorem os espaços públicos existentes. Mas não, que se dane a saúde, pouco importa o carga horária de vinte e quatro horas dos técnicos e enfermeiros, precisa-se mesmo é de um Carnaval melhor que o do Lenoilson.
Colocando-me na posição de católico, com certeza ficaria frustrado, quer dizer, devo rezar, dizimar, comungar, e minha opinião fica aonde? Os lideres pastorais que lidam com a comunidade, ficaram aonde? Seria bacana se com o dialogo, posições e contra posições, os Católicos e seus lideres chegassem à conclusão de que o evento seria ali, mas em jogo estava à posição de uma Trupe, é claro que se houvesse uma discussão aberta os intere$$es seriam ameaçados. Entendo a insatisfação de boa parte dos fiéis, tal episódio me lembra um dito do meu pai: “Faça o que eu mando mais não faça o que eu faço”.
Matadouro, por que não?
Apesar de tantas discordâncias, tal fato também deixou evidente o preconceito existente para com o Bairro do Matadouro, como se seus residentes fossem compostos apenas de bandidos e suas bocas de fumo, não é bem assim, o poder público ao longo dos anos tem grande parcela de culpabilidade nisso, o que existe de básico em infraestrutura não se vê ali, infelizmente os turistas vão se limitar ao estruturado local da folia, e estarão bêbados de mais para se importarem com as possas d’água pelo caminho.
As sobras.
E quando a festa terminar? Bem, as bandas de fora terão levado boa parte do capital, e o que sobrará? Gastos para o poder público, jovens que ingressaram nas fileiras das drogas e por consequência na criminalidade, garotas despreparadas estarão grávidas, outras vão abortar, acréscimo no número de pessoas internadas em decorrência dos acidentes de trânsito, mais presos a serem encaminhados para a Unidade Prisional, sem contar aqueles que vão descobrir que estão infectados com o HIV. E a tal qualidade de vida tão prometida?
Mãe Aurora do Bolo: Lendo este comentário acima, acho que o autor deve estar falando de outra cidade. Esse texto, supra-escrito, é incoerente, inconsistente e confuso, assim como deve ser o autor. Não merece nem que eu gaste meu teclado.
ResponderExcluirAgora, uma verdade eu digo: O POVO ESTÁ FELIZ, EM CONTRAPONTO AO GOVERNO ANTERIOR QUE "NÃO TINHA NEM PÃO, NEM CIRCO, NEM COMPLACÊNCIA COM O POVO, NEM VERGONHA NA CARA".
CONCLUO: PODE CHORAR "BABÃO", CHORA BEM GOSTOSO, POIS ESSE FOI O MAIOR CARNAVAL DA HISTÓRIA DE PEDREIRAS.
O POVO ESTÁ FELIZ.
O POVO DE PEDREIRAS VAI PAGAR O PREÇO PELA A INRESPONSABILIDADE DESSA TURMA QUE GOSTA DE GASTAR O DINHEIRO DO POVO COM, SEM SE PREOCUPAR COM AS PRIORIDADES DO POVO DE PEDREIRAS, SAÚDE, EDUCAÇÃO, SANIAMENTO BASICO E INFRAESTRUTURA, SEM ESQUECER DE PAGAR O POVO............
ExcluirFeliz com o que Dona Maria? Só os tolos ainda estão felizes, depois de que cortaram os salários de todos os funcionários da PMP, o comércio de Pedreiras "agradece" ao seu Totonho por mais essa chicotada. Mas, quatro anos passam rápido, não sei é se vou sobreviver até lá.
ExcluirVC DONA MARIA VC ESTA MUITO EQUIVOCADA QANDO O SEU FILHO NAO TIVER UMA EDUCAÇAO DE QALIDADE,UMA SAUDE Q ATENDE AS NESSECIDADES VC VAI VER PQ É QANDO A CHICOTADA TA COMENDO PRO SEU LADO POIS PRA NOIS Q SOMOS FUNCIONARIOS A CHICOTADA JA ESTA COMENDO SE VC ESTA FELIZ POIS FIQUI FELIZ SUA INFELIZ SUA BAONA DO CHICOTE!!!
ResponderExcluiros babões ainda não se tocaram que perderam a eleição..pode criticar, fazer o q quizer, mas foi o melhor carnaval q pedreiras ja teeve..
ResponderExcluir