SIMPLICIO ARAÚJO PARTICIPA DE MESA DE HONRA NA DIPLOMAÇÃO DOS ELEITOS EM TIMON

Ao microfone o prefeito eleito de Timon Luciano Leitoa

Sem muita euforia, seguindo à risca do protocolo da Justiça Eleitoral, sob a presidência do juiz Josemilton Silva Barros, auxiliado pelo promotor Marco Antônio Camardella, aconteceu na noite de quarta-feira (19), a solenidade pública de diplomação do prefeito Luciano Leitoa (PSB), e do vice-prefeito Danísio Marabuco (PC do B), e dos 19 vereadores eleitos no pleito de 2012, no município de Timon, no auditório do fórum Amarantino Ribeiro Gonçalves, que ficou pequeno para tantos convidados. Na mesma ocasião, foram diplomados também os suplentes de vereadores por coligação/partido. 

Atendendo convite dos juízes Josemilton Silva Barros (Justiça Eleitoral) e Simeão Pereira e Silva (diretor do fórum), o corregedor geral do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Cleones Carvalho Tema, prestigiou o ato de encerramento dos trabalhos sobre o pleito de 2012, em Timon. Além do juiz Josemilton Silva Barros, do promotor Marco Antônio Camardella, do desembargador Cleones Tema, do diretor do fórum Simeão Pereira e Silva, formaram ainda a mesa de honra, o deputado federal Simplício Araújo (PPS), o presidente da Câmara Municipal de Timon, Thalles Waquim, o secretário-chefe de Gabinete Civil do Governo Municipal, Luiz Gonzaga Nunes, representando a prefeita Socorro Waquim e os representantes da OAB/Timon e Defensoria Pública do Estado do Maranhão.

Deputado Federal Simplicio Araújo e o vereador Raimundo Novaterra,
 ladeados pelas respectivas esposas

O ponto marcante da festa foi o pronunciamento do prefeito diplomado Luciano Leitoa (PSB), que prestou uma rápida homenagem ao pai, o ex-prefeito e ex=deputado Chico Leitoa(PDT), ao lhe creditar todo o êxito de sua carreira política. A solenidade, marcada por um clima tenso em razão das limitações dos convidados e dos pronunciamentos, foi conduzida pelo juiz eleitoral Josemilton Barros e pelo promotor Marco Camardella. Também foi notada a ausência da juíza Susi Ponte, que ficou responsável pela propaganda eleitoral e quem mais teve trabalho nesta campanha.

Tanto o promotor Camardella como o juiz Josemilton destacaram a liberdade com que o eleitorado de Timon participou deste pleito eleitoral, apesar do acirramento da reta final que levaram a alguns excessos de alguns candidatos. “Foi uma disputa limpa e correta, onde o povo de Timon pode expressar livremente a sua vontade, através do voto”, disse o juiz Josemilton. Ele e o promotor também pediram aos eleitos – prefeito, vice e vereadores – que não esquecessem as promessas feitas durante a campanha.

Já o desembargador Cleones Carvalho Tema – cuja demora a chegar atrasou a solenidade em mais de uma hora e meia – disse que, ao comparecer àquela solenidade, estava quebrando uma promessa que fizera a se mesmo de não comparecer a nenhuma solenidade de diplomação de políticos eleitos. “Recebi inúmeros convites de eleitos em vários municípios, dentre estes o prefeito de Tuntum, que é meu irmão e ficou muito magoado com a minha recusa de comparecer, como também o prefeito eleito de Caxias, Leo Coutinho, que é muito meu amigo; mas resolvi vir a esta aqui de Timon, após uma intimação do doutor Josemilton e do meu amigo Simeão Pereira, diretor deste fórum”, ressaltou o desembargador. 


Uma frase do Padre Diniz, que fora homenageado numa solenidade pela manhã no mesmo fórum, pelo seu trabalho na fundação ” Mãos Dadas”, marcou os discursos do desembargador e do juiz Josemilton Silva Barros. Disse o padre, segundo o juiz, que “o prêmio para quem cumpre ao dever é o dever cumprido”, demonstrando a desnecessidade da homenagem uma vez que ele já se sentia recompensado. E era assim que Josemilton se achava com relação ao seu trabalho na eleição: gratificado pelo dever cumprido. Por isto o desembargador Cleones encerrou dizendo que “o padre Diniz tem razão: a gratificação é a sensação do dever cumprido e a justiça eleitoral de Timon cumpriu o seu papel”.

A parte mais tocante da solenidade foi a demonstração de respeito e gratidão que o prefeito diplomado Luciano Leitoa demonstrou ter para com o pai, ex-prefeito e ex-deputado federal e estadual Chico Leitoa (PDT). Em breves palavras – já que o juiz Josemilton limitou o tempo das falas, menos pra ele que falou duas vezes – Luciano agradeceu ao povo de Timon pela confiança depositada em suas promessas de campanha, ao vice-prefeito Doutor Danísio; aos vereadores eleitos ou não, aliados ou não; e fez um agradecimento especial à sua família, à mulher Aldeneide, aos filhos Ana Luisa e Pedro Henrique, à mãe Dona Beta e ao irmão David e, quando pensavam que havia esquecido do pai, disse que devia a ele tudo que havia aprendido de bom, os êxitos eleitorais, lembrando de sua primeira posse como prefeito, nos idos de 1992, quando era apenas um garoto de 12 anos de idade.

“Naquele ano nascia ali um dos maiores líderes políticos, cuja atuação passei a admirar e a me espelhar, que me fez ser deputado federal, deputado estadual e agora prefeito da nossa cidade”, disse Luciano, que concluiu pedindo a Deus que lhe dê forças e sabedoria para cumprir as promessas de campanha e construir a cidade que todos queremos.

(Texto: Ademar Sousa e Edmundo Moreira) 
(Fotos: Ademar Sousa)
Em:: http://www.tribunadomaranhao.com.br/

4 comentários:

  1. Matéria de Timon? De simplicio araújo? o que o povo de pedreiras tem haver com isso seu pedras?
    num diga que vai começar falar de simplicio pra ele se reeleger em 2016. dá licença né. sim cadê a ponte. sim vai sair o 18 oitavo salários esse ano?

    ResponderExcluir
  2. LÁ VEIN O BOCA DE BULACHA AQUI DE NOVO, DÁ LICENÇA PEDRA BRUTA MANDA ELE IR RECEBER O 18 SALARIO LÁ NA CAMARA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quem tem 18 salarios é o raimundo louro.

      pelo jeito os invejosos ainda estão por aqui, a mim mi alegra saber que simplicio mantem as relacoes com timon, ondi teve 17 mil votos.

      Excluir
  3. Grandes coisas pra se divulgar ,me poupe pedras...manda esse ai fazer o trabalho dele la em Brasília.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.