Seminário reúne primeiras-damas e cavalheiros em Trizidela do Vale


Foi realizado com sucesso, o I Seminário Estadual de Capacitação em Gestão Pública para Primeiras-Damas e Cavalheiros Municipais, nos dias 25 e 26 de Maio, no auditório do Colégio Frei Germano de Cedrate, em Trizidela do Vale-MA. 

Delegações de primeiras-damas e secretariados, dos municípios de Igarapé Grande; Olho d' Água das Cunhãs; Trizidela do Vale; Bom Jardim; Governador Eugênio Barros; Lima Campos; Tasso Fragoso; Turiaçu; Aldeias Altas e Palmeirândia compareceram ao evento, que proporcionou uma discussão sobre o papel desses gestores municipais. 

A primeira-dama de Trizidela do Vale e anfitriã do Seminário, Francisca Rosa Freitas, destacou a importância de estar recebendo as primeiras-damas e cavalheiros em sua cidade, para discutir gestão pública, visto que, em anos anteriores, momentos como esse não poderiam acontecer por conta das enchentes do Rio Mearim, que deixaram parte da cidade submersa e centenas de pessoas desabrigadas. "O inverno deste ano foi menos rigoroso, nos dando a oportunidade de estarmos reunidos com autoridades governamentais e com primeiras-damas e cavalheiros municipais, proporcionando um momento histórico para Trizidela do Vale, região do Médio Mearim, assim como, para todo o Maranhão", declarou Francisca Rosa. 

Durante o seminário foram apresentadas oficinas de assistência social, ministrada pela Gestora de Políticas de Ações Afirmativas da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Seir), Jacinta Maria Santos; Educação, com Lúcia Carvalho da Secretaria de Estado da Educação; Meio Ambiente, com a turismóloga Poliana Gatinho, e Saúde com Ronald Damasceno, que é Conselheiro Estadual de Saúde. 

O Seminário contou com a presença, também, das deputadas Vianey Bringel, Francisca Primo, Raimundo Louro; Da Secretária de Estado da Mulher, Catarina Bacelar, e do assessor político Christian Noronha, que na ocasião representou os Secretários de Estado da Casa Civil, Luís Fernando Silva, e de Articulação Política, Hildo Rocha; do prefeito de Bom Jardim e presidente do Conlagos, Roque Portela; da primeira-dama do município piauiense de Hugo Napoleão e presidente da Associação Piauiense das Primeiras- damas (APPD), Maria da Cruz Santos. 

_MOVIMENTO MARANHENSE_ 

A necessidade da organização de um movimento municipalista de primeiras-damas e cavalheiros municipais surgiu há aproximadamente um ano, logo após a realização da Marcha Nacional dos Prefeitos. 

A criação do movimento teve o apoio dos prefeitos de Icatú, Juarez Lima; Jânio Balé, de Trizidela do Vale e do Lenoilson Passos, de Pedreiras, mas foi com o prefeito de Bom Jardim Roque Portela e o primeiro cavalheiro do município de Monção, Mário Cardoso, que o movimento começou a tomar consistência. 

Roque Portela, que também é presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional dos Lagos Maranhenses (Conlagos) encaminhou a solicitação à diretoria-executiva da instituição, e da Ong Juventude Sem Fronteiras, na pessoa de Ronald Damasceno, para que fizesse um estudo sobre as primeiras-damas e cavalheiros dos 217 municípios maranhenses. Após a conclusão do perfil dessas pessoas, a constatação foi de que além do estado civil, eles também são gestores municipais. 

"Com base no mapeamento, percebemos que há uma necessidade de se trabalhar o perfil de gestão pública, aprimorando e pondo em discussão, muitas vezes com encontros de capacitação, como este primeiro seminário", disse Ronald Damasceno. 

Vários estados brasileiros percebendo essa fragilidade resolveram fundar organizações estaduais tendo as primeiras-damas como líderes do movimento. Do Piauí a presidente da Associação Piauiense de Primeiras-Damas (APPD), Maria da Cruz Santos palestrou sobre o que é a instituição, sua experiência e os trabalhos desenvolvidos em seu estado, motivando as participantes do seminário. 

Ao final do evento, as primeiras-damas presentes se articularam para criação de uma entidade voltada para ações em políticas públicas, nascendo naquele momento, a Associação de Desenvolvimento dos Municípios Maranhenses (ADEMMA), que tem na presidência a primeira-dama de Trizidela do Vale, com vice-presidências em cada uma das regionais maranhenses. 

Na avaliação de Mariluce Moraes, primeira-dama e secretária de assistência social do município de Palmeirândia, o encontro foi inovador, pois proporcionou uma troca de experiência com as primeiras-damas das regionais maranhenses. Acrescentou ainda, que as dificuldades no acesso a recursos públicos venham a ser resolvidos com a associação. 

Nos próximos dias, as primeiras-damas estarão se reunindo mais uma vez, agora em São Luís, para dar continuidade aos trabalhos de fundação da ADEMMA. 

1 comentários:

  1. "Mirem-se no exemplo
    Daquelas mulheres de Atenas
    Vivem pros seus maridos
    Orgulho e raça de Atenas

    Quando amadas, se perfumam
    Se banham com leite, se arrumam
    Suas melenas
    Quando fustigadas não choram
    Se ajoelham, pedem imploram
    Mais duras penas; cadenas." Chico Buaarque (letras.mus.br)

    Enviado: Dunnas do Maranhão

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.