DONA LUIZA E O RESTAURANTE JOÃO DO VALE



A cultura de Pedreiras e Trizidela do Vale, ao longo desses anos tem se confundido com a história de alguns bares e restaurantes que têm sido ponto de encontro, apoio e até mesmo local dos nossos artistas divulgarem a sua arte. 

Com trinta e três (33) anos de existência, o Restaurante João do Vale, situado na Praia do Major Lucena, nª 58, no município de Trizidela do Vale-Ma, cuja proprietária é Dona Luiza Carlos Loyola, a mãe do empresário Ronaldo Loyola, ou Ronaldo Medicamentos, vem marcando a história das duas cidades como um local da divulgação da música e da nossa poesia. 

Grandes eventos, vários shows e até mesmo reuniões dos artistas já aconteceram no Restaurante João do Vale, não sendo porá acaso que Dona Luíza, a proprietária, foi escolhida como a madrinha dos artistas. 

Por um longo período, a Restaurante João do Vale cedeu o seu espaço físico para que fosse realizado o maior movimento cultural de Pedreiras e Trizidela do Vale de todos os tempos, o MOVIMENTO CULTURAL CANJA NA TERÇA, que arrastava muita gente para às terças-feiras desfrutarem de um momento e um local cheio de poesia e arte. 

Muitos artistas de Pedreiras, Trizidela do Vale, São Luís e demais lugares do Brasil já passaram pelo Restaurante João do Vale e deixaram a sua marca: Chico Viola, Paulo Piratta, Sabrina, Lucy Fabris, Santiago, Herbeth Luis, Itamar Lima, Fernando Sérgio, Dilza Siqueira, Zequinha Ribeiro, Zezinho do Vale, Damião Sousa, João Barrêto, Neto Kawakus, Josivan Pereira, Brandinho, Daniel Lisbôa, Garrincha, Mayanna Gomes, D’cannas, Francildo, Lourinha, Sandro Alex, Manuel Santana e muitos outros. 

Também muitos poetas já passaram pelo Restaurante e deixaram a marca da sua poesia: Neto Arrais, Kleber Lago, Paulinho Nó Cego, Paul Getty, Joaquim Filho, Samuel Barrêto, Wescley Brito, Edivaldo Santos, Nonato Matos, Floriza Lima, Filemon Krause, Moisés Abílio, Expedito Costa e outros. 

Assim é o Restaurante João do Vale, que mais do que um restaurante que proporciona os melhores pratos típicos da culinária maranhense, é também um local onde se respira cultura, arte e poesia. 

Quem vem a Pedreiras e Trizidela do Vale e não saboreia a peixada da Luiza, com certeza não desfrutou do melhor e mais prazeroso que as cidades podem oferecer.

 
D. Luiza

 

1 comentários:

  1. Que postagem sensacional. Dona Luiza merece todo o nosso carinho e respeito. Parabéns ao blog Pedras Verdes pela justa homenagem a essa mulher que simboliza a arte pedreirense.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.