SESSÃO SOLENE NA CÂMARA MUNICIPAL PEDREIRAS: 92 ANOS DE HISTÓRIA



Por: Joaquim Filho

            Dentro da programação festiva alusiva aos 92 anos de emancipação política da cidade de Pedreiras, a Sessão Solene na Câmara Municipal de Pedreiras, presidida pelo Excelentíssimo Vereador Otacílio Fernandes, fora um dos pontos altos da festa.
            A Sessão Solene desse dia 27 de abril do ano fluente foi marcante porque celebrou o aniversário da cidade, na qual foi entregue Títulos de Cidadania Pedreirense, àquelas pessoas que durante a sua permanência em Pedreiras, contribuíram para o crescimento da cidade, de diversas formas e em diversos campos.
            A solenidade teve início às 17 horas e contou com a presença de um grande número de populares e das autoridades locais, tais como: Otacílio Fernandes, Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras; Lenoilson Passos da Silva, Prefeito Municipal de Pedreiras; Walber Rodrigues da Cruz, Vice-prefeito Municipal de Pedreiras; Padre Valdenício, Pároco da Paróquia de São Benedito; Padre Zé Geraldo, Vigário da Paróquia de São Benedito; Pastor Adauto Lima, Assembleia de Deus; Sargento Fernandes, Tiro de Guerra 10.008; Tenente Oliveira, Polícia Militar do Maranhão, os quais fizeram parte da Mesa Diretora da Casa do Povo, ao lado do Vice-presidente da Câmara Municipal, Vereador David Leite e do Secretário, Vereador Ribamar.
            Os demais vereadores da casa, os senhores Antonio França, Magnus Branquinho, Klebinho Branco, Cearense, Robson Rios e a Vereadora Ceiça também estiveram presentes.
            A parte social da Sessão Solene em homenagem aos 92 anos da cidade de Pedreiras foi aberta com um poema de autoria do poeta Samuel Barrêto, MINHA TERRA; poema esse que pode ser encontrado na mais nova Coletânea Poética de Pedreiras.
            Após a formação da mesa, composta pelas autoridades, cantou-se o Hino Nacional Brasileiro e o Hino Municipal de Pedreiras, executados pela Banda Municipal João Menezes, sob a regência do maestro Dominguinhos.
            Em seguida, o Presidente da Casa, Vereador Otacílio Fernandes anunciou aos presentes a entrega dos Títulos de Cidadania Pedreirense, que assim fora realizado, conforme roteiro da programação utilizado pelo Mestre de Cerimônia e, encaminhado ao Blog.  

TÍTULO DE CIDADANIA PEDREIRENSE E SEUS RESPECTIVOS AUTORES:

VEREADOR ZÉLIO ANSELMO BRAGA
Antônio Revil de Lima.

VEREADORA CONCEIÇÃO DE MARIA FEITOSA OLIVEIRA
Alzinete Marinho da Fonseca
Antônio Tenório Leite
Carlos Augusto Alves Mesquita
Irislândia Barbosa de Oliveira
João Batista da Fonsêca
Padre José Geraldo Teófilo da Silva
Severino Manoel Romeiro.

VEREADOR DAVID LEITE
Débora Regina de Oliveira Cruz Sousa
Emília Maria Gomes de Oliveira.

VEREADOR ROBSON RIOS PORTELA
Pastor Luiz Horácio de Sousa
Alfredo Sousa da Cruz
Josey Sóstenes Figueiredo da Silva
Pastor Eduardo Leal da Costa
Agessi Ribeiro da Silva
Pastor Odaias Rocha Barbosa
Manoel Batista Lima
João Pereira da Silva.

VEREADOR MAGNUS BRANQUINHO
Dagmar da Cunha.

MESA DIRETORA
Manuel Santana de Oliveira Neto
Darlan Pereira Fernandes
Rosa da Silva Oliveira
Raimundo Nonato (Dominguinhos).

            Depois da entrega dos Títulos de Cidadania Pedreirense vieram os discursos das autoridades, sendo a abertura feita pelo anfitrião da solenidade, Vereador Otacílio Fernandes. Em seguida, falou o Padre Zé Geraldo e, esse, como sempre, falou bonito, com altivez de quem sabe a linguagem do nosso intelecto, pois o sacerdote poeta ou poeta sacerdote fala direto para o coração de quem o ouve.
            O Excelentíssimo Prefeito Municipal de Pedreiras, Lenoilson Passos da Silva fez um discurso a “la prestacione” de contas; falou das ações que o seu governo tem feito até hoje. Num tom de quem (segundo ele) se despede da vida pública, foi enfático; também aproveitou para mandar recado aos que passaram 7 (sete) anos criticando a sua administração. Disse aos presentes que é fácil ter uma emissora de TV e todos os dias essa canal criar inverdades e “soltar” para o povo, no sentido de fazer do Gestor uma figura “non grata” aos olhos da população.
            Outras autoridades também fizeram seus discursos: Sargento Fernandes, Poeta Moisés Abílio, poeta Manuel Santana e os Vereadores Antônio França, Magnus Branquinho, Klebinho Branco, Ceiça e Robson Rios.
            O encerramento foi feito com o lançamento da Coletânea Poética de Pedreiras, um trabalho realizado pela Prefeitura Municipal de Pedreiras e Fundação Pedreirense de Cultura, que contou com os esforços do Presidente Wescley Brito e do Prefeito Lenoilson Passos que não mediram esforços para a publicação da mesma.
            O Presidente da Casa Legislativa mais uma vez agradeceu a presença de todos, deu por encerrada a Sessão Solene e, em seguida, convidou a todos para um Coffe Break.








5 comentários:

  1. Parei nessa do Magnus Branquinho indicar a "mãe" para cidadã pedreirense, kkkkk!!!!

    ResponderExcluir
  2. Lenoilson disse a verdade, em todos esses anos a sua administração realizou mais por Pedreiras que todas as adm anteriores: Pedreiras tem um hospital com prédio próprio, fez várias pontes de pedra onde as de madeira davam só despesa com reparos, fez o mercado( que muitos prometeram e não passou dai),escolas, postos de saúde, fez muito pela agricultura etc. E passou todos os dois mandatos sendo duramente e levianamente critícado por que não tem moral para isso (pois foi prefeito, e o que temos de legado de sua administração?)Contratou um apresentador que antes o criticava chamando-o de queimador de casas, chegando até a fazer uma "novela" sobre o caso, e hoje por não saber ganhar a vida com dignidade se presta ao papel de babão-mor levianamente falando de quem só fez por Pedreiras.Muita gente no futuro vai dizer, sobre os tempos de Lenoilson: Eu era feliz e não sabia.

    ResponderExcluir
  3. GOSTEI DE VERDADE DO VEREADOR MAGNUS BRANQUINHO INDICAR A PROPRIA MAE PARA RECEBER O TÍTULO DE CIDADÃ PEDREIRENSE, ALEM DELA SER GRANDE MERECEDORA, MOSTRA QUE A CONVIVENCIA FAMILIAR ENTRE PAIS E FILHOS AINDA ESTÁ PRESENTE EM NOSSA CIDADE. PARABÉNS MAGNUS PELA ESCOLHA. PARABENS DAGUIMAR TODA A CIDADE SABE QUE SUA FAMÍLIA AMA PEDREIRAS DE CORAÇÃO.

    ResponderExcluir
  4. Procure a integridade da madrasta dele antes de falar, procure o Cicero Queiroz ou a Fátima do CNEC para perguntar sobre a vida dela, ou o Pd.Vagner ou Pd.José Geraldo, vá no matadouro e veja as 120 crianças que ela ajudava com o projeto ler e apreender.... Agora ele indicou não para ganhar votos e sim por saber o serviço que ela presta a um município que nem é o que ela nasceu, enquanto muitos entregam títulos a empresários que não respeitam as leis ou a pessoas que nem ao menos estiveram presente para recebe-los, ele foi feliz em indica-la, assim como o Vr. Roboson Rios ano passado indicou a sua mulher...

    ResponderExcluir
  5. Gente, amigos que visitam o blog, eu vou lhes dizer uma coisa: todo grande idiota é frustrado e, por ser frustrado procura transferir as suas frustrações a outrem. O pior do defeito e o mais perigoso de quem é idiota, é a inveja. O invejoso é doente, é psicopata e não se sente bem em ver a felicidade dos outros. É muito difícil viver numa sociedade hipócrita, na qual as "pessoinhas" desocupadas, os ociosos de plantão passam o dia maquinando na mente de camarão, o que vai fazer, dizer ou escrever contra qualquer pessoa. Sabe porque esses idiotas tem espaço? Porque você, de forma ingênua o responde. O que os idiotas das redes sociais querem é justamente isso: IBOPE!
    Referindo à senhora Daguimar, é bom que as pessoas conheçam o caráter dessa mulher para depois lançar algum comentário. Se conhecer, com certeza não vai lançar o veneno, quanto esse anônimo fez.
    Nós, os alunos do curso de Letrasda turma de 2010, ainda hoje somos gratos pela recepção calorosa que o Senhor Joaquim Branquinho e sua digníssima esposa fez na sua residência, na aula da saudade.
    Não sou amigo da família, mas pelo o pouco que conheço dessa família, empresta a minha caneta, mostro a cara e assino, para dizer e pedir que as pessoas deveriam ter um pouco de respeito para com as pessoas honradas dessa cidade.

    JOAQUIM FERREIRA FILHO
    RUA CORINTO NASCIMENTO, 39 - GOIABAL - PEDREIRAS/MA.
    (99) 8110.3668 - po.eti.zando@hotmail.com

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.