As ações de mobilização e capacitação do projeto Cidadania e Empoderamento das Trabalhadoras Rurais, coordenado pela Secretaria de Estado da Mulher, que trabalha a temática Violência contra a Mulher e Bloco de Notas da Produtora Rural, acontecerão, esta semana, em três municípios: Pedreiras, Trizidela do Vale e Lima Campos, na região do médio mearim.
A equipe executora do Projeto estará em Pedreiras de 13 a 15/02; em Trizidela do Vale de 15 a 17; e; em Lima Campos de 13 a 15/02. Ainda em fevereiro a capacitará trabalhadoras rurais dos municípios de Lago dos Rodrigues e Lago do Junco, nos dias 27,28 e 29/02.
As trabalhadoras rurais de três municípios receberam a capacitação na semana passada: Vargem Grande e Nina Rodrigues e Santo Amaro. Na oportunidade, a Secretaria Catharina Bacelar falou, em tempo real, via internet com as mulheres e explicou que o Projeto, viabilizado a partir de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário(MDA), foi oferecido a todas as gestoras de políticas para mulheres, mas somente o Maranhão conseguiu acessar o recurso.
“Vocês estão tendo, portanto, tendo o privilégio de ter em andamento este projeto, são as únicas trabalhadoras rurais do País a receber este tipo de capacitação, numa demonstração do compromisso da governadora Roseana Sarney e de nossa Secretaria, com as mulheres trabalhadoras rurais de nosso Maranhão. E esperamos com issopromover grandes mudanças na vida de todas vocês, “ declarou Catharina.
O Programa que tem como parceiros a FAMEM, INCRA, SEFAZ, INSS e Sindicatos de Trabalhadores Rurais capacitará trabalhadoras rurais de 52 municípios do Maranhão, que integram os Territórios da Cidadania, até o mês maio, e, segundo a gestora e servidora da SEMU, Diana ferreira, objetiva formar mulheres, que serão multiplicadoras das temáticas de Gênero, Sexualidade, Violência Doméstica e Sexual, com a transversalidade em etnia, geração, cidadania, meio ambiente e saúde.