O PRIVILÉGIO DO DESPERCEBIDO

Casa no Bairro Mutirão
Num mundo onde o capitalismo reina, onde as pessoas não dão mais valor aos princípios morais, onde existe tanta miséria, tanta dor, tanta desigualdade de todos os tipos. Hoje me dei conta de quão privilegiada eu sou, assim como muitos de vocês também. 

Deparei-me com o privilegio de ser presenteada por Deus com um novo dia, e que nesse novo dia, pude abrir os olhos e ver a luz do sol brilhando gratuitamente, onde pude sentir o cheiro da terra molhada, no mais magnífico dom de respirar, onde pude ouvir a melodia mais simples e encantadora de um pássaro no quintal, onde ainda pude soltar a voz e falar, “muito obrigada meu Deus por mais um dia”. Quantas vezes durante todos os dias de nossas vidas passamos despercebidos, por tão simples, mas primordiais acontecimentos,(Respirar, ouvir, ver, sentir, falar). 


E ai quando deveria estar completamente satisfeita foi então onde percebi a nossa omissão para as coisas tristes que acontecem ao nosso redor também todos os dias, que não nos permite ficar alheios a situação. Quantas pessoas não têm o privilegio que temos das necessidades básicas da vida. Que não tem o que comer, às vezes nem água pra beber, e ainda os que não podem ver, falar, ouvir, sentir, andar, que vivem aprisionados por uma enfermidade, ou por algum outro tipo de limitação. 

E a cada minuto fica mais evidente a falta de comunhão entre os seres humanos, a falta de compromisso, de valores, de seriedade, de lealdade dos nossos representantes governamentais, pois no instante em que observamos uma grande quantidade de pessoas nessa situação, ao mesmo tempo vemos o desperdício, a exorbitante valorização do supérfluo, de uma pequena cúpula capitalista, sem valores que ignoram tais necessidades no próximo. 

E assim é a nossa triste realidade, famílias desestruturadas, sem sonhos, sem perspectivas, educando filhos sem oportunidades, onde acabam formando o caráter dos mesmos adaptado as condições de vida que lhes são impostas, e infelizmente, pouco vemos jovens preocupados em estudar, em almejar uma carreira em virtude da falta de tal oportunidade. 

E ainda mais crítico é ao que essa realidade nos leva. Nossos jovens estão sendo dominados pela prostituição, pelas drogas em todos os seus âmbitos, pela vaidade desvairada, pela busca de um mundo ilusório, que só existe nas paginas das revistas, e na TV, pelo desejo de serem notados, de se engajarem numa sociedade que exclui os que não seguem a tais imposições. Claro, não podemos viver num mundo isolado, mas vamos filtrar o que é bom. Vamos acordar enquanto há tempo, vamos educar nossas crianças ensinando valores morais para que tenhamos um futuro diferente do presente. Vamos disseminar o amor, a cooperação, a solidariedade, que façamos isso em forma de agradecimento Aquele que nos deu a vida gratuitamente. 

Vamos querer mudança, um mundo de igualdade e dignidade para todos! 

I.B.S

7 comentários:

  1. Belo texto, bela ilustração...

    Quando digo belos, falo pela arte, mas a situação descrita nas duas formas de arte(escrita e fotografia) são realmente tristes e feias...


    Cálida Pessoa

    ResponderExcluir
  2. POVO DE MINHA QUERIDA PEDREIRAS VAMOS NOS JUNTAR PARA QUE IMAGENS COMO ESTA NAO SEJAM MAS VISTA EM NOSSA CIDADE. CARO MR. HEEL PARABENS PELA IMAGEM E PELO TEXTO.
    DAMIAO DA AUTOESCOLA MEARIM

    ResponderExcluir
  3. Nossa lei maior prega todas essas condições de vida a nossa nação mais nosso representantes não a seguem e nos não fazemos nossa parte.E louvável a atitude para o desperta da na conciÊncia.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente esse tipo de descaso também acontece em Trizidela afinal dizem que o prefeito de pedreiras antes de entra na cidade tem que entra na fazenda pra recebem as ordens o de Trizidela não precisa entra na fazenda a mulher a primeira dama sempre esta com ele.

    2012 É tempo de mudança.Vamos muda pra melhor.
    Uma vez ouvi Marcilio Ximenes falando que; Em quanto estivermos fazendo as mesmas coisas nós teremos os mesmos resultados.

    ResponderExcluir
  5. fico estarrecido de ter que ainda ver cenas e imagens absurdas como esta, gente pelo amor de Deus será que o ser humano merece uma vida miserável dessa? o que será que se passa na cabeça de uma família dessa? e o povo ainda tem a coragem de sair nas ruas dizendo que o prefeito é bom que a administração é uma das melhores?
    que absurdo será que não chega de tanto sofrimento? será que ainda vão cometer o erro absurdo de eleger o candidato do prefeito????????????????

    ResponderExcluir
  6. REPORTAGEM DO FANTASTICO

    Na cidade de Trizidela do vale, interior do Maranhão existe também uma Primeira dama chamada Senhora Tinanha Balé, Alem de ser obviamente a Esposa do atual Prefeito Janio balé, ela também é a presidente da câmara dos vereadores, onde já existe inúmeras denuncias de desvio de dinheiro do FUNDEB, FMS, entre outros, para pagamento de empréstimos junto a agiotas muito conhecidos no estado do maranhão, chegando a cifras de mais de um milhão de reais.

    LISO

    ResponderExcluir
  7. dizem que ela estará na próxima matéria do fantástico sera? que esse milagre vai acontecer? se acontecer prepare se pra se surpreenderem com o tamanho do desvio que ela já causou lá

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.