MÁRCIO ROBERT - UM LEVITA ABENÇOADO

MÁRCIO ROBERT: uma análise-interpretativa da obra gospel de um levita abençoado

Por: Joaquim Filho
Gostaria muito de poder iniciar este trabalho de análise-interpretativa, fazendo uma abordagem sobre a vida desse artista de Deus, mas a falta de informações para tanto, me impediram de permear a particularidade desse levita abençoado.

Confesso que nada sei sobre Márcio Robert, mas o talento, a humildade e a simplicidade desse Homem, me fizeram admirá-lo, a tal ponto que em determinado dia, fui a um show evangélico: lançamento do seu último CD Vou Longe que fora realizado no CRESSUPE.

Eu sempre gosto de dizer aos meus amigos, e por incrível que pareça, disse hoje aos meus alunos da Unidade de Ensino Zeca Branco: ‘temos o dom de saber quem gosta e quem não gosta de nós’. Basta olharmos nos olhos das pessoas para constatarmos essa verdade. Quem guarda por nós o sentimento de ódio e inveja, está visível aos olhos de quem nos olha. Tem uma frase que diz que “os olhos são a janela da alma”. 


A perspicácia de podermos adentrar a alma dos outros e intuir seus pensamentos, é algo de muito extraordinário que herdamos de Deus. Embora não tenhamos nenhum conhecimento acadêmico de Psicologia, lá dentro, na nossa cabeça, somos todos psicólogos. 

Assim aconteceu entre eu e Márcio Robert, uma reciprocidade de admiração e simpatia de um para com o outro, assim de graça. E se foi de graça, foi com a Graça de Deus! Embora não sejamos amigos, há entre nós um respeito de irmãos.

Nessa segunda-feira próxima passada, dia 31, eu fazia caminhada pela Avenida Mariano Lisboa, ao cair da tarde e, passando em frente ao Templo da Assembleia de Deus, Márcio Robert se dirigia ao seu veículo. Cumprimentamo-nos e ficamos por alguns instantes conversando sobre o seu trabalho. Chegamos até combinar uma parceria, numa música que já está sendo trabalhada por mim. Falei para ele que a canção já era um embrião, que eu tinha o tema da mensagem que gostaria de passar. 

Porém, antes que eu saísse para continuar a minha caminhada diária, fui presenteado pelo cantor, com um CD seu, intitulado VOU LONGE; um belo trabalho de músicas autorais, no qual esse Homem de Fé mostra todo o seu talento, o seu compromisso, profissionalismo e zelo com a Palavra de Deus, através da música.

Nos últimos meses, tenho acompanhado este Blog e, ultimamente, tenho sido um simples colaborador: enviando poesias, crônicas, sugestões, fazendo comentários polêmicos e, por último, realizado entrevistas com pré-candidatos do Município de Trizidela do Vale, no sentido de poder contribuir com informações e esclarecimentos precisos e verdadeiros, ao povo da minha região.

Mas é preciso que nos voltemos também para as coisas de Deus, para o Belo, o Sagrado e canalizá-Los para a vida espiritual. Destarte, resolvi fazer um estudo, no qual a análise-interpretativa sobre a obra desse excelente compositor e cantor, fora o foco principal do nosso olhar crítico e literário.

Aqui, não tratei de religião, questões teológicas e nem de ideologias sobre qualquer credo; pois aprendi que jamais deverei comentar sobre assuntos aos quais desconheço. E mesmo que eu pensasse saber sobre tudo, ainda assim, eu estaria completamente equivocado. “Eu só sei que nada sei.”

Portanto, quando eu resolvi estudar a obra do jovem cantor de Cristo, vi-a com olhos de analista e intérprete, na qual fiz referências apenas à sua mensagem de vida, de forma poética; pois a Poesia também está na Palavra de Deus.


ANÁLISE-INTERPRETATIVA


Quando Márcio Robert pensou dar um título ao seu trabalho e escolheu VOU LONGE, ele simplesmente fora muito feliz. Explico: Sabemos que todo artista, ao gravar as suas composições, é natural da sua vaidade humana querer a glória do sucesso; pois sucesso é poder, dinheiro, fama, mídia, badalações etc.

O exemplo acima, não é o caso de Márcio Robert. Longe dele a ideia de gravar um trabalho e com isso ostentar fama. As pessoas que servem a Deus não deve de forma alguma alimentar ego. Os humildes são desprovidos de dois sentimentos negativos, chamados de vaidade e orgulho.

Penso que o Vou longe desse levita abençoado, é no sentido de ultrapassar fronteiras, levando às pessoas uma mensagem nova, um canto de esperança que possa tocar o coração empedernido do homem que sofre à distância de Deus.

                        O CD contém 10 faixas, onde a maioria das composições é de autoria de Márcio Robert.

1.                           Ana e Penina: composição de Márcio Robert. A música narra uma história bíblica, que havia certo homem em Ramataim de Zufim, nas montanhas de Efraim, chamado Elcana, filho de Jeroão. Segundo os relatos bíblicos, esse homem tinha duas mulheres bonitas: uma se chamava Ana e a outra Penina. Penina se achava porque tinha filhos e filhas. Tornou-se rival de Ana porque mesmo Ana sendo estéril, Elcana lhe amava mais. Mas um dia Ana diante do Senhor fez-lhe um voto dizendo se o Senhor se lembrasse dela e lhe desse um filho, ela seria muito grata e passaria a ser sua serva todos os dias de sua vida. Quando esteve com Elcana, o milagre aconteceu, e assim nasceu Samuel.
2.                           Vou longe: composição de Márcio Robert. O cantor inicia dizendo que sozinho ele não chega a lugar algum e nem está com nada, pois se Jesus segurar em sua mão, ele irá longe. A mensagem de Márcio Robert nessa música é chamar a atenção das pessoas, que não importa você fazer projetos, caminhar, sonhar, querer chegar a algum lugar sem ter Jesus como principal companhia em sua vida. Pede a Jesus para ficar com ele, pois se sente pequeno e só.
3.                           Ainda conto com você: composição de Márcio Robert. A letra narra a história de um soldado novo e inexperiente que foi para a guerra. No meio do campo de batalha o inimigo lhe feriu, atingindo-o bem na alma. E sangrando em meio a tanto sofrimento, Jesus chega e cura o soldado ferido. Márcio Robert, com essa composição quer dizer que muitas pessoas são feridas na alma, no coração todos os dias em suas vidas. Mas a mensagem da música apresenta Deus, como esse Ser poderoso que poderá lhe dá refúgio e calmaria para o seu coração ferido.
4.                           Coitado do finado: composição de Ezequias Martins. Na vida, precisamos nos preparar para a morte. E preparar para a morte, na visão do autor, é se preparar para uma nova vida. Quem tiver a oportunidade de ouvir essa música, irá perceber que a mesma foi gravada com uma pitada de humor, pois só o nome, Coitado do finado, nos dá o ar de desprezo para quem morre sem antes conhecer a Deus. A música ainda repreende a quem acredita em vários deuses.
5.                           Deus não deixa: composição de Márcio Robert. Todos os dias somos caluniados por pessoas que criam histórias a nosso respeito, movidas pelo sentimento do ódio e da inveja. Vivemos num mundo onde a convivência entre os seres humanos é muito difícil. Márcio aconselha que se alguém fala mal de você, dizendo coisas que não existem, para você não desistir, levante a cabeça e tenha fé, pois Deus é contigo... É que às vezes, o nosso jeito de ser incomoda as outras pessoas. Vivemos numa sociedade, em que as pessoas desejam que sejamos como elas querem, criam um mundo para nós, imaginam uma personalidade que não é a nossa. E, por não conseguirem tal façanha, criam um conflito e uma distância. Márcio faz um paralelo da sua música, com a triste história de José, que foi vendido pelos irmãos para ser escravo no Egito.
6.                           Iremos subir: composição de Márcio Robert. Segundo o compositor, ele diz que quem acredita na Bíblia deve saber que Jesus está voltando. Ele acredita em sinais e os vê cabalmente se cumprindo, pois a hora está chegando. Aqui, o levita abençoado se transcende e profetiza que o pecado entre os homens tem multiplicado e esfriado o amor entre os homens.
7.                           Jesus é bom: composição de Márcio Robert e Tino Abreu. Aqui, o cantor se apresenta como um levita abençoado, um sacerdote de       Deus, escolhido pelo amor de Deus. Aproveita para agradecer, por Deus ser bom para com ele, assim como é bom para todos nós, embora muitos não agradeçam pela Sua bondade.
8.                           Chegando ao calvário: composição de Luiz Morais e Márcio Robert. A música fala do sofrimento de Jesus, a sua trajetória carregando a cruz até o calvário onde fora crucificado. A letra demonstra que a morte de Jesus foi uma grande revolução para a história dos cristãos, pois segundo os relatos bíblicos, muitas coisas aconteceram depois que Jesus faleceu pregado na cruz. Todos os dias, nós, cristãos, crucificamos o Cristo na pessoa do irmão.
9.                           Missionário amigo: composição de Pr. Reinaldo Lopes Nunes. A música enaltece com honradez, a pessoa dos missionários que se dedicam ao Reino de Deus. Aos que saem pelo mundo a fora levando o nome de Deus àqueles que ainda o desconhecem. O sair da caverna, é sair da escuridão da ignorância de não conhecer a Cristo e, uma vez que esse missionário abraça esse desafio, vai a todos os lugares onde as pessoas mais precisam de Deus: presídios, celas, favelas, prostíbulos etc.
10.                       A viúva e Elizeu: composição de Márcio Robert. A música narra a história de uma mulher que perdeu o esposo, pois o mesmo faleceu e era discípulo de Elizeu.





FICHA TÉCNICA
Produção Executiva: Márcio Robert
Direção Técnica: Davi França
Produção Musical: Márcio Robert
Arranjos: Josué P. Falcão/Fábio Miranda
Piano: Fábio Miranda
Bateria: Capucho
Percussão: Wagner Arruda
Baixo: Naldinho
Acordeon: Marcelo Voninho
Violões: Fabiano Todinho
Guitarras: Fabiano Todinho
Steel Guita: Adair Torres
Metais: Josué/Focka/Francisco
Vocal: Raquel/Clea/Mozar
Edição: Simão
Gravado nos Studios Vida Ltda
Administração: Neuza Guimarães
Direção Geral: Jasiel Guimarães
Mixagem: Paulo Celestino/Roberto Vaz
Mixado e Masterizado por: UP-MUSIC


Joaquim Ferreira Filho

Graduado em Letras pela Faculdade de Educação São Francisco - FAESF
Membro da Academia Pedreirense de Letras – APL
Rua Corinto Nascimento, 39 – Goiabal – Pedreiras/MA.
(99) 8110.3668

7 comentários:

  1. Joaquim, parabéns por divulgar o cantor e compositor. Acho que TODO E QUALQUER ARTISTA deve ter sua arte amplamente divulgada. E você como outros, sabe muito bem da dificuldade de se fazer ouvir ou apenas mostrar um trabalho artístico através de qualquer mídia que seja. Parabéns de verdade!

    Entretanto estimado Joaquim filho, não pude deixar de observar que você tem se esquivado no uso de sua pena. Não sei se por conta da repercussão do seu comentário no episódio Jânio Balé.

    Não me tenha no avesso de suas preferências por este comentário, pois esteja certo, que o mesmo carrega em si, o cunho de apenas colaborar com sua empreitada como contribuinte da informação e da formação.

    Todos, sem exceção, temos o direito de errar e, até mesmo, exaltar os ânimos em certos momentos da vida, principalmente quando nos deparamos com situações de vida que nos leva à indignação.
    Digo isto, porque nem sempre você estará totalmente equivocado. Sendo assim, continue com os seus propósitos, basta somente, ponderar um pouco mais as atitudes e as palavras.

    Quarta via.

    ResponderExcluir
  2. E o cara é pastor? Pela foto pensei que era um cantor brega, estilo Paulinho Paixão. Olha a posse.

    ResponderExcluir
  3. Todo e qualquer comentário que for feito neste espaço, no sentido de brincar, blasfemar ou ridiculizar a pessoa de Márcio Robert, com certeza não terá efeito. O cantor "LEVITA ABENÇOADO" e a matéria desse rapaz que eu não conheço, só de nome, estão acima de qualquer comentário vão e vil.

    Josué Andrade
    Assembleia de Deus

    ResponderExcluir
  4. Essi cara é um homem abençoado por Deus,gostei muito dos seus hinos,espero reve-lo aq em,Itans-Ma novamente...

    ResponderExcluir
  5. eu queria saber onde posso comprar o cd. ouvir algumas músicas pela internet, mas queria o cd vou longe.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.