ENTREVISTA: FREI RIBAMAR CARDOSO, O POVO QUER SABER!


Frei Ribamar Cardoso nasceu na cidade de Buriti de Inácia Vaz, no ano de 1966. Ainda criança, foi para São Luis do Maranhão, onde naquela cidade, ingressou no seminário, no ano de 1986. Concluiu seus estudos de Filosofia e Teologia, em 1996. Logo depois da sua ordenação Sacerdotal, Frei Ribamar Cardoso foi para a Europa (Roma) onde morou e aprofundou seus conhecimentos por quatro anos. Depois de uma longa temporada de trabalho e estudos no mundo europeu, Frei Ribamar Cardoso retorna ao Brasil e vai morar em Capanema-PA, ficando por quatro anos realizando um trabalho voltado aos pobres e carentes daquela cidade. Depois foi transferido para Belém-PA, oportunidade que teve de ser formador, orientador e professor. Após um belo trabalho realizado em Belém, o Frei foi mandado para a cidade de Macapá, na qual, desenvolveu um trabalho de formação dos religiosos e apoio aos pobres daquela região. 

A cidade de Tuntum também fez parte da vida religiosa e social desse homem humilde, inteligente e carismático; pois ali, foi Pároco e deixou um belo trabalho: fundou o Centro de Formação Humana, que tinha como finalidade o atendimento às crianças carentes, jovens e pessoas excluídas da sociedade. 


O próximo passo foi a cidade de Trizidela do Vale, na qual ficou quatro anos. Em Trizidela do Vale, Frei Ribamar Cardoso fez um grande trabalho: lançou a campanha para a reforma da Igreja, reforma do Salão Paroquial, quadra esportiva, casa paroquial, diversas salas e muitos outros espaços ligados à Paróquia. Através do Poder Judiciário e da Promotoria Pública recebeu o convite para presidir a APAC de Pedreiras. Na APAC, o seu trabalho e sua dedicação para com esta Entidade foram tão marcantes, que Frei Ribamar Cardoso passou a ser referência de organização, honestidade e competência administrativa em todo Brasil. 

O trabalho que o religioso fez no Centro de Ressocialização foi tão importante, que logo o Governo do Estado o nomeou para Secretário-adjunto de Justiça, na cidade de São Luis, onde tem conseguido conciliar a função, concomitante com a de Pároco, na Paróquia de Poção de Pedras. 

Quando o seu superior comunicou que Frei Ribamar seria transferido, ou seja, que iria sair de Pedreiras para outra cidade, o povo de Trizidela do Vale fez várias manifestações pacíficas. Chegaram até ir ao seu Bispo superior, pedir para que o bom Frei permanecesse na Comunidade. Mesmo assim, o Bispo transferiu o nosso Frei. 

O certo, é que Frei Ribamar Cardoso nunca saiu da vida, do coração e do pensamento do povo de Trizidela do Vale. 

A amizade e o respeito que cativei de Frei Ribamar, me permitiram a intimidade de fazer-lhe uma entrevista, no sentido de deixar o povo de Trizidela do Vale bem informado sobre questões políticas que envolvem o nome do mesmo. 

No dia 18 de outubro (terça-feira), às 11h30min, eu estava em Pedreiras, Frei Ribamar Cardoso no aeroporto de São Luis e, antes que o mesmo decolasse para uma viagem, nós conversamos por telefone, que se encontra gravada a conversa para quem quiser ouvi-la na íntegra. 

Joaquim Filho: Frei Ribamar, bom dia! Gostaria de saber como o senhor tem conciliado a vida religiosa com a política? 

Frei Ribamar Cardoso: Olha, a minha vida tem sido corrida, pois estou entre Poção de Pedras, onde sou Pároco e São Luis, como Secretário-adjunto de Justiça, percorrendo os lugares onde a função me exige. 

Joaquim Filho: Correm boatos em toda região, que o senhor poderá ser candidato a prefeito de Trizidela do Vale. O senhor confirma essas conversas? 

Frei Ribamar Cardoso: Sobre essa questão de ser candidato, vai depender muito da população, de grupos organizados. Se o povo quiser, poderei sim, ser candidato e me coloco à disposição. 

Joaquim Filho: Frei Ribamar Cardoso, gostaria de saber em qual partido o senhor está filiado? 

Frei Ribamar Cardoso: Eu estou filiado no PR. 

Joaquim Filho: Quando surgiu a ideia do senhor ser candidato a prefeito de Trizidela do Vale? Esse pensamento é individual seu ou é um pensamento de um grupo? 

Frei Ribamar Cardoso: Essa pergunta é uma pergunta que muitos me fazem. É a população mesma que me chama e me conclama para essa missão. 

Joaquim Filho: De que forma a Igreja vê essa questão de um Padre ou Frei ser candidato a um cargo político? 

Frei Ribamar Cardoso: Ela não vê muito bem. Isso é visto como um acinte para a Igreja. Sendo assim, Ela não vê com bons olhos, pois não podemos servir dois senhores. 

Joaquim Filho: Em síntese, faça uma análise sobre a atual administração de Trizidela do Vale. 

Frei Ribamar Cardoso: Olha, é bastante complexa. O primeiro mandato foi muito bom, mas o segundo deixou muito a desejar: na área da educação, saúde, saneamento, muitas coisas que faltam totalmente. 

Joaquim Filho: O senhor poderia citar os pontos mais críticos? 

Frei Ribamar Cardoso: O mais crítico é justamente o da saúde. As pessoas doentes precisam sair e procurar outras cidades para buscarem tratamento e salvar a sua própria vida. A educação também é um ponto crítico que vejo, pois o Governo Federal manda tantos recursos e a gente não ver sendo aplicado a contento. Ainda se ver crianças sendo transportadas para as escolas em pau-de-arara. Isso é inconcebível. É preciso que se dê transporte digno para essas crianças terem mais qualidade de vida e possam assegurar os seus direitos. 

Joaquim Filho: Frei, Pedreiras e Trizidela do Vale sabem que o senhor sempre foi voltado para as causas sociais, tem bastante experiência, um currículo invejável. O seu governo teria como prioridade o social? 

Frei Ribamar Cardoso: Com certeza. Olha, caso eu chegue à Prefeitura, uma das minhas prioridades é desenvolver em todos os bairros da cidade, a escola integral, com alimentação integral. Onde o adolescente e os jovens tenham área de lazer e esporte, um ambiente favorável para a cultura e a educação. Com isso, as mães poderiam ir para o seu trabalho sabendo que seus filhos estavam num ambiente de proteção. Um trabalho também que poderia ser feito nos centros de ressocialização. 

Joaquim Filho: Em todo o Brasil, as cidades já começam a viver o momento pré-eleições, de olho em 2012. O senhor não acha que isso é ruim para a democracia e para as administrações, pois os gestores nesse momento estão com a cabeça voltada para eleger os seus sucessores? 

Frei Ribamar Cardoso: O que a gente mais ver é a preocupação dos prefeitos com a continuidade no poder. Eu sempre fui a favor da Democracia. A Democracia abre oportunidades para novas pessoas mostrarem que são capazes. Que as pessoas que estão no poder não pensem só em si mesmas. Os políticos estão pensando mais em si e esquecem que a política existe para o bem-comum, ou seja, fazer com que a cidade seja organizada, que os serviços possam atender aos cidadãos: educação, saúde, moradia, alimentação etc. Isso resgata a auto-estima da cidade. Penso que a Democracia é o melhor caminho. Vejo com tristeza que os prefeitos estão mais preocupados em fazer os seus sucessores. É muito importante a alternância no poder. 

Joaquim Filho: Então, Frei, se depender do povo, o senhor é candidato? 

Frei Ribamar Cardoso: Sim. Mas primeiro eu quero ouvir a voz do povo. É interessante lembrar que nas pesquisas nunca colocaram o meu nome. Por quê? Será se é porque tem medo? 

Joaquim Filho: Frei, para encerrar nossa entrevista, mande a sua mensagem ao povo de Trizidela do Vale. Espaço aberto para suas considerações finas. 

Frei Ribamar: Meus sentimentos e meu coração estão sempre voltados para esse povo e essa comunidade onde eu trabalhei e provei que que é possível fazer um trabalho com interesse, fazendo o bem sem olhar a quem, como diz a Palavra de Deus. Que essa sociedade que nós queremos construir, venha de direito. Que Deus possa abençoar a todos! 



JOAQUIM FILHO 
Da Academia Pedreirense de Letras - APL 

41 comentários:

  1. Me chamou a atenção esse trecho:

    "Joaquim Filho: De que forma a Igreja vê essa questão de um Padre ou Frei ser candidato a um cargo político?

    Frei Ribamar Cardoso: Ela não vê muito bem. Isso é visto como um acinte para a Igreja. Sendo assim, Ela não vê com bons olhos, pois não podemos servir dois senhores. "

    POIS BEM, pelo que entendi o caro Frei está traindo seus votos de fidelidade à Igreja, e a está abandonando, pois percebe-se que ele já se coloca como candidato, inclusive com propostas de governo. A minha opinião então é que o estimado Frei não merece meu voto, pois não consegue MANTER A PALAVRA EMPENHADA(no caso os votos à Igreja), por que então a cumpriria caso fosse eleito?

    Assinado: João Fernando.

    ResponderExcluir
  2. De fato frei Ribamar é um incentivador no trabalho em comunidade, pois fez um bom trabalho na paróquia de trizidela do vale, acho que ele deveria lançar sua candidatura pois prescisamos de vc frei para trabalhar pelos trizidelenses.

    ja pensou Frei Ribamar e chico da tv acho que dar certo.

    ResponderExcluir
  3. TAMBEM NÃO VEJO COM BONS OLHOS A QUESTÃO DE UM PADRE SER PREFEITO, OU UMA COISA OU OUTRA ASSIM COMO ELE MESMO CITOU NÃO SE PODE SEGUIR OU ADORAR DOIS DEUS.... PORTANTO PADRE NÃO SE ENVOLVA FIQUE NO SEU LUGAR COMO PADRE COM CERTEZA TERÁ MAIS FUTURO

    ResponderExcluir
  4. Quero iniciar meu comentário citando uma excelente frase do gênio Albert Einstein que diz:
    "Espíritos grandiosos sempre encontraram oposição violenta de mentes medíocres."(1879-1955.
    Diante desta máxima podemos afirmar categoricamente que pessoas que fazem comentários de forma a querer denegrir, minimizar, prejudicar, colocar em contradição a pessoa do Frei Ribamar, são essencialmente medíocres, pois contra fatos não há argumentos e o que o Frei Ribamar fez de bom em Trizidela do Vale nunca será apagado. Ele deixou sua marca, um legado, assim como Frei Raimundo Vale, Frei Osvaldo. Ele tem serviços prestados em todas as esferas da sociedade. Ajudou muitas pessoas a saírem de depressão, resgatou muitas famílias perdidas. Inovou o jeito de se fazer pastoral, enfim, Vamos parar para pensar e ser honestos com nós mesmos, nós que somos eleitores, pelo menos uma vez diante daquilo que ele mostrou. Defeitos todos nós temos! Ninguém é perfeito! Ou você é?
    O fato de ele ser padre não o impossibilita de ser um ser político, somos todos políticos! Existem Bispos que são deputados, prefeitos etc. Jesus Cristo foi um excelente político. Por que só o Frei Ribamar não pode ser político? Ora ele tem pensamentos bons, projetos bons, é ousado e determinado. E isso nós pudemos constatar através das suas ações no tempo que passou aqui em Trizidela do Vale.
    Vamos ousar! Vamos tentar! Vamos lutar! As grandes transformações acontecem quando não se tem medo de INOVAR.
    Termino este comentário citando mais uma vez o gênio Albert Einstein:
    "Espíritos grandiosos sempre encontraram oposição violenta de mentes medíocres."(1879-1955.

    ResponderExcluir
  5. PENSO QUE A IGREJA PODE NOS FORNECER UM PADRE SIM PARA MUDAR ESTA REALIDADE DE TRIZIDELA. POR QUE NÃO? VENHA FREI RIBAMAR QUEREMOS SIM O SENHOR PARA TRANSFORMAR NOSSA CIDADE.

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que lugar de padre é na igreja celebrando missa e não tentando fazer politica. Te aquieta Frei.

    ResponderExcluir
  7. Estavamos esperando por esse momento Frei Ribamar. Agora sim, trizidela só tem a ganhar. Precisamos de pessoa do seu quilate. Lutaremos por mudança.

    ResponderExcluir
  8. Janio Balé vez um excelente primeiro mandato, o segundo ficou comprometido por várias questoes. Será que ele poderá apoiar Frei Ribamar?
    Tenho informações que ele poderá... ????

    ResponderExcluir
  9. LUGAR DE PADRE NÃO É SÓ NA IGREJA ELE TEM QUE SE ENVOLVER EM OBRAS SOCIAS E EM POLITICA. ELE É UM SER TRANSFORMADOR. JESUS NEM CRIOU IGREJA. O APOSTOLO PAULO FOI QUEM CRIOU.

    ResponderExcluir
  10. realmente frei ribamar mete medo nos adversários, querem lhe frear só porque é padre. mas tudo bem, democracia é isso mesmo. divergencias de pensamento.

    ResponderExcluir
  11. sao duas pessoas sem liberdade total de escolha dos seus caminhos nessa eleição:
    1. kariadina que depende da aprovação da familia tavinho
    2. Frei Ribamar que depende de Raimundo Louro
    pra mim são cartas fora do baralho.

    ResponderExcluir
  12. O Frei depende do RL? Dize-me com quem andas que te direi quem és!

    ResponderExcluir
  13. Chico da TV, nada contra você, mas não se empolgue que para vice do Frei, ele anda de olho na poesia. Ele quer do seu lado um poeta, e o cabra já transferiu o título e se filiou pela internet. Essa eu ouvi no bar do Poiliarte.

    Mototaxista de Plantão

    ResponderExcluir
  14. Quanta besteira nessa frase que muitos idiotas reproduzem: "ME DIZ COM QUEM TU ANDAS, QUE EU TE DIREI QUEM TU ÉS." Afinal de contas exista alguém no mundo que não tem defeitos?

    ResponderExcluir
  15. Anônimo, cuidado com o que você fala. Temos seu registro aqui na administração do Blog. Quer saber de onde saiu essas ameaças? Pergunte que nós falamos para você.

    JF

    ResponderExcluir
  16. Tudo bem o frei querer ser prefeito, o perigoso na relação entre religião e política partidária e achar que por ser frei, o sujeito já se apresenta com a procuração, reconhecida em cartório, dada por Deus. Outro fato que merece atenção especial e essa aproximação com o capeta RL.

    ResponderExcluir
  17. OUTRO PADRE.. JA NÃO BASTA O DE PIRITORÓ.... DEPOIS QUE SE ELEGER VAI LARGAR BATINHA E CAIR NAS GANDALHA. FICA NA IGREJA QUE LA VC FAZ UM BOM TRABALHO

    ResponderExcluir
  18. AFINAL DE CONTAS QUEM SERVE MESMO PARA SER UM BOM PREFEITO DE TRIZIDELA DO VALE? PORQUE TODOS QUE SE APRESENTAM AS PESSOAS FALAM QUE NÃO SEVEM:
    RONALDO, CHICUTINHA, FRED, CHICO DA TV, FREI RIBAMAR, PAULO E KARIADNA. SERÁ SE SEU OTACÍLIO DA FARMÁCIA NÃO PODERIA SER UM BOM NOME, JÁ QUE TODOS TEM SUAS REGEIÇÕES? BOM É SÓ UMA DIDICA?
    DESCULPE-ME A DIDICA, É QUE EU SOU GAGO.

    GAGUINHO

    ResponderExcluir
  19. É SÓ UM AVISO:

    Lamento que as pessoas mascaradas de anônimas não têm o caráter e a coragem de escrever em outra linha, a não ser ofensas pessoais. A finalidade do blog não é essa. Engana-se quem pensa que a administração do blog não saiba de onde partem as ofensas pessoais, às pessoas aqui citadas. Qualquer hora dessas alguém vai ver que a coisa é séria. Tem gente brincando...

    JF

    ResponderExcluir
  20. EI JF ANÔNIMO.VOCÊ FALA QUE TEM ACESSO NO TEU BROG O QUE ANÔNIMOS FALA A RESPEITO DA CANDIDATURA DO FREI RIBAMAR,VOCÊ AINDA NÃO VIU NADA SOBRE AS BANDALEIRAS DOS FALSOS PADRES QUE SE ESCONDE ATRAS DA BATINA,VERDADES FICARAM PARA SER DITAS,PORQUE QUE VOCÊ ACHA QUE O FREI RIMABARN FOI PARA POÇÂO DE PEDRAS?QUEM NÃO PODE COM O POTE ,NÃO PEGA NA RUDILHA,DIZ O VELHO DITADO.FICHA LIMPA É PARA ISSO ,VARRER A PODRIDÃO DOS QUE NÃO PODEM SER REPRESENTANTE DESCENTE DO POVO.GRAÇAS A DEUS QUE MORAMOS EM UM PAIS DEMOCRATICO A ONDE O CIDADÃO TEM VOZ.
    TRIZIDELA ESTA EM CAOS,E COM SERTEZA O POVO DE TRIZIDELA NÃO VAI CAIR NO CONTO DO VIGÁRIO DE FORMA ALGUM.

    ResponderExcluir
  21. Parabens Joaquim Filho pela belíssima iniciativa. Voce como poucos pensa sempre no bem comum e nao só no individual. O fato do senhor ter feito a entrevista com frei Ribamar nos fez pensar em um novo cenario politco em Trizidela do Vale. Abre novas portas de esperança para a mudança. Parabens! Frei Ribamar é uma excelente opção.

    ResponderExcluir
  22. Blogueiros, se formos levar em consideração só a moral das pessoas, quem poderia ser candidato? QUEM? Pensou....?.... Jesus Cristo? Rapaz até ele levou cusparadas e chicotadas e ao final morreu de forma humilhante.... É meu Deus, parece que nós não aprendemos a lição. Mas a tua justiça será feita. Esses anônimos que fazem esse tipo de coisa receberão sua paga.
    Gente vamos fazer desse blog um instrumento de discursão de ideias e não de difamação. Está na hora dos responsáveis deste belíssimo blog tomar uma atitude séria para com esses anônimos.

    ResponderExcluir
  23. Sobre essa mudança de posição, na politica é comum. Nosso prefeito Jânio Balé e o vice Fred Maia apoiram o Jackson Lago e na ultima campanha apoiaram a Roseana. É assim na política... por que falam só do Frei? Ele realmente é forte. Está incomodando muito os adversários.

    ResponderExcluir
  24. Parabens Frei Ribamar pela belíssima entrevista. Não se preocupe com os comentários negativo a seu respeito. Nem Cristo agradou a todos. A divergência de opiniões faz parte da democracia. Agora saiba que as opiniões boas a seu respeito é a maioria. Só a minoria que pensam na própria barriga é que tentam lhe minar. Não se perturbe, o senhor sairá vencedor. Nós da Trizidela estamos todos com o senhor e estamos unindo forças.

    ResponderExcluir
  25. Participei das campanhas de arrecadação de recursos para a compra dos ar-condicionado, os bancos, o piso da Igreja e vi total transparência nas prestações de contas. Inclusive quem ficou responsáveis pelas arrecadações foram os próprios leigos engajados na igreja. Contribui com minha doação para as melhorias das instalações de nossa paróquia. E não tenho nenhuma dúvida que Frei Ribamar empregou tudo. Quem tem duvida é só ir lá para ver. Frei Ribamar é um grande homem de visão e faz acontecer. Ele consegue por que tem compromisso. Se ele não tivesse compromisso, lá não teria bancos, piso de granito, ar-condicionado e outras benfeitorias. VALEU FREI RIBAMAR, VC É 1000.

    ResponderExcluir
  26. É, politica divida mesmo, porém divide quem pensa em si próprio. A proposta da politica é o bem comum e esse é o pensamento de Deus. Será que Deus não pode colocar um servo para mudar esse contexto de divisão política? Para saber temos que experimentar.

    ResponderExcluir
  27. Quando vamos para a faculdade nos deparamos com muitos pensamentos. De imediato acreditamos naqueles que vão se apresentado por primeiro e um vai se colocando sobre o outro na perspectiva de ser esse ou aquele o verdadeiro e assim vamos mudando nossos conceitos. Entretanto, concluímos ao final que todos fazem parte de um entrelaçado e complexo mundo de possibilidades existenciais e que todos se completam na busca das respostas de muitas interrogações existenciais.
    Penso que o pensamento da Igreja é um e o do homem pode ser outro. Ou não pode? Para mim o padre tinha que casar, mas a Igreja não pensa assim. Os pastores pensam assim e são cristãos como os católicos são. Evangélicos e católicos são da mesma raiz, contudo pensam diferentes assim como os filósofos, sociólogos, teólogos, educadores, acerca de uma mesma questão. Quando a Igreja diz que não devemos servir a dois senhores entendo que não devemos estar em dois lugares ao mesmo tempo e que não devemos ser adoradores ou escravos do dinheiro. A Igreja precisa de dinheiro para sobreviver. E ai, ela serve a dois senhores? Claro que não! A Questão não é essa.
    A questão proposta é a politica e não o dinheiro, é a mudança de uma conjuntura politica melhor. Agora se isso acontecer o frei irá se afastar temporariamente de suas funções religiosas, por que de fato não dar para está como padre e como prefeito. Mas onde está o mal nisso? Não vejo em lugar algum. Se uma pessoa religiosa que se coloca a disposição para mostrar e fazer uma política pública melhor e decente é um mal, o que será do nosso mundo?

    ResponderExcluir
  28. Quando vamos para a faculdade nos deparamos com muitos pensamentos. De imediato acreditamos naqueles que vão se apresentado por primeiro e um vai se colocando sobre o outro na perspectiva de ser esse ou aquele o verdadeiro e assim vamos mudando nossos conceitos. Entretanto, concluímos ao final que todos fazem parte de um entrelaçado e complexo mundo de possibilidades existenciais e que todos se completam na busca das respostas de muitas interrogações existenciais.
    Penso que o pensamento da Igreja é um e o do homem pode ser outro. Ou não pode? Para mim o padre tinha que casar, mas a Igreja não pensa assim. Os pastores pensam assim e são cristãos como os católicos são. Evangélicos e católicos são da mesma raiz, contudo pensam diferentes assim como os filósofos, sociólogos, teólogos, educadores, acerca de uma mesma questão. Quando a Igreja diz que não devemos servir a dois senhores entendo que não devemos estar em dois lugares ao mesmo tempo e que não devemos ser adoradores ou escravos do dinheiro. A Igreja precisa de dinheiro para sobreviver. E ai, ela serve a dois senhores? Claro que não! A Questão não é essa.
    A questão proposta é a politica e não o dinheiro, é a mudança de uma conjuntura politica melhor. Agora se isso acontecer o frei irá se afastar temporariamente de suas funções religiosas, por que de fato não dar para está como padre e como prefeito. Mas onde está o mal nisso? Não vejo em lugar algum. Se uma pessoa religiosa que se coloca a disposição para mostrar e fazer uma política pública melhor e decente é um mal, o que será do nosso mundo?

    ResponderExcluir
  29. Senhores e Senhoras Internautas,
    Saudações!

    Quando eu tive a ideia de fazer essa entrevista com o meu amigo e Pastor Frei Ribamar Cardoso, jamais pensei que um simples trabalho de reportagem poderia causar nas pessoas um "frisson" tão louco, a ponto das pessoas, num comportamento alucinado e irracional atacarem de forma injusta e covarde um Sacerdote, um Servo de Deus. Sobre a entrevista, quando pensei fazê-la, imaginei sim, uma repercussão, mas não da forma que as coisas se direcionaram. No passado bem distante fiz política em Pedreiras e Trizidela do Vale, pois naquele tempo, as cidades eram uma só. Fui militante de determinado partido, inclusive sou um dos fundadores do mesmo. Fui perseguido, perdi meu emprego na Funasa por causa de política. Atualmente não sou filiado a partido algum e nem trasferi meu título para Trizidela como andam falando. Não tenho interesse em ser candidato a nada. A minha política é a da cultura, da amizade, do bom relacionamento com as pessoas de bem, do respeito e da manutenção de um nome que prezo e zelo. Portanto, não tenho interesse algum em ter feito essa entrevistas, a não ser o esclarecimento ao povo de Trizidela do Vale. Esse quadro foi oferecido a mim pelo Mr. Heel, e vou voltar a entrevistar outros pretensos candidatos. Quanto ao Frei Ribamar, penso que a "aparição" do Homem aqui no Blogo veio para causar medo em muita gente... gente que com certeza não pensa no povo e nem ostenta a bandeira do bem.

    JOAQUIM FERREIRA FILHO
    RUA CORINTO NASCIMENTO, 39 - GOIABAL
    (99) 8110.3668

    ResponderExcluir
  30. Hoje entrei no blog, já havia uns dias que nao entrava, pois estava em viagem, e me deparei com essa belíssima entrevista que o poeta Joaquim Filho fez com Frei Ribamar.
    Essa iniciativa do respeitado poeta com o respeitado Frei Ribamar vem só engrandecer cada vez mais este blog, que estar se tornando uma respeitada ferramento de discurão política.

    ResponderExcluir
  31. Frei Ribamar é uma excelente opção de mudança em Trizidela do Vale, temos que ter uma terceira possibilidade. Trizidela já esta a 16 anos com duas vertentes. Podemos mudar isso, basta o povo querer e ter consciencia da importante mudança que tem que se fazer para a Trizidela se desenvolver.

    ResponderExcluir
  32. Ja pensou Frei Ribamar e Kariadine, ou Frei e Ronaldo, ou Frei e Belmiro, ou Frei e... Pense e comente. Para mim pode ser um dos 3. Todos sao bons.

    ResponderExcluir
  33. EI DONO DESSE SITE ARANJADO.PORQUE QUE TU NÃO COLOCA A OPINIÃO POSTADAS,SE NÃO AGUANTA PANCADA,NÃO SE METE,POIS O TEU SITE NÃO VAI DURAR MUITO TEMPO,SE NÃO AGUANTA OUVIR CRITICAS PESADAS, MAS VERDADEIRAS,ENTÃO NÃO SE METE.rsrsrsrsrsrsrsr*ESSA TUA MENSAGEM ACIMA É PURA DEMAGOGIA.*

    ResponderExcluir
  34. Joaquim filho vç foi muito feliz com a ideia da intrevista e isto vem so comprovar qui esse blog é teu e o Ms. Heel é você. Agora já qui feiz cum o frei axo qui os oytros também tem direito, vç pensa fazer com todos? logo todo dono de blog vai querer fazer intrevista, fais cum os outros...

    Alternativa

    ResponderExcluir
  35. Frei Ribamar pode ser uma boa opção para Trizidela,mas antes de tudo ele terá que adquirir humildade,sabemos que seu incentivador e dono do PR RL tem esse perfil de salto alto e pouco ou nada humilde,portanto vamos analisar esse jogo.Por que ele não pode compor ninguem,só os que já estão compor com ele? a população dessa cidade pensa...

    Pedro Roberto

    ResponderExcluir
  36. Seria de bom tom uma pessoa desprovidade de interesses materiais e particulares à frente do executivo, vejo todos os dias a aflição da população quando pede que o Frei Ribamar seja concorrente.
    Para esse pedido acontecer necessariamente os interesses difusos da sociedade de Trizidela não estão sendo atendidos.
    Concorrência e alternância de gestores é sempre salutar para qualquer regime.
    ASSINADO
    CELSO HENRIQUE.

    ResponderExcluir
  37. 1 - Com algum conhecimento sobre o trabalho das ordens religiosas da igreja é fácil perceber que é impossível conciliar as duas coisas. Ou o trabalho pastoral ou a carreira política. No caso do Frei, escolher a carreira políticas o faria quebrar com o voto de "guardar o rebanho" pois sua atenção estaria drasticamente dividida.

    2 - É injusto que o blog poste entrevistas isoladas com um ou outro pré-candidato. O certo seria esperar a oficialização das candidaturas e entrevistar a todos. Em cidades com imprensas tão parciais como Pedreiras e Trizidela do Vale, o blog corre o risco de ser apenas "mais um".

    3 - Ao amigo que usou o termo "Espíritos grandiosos sempre encontraram oposição violenta de mentes medíocres.", de Eistein, cuidado: o uso da própria frase exprime uma oposição, e o medíocre pode ser você. O prórpio Eistein comentou isso, pesquise!

    ResponderExcluir
  38. Ricardo é um risco que o BLOG corre, no entanto, posso garantir que todos os políticos tem e sempre terão o mesmo espaço que teve o Sr. Ribamar.

    Deixar para fazer política às vésperas é que não dá. Problematizar é preciso e se for com responsabilidade então?

    Mas, obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  39. Quem esse Ricardo que chega todo certinho intelectualzinho. Cara diga quem é vc. se apresente diga o que vc faz. se vc é medílcre ou grandioso. POis eu sou um pouco dos dois.

    ResponderExcluir
  40. Acho que você é medíocre literalmente de grandioso você não tem nada.A palavra é medócre e não medílcre vai procurar estudar.

    ResponderExcluir
  41. É isso ai Frei Ribamar. Acho que muitos estão com medo de enfrentá-lo numa eleição, dai surge a opinião contrária à sua candidatura. Não temas Frei e
    entre nessa parada para redenção de Trizidela do Vale.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.