NOBRES HOMENS-BONS

MAMÃE EU QUERO SER VEREADOR!
Na antiga Roma, o berço de nossa atual democracia se falava em Edil: “funcionário ou magistrado cuja função era observar e garantir o bom estado e funcionamento de edifícios e outras obras e serviços públicos ou de interesse comum, como ruas e o tráfego, abastecimento de gêneros e de água, condições de culto e prática religiosa etc.; nas municipalidades do Império Romano, funcionário administrativo regular, de segundo escalão” (Fonte: Dicionário Houaiss).


Quer seja no passado ou no momento atual, o papel dos vereadores é desempenhar legislar em prol do povo. Nas eleições passadas em Pedreiras, a câmara de vereadores teve uma ampla renovação, o que foi bastante comemorada, onde o povo escolheu seus novos representantes de forma democrática. Depositamos, parte de nossa fé na hora de escolher um destes representantes, os quais assume o papel de megafone perante o poder executivo. Os “novos” políticos são: Ceiça, Magnus Branquinho, Antonio França, Ribamar da Dra. Miriam, Robson Rios Davi Leite e Klebinho Branco.

Quando ando pelas ruas e paro nas rodas de bate-papo sempre rola comentários – e não são nada bons em relação aos vereadores. Parece que vamos ter outra grande renovação.
VISÃO "POSITIVISTA" DA COISA

Eis que aqui está os 3 vereadores mais bem avaliados positivamente pelo povo. As pesquisas da Rádio Peão apontam hora, Robson Rios na frente e em outro instante o Cearense. Prefiro não apontar ninguém, pois logo depois vem Antônio França que também é muito prestativo.
Ceiça me surpreendeu com sua eleição, muito batalhadora e gosta de estar ao lado povo, vai assim que você estará lá novamente. O presidente Otacílio é um bom político, calmo e ar de bom moço, no entanto o povo espera muito mais de você. O jovem Magnus, corajoso, esforçado e inteligente, ainda tem muito a amadurecer.
Vereador, ao qual dei meu voto, é mais empresário do que político, assim como os outros dois, ainda não disseram a que vieram. Os dois últimos a população tem reclamado, precisam se disponibilizar mais.
Pois é! A vida destes senhores e, senhora, percorrem caminhos diferentes, o povo observa com bastante atenção o trabalho individualizado e também em pareceria com o poder executivo. Ouço com preocupação e desconfiança a sintonia da harpa que vibra dentro da Câmara Municipal de Pedreiras, o finado Messias Rodrigues deve está se retorcendo em seu túmulo e tampando os ouvidos, enquanto o saudoso Chico Velho deve está bailando e soltando gargalhadas lá no céu, diante dos movimentos ligeiros do "tocador".

23 comentários:

  1. Pelo o que eu ouço falar é que os unicos que se reelegeram são; Cearense, Robson e Antonio França pois são os únicos que prestam assistencia a população! Pelo menos o meu voto é do Cearense pois sei que seu trabalho não é de hoje e sim de muitos tempos por isso é melhor não arriscar!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você Felipe o seu Cearense trabalha durante os 4 anos é o unico que não precisa fazer campanha nos ultimos 3 meses a sua ele faz durante os 4 anos.

    ResponderExcluir
  3. Ate admiro a postura do Cearence, mas vejo que não basta ter boa vontade, é preciso conhecer as leis, uma cosia necessita da outra. Se o Cearence que esta tão cogitado, unir a boa vontade e o conhecimento de leis, nao tem pra ninguem.

    ResponderExcluir
  4. Se Deus quizer nosso véim searenso vai ganhar denovo ele merece e o povo precisa!

    ResponderExcluir
  5. O que que adianta conhecer as leis se elas não tem serventia de nada se tivesse Raimundo Louro hoje não seria deputado empossado hamm... Amigo oque o povo quer é atenção e assistencia é um vereador do povão que fale com todos a qualquer hore e em qualquer lugar sem distinção é por isso que o Cearense sempre ganha eleição é por que sempre está com o povo, e com Fé naquele la de sima ele vai ser o vereador mais votado em 2011!

    ResponderExcluir
  6. Adianta muitas cosias saber de leis, até pq ele trabalha no palacio legislativo e no minimo ele deveria ter uma noção das leis que regem o municipio. Sei que vc deve ser parente ou chegado dele, por isso o defende. Eu nao estou dizendo que ele não é um bom vereador, mas que ele precisar saber das leis ele precisa.

    ResponderExcluir
  7. O antonio frança só vai eleito se o Jossival não entrar....

    ResponderExcluir
  8. Particularmente eu gosto do Magnus Branquinho, ele é carismatico, educado, e na sua posição tenta agradar a população, agora prestem atenção, se todos os vereadores fossem igual ao Antonio França ou Cearense, podem ter certeza que a nossa cidade ja estaria ainda mais funda no poço, pois o prefeito iria deitar e rolar sem passar nada pela camara municipal para debates em conpensação a população não iria ter que pedir carro, remedio, passagem, ajuda etc, pois estas ajudades só fazem a corrupção crescer e parece que nos não entendemos e continuamos fazendo... Se queremos tanto o desenvolvimento, temos que passar a vota em pessoas capacitadas e não em semianalfabetos...

    ResponderExcluir
  9. Concordo com vocÊ caro anonimo. Os vereadores têm que ter noção de leis e de administração sim, pois muitos dos vereadores, pensam que so estando do lado do povo dando remedio e passagem pra sao luis e teresina, ja estã oajudando. Isso é uma ajuda, porém é minima, tem que haver cobrança da gestão pública maior, tem que haver prestações de contas. Eu sempre vou assistir as sessoes na camara e smepre vejo que os argumentos do Cearence, A. França até mesmo do Magnus, sao sempre coisas sem nexo, sem apelo de lei. passa ate a impressao que eles nem sabem do que estao se tratando. É por isso que eu nao voto em politico sem estudo.

    ResponderExcluir
  10. Continuo apreciando o Magnus, darei mais este voto para ele, e que ele amadureça cada vez mais. E mesmo que todos os vereadores não sejam sabios, mas no minimo coerente como ele...

    ResponderExcluir
  11. Quantos aqui foram a uma seção onde se prestou contas do que andam fazendo com nosso dinheiro? Seja na área da saúde, infra-estrutura...
    Entendo que um bom vereador deve ter muito mais que bons discursos [já cansamos deles...], ou entender as leis, deve ter muito mais do que um carro para fazer a mudanças dos alagados. Não é papel de um vereador fazer isso... Cabe a ele Legislar e não executar.
    Um bom vereador é eleito pelo povo para o povo e suas ações devem ir muito mais além do que é seu papel.
    Digo por experiência própria, cansei de ver seu Cearense andando, conversando enquanto se discutia questões fundamentais sobre Pedreiras em seções da Câmara... O Magnus é gente fina, educado, mas ainda não vi ações a favor do Povo de Pedreiras, vi sim, contra o Prefeito.
    Quanto ao França, é uma cara do Povo, o conheço de longas datas, sabe ser opositor e não perseguidor.
    A questão amigos é? Quem vai substituí-los?

    ResponderExcluir
  12. Isso ai é a mais pura dor de cotovelo porque o seu Cearense mesmo sem nunca ter discursado sempre vem ganhando eleições e essa agora vai ser novamente um dos mais votados. sabe porque é isso é porque ele é diferente de muitos que tem por aqui ele tem um bom coração e ajuda o povo quando precisa e não se omite como a maioria faz que so aparece quando a começa a se aproximar a campanha. Por isso voto no Cearense!

    ResponderExcluir
  13. Sou argente de saúde e andando vizitando as famílias pude sentir que nessa eleição vai ter novamente uma grande renovação no legislativo, e mais uma vez percebo que o vereador cearense se reelegera, pois as famílias mais necessitadas que a mairia das familias pedreirense dizem votar em Cearense e Antonio França pois são os únicos que estam do lado dos mais necessitados! Obs: Não voto no Cearense mais nem por isso vou falar mal dele, pois é um vereador que merece todo o nosse respeito pois em toda minha vida nunca ouvie falar que ele estivesse envolvido em algum escandalo muito pelo contrário só ouço pessoas o gavando pois ele é uma Hommem simples e humilde.

    ResponderExcluir
  14. Na verdade nenhum dos que estão ai cumprem com o papel de parlamentar e nem os que almejam cumpriram. O veriador seareso pelo menos da assistência ao povo e não se econde de ninguem como muitos fazem.

    ResponderExcluir
  15. Gente da assistencia ao povo não é legislar. è só uma pequena parte, precisamos mais do Cearense e dos outros vereadores. Vejo que ele tem boa intenção, mas cadê os projeots de lei? cadê a oratoria? isso também é importante.

    ResponderExcluir
  16. O Assistencialismo não é a solução do Brasil, nem do Maranhão e nem Pedreiras.
    Eu faço parte do Povo e nunca fui ajudado pelo Cearense, e ai, como fico?
    No momento em que ele fiscalizar conforme se papel, criar leis em prol de todos, eu e o restante do povo seremos em fim atendidos.

    ResponderExcluir
  17. Todos que estão comentando aqui tem sua razão. A deficiência do legislativo é evidente. Aos "POBRES" vereadores, lhes resta apenas entrar em concordata com o executivo e membros abastardos da nossa sociedade, hipócrita e arrogante.

    Prestação de serviço se torna a única saída para todos os políticos, projetos? que vergonha!

    Na prestação de contas da Prefeitura todos os que foram lá disseram amém, nem um questionamento se quer foi feito. É culpa dos vereadores? Não simplesmente. Onde estava o controle social? Não vi ninguém por lá! Sendo assim, os nossos Representantes tiveram nossa redenção.

    ResponderExcluir
  18. Eitha que agora estamos com um novo canditado a vereador de Pedreiras..Espere por que Pedreiars sera uma Cidade melhor.Boa Tarde

    ResponderExcluir
  19. Fico feliz em ver o Cearense em um dos primeiros colocados pois se ele está nesse lugar algo de bom ele fez para a sociedade o reconhecer! Boa Sorte seu Cearense, sucesso!

    ResponderExcluir
  20. Assito a todas a sessões na camara de veradores aqui em Pedreiras e ja vi muitos projetos do vereador Cearense inclusive ano passado sai no jornal local que ele estava sendo o vereador de mais projetos voltados ao bem-estar da sociedade eram: pedidos de pontes, pavimentação asfaltica, recuperação de estradas vicinais, cauçamentos para ruas hurbanas, construção de escolas e postos de saúde na zona ruraal,e etc... então vamos ser mais presentes nas atividades da camara pra podermos criticar os vereadores e também reenvidicar os nossos direitos. ficaadica#

    ResponderExcluir
  21. Creio que vereador tem que ser fiscal e não apenas um "prestador de favores", e que também devem ser idôneos em sua vida social evitando mesas de bar e relacionamentos escandalosos,também não podem ser "filinhos de papai" sendo eleitos pela força do dinheiro, e também astutos no campo político para não serem "engabelados" pelos poderes dominantes,enfim acho que é um sonho que talvez com novas caras possamos realizar, pois essas que ai estão...

    ResponderExcluir
  22. Fico feliz por ter lidos todos os comentários e cada um deixando seus depoimentos em favor do VEREADOR CEARENSE, e também agradecidos pelas criticas que só vem nos fortalecer diante de mais um embate político que se aproxima. O VEREADOR CEARENSE, não teve a oportunidade de ter cursado o Ensino fundamental, nem o Ensino médio de hoje e muito menos um curso superior, mais cursor a faculdade da vida, que lhe ensinou ter respeito para com o seu próximo e o mais importante ser honesto. Tenho a convicção mesmo não tendo um belo discurso que certamente enganaria o povo, prefiro o VEREADOR CEARENSE, humilde, simples e acima de tudo servindo cada vez mais a população mais precisada. Ao longo dos mais de 20 Anos na política de pedreiras não se viu um comentários que o VEREADOR CEARENSE tenha cometido um ato ilícito na sua careira política. por isso tenho orgulho desse pai que sempre passou a seus filhos a humildade e a honestidade acima de tudo, mesmo vivendo no mundo capitalista. continue acreditando nesse VEREADOR. UM ABRAÇOOOOOOOOOO.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.