"SIGAM-ME OS QUE FOREM BRASILEIROS!" (Duque de Caxias)


PEDREIRAS: TIRO DE GUERRA 10-008 COMEMORA DIA DO SOLDADO

Sob o comando do bravo Sargento Paulo César Pontes da Silva, que há 22 ingressou no Exército Brasileiro e muito trilhou pelo Brasil, o Tiro de Guerra 10-008 de Pedreiras vem passando por um grato momento de renovação estrutural e de interação com a comunidade.

No Brasil o dia 25 de agosto, comemora-se o Dia do Soldado. Essa comemoração faz referência à data de nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, nascido em 1803. O renomado oficial foi considerado o patrono do Exército Brasileiro e, pela honra desse título, o Dia do Soldado constitui-se como uma homenagem ao seu nascimento. Em Pedreiras, a data não passou em branco.

O Exército Brasileiro em Pedreiras, logo nas primeiras horas do dia, 29 de agosto, já se agrupava em posição de formatura para apresentação da tropa ao sargento e convidados. 

Em um belo momento com a comunidade, o comandante Pontes aproveitou para realizar a solenidade de entrega de medalhas de Honra ao Mérito para os vencedores do torneio de futebol, vôlei, corrida rústica e cabo de guerra que foram disputados internamento no quartel.

Outro instante marcante se deu com a participação da Escolinha Branca de Neve, que, em parceria com o Tiro de Guerra realizou um pequeno concurso de desenho alusivo ao Dia do Soldado - todas as crianças que participaram da atividade receberam diploma de reconhecimento.

Na oportunidade foram entregues os diplomas do SENAI dos cursos de Pedreiro. O curso é resultado de uma parceria entre Exército e SENAI, que garantiu o aprendizado remunerado de 20 alunos no semestre passado - O SENAI já ofereceu outros cursos em etapas anteriores (pintor, aux. pedreiro, administrativo e vendedor).

O Sgt. Pontes fala com alegria da participação da comunidade e, principalmente das crianças na vida diária do quartel. Pontes, uma vez ao mês, pretende fazer o hasteamento da bandeira e cantar o Hino Nacional ao lado das escolas de Pedreiras, e desta forma tenta regatar um pouco do sentimento cívico que há muito vem se perdendo entre os jovens. Ainda em trabalho com a escola, o militar pretende, no dia da Bandeira, em 19 de novembro, hastear a nossa flâmula sagrada no pátio de uma escola local.


Pontes tem um olhar esperançoso sobre a educação, valoriza a sinceridade, a disciplina, a luta e o repeito. Podemos verificar que o nobre militar é um homem de grandes valores. Na apresentação do dia do Soldado detectamos em sua fala e gestos, quão orgulhoso é pelo trabalho que exerce. 

O aguerrido sargento, com toda sua simplicidade e firmeza prestou uma bela homenagem aos patronos do Exército Brasileiro, inaugurando a Galeria dos Patronos na dependências do quartel.


Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.