COMIDA DE VERDADE NO CAMPO E NA CIDADE


A Prefeitura Municipal de Pedreiras com as Secretarias de Assistência Social, Saúde, Agricultura e Educação realizaram nessa quinta-feira (11), a Primeira Conferência Municipal de Segurança Alimentar Nutricional de Pedreiras, com o tema: "COMIDA DE VERDADE NO CAMPO E NA CIDADE: POR DIREITOS E SOBERANIA ALIMENTAR." 

A Primeira Conferência Municipal de Segurança Alimentar Nutricional de Pedreiras foi realizada no Centro de Convivência dos Idosos, localizado no bairro do Engenho, com início às 8h30 é término às 17h. 

No período de 7h30 às 8h30 ouve o credenciamento dos participantes de diversos segmentos da sociedade que se fizeram presentes, representando algumas Instituições públicas, judiciais, mistas e associações que compõem o município de Pedreiras, zonas urbana e rural. 

Por se tratar de um assunto de extrema relevância para o município, políticas públicas de Segurança Alimentar Nutricional, o prefeito Tototnho Chicote fez questão de mobilizar as principais secretarias que fazem parte desse processo/projeto e pediu a participação em massa de todos os profissionais do governo que estão envolvidos com essa questão. E, assim, se fez. O governo municipal conseguiu realizar uma das maiores Conferências Municipais da região do médio Mearim, bastante elogiado pelos participantes que saíram do evento com outra visão e consciência da qualidade do alimento que devemos pôr em nossa mesa na hora de fazermos as nossas refeições. 

Foi bastante notável no local, as presenças de produtores rurais, diretores de escolas, merendeiras, agentes de saúde, vigilantes sanitários, agentes de meio ambiente, profissionais da saúde, profissionais da assistência social, técnicos agrícolas, representantes de diversos conselhos municipais, igrejas evangélicas, alunos de curso superior, conselho tutelar, sindicato de professores, associações dos povoados, demais secretarias do governo municipal e outras pessoas da sociedade. 

Depois da formações da mesa de trabalhos e das falas, na qual estiveram representando o município de Pedreiras e o Comsea: José de Ribamar Soares Macêdo, presidente do Comsea; Marly Tavares Soares Silva, vice-presidente do Comsea; Aldo Gomes, secretário de agricultura; Fabrício Cardoso Passos, presidente do Conselho Alimentar Escolar - CAE; Margarete Sousa, conselheira estadual e Stefane Caroline, assistência social. Após as falas de cada um, Miercio Roberth proferiu a palestra magna: "Comida de verdade no campo e na cidade: Por direitos e soberania alimentar."

Baseado com a palestra de Miercio, cada secretaria fez uma apresentação da realidade atual e de que forma as mesmas estão se enquadrando na política de Segurança Alimentar Nutricional: Marly falou sobre o PNAE, compra dos 30% da merenda escolar nos produtos da região, mais educação, saúde na escola e bolsa familia; Caroline falou dos benefícios eventuais enquanto programas emergenciais e cursos de qualificação enquanto geração de renda; Bruna Tayná dissertou sobre Sisvan, nutri SUS e Aldo Gomes sobre PAA, relação com o PNAE, assitência técnica, garantia safra e Pronaf.

Na parte da tarde foram discutidos os eixos, nos quais foram apresentadas propostas para a conferência estadual. E, em seguida, houve a votação e eleição dos delegados que irão participar, apresentando essas proposições na assembleia estadual, ainda esse ano. 

Delegados: Ribamar Macêdo, Marly Tavares, Antônia e Leimar Xavier.

JOAQUIM FILHO - PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRAS

VEJA MAIS FOTOS ABAIXO:





















Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.