OTACÍLIO FERNANDES É O NOVO PREFEITO DE PEDREIRAS

Texto: Joaquim Filho 

A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Pedreiras, ocorrida hoje, dia 23 de março de 2012, com início às 9h30min, contou com a presença dos vereadores Otacílio Fernandes, David Leite, Ribamar, Antonio França, Ceiça, Magnus Branquinho, Cearense, Klebinho Branco, Robson Rios e, teve como finalidade dois pontos importantes: indicação e entrega de Congratulações de Moção de Aplausos aos Padres Valdenício e Zé Geraldo, pela realização do projeto Gerentes do Futuro; indicação pela Mesa Diretora do Título de Cidadão Pedreirense ao escritor, músico e poeta Manuel Santana de Oliveira Neto (Manuelzinho); 

Terminada a Sessão Ordinária, logo em seguida, o Presidente da Casa, Vereador Otacílio Fernandes deu abertura da Sessão Solene que tinha como finalidade a transmissão do cargo de Prefeito Municipal, por razão do Prefeito Titular ter viajado para fora do País. 

Na vida é assim: quando você menos espera, tudo pode acontecer. Quando a sorte está lançada, até na mega sena, você pode da noite para o dia acertar os 06 (seis) dígitos e virar um milionário. Mas tem que ter muita, mas muita sorte! 

Mas se tornar prefeito de uma cidade apenas com uma canetada - sem a necessidade de ter que acertar os 06 (dígitos), apenas gravar a senha da conta bancária da Prefeitura -, não é coisa que acontece todos os dias, mesmo porque quem está na Cadeira do Poder, não vai querer desocupá-la e cedê-la, assim de “mão beijada” para outrem, sem que tenha uma grande razão. 

Até que motivo existe nesse Brasil para um “bando” de prefeitos tirarem o traseiro da cadeira do Executivo e repassá-la a quem quer trabalhar, é o que não falta. Mas como infelizmente a nossa Justiça ainda continua com os olhos vendados e, amistosa para com esses senhores, o povo é obrigado a suportá-los até o término de seus mandatos. 

Sabemos que a função de um vice-prefeito de qualquer município, é representar o prefeito quando esse se encontrar impossibilitado de fazer ou realizar algo como representante maior do seu município. Seria o caso para ter acontecido aqui em Pedreiras, ou seja, na ausência do Prefeito Lenoílson Passos da Silva, que viajou para a cidade de Rosário, Província de Santa Fé, na Argentina, quem deveria assumir seria o Vice-prefeito Walber Rodrigues da Cruz. 

Mas não foi bem assim que aconteceu aqui em Pedreiras. No mesmo dia que o Prefeito Lenoílson Passos da Silva arrumou as malas e se ausentou da cidade, o seu Vice, Walber Rodrigues da Cruz deu entrada na Câmara Municipal, um atestado médico, no qual pede afastamento do cargo por um prazo de 09 (nove) dias, a mesma quantidade de dias que o Prefeito ficará fora do Município de 23 a 31/03/2012. Coincidência ou não, há controvérsias e, nas duas Sessões (ordinária e solene) que aconteceram hoje na Câmara, uma seguida da outra, o “bate boca” entre os vereadores de oposição e situação foi grande. 

O Vereador Otacílio Fernandes usou a tribuna para falar da viagem do Prefeito Lenoílson Passos para a Argentina e, em seguida, criticou duramente a empresa que está trabalhando no loteamento do Bairro do Mutirão, onde um grande prejuízo ambiental está ocorrendo, segundo ele. 

Quando a palavra foi cedida aos demais vereadores, o primeiro a “chiar” foi o vereador Robson Rios, que além de votar contra o pedido de afastamento de Walber Rodrigues ainda disse achar muito estranho, o Vice-prefeito Walber Rodrigues adoecer justamente agora, no exato momento em que o Município está precisando da sua colaboração, que é fazer justamente aquilo a que ele se propôs, assumir o Município na ausência do Prefeito. De forma irônica, o vereador argumentou qual seria a doença de Walber Rodrigues e, ainda perguntou se ele, Walber, irá ficar esses dias todos acamado em seu hospital! Em suas palavras, Robson Rios criticou duramente a Secretaria de Educação. Falou da paralisação que ocorreu nos dias 14, 15 e 16 de março, a qual reivindicou o aumento do piso salarial dos professores. O vereador foi enfático ao dizer que o Município de Pedreiras recebe dinheiro suficiente para corrigir o piso salarial e ainda reformar as escolas. Mostrou o que entrou na Educação nos seguintes anos: 2009 – R$. 6.963.178,98 a.a; 2010 – R$. 6.767.768,46 a.a; 2011 – 13.457.865,84 a.a. Concluiu sua fala dizendo: “Pedreiras tem dinheiro, e muito para a educação. Não melhorou nada, nem salário e nem reforma.” 

O Vereador Klebinho Branco fez uso da palavra e se dirigiu ao Vereador Robson Rios sobre o atestado de afastamento de Walber, dizendo com um sorriso no rosto: “O homem é médico, ele sabe se está doente ou não!” Reforçou as críticas que Otacílio Fernandes fizera do loteamento que está causando problemas para os moradores do Bairro do Mutirão. 

O Vereador Magnus Branquinho perguntou ao Presidente Otacílio Fernandes, qual o CID que consta no atestado médico do Vice-prefeito Walber Rodrgues. Pergunta essa que prontamente teve uma resposta pelo Presidente da Casa – CID H83.011.0, que fora pesquisado pelo Vereador que formulou a perguntou e disse ser Estresse e labirintite. 

Sobre a questão de certos loteamentos estarem causando problemas na cidade, em relação ao meio ambiente, o Vereador Antonio França disse que o Município de Pedreiras também tem causado vários problemas aos populares, principalmente na não realização de muitas obras que estão por fazer. Nos projetos que encaminhou à Câmara, criticou duramente o Secretário de Infraestrutura Elias Bento. 

A cidade de Pedreiras, no Estado do Maranhão viveu um fato inusitado e, que já entrou para a História político administrativa do Município.

Terminado a Sessão Ordinária, houve uma pausa para a lavratura da ata e, em seguida, o Presidente Otacílio Fernandes fez a abertura da Sessão Solene que tinha como finalidade a transmissão de cargo de Prefeito Municipal de Pedreiras, na qual fora empossado Prefeito Municipal de Pedreiras, até a data de 31 de março de 2012. 

A Sessão se estendeu até as 13h, e contou com a presença de todo o Secretariado do Município de Pedreiras, demais autoridades, Diretores de Departamentos, imprensa, representantes de Blogs e sociedade em geral. 



14 comentários:

  1. AGORA LASCOU GERAL....EITA CORJA....BORA ACORDAR MEU POVO....CHEGA DESSE POVO JA SAO 8 ANOS FAZENDO O QUE BEM QUER.

    ResponderExcluir
  2. Vereador Antônio França, não discordo sobre os problemas causados à população pela falta do trabalho da prefeitura de Pedreiras, mas isso não pode ser usado como justificativa pra se omitir perante o caos socioambiental causado pelo Loteamento Chicote. Só quem não mora lá e for insensível à causa ambiental, o que o senhor demonstrou ser, corta um assunto de tamanha importância para o município.

    ResponderExcluir
  3. MUITO ENGRAÇADO O WALBER QUER SER PREFEITO, MAS NA HORA DE MOSTRAR O QUE ELE PODE FAZER ELE SE OMITE... FRACO D+....

    ResponderExcluir
  4. Cadê a oposição de Pedreiras, Eliud, Totonho,Raimundo Louro, Paulo Cesar, Ricardo do PT, Graça Melo,Edmilson Filho, manda quem pode, obedece quem tem o rabo preso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei deste eleitor podia se identificar, é uma calamidade ver o que está acontecendo na minha cidade, é um verdadeiro descaso.

      Excluir
  5. Tenho até pena do meu vereador Robson Rios, só ele na oposição em pedreiras, não pode fazer muita coisa. Coragem vereador,estamos com você.

    ResponderExcluir
  6. Calma, gente! Deixa de ser pessimista, o rapaz tem 09 (nove) dias para ajeitar a cidade, calma. Vocês vão ver como ele vai deixar tudo bonitinho.

    Paz e Amor

    ResponderExcluir
  7. O que me deixa mais tranquila é que tudo que começa... termina!!!! Graças a Deus.....

    ResponderExcluir
  8. Você conhece o vereador PIPIRA? Antonio França, esse sai biliscando em todo canto, biliscou do Lenoilson, foi biliscar do Totonho, voltou à biliscar do Lenoilson e agora bilisca dos dois lados da banana. Eita vereador PIPIRÃO!

    ResponderExcluir
  9. Gente, ainda não é nem tempo de manga e caju, como é que essa vereador sai pipirando desse jeito. Inam!

    ResponderExcluir
  10. ver. antonio frança26 de março de 2012 às 07:32

    muito bem anonimo se estava presente para fazer este comentário deve ter ouvido q de forma alguma tirei a responsabilidade de quem realmente ela é, e em momento nem um justifiquei um problema cm outro , só quis mostrar q muitos problemas existe em nossa cidade iguais ao o q foi citado e em momento nem um o ver. q falava mostra . por ex. o parque henrique também é um loteamento particular vive causando transtorno, mas não é de líder politico na verdade a questão é politica pois sabemos q estão preocupado .

    ResponderExcluir
  11. ver. antonio frança26 de março de 2012 às 07:44

    eleitor consciente . obrigado pelo elogio pois realmente fico correndo beliscando e tentando resolver fazer algo por nossa população seria bom
    se vc também fizesse um pouco . ei me desculpe deixa eu ir pois tenho q beliscar um pouco do otacilio nós sabemos q é só sete dias deixa eu cuidar tchau.

    ResponderExcluir
  12. so sei de uma coisa pedreiras ja ta se acabando com tanta falsidade .....vamos eleger uma pessoa que faça a diferença, eu ja tenho o meu e voçê? vote consciente....

    ResponderExcluir
  13. esse ai nunca desviou uma verda de jeito nem uma alem de compra objetos pra sua umilde residencia com dinheiro publico ninca nem sabe o que é issoooo, eu sou vendedor caro amigo e já vendi para ele desta forma acredite ou não vc, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, rindo de desgostoooo por det feito isso...

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.