O HOMEM E O SEU SONHO - "Manuelzinho"

Por: Joaquim Filho

Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Pedreiras, nesta sexta-feira (23), a Mesa Diretora apresentou para apreciação e votação, um projeto que concede ao poeta, músico e cantor Manuel Santana, conhecido pela alcunha de Manuelzinho, graduado em Letras pela FAESF e ora exerce a função de Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Pedreiras. 

Na opinião do Blog, a indicação foi inteligente e, a votação unânime favorável dos vereadores foi uma demonstração de sensatez e lógica. O rapaz é merecedor e vamos justificar o porquê, conforme segue abaixo: 

O poeta, compositor e cantador MANUEL SANTANA DE OLIVEIRA NETO, carinhosamente conhecido por Manuelzinho, rebento do humilde casal Marcelino Oliveira e Regina Oliveira, ambos trabalhadores rurais, nasceu em 22 de junho de 1963, no Povoado Jatobá, Município de Poção-de-Pedra, Estado do Maranhão. 

No ano de 1971, com oito anos de idade foi morar no Povoado Tira-Leite, Município de Pedreiras, onde viveu uma boa parte de sua infância lavrando roça, cuidando de vazante, torrando farinha, buscando a sua precária sobrevivência bem primitiva através da caça, pesca, do plantio e da colheita, e apesar de todas estas ocupações, o menino Manuelzinho ainda encontrava tempo para rezar e louvar a Deus através de cantos religiosos na capelinha de São Francisco de Assis, nascendo aí a inspiração pura e límpida que o levou ao gosto pela arte musical. 

Houve uma época que as crianças carentes inventavam seus próprios brinquedos: cavalo-de-pau, carrinho de lata, baladeira, carro de rolamento, carro de forquilha com as rodas feitas de pé de cajá, bola-de-meia, instrumentos musicais, peão e muitos outros que alimentavam o sonho e a fantasia da vida da criançada pobre daquela época. E certa vez, movido pela curiosidade de menino criativo, criou o seu primeiro violão, feito de lata de óleo e as cordas de palmeira de babaçu. Mas foi incentivado por um amigo piauiense por nome Edmilson, que lhe dissera: “Já que você criou o instrumento, agora vou ensinar-lhe a tocar. Só que esse você vai me dar e fará outro para você.” 

Depois de uma semana de aulas ministradas pelo amigo, o menino Manuelzinho descobriu que tinha talento para o mundo da música, e ali começava a desabrochar no coração do poeta uma vida nova, voltada para o belo, para o sentimental, nascendo dentro de si a sensibilidade pela poesia. 

Seu primeiro contato com as letras foi no Povoado Tira-leite, na escolinha São Francisco de Assis, com a professora Terezinha, iniciando ali os seus primeiros estudos até a quarta série. 

No ano de 1979, Manuel Santana deixa seus pais e vem para Pedreiras juntamente com sua irmã Edileuza em busca de uma vida melhor e uma realização educacional, artística e profissional. Em Pedreiras, começa a congregar na Igreja Matriz de São Benedito, participando do Grupo Vocacional, do Coral São Benedito e ajudando o Pároco Padre Jacinto nos trabalhos paróquias. Nessa época, estudou música com o vocacionado José Alberto que logo foi para o Seminário e deixou o maestro João Gomes de Menezes dando aulas ao jovem Manuel. Dom Jacinto Brito, hoje Bispo de Crateús, foi muito importante na formação educacional de Manuel Santana. 

Por iniciativa própria, no ano de 1982 foi para o Seminário Menor na cidade de Barra do Corda, tendo por lá uma passagem bem rápida de 22 dias. 

Depois dessa experiência frustrada no Seminário, retorna para Pedreiras e começa a trabalhar de balconista na loja Armazém Paraíba, e nessa mesma época conhece a jovem Rita Pereira, que também estava deixando o convento, com quem casa-se e constrói uma família de cinco filhos: Vinicius Pereira, Tarcísio Pereira, Paula Giovanna, Paulo Giovanne e Mateus Pereira. 

Sua vida artística, iniciou lá no Tira-leite. Lembra que foi lá que o menino Manuelzinho fez seus primeiros acordes? Foi mais além, criou a sua própria Banda, conhecida em toda região como Nova Versão, inclusive alguns integrantes da mesma são seus filhos, que seguindo o exemplo e a carreira do pai, também estão mostrando na família tem talento de sobra. 

Em 1989 filiou-se ao Partido dos Trabalhadores. Fundador do Movimento de Organização Popular de Nova Pedreiras (MONOPE). Fundador da Rádio Carcará. 

Em 2002 participou do Festival de Música Popular de Pinheiro com a música de sua autoria e de Brandinho: “Salvemos o Mearim”. 

Em 2003 ingressou na Associação dos Poetas e Escritores de Pedreiras – APOESP, sendo um membro ativo, contribuindo bastante para o crescimento da literatura pedreirense. 

Participou em 2004 da campanha vitoriosa que elegeu Dr. Lenoílson Passos para prefeito de Pedreiras, quadriênio 2005 a 2008, e na atual administração está Chefe de Gabinete. 

Em 2005 participa da Coletânea Pedreiras 85 anos, publicada pela Prefeitura Municipal de Pedreiras e Fundação Pedreirense de Cultura. Resgata do fundo do baú poesias que escrevera durante todos esses tempos, e que somente agora resolve reuni-las num livro que traz o título; “O MUNDO E EU”. 

Em 2011, foi vencedor do VI Festival de Marchinhas, com a marchinha “NOTA NO TAMBOR”, que segundo ele, foi uma inspiração baseada em sua monografia, na qual retratou uma análise do livro Tambores de São Luís, de Josué Montelo, onde colocou muita metáfora e uma pitada de humor. 

Até aqui, Manuel Santana tem sido assim: um Homem simples, honesto, companheiro, que a cada dia luta para poder dar o melhor para a sua família.


Parabéns, poeta, você merece! 


ENTREVISTA COM MANOEL SANTANA



LINK PATROCINADO:

1 comentários:

  1. Só faltou foi dizer o que que o projeto da câmara concede ao Manoelzinho. Tentou colocar o currículo dele todinho no primeiro parágrafo e acabou se perdendo... deve ser o título de cidadão pedreirense né? Volta lá e coloca!

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.