Modéstia à Parte...


Quem nunca ouviu falar neste dito popular: “Atrás de um grande homem sempre tem uma grande mulher e vice-versa”?! A frase se refere a pessoas inteligentes, que fazem boas escolhas, sabem o que é importante para si, que prezam não somente pela aparência física do companheiro ou companheira, e sim pelo conteúdo que eles podem acrescentar em suas vidas. 

Como toda regra tem exceção, neste mundo de meu Deus, existem também aquelas pessoas notáveis que descartam ou não dispõem do privilégio de ter consigo um ser centrado, muito pelo contrário, carregam a triste sina de ter por trás, ao lado, à frente (ou em qualquer lugar) uma figura bastante conhecida: o bajulador! 

Uma vez eu li que estes xeretas surgiram na época do Brasil Colônia, quando os oficiais do Exército, ao serem transferidos para outras cidades, chegavam levando os seus pertences num saco de pano quando estavam procurando um lugar para pousar, aí sempre aparecia alguém querendo pegar o saco para ajudá-los, de olho na gorjeta ou em qualquer benefício. 

Pois é! Esse povo também fez parte da nossa história e resiste até os dias atuais dirigindo elogios interesseiros a alguém. 

Bajular vem da palavra latina: bajúlo, e significa “levar algo ou alguém no colo ou nas costas”. Qualquer ser sensato identifica com facilidade os diversos tipos de aduladores seja na ficção ou na vida real. 

Hoje em dia observamos que o bajulado é que leva o puxa-saco nas costas... O sustenta, o conduz a todos os lugares, porque eles não se desprendem nem com reza forte! 

Estes aduladores são peritos em pegar carona na fama de seus embandeirados; lá estão eles: em eventos íntimos, sociais e culturais, nos canais de comunicação, redes sociais; fazem tudo para aparecer nas fotos por cima do ombro de figuras importantes da sociedade, autoridades, políticos ou candidatos, como se isso demonstrasse que eles são muito próximos. E o pior é que isso acaba pesando na hora de conseguir votos, devido a grande antipatia popular. 

Sentem-se ameaçados quando alguém se aproxima do seu pau com sombra e promovem a discórdia, destilando a fofoca, falam sem pensar e agem incorretamente sem perceber. 

O “babão” carrega bolsas, malas, celulares, agendas, o que for possível. Prontifica-se a resolver qualquer pendência, faz favores, e mandados. . 

Até mesmo a bíblia adverte para termos cuidado com estes “xeleléus: No livro de 1 Tessalonicenses capítulo 2 versículo 5 encontramos: “A verdade é que nunca usamos de linguagem de bajulação, como sabeis, nem de intuitos gananciosos. Deus disto é testemunha.” Mas, poucos temem as palavras do Senhor. 

Este ano nos depararemos intensivamente com este tipo de gente que acha que ajuda e acaba atrapalhando e muito! Alerto aqueles que pretendem conduzir nossos destinos pelos próximos quatro anos: O orgulho e a vaidade atrapalham a visualização do bom senso. 

Senhores candidatos, grandes comitivas ou casa cheia não quer dizer supremacia, abram os olhos e vejam quem só quer comer a merenda! 

O povo romano dizia em outros tempos: “a adulação consegue amigos, a verdade inimigos”. 

Talvez este seja o motivo de grandes amizades desfeitas. Nem todos estão preparados para ouvir a verdade. Tem gente que se ilude com as armadilhas de acesso a vida pública e mesmo distante a anos luz de alcançar o poder, age como o pavão que desfila sua soberba. Mas este é um outro assunto... Procure ouvir mais quem sempre esteve firme e forte ao seu lado nos diversos momentos de sua vida. 

SABEDORIA minha gente, SABEDORIA! Não abandone o carinho da família e dos verdadeiros amigos, escutem a VERDADE! Tenham MODÉSTIA! Sim, esta é a única maneira de se defender destes capachos. 

O objetivo deste texto não é ofender ninguém e sim ajudá-los a entender a distinção entre uma verdadeira gentileza e uma intervenção com segundas intenções. 

Um abraço a todos! 

Katyane Leite 
Graduada em Pedagogia 
Pós graduada em Docência do Ensino Superior e Gestão Escolar 
Mestranda em Ciências da Educação 
Supervisora Escolar da Rede Pública Estadual e Municipal de Pedreiras. 
Repórter

5 comentários:

  1. Que bom que você ouviu o nosso apelo e voltou a contribuir com a sua caneta, seu texto e sua ideia aqui no blog, Katyane Leite. Parabéns por abordar um assunto tão em voga no seio da sociedade brasileira. Continue a enviar matérias, esse espaço também é seu, pois assim você estará contribuindo para elevar o nível intelectual do blog.

    Joaquim Ferreira Filho

    ResponderExcluir
  2. Katyane, você sintetizou com escrita esplendorosa o tema. E como bem disse Joaquim Filho a sociedade está enferma por conta desses bajuladores, que penso eu, em quantidade avantajada são mau caráter.

    Acredito ainda que a bajulação é o limiar e um forte fator alimentador da corrupção.

    "A adulação consegue amigos, a verdade inimigos". Em nossos tempos mais ainda, basta ver que os bandidos vivem rodeados de babacas e idiotas que acham muito legal a safadeza para poderem estar em companhia do "cara" ou usufruirem dela. Mas como diz o poeta "se alguém abrir a boca, pega esse idiota e enterra".


    Quarta Via.

    ResponderExcluir
  3. Bajuladores
    Por essa razão, política e poder atraem os bajuladores. Quem são, afinal, os bajuladores? Certamente, encontram-se ao redor ou no interior de grupos detentores do poder, visando atingir espaço e prestígio, pois acredito inexistir quem bajule por bajular. Importa dizer que a bajulação, em regra, se dá por um viés nada recomendado ao exercício da cidadania, porque o bajulador vale-se de atitudes caricatas, como elogios e paparicações, a fim de cair nos braços do bajulado. Enfim, a quem Maquiavel chama de bajulador ou adulador podemos chamar, na atualidade, pelo senso comum, de puxa-saco.
    Mão dupla
    Por certo, há uma via de mão dupla: de um lado, os bajuladores; de outro, os bajulados, que alimentam e geram aqueles. E, acaso não fossem levados em consideração, seriam banidos das atividades políticas, sociais. E qual a razão em alimentar os bajuladores? Seria a necessidade inerente ao ser humano de ser elogiado, paparicado? É estimulante à vida em sociedade e pessoal sentir-se “admirado”?
    Valdezia Pereira
    http://www.notisul.com.br/n/colunas/maquiavel_bajulador_ou_puxa_saco

    ResponderExcluir
  4. Eleitor de Trizidela.

    Muito boa a matéria de Katyane Leite, seria bom se ela escrevesse para o povão ter acesso, nem que fossem frases curtas em jornais.

    Este Texto me fez pensar que existem os reles bajulazadores e os bajuladores elitizados, o primeiro já foi citado no texto, agora o segundo é aquele da foto do texto, aquele ministro falso e babão que depois de tanta arrogância a imprensa voltou atrás e bajulou a Dilma querendo ficar. Outros casos tristes vimos até aqui neste blog, é tanto candidato indo lá em cima pedir a benção para deputado, e até para o Sarneizão. E tiram fotos e querem mostrar que estão bem amparados, é uma política que nunca muda, saem uns capachos e entram outros, tudo igual! Essas articulações políticas são uma merda e mostram o quanto estamos desamparados. Botava fé em Ronaldo, mas quando vi ele com Sarney, Chiquinho Escórcio (este quem não o conhece...). AFE!!! Ronaldo corra atrás do apoio do povo, esses aí estão queimados e não votam em Trizidela.

    ResponderExcluir
  5. JANAÍNA - TRIZIDELA

    O RONALDO E O FRED TEM QUE LER ESTE TEXTO.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.